Dermatologista alerta sobre como o emocional afeta a pele

27 agosto 2008 |

A pele, parte visível do corpo do ser humano, é de extrema sensibilidade. O emocional e o estado de humor da pessoa influenciam em quase 100% suas conseqüências. Para tirar as dúvidas e dar dicas sobre o tratamento com a pele, a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, da clínica que leva seu nome, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, cita exemplos de doenças que causam irritabilidade a derme e os cuidados para evitar estes maus.
O stress e as alterações emocionais agravam ou até mesmo desencadeiam algumas dermatoses. Uma das conseqüências que isto causa é a acne, as famosas espinhas que atingem principalmente adolescentes na fase dos 14 e 15 anos. Mas não é apenas esta faixa etária que é afetada por este mal. Pessoas com alto índice de stress ou depressão também são atingidos.
Segundo Dra. Valéria Marcondes “os fatores emocionais muitas vezes agravam a acne. Mas, o ato de se escoriar provoca grandes feridas e cicatrizes na pele que são produzidas por uma
reação psicológica alterada ou até mesmo conforme o grau de um desequilíbrio neurótico. Em um grande número de doenças cutâneas existe uma inter-relação entre os sentimentos, stress, conflitos e estados emocionais e os sinais ou progressão da doença”.

Dentre as principais doenças causadas pelo emocional dos pacientes estão: a Alopecia Areata, que provoca queda de cabelo em áreas como couro cabeludo, sobrancelhas, cílios, barba e até mesmo em todo o corpo; Acne Escorida, que acontece quando há um impulso compulsivo de espremer cravos e espinhas, o que deixa manchas, marcas e cicatrizes que podem se tornar definitivas; Suor em excesso, que é o aumento da sudorese axilar e palmo-plantar. Muitas vezes é acompanhada de odor desagradável e que também se agrava em situações de stress, impossibilitando, em alguns casos, uma vida pública ou profissional satisfatória.

"ESPERANÇA NACIONAL" - EDSON SOARES

24 agosto 2008 |


Num passo desafiador, a revista “CartaCapital” edição novembro/dezembro 2007 publicou uma pesquisa que aponta as principais empresas brasileiras que foram consideradas como as mais admiradas no país nesse ano. Um estudo feito pela CartaCapital/TNS Interscience. Como já era de se esperar, a Petrobras – orgulho brasileiro –, no fator-chave “Compromisso com o país”, ficou muito à frente da segunda colocada, a Vale do Rio Doce. A BR conquistou 31,11% e a Vale, 18,81%. Segundo a revista, essa diferença tem explicação pela presença da companhia no mercado nacional e internacional. No Brasil, inclusive, a empresa é líder na exploração de petróleo, na distribuição de combustíveis e na área de logística, por meio da Transpetro. No exterior, cogita planos para expansão no continente americano e em parte da África. Sem falar o peso significativo que tem na área de gás e energia.
Por isso e muito mais, a Petrobras se tornou o sonho profissional de muita gente. Quem não desejaria se tornar um executivo de alto escalão na companhia repleto de benefícios e regalias, sem grandes preocupações, afinal, seu salário é considerado um dos melhores do país? Está seguro no seu cargo porque passou por um concurso público e venceu milhões de candidatos (só esse quesito já prova: “sou bom demais, quem poderá me deter?”). Dá orgulho, satisfação, tranqüilidade: tudo o que o povo (sofrido) brasileiro precisa. O perigoso é que essa condição permite a sensação de “poder” por estar numa situação melhor que outros. Porém, apenas as mentes mais fracas dão chance para sentimentos tão ardilosos. Aqui aparece a natureza humana imperfeita: alguém tão inteligente para conquistar tal status e tão ignorante, simultaneamente, ao ponto de pensar e agir de uma forma tão mesquinha.
Para aqueles que ocupam cargos honrosos na Petrobras ou prestam serviços para a companhia... Parabéns! Façam jus a função que lhes cabe. Aos que ainda convivem com o sonho... Alimente a esperança através do estudo. Renuncie certos entretenimentos (equilibre-os) para se dedicar. Nessa vida, tudo pode acontecer. Mas, para viabilizarmos a realização de algo, precisamos estabelecê-lo como prioridade... O “resto” deixa para depois. Aliás, vai ter tempo de sobra para curtir a vida “adoidado”.

Nutróloga explica sobre os riscos de doenças transmitidas por alimentos

21 agosto 2008 |


Mais de 60% das doenças de origem alimentar são causadas por contaminação dos alimentos servidos em restaurantes, pelo uso de técnicas inadequadas no processo, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A nutróloga Dra. Samantha Christie Enande, da Clínica Valéria Marcondes, em São Paulo, explica melhor sobre o assunto. “Ao consumir um alimento contaminado a saúde da pessoa será danificada. As DTA’s - Doenças Transmitidas por Alimentos, causam graves conseqüências físicas, o que pode gerar até a morte”, diz a nutróloga.

As DTA’s são causadas, normalmente, por erros no armazenamento, manipulação, conservação da matéria-prima, exposição e distribuição dos alimentos, em especial pela falta de higiene, técnica, problemas com a temperatura ou no tempo de preparo.

Segundo o site da Informe-Net, www.cvc.saude.sp.gov.br/htm/if_mali1.htm, 70% dos surtos é causado por refrigeração inadequada, 24,8% através do preparo de alimentos com mais de um dia de antecedência, 7,4% por instalações deficientes e 5,2% a causa é a má higiene dos manipuladores.

“É importante cozinhar os alimentos e consumí-los imediatamente. Sempre lavar bem as mãos e manter a cozinha limpa. Outra dica é deixar a comida longe do contato de animais”, comenta a nutróloga.

Simpósio Internacional sobre Machado de Assis tem início com transmissão via web

20 agosto 2008 |


Promovido pela Unesp e Editora Unesp, com apoio do MinC, o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial reunirá, em evento gratuito aberto ao público, os grandes nomes da crítica machadiana nacional e internacional, entre os dias 25 a 29 de agosto de 2008, no auditório do MASP, em São Paulo. O evento, que marca o centenário da morte de um dos maiores nomes da literatura brasileira, será transmitido ao vivo pela Faac WebTV, projeto do câmpus de Bauru da Unesp, no endereço www.faac.unesp.br/webtv.
Este ciclo de conferências e debates tem a função de construir as bases para um contato mais amplo, sólido e constante entre os diversos pesquisadores da obra de Machado de Assis. Dessa maneira, o simpósio viabilizará novos ângulos de abordagem até então inexplorados nos estudos sobre o maior escritor brasileiro. Além de evocar temas fundamentais na agenda dos especialistas ao longo dos próximos anos, cumprirá a missão de difundir a obra de Machado de Assis no Brasil e no exterior.
O evento contará com a presença de pesquisadores internacionais de primeira grandeza, tais como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Amina di Munno (Universidade de Gênova), Dain Borges (Universidade de Chicago), Daphne Patai (Universidade de Massachusetts), Elide Valarini Oliver (Universidade da Califórnia), Jean Michel Massa (Universidade de Rénnes 2), Jorge Edwards (Chile – Prêmio Cervantes), Kenneth David Jackson (Universidade de Yale), Paul Dixon (Purdue University), Thomas Straeter (Universidade de Heidelberg), Todd Garth (US Naval Academy) e Victor K. Mendes (Universidade de Massachussets).

Expoentes do cenário brasileiro, como Roberto Schwarz, Alberto Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Carlos Alberto Vogt, Gilberto Pinheiro Passos, Hélio de Seixas Guimarães, Lúcia Granja, Luiz Roncari, Sérgio Paulo Rouanet e Valentim Facioli também participarão dos debates. O escritor Milton Hatoum fará uma saudação em nome dos escritores brasileiros.

Informações completas sobre o programa, palestrantes e inscrições estão disponíveis no site do Simpósio Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial: www.machadodeassis.unesp.br/simposio, pelo e-mail simposio@machadodeassis.unesp.br e telefone (11) 3871-2339 (secretaria do evento).

‘MARIA’ VIROU ‘ANTÔNIA’ - EDSON SOARES

19 agosto 2008 |




Numa outra época, as mulheres que trabalhavam muito e se dedicavam a diversas atividades simultaneamente, dentro do lar, eram chamadas de “Maria”. Tanto que o nome significa “senhora soberana” e leva ao significado prático de labor, empenho, guerreira, fé. Mas, os tempos mudaram. O instinto feminino saiu de casa e foi à luta. Em algum momento, os homens não agüentaram “segurar a barra” e quebraram a tradição: permitiram que suas esposas passassem a trabalhar fora. No mercado de trabalho, ela enfrentou resistências, preconceito e decepções. Aprendeu o que é competição e a importância do estudo. A qualificação passou a ser seu carro-chefe. Mesmo como uma doméstica, precisava ser a melhor para garantir o “ganha-pão”. Persistentes essas “Marias”, não?
Executivas, advogadas, empresárias, delegadas, juízas, enfim, profissionais. Na busca por um “lugar ao sol”, elas deixaram a vaidade feminista entrar em vigor: decidiram alcançar altos patamares. Dessa forma, sem querer querendo, ficaram paralelas aos homens. Algumas até os ultrapassaram pelo desempenho e sede de vencer. Em alguns casos, um marido comerciante de repente se vê casado com uma promotora de justiça ou uma grande empresária que é obrigada a aceitar convites de almoço e jantares de negócios. Se não tomar cuidado e souber equilibrar o lado profissional, pode abalar a estrutura da casa... É bom ser vigilante... Cumprir as tarefas com nivelamento vai torná-la mais eficiente e sedutora. Ao mostrar sua “garra fêmea”, no mercado, ela pode arranhar e, com isso, causar danos. Portanto, todo cuidado é pouco. Embora tão executiva, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE no País, na população de mulheres que trabalhavam a parcela das que também exerciam afazeres domésticos passou de 90,0%, em 1992, para 93,6%, em 1999. Isso prova o compromisso que elas têm com o habitat. É um bom sinal.
Com todo esse avanço inesperado, “Maria” virou “Antônia” – uma mulher moderna que pensa em ser sucesso, ocupar seu lugar próprio, sem puxar tapete de ninguém. Pode morar na favela ou na Zona Sul, todas são mulheres e querem seu espaço como cidadãs e “filhas de Deus”. Elas merecem. Seja lá como for, jamais perderão a delicadeza e a sensibilidade, essências naturais que até as mais “duronas” trazem. É genético, não tem jeito! Seja “Maria” ou “Antônia”, sempre serão princesas e rainhas que nunca perderão a majestade. Salve a mulherada lutadora, gente!

Galileu Garcia em 32h de cinema

|


Especialista explica um pouco mais sobre a arte da escrita para
produção de filmes

O cinema brasileiro é uma das formas de entretenimento que está em ascensão, pois são desenvolvidos cada vez mais filmes que têm chegado as principais premiações nacionais e mundiais. Galileu Garcia, especialista em produção, direção e roteiro, ministra na YCON Cursos Livres, todos os sábados, de 27 de setembro até 18 de outubro o curso Roteiro para Cinema, com dicas fundamentais para se escrever um bom roteiro, como a técnica da escrita e a sua história.
Dentro do workshop o aluno poderá ver um pouco mais sobre os gêneros cinematográficos, os recursos narrativos, a estrutura dramática e como assistir filmes com um olhar mais crítico. O curso é destinado à jornalistas, escritores, alunos de comunicação e interessados em geral.
Palestrante Galileu Garcia é jornalista, roteirista, diretor e produtor de cinema. Com larga experiência, já participou de dezenas de longas-metragens, documentários, curta e médias metragens, filmes e vídeo educativos. Atuou por muitos anos com filmes de propaganda para TV, se destacou no setor e recebeu dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Também atuou em filmes como "O Cangaceiro", "Floradas na Serra", "Sai da Frente", "Na senda do crime", "São Paulo em festa", "O sobrado", "O gato de madame", entre outros. É autor do longa-metragem, "Cara de fogo" e dos roteiros de "As aventuras de Pedro Malasartes" (Mazzaroppi). Ganhou o Prêmio "Vladimir Herzog", do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo pelos textos teatrais "Barzac" (1993) e "Réquiem para um rio morto" (1999).

YCON CURSOS LIVRES
A YCON nasceu em 1992, pelas mãos do Engenheiro e Professor Doutor Yopanan C. P. Rebello. Dedicando-se à docência e trabalhando com alunos e pesquisadores universitários, o Prof. Yopanan constatou a necessidade de outros elementos educacionais que suprissem a carência no ensino superior.
Em 2008, a YCON dá continuidade a sua filosofia de ensino fundando a YCON Cursos Livres, abrangendo assim uma maior gama de temas nas mais diversas áreas como: Arte & Cultura, Comunicação, Design e Moda.
Em breve a empresa contará com uma livraria, um fórum de discussão virtual, orientação didática on-line para alunos e formatação de cursos para turmas especiais “in company” – que são o seu diferencial –, bem como parcerias com entidades de renome.

A YCON Cursos Livres fica na Rua Fidalga, 27, Vila Madalena, São Paulo
Tel: (11) 3816-0441
Site: http://www.cursoslivres.com.br/

Amaury Jr. e Editora Décor lançam publicação sobre um dos destinos mais procurados do mundo

18 agosto 2008 |


Para firmar ainda mais uma parceria de sucesso, Amaury Jr. e Editora Décor – com o apoio dos patrocinadores Emirates Airline, Brasilwagen, Segur Viaje, Mapfre Asistencia, Cleusa Presentes e Suxxar – levam às livrarias a obra "Dubai, por Amaury Jr.”O livro reúne mais de 200 dicas de Amaury Jr. sobre o mais famoso destino turístico dos Emirados Árabes, colhidas durante a gravação de seu programa de TV em Dubai. Desde a indicação de hotéis e restaurantes a conselhos práticos para evitar problemas legais ditados pelo costume regional. Este não é mais um guia, é um livro de arte em dois formatos (Luxo e pocket, com o mesmo conteúdo) que retrata uma viagem marcante, vivida pelo colunista social mais respeitado do País, conhecedor dos lugares mais interessantes e recomendáveis do mundo. Em cada página do livro, um universo de luxo e riqueza, com detalhes de toda a magnitude das obras de engenharia que transformaram Dubai num inesquecível reduto de lazer.
Sobre o livro Título: “Dubai, por Amaury Jr.”Número de páginas: 220 em papel couché 150 gFormatos: 24,5 x 24,5 cm (versão luxo com capa dura) e 15,5 x 15,5 cm (versão pocket com capa semiflexível) Valor: R$ 138,00 pelas duas versões
Sobre o lançamento
Data: 19 de agosto Local: Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12.000, Pista local da Marginal Pinheiros, São Paulo
Horário: das 18h00 às 23h00

SEGURANÇA NO TRABALHO

15 agosto 2008 |

Tapete que reduz a fadiga e o estresse dos funcionários será apresentado na maior feira de segurança da América Latina

Para garantir maior conforto aos funcionários, principalmente os que passam longos períodos em pé durante a jornada de trabalho, a empresa Proteção Total apresentará o Tapete Anti-Fadiga da 3M durante a 17ª FISP - Feira Internacional de Segurança e Proteção - que acontece de 27 a 29 de agosto, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes. De acordo com a Proteção Total, o material, constituído de vinil, diminui o esforço estático e ao minimizar o impacto com o chão automaticamente reduz a fadiga, o estresse e as dores corporais, proporcionando maior sensação de bem-estar para os trabalhadores, menor probabilidade de problemas físicos e maior produtividade para a companhia.
Outras características são: a não propagação de chamas, a segurança ao caminhar por ser antiderrapante, a resistência a produtos químicos e à graxa, e a absorção significativa das vibrações no solo, fator importante principalmente nos locais próximo a grandes prensas, motores de grande torque, estações de trem e aeroportos.

A FISP - Com foco na prevenção dos acidentes e doenças no trabalho, a 17ª edição da Feira Internacional de Segurança e Proteção trará mais de três mil novidades em equipamentos e serviços. A edição passada contou com um público recorde de mais de 40 mil empresários, profissionais e técnicos, e gerou cerca de R$ 320 milhões em negócios. Por sua dimensão, presença de público e representatividade é o evento oficial do setor de segurança no trabalho do Brasil, a maior do segmento na América Latina e uma das três maiores no mundo.
ENTRADA FRANCA e transporte Gratuito: Vans do metrô Jabaquara a cada 5 minutos (saída Rua Nelson Fernandes).
Mais informações: www.fispvirtual.com.br e telefone (11) 5585-4355

Dermatologia geriátrica: uma preocupação que começa a crescer

|


A expectativa de vida aumentou nas últimas décadas. Acredita-se que até 2030 o número de pessoas com mais de 65 anos dobre, de acordo com o censo norte-americano. Tudo isto graças à prática de atividade física, acompanhamento médico, melhor instrução e boa alimentação. Mas como está a pele destes que estão na melhor idade? É nesta fase que os problemas, gerados pelo sol, cigarro, bebida e falta de cuidado, tornam-se visíveis.
Em São Paulo, a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, da clínica que leva seu nome e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, atende ao público da terceira idade e afirma que eles merecem atenção redobrada. “O maior vilão da pele é o sol, com 80% de “culpa”, pois deixa a pele espessa, amarelada, com rugas e sulcos, além de desencadear os cânceres. Os raios ultravioleta agridem as células e causam alterações moleculares, que podem se transformar em células cancerígenas”, explica Dra. Valéria. “Somente 20% é pelo fator cronológico”, complementa.
As doenças cutâneas mais comuns nesta idade são: herpes zoster, causada por um vírus e que traz irritação na pele e saliências no couro cabeludo, rosto, tronco ou nas extremidades; veias varicosas, que não são tidas como perigosas, mas tornam as veias das pernas azuladas; úlceras nas pernas, que podem ser causadas por uma má circulação sanguínea; a dermatite seborréica, que são manchas obtidas facilmente pelos idosos; e a principal e mais preocupante que é o câncer de pele.
Ainda pouco estudada a dermatologia geriátrica é uma área que tende a crescer cada vez mais e com rapidez. No Brasil, este campo começa a engatinhar e já são especialidades em alguns consultórios. Tratamentos destinados à melhor idade, como cremes tópicos, toxina botulinica, preenchimento com ácidos, peelings, dermapulse, Titan, LEDs e endermologia, são oferecidos na Clínica Valéria Marcondes.

Clínica Valéria Marcondes
Rua Almirante Pereira Guimarães, 192
Pacaembu
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3672-5911

'CULTURA VIVA' APARECE NA TV RECORD

13 agosto 2008 |


O ator soropositivo Cazu Barroz (foto) deu entrevista ao programa "Balanço Geral", apresentado por Wagner Montes, na Rede Record e, durante a matéria, mostrou o artista na capa do "Cultura Viva". Grande homenagem!
Assista a matéria no site:

SALVEM A CULTURA! - EDSON SOARES

|



Todo ano político é a mesma novela... Muitas promessas e, num futuro breve, pouquíssimos ou quase nenhum cumprimento. Entre os discursos, mais se destacam os assuntos “saúde”, “educação”, “trabalho” e “moradia”. “Cultura” parece questão de grego ou algo inatingível. É difícil encontrar uma proposta política focada em atividades culturais, num plano consistente, bem arquitetado, que promova o bem para crianças e jovens de uma comunidade. Quando se valoriza a cultura e seus atos, como peças teatrais, shows, exposições, festivais, exibição de filmes, etc., os resultados para a moçada são bem favoráveis. Ao serem incluídos em projetos dessa natureza, sentem-se priorizados e, principalmente, úteis. A partir desse incentivo, cada um vai desenvolver, em seu campo de atuação, os dons que estão omitidos pela falta de espaço e de investimento. É possível, sim, realizar grandes espetáculos com artistas gerados dentro de uma localidade, basta haver desejo e empenho de autoridades políticas, empresários e instituições que acreditem no potencial de alguém que clama por uma chance. Apenas.
Nessa dificuldade toda, quem sofre também é o nosso “Cultura Viva”. A falta de zelo pela questão o afeta. Porém, agradecemos aos empresários que anunciam aqui seus produtos e serviços. São pessoas fundamentais para manter a “Cultura”... “Viva”.
Quanto aos políticos, por favor, escutem nossa solicitação e, juntos, levantemos essa bandeira puramente da paz!

CAMBITO E SUA TURMA

12 agosto 2008 |


Body Systems vai à Fnac para falar de Boa Postura

|




Sandro Costa, treinador e membro do Conselho Técnico da Body Systems, explica sobre a Harmonia do Corpo na Fnac Morumbi

Na próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, a partir das 20hs, Sandro Costa, treinador e membro do Conselho Técnico da Body Systems Latin America, faz um bate-papo sobre Equilíbrio e Boa Postura, na Fnac Morumbi (SP). Na data, Sandro orienta os participantes sobre a importância da prática de atividade física, em busca de uma vida saudável. “Ter equilíbrio é importante não só para o corpo, mas também para a alimentação e o lazer. É um equilíbrio de bem-estar”, diz Sandro.


Tema: Equilíbrio e Boa Postura – Harmonia do Corpo
Data: 14/08/2008
Horário: A partir das 20hs
Local:Fnac Morumbi
Morumbi Shopping
Piso Térreo e Piso Lazer
Av. Roque Petroni Júnior, 1.089
Tel. (11) 3206.2000
Eventos Gratuitos
Capacidade: 70 lugares
http://www.fnac.com.br/

OFICINA DE JOGOS MUSICAIS

|

Joaquim de Paula, do grupo Showcante que Encante estará no SINPRO-RIO (Sindicato de Professores do Rio) com um curso oficina a respeito de jogos musicais. Numa abordagem lúdica, diferentes aspectos dos jogos musicais serão vivenciados e analisados permitindo posteriores utilizações em diferentes áreas do conhecimento.

JOGOS MUSICAIS EM SALA DE AULA
Conteúdos abordados na forma de vivências:
.Jogos de percepção sonora e espacial; de construção de textos musicais. .Jogos dramáticos; de interação; de coordenação de movimentos em grupo.
.Utilização de fontes sonoras alternativas (instrumentos construídos com material reaproveitado).
.A música como fio condutor da construção literária e organização de idéias. .Construção e resgate da memória afetiva e identidade cultural.

Duração: 12 horas divididas em três encontros

Local: Sindicato de professores do Rio de Janeiro
Sub-sede Madureira: dias 23, 30 de agosto e 06 de setembro, das 9h às 13h.
Rua Carolina Machado 530 – 5º andar
Telefone: 3350.6233 ou 3350.6255

Sub-sede Campo Grande: dias 11, 18 e 25 de outubro, das 9h às 13h.
Rua Manai nº 180
Telefone: 2415.4686 ou 3402.1768

IV Encontro Comunitário das ONGs na Luta contra a Tuberculose

|

Estado do Rio tem 90 casos por cem mil habitantes, enquanto a média nacional é de 48 casos.

O Fórum Estadual de ONGs TB-RJ reúne no Rio, entre os dias 13 e 15 de agosto, autoridades, especialistas e ativistas para discutir os rumos e avaliar as políticas de combate à doença no estado do Rio, onde historicamente se registra a maior incidência de casos no país. São 90 casos por 100 mil habitantes, com grande concentração na região metropolitana do Rio, índice muito acima da média nacional, que é de 48 casos por 100 mil habitantes.

O IV Encontro Comunitário das ONGs na Luta contra a Tuberculose acontece no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, e são esperadas cerca de 300 pessoas. Segundo um dos coordenadores do Fórum, Carlos Basília, o evento “reforça as atividades de mobilização e de combate ao estigma e à discriminação associados à doença realizadas pela sociedade civil desde o dia 6 de agosto, Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de luta contra a tuberculose”.
O encontro oferece a possibilidade das organizações envolvidas avaliarem suas ações e se atualizarem sobre o tema para a construção de uma agenda coletiva de trabalho anual do Fórum. Além de dar visibilidade ao problema, o evento permite envolver e capacitar novos atores para o combate à doença, que está em constante evolução, com o surgimento de cepas do bacilo resistentes a todos os medicamentos conhecidos. Outra preocupação crescente é a associação entre Aids e tuberculose. Essa duas doenças são as principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo, segundo a OMS. E a dupla infecção causa complicações na saúde dos pacientes de difícil tratamento. A tuberculose é primeira causa de óbitos em pacientes com Aids.
O Fórum de ONGs TB-RJ é uma iniciativa pioneira das organizações da sociedade civil em resposta aos altos índices de tuberculose no estado e completa cinco anos de atividades de mobilização em 2008.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, participam da abertura do encontro, no dia 13.Programação
No dia 13/08, serão debatidas questões políticas e sociais relativas ao contexto da endemia: estigma, mobilização e o controle social.
No dia 14/08, pela manhã, o enfoque é o papel da comunicação e da mídia no controle social. À tarde será dedicada a Grupos de Trabalho, que têm como eixos o Sistema Único de Saúde, a vulnerabilidade e a prevenção da doença.
No dia 15/08, acontece a 1ª Reunião de Articulação do Movimento TB/HIV/ AIDS, cujo enfoque é a co-infecção TB/HIV. A tuberculose é a primeira causa de morte entre pessoas infectadas com o vírus HIV.

Serviço:
IV Encontro Comunitário das ONGs na Luta contra a Tuberculose
Data: 13,14 e 15 de agosto
Horário: 9h às 17h.
Local: Rio Othon Palace Hotel, Avenida Atlântica, 3264Copacabana - Rio de Janeiro – RJ

Dados oficiais:
No mundo, são cerca de 8 milhões de casos novos de TB e 2 milhões de mortes por ano.
No Brasil são 85 mil casos novos e 5 mil mortes por ano.
A incidência no estado do Rio é de 90 por 100 mil. São registrados anualmente cerca de 12 mil novos casos e 700 óbitos. A taxa de cura é de 74,8,7% e a taxa de abandono é de 12,2%, ambas muito distante da meta nacional, que é curar 85% dos casos diagnosticados e reduzir o abandono a taxas inferiores a 5%.

"VENCENDO A CADA DIA" - EDSON SOARES

09 agosto 2008 |


Todos os dias acordamos com diversos desafios a enfrentar. Seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro setor da sociedade em que atuamos. Cada um deles traz um história, uma seqüência e um desenrolar. Dependendo do caso, conseguimos logo no início do levante, saná-lo. Mas isso, nem sempre. Às vezes falta disposição, força de vontade e aceitação da nossa parte. Em certos momentos, sentimos preguiça de irmos ao porão buscar as ferramentas necessárias para estarmos armados e, assim, mais seguros. O mais interessante é que essa é a hora da descida, a hora da humildade: abaixar-se para buscar ajuda. Vamos vazios e sozinhos; voltamos acompanhados de armadura vencível. Em algumas fases da vida, precisamos descer para, no futuro, subir triunfantemente.
Para entender esse processo é necessário ter, dentro de si, uma ferramenta-mestra chamada “esperança”. Mediante as decepções que sofremos a cada instante, nos sentimos fragilizados a encarar as novas intempéries porque requer fortaleza, preparo, experiência, sabedoria. Querendo ou não, são requisitos que faltam em circunstâncias alheias.
Preocupada com essa questão, principalmente na infância, a escritora Lya Luft publicou o artigo “O que deixar para nossas crianças” na coluna “Ponto de Vista”, da Revista Veja do dia 24 de outubro de 2007, edição 2.031. Num texto em que traceja a dificuldade do professor para conduzir, com satisfação, seu serviço, devido à falta de consideração com a categoria, por parte dos governantes, ela chega à conclusão de que não se terá nada de útil e aproveitável para as crianças lá na frente. Com destaque maior na página, ela deixou a seguinte frase: “Que as crianças possam ter a seu lado a Senhora Esperança: ela será a melhor companheira e o mais precioso legado”.
Enfim, o maior desafio é viver. Contornar as situações, manter o equilíbrio e agir com educação e cortesia quando o “mundo está desabando”... Só mesmo um artista da vida, não dá para negar. Agora, se a Senhora Esperança, aquela velhinha incansável que desde tempos remotos, foi responsável por grandes vitórias na história da humanidade, estiver presente, venceremos a cada dia. Surja o que surgir, não estamos só, a essência da vida está conosco. Esse é um bom motivo para agradecer, todos os dias, a maior dádiva, que é viver.

Teatro e artes plásticas em suas relações de linguagem

08 agosto 2008 |


Repensar as relações entre teatro e artes plásticas concebendo-as como o reflexo da interação do homem com o tempo e o espaço é o desafio de Do lugar de onde se vê – Aproximações entre as artes plásticas e o teatro. A obra, publicada pela Editora Unesp em parceria com a Funarte, é o resultado da tese de doutorado de Carlos Avelino de Arruda Camargo, que pesquisa a produção da linguagem artística.
Partindo da premissa de que teatro e artes plásticas constituem a realização da busca da superação da natureza representada, a obra analisa o quadro A tela branca (EUA, 1925), do pintor Rauschenberg e O grande teatro do mundo de Calderón de la Barca. Ao cruzar as linguagens desses dois gêneros de arte, o autor pretende estudá-los como expressões que se aproximam, apesar de suas especificidades.
Considerando este caráter de superação da natureza representada característico do teatro e das artes plásticas, em Do lugar de onde se vê revela-se a intenção destas manifestações de “atingir o universo em sua totalidade”. O autor pretende ainda demonstrar que a produção da linguagem das artes plásticas constitui uma manifestação teatral em sua mais profunda potencialidade.
Organizada em três partes, a obra propõe, em uma primeira abordagem, a concepção de arte e dos “mundos possíveis” por ela criados como universos em permanente construção. Na segunda parte do livro, Camargo discute as funções e potencialidades representativas das artes plásticas e do teatro, por meio de uma análise empírica. Por fim, Do lugar de onde se vê se ocupa da construção do conceito de Estado Cênico, relacionando as reflexões expostas nas duas primeiras partes da obra.
Por meio do pensamento dos filósofos Friedrich Schiller e Hans-Georg Gadamer, o autor repensa o significado do teatro para além de si mesmo, concebendo a peça teatral como mecanismo de desenvolvimento da educação do olhar através da arte. Com o rigor e a seriedade característicos de uma tese de doutorado, a obra de Camargo configura-se como uma referência para interessados em artes cênicas e visuais e nas interações existentes entre elas.
Sobre o autor - Carlos Avelino de Arruda Camargo nasceu em São Paulo, em 1958. É graduado em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutor em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professor da Universidade Anhembi Morumbi desde 1988.
Título: Do lugar de onde se vê – Aproximações entre as artes plásticas e o teatro
Autor: Carlos Avelino de Arruda Camargo
Número de páginas: 104
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-7139-814-6 (Unesp) e 978-85-7507-101-4 (Funarte)

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: http://www.editoraunesp.com.br/ ou telefone (11) 3242-7171.

Vai viajar? Faça exercícios durante o vôo

07 agosto 2008 |



As férias acabaram, mas nem por isso as viagens áreas serão abandonadas. Jean Patrick Martins, treinador da Body Systems, dá boas dicas de exercícios e qual é a melhor forma de se acomodar durante o vôo, sem lesionar a coluna. “É indicado se exercitar em alta altitude, pois como ficamos na mesma posição por muito tempo a circulação sanguínea diminui. É importante praticar breves exercícios e assim evitar possíveis dores nas costas e nas articulações dos joelhos”, explica.

Exercícios indicados durante o vôo:
- Incline o tronco para frente e mantenha a posição por 30 segundos. O foco é aliviar a região lombar.
- Sentado, abrace o joelho e traga-o para perto do peito. Mantenha esta posição por 30 segundos e repita com a outra perna.
- Em pé, puxe a ponta dos pés em direção ao glúteo e mantenha a posição por 30 segundos. Repita do outro lado.
- Em pé, estique todo o corpo e leve os braços para cima. Em seguida leve os braços para frente na linha dos ombros.
- Leve os dois braços para trás com os dedos cruzados e levante o peito.
- Puxe a cabeça para baixo e para os lados. Leve a orelha em direção ao ombro.

A melhor forma de ajustar o banco em uma viagem é na posição ereta e assim manter o apoio nas costas. É importante ajustar a cadeira para não deixar as pernas muito esticadas.

Com as malas:
- Se estiver com Notebook, procure não carregá-lo nas malas de mão e sim em mochilas com duas alças. Desta forma o peso fica equilibrado.
- Se precisar utilizar mala de mão procure alternar constantemente os braços.
- No caso de malas grandes opte por malas com rodinhas.

Nutróloga ensina o que levar na lancheira escolar

|

Durante as férias as crianças acostumam a comer fora de hora. Difícil é reeducá-los a ter uma alimentação saudável agora que as aulas recomeçam. Para isso a Dra. Samantha Christie Enande, nutróloga da Clínica Dra. Valéria Marcondes, em Pacaembu (SP), dá dicas de como transformar o lanche escolar em algo gostoso, atraente e nutritivo para os pequenos. “O mais recomendado é balancear a alimentação. Frutas e cereais são energéticos e ótimos para saúde”, explica Dra. Samantha. Os alimentos protéicos, que também têm vitaminas e sais minerais, são essenciais no dia-a-dia. Um bom exemplo que é fácil de levar na lancheira e que contém vitaminas e sais minerais é o queijinho pasteurizado.
Já os ricos em fibras são recomendados para ajudar no bom funcionamento do intestino. Os mais indicados são cereais ou o pão integral. Alimentos, como o bolo de cenoura, que contém betacaroteno são bons para os olhos e também para pele.
Frutas e água de coco são bem vindos, pois contém potássio, que beneficia o coração e a pressão sanguínea. Para contribuir com o bom funcionamento celular, o indicado são frutas e bolachas enriquecidas com vitaminas e que possuem ácido fólico.
A famosa vitamina C é fundamental para uma boa cicatrização e pode ser encontrada no caju e no mamão. “O ideal é comer um pouco de cada grupo alimentar”, explica Dra. Samantha. Para beber, o aconselhável é levar achocolatados ou sucos de frutas. Ambos têm valor nutritivo, bem diferente dos refrigerantes.

O que levar na lancheira do seu filho? Veja as dicas da Dra. Samantha:

Segunda-feira:
A conhecida rabanada. Passe 2 fatias de pão integral no ovo, no purê de bananas e na canela. Deixe absorver por 30 segundos. Frite com pouquinho de óleo de canola e polvilhe com sementes de linhaça ou açúcar de confeiteiro. Rico em energia e proteínas, pois leva ovo, o lanche tem fruta e ainda é muito saboroso. Para crianças que estão acima do peso o indicado é apenas 1 fatia do pão. Para beber, um bom suco natural de fruta!

Terça-feira:
Pedacinhos de maçã cortadinha. Para não escurecerem, passe no limão ou na laranja. Coloque bem arrumadinho em um saquinho. Uma fatia de pão integral com peito de peru e requeijão. Achocolatado é ótima fonte de vitamina.

Quarta-feira:
1 pedaço de bolo de abóbora ou de cenoura. Duas torradas com geléia e queijinho pasteurizado. Água-de-coco é uma ótima sugestão de bebida.

Quinta-feira:
Lanchinho no pão de beterraba com patê de atum e requeijão. Um iogurte com cereais. Como opção de fruta mamão é ideal. Algum suco de fruta ou água-de-coco para beber.

Sexta-feira:
As barrinhas de aveia são doces e crocantes. Não reclame antes de provar!!!
Faça com aveia, farinha, açúcar e canela. Leve achocolatado de bebida e alguma fruta.

COISAS DO ‘PORÉM’ - EDSON SOARES

|


Na vida da gente tudo vai muito bem até certo ponto. Em alguns casos, tem-se um currículo invejável, que passa das grandes instituições de ensino até o domínio de várias línguas; dinheiro, status e reconhecimento não faltam. De repente, até a família e o trabalho vão bem. Mas, quando se estica a situação e chegamos ao fim da linha do detalhamento dos itens mais atraentes da vida, deparamos com um “porém”. Temos tudo, “porém” falta isso ou aquilo que o dinheiro não compra, que os aplausos do público não conseguem solucionar, nem nosso currículo tão invejável tem o poder de mudar a situação. Todo mundo tem um espinho na carne. Esse ponto fraco existe para nos mostrar que não somos superpoderosos nem melhor do que ninguém. Seja rico ou seja pobre, estamos todos cerrados na mesma condição: temos imperfeições.
Os antropólogos – profissionais capacitados para estudar os povos – são capazes de encontrar, na divergência da vida social nas comunidades, pontos falíveis e, muitos até comuns num mesmo local. E tal constatação pode ser avaliada tanto numa aldeia indígena como numa metrópole, afinal de contas, são humanos, independente do habitat. Cada um segue a cultura que lhe foi imposta e por ela se entendeu como ser.

Mediante a isso, dá para convir que o segredo de haver no mundo os maiores conflitos é justamente esse, a diversidade. O diferente afeta. E esse afeto dá uma nova direção para quem se aproxima. As reações, por certo, são inesperadas. Algumas, tranqüilas e pacíficas; outras, geram dissensões que modificam todo um sistema.

Ao ter a humildade para aceitar que o “porém” existe, uma pessoa cresce como ser humano. Essa pausa não significa comodismo ou deformação eterna. De acordo com a circunstância, pode-se batalhar por uma mudança, pelo alterar dos fatos. Se para nada resolver o esforço (o que eu acho muito difícil que aconteça!), pelo menos houve iniciativa, vontade própria de dar um novo rumo à história e “sarar” a pele de um espinho tão sagaz. É bom ter em mente: se conseguir destruir esse espinho, com certeza, outro brotará com o tempo. Não se espante, são “coisas do porém”.

UMA SUPER FESTA

06 agosto 2008 |



A cantora gospel Karolynne Lima vai participar do evento em comemoração ao 63º Aniversário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Rio Bonito (RJ), congregação da Serra do Sambê, que será do dia 21 ao dia 25 de agosto a partir das 18h30m. Além dela, se apresentam os cantores Sérgio Lopes, Bruna Karla e os pastores Cláudio Gama, Maurício Torres e Elson de Assis.

Mais informações, ligue: (21) 8164-6051.

Vale a pena conferir!

UM SIMPLES ADESIVO

|

Hoje, às 14h30m, no Centro de Rio Bonito (RJ), um carro estacionado tinha um adesivo grande colado no vidro traseiro escrito: "Não curta drogas, curta som".
Aprovado!

‘MIXÓRDIA E CIA.’: IRREVERÊNCIA SEM LIMITES

|


O espetáculo “Mixórdia e Cia.” – escrito pelos atores Lino Corrêa e Fernando Reski – é um verdadeiro show de irreverência. Uma produção simples, mas com um elenco de talento-nato, que prende a atenção do público no texto e na desenvoltura de cada um. Isso faz com que a ausência de aparatos cenográficos sejam desnecessários no momento da apresentação. No elenco, Lino Corrêa, Fernando Reski, Cida Moraes e Christian Knupp, acompanhados por dois cantores e um bailarino.

Ao tratar a realidade do Rio de Janeiro, no meio do espetáculo, Reski entra caracterizado de mosquito da Dengue para brincar com a platéia e distribuir brindes. Leva anônimos ao palco e ali a risada rola solta pelos quatro cantos do teatro. Num tom mais sério, Corrêa sobe ao palco vestido de preto e faz um discurso emocionante sobre a Cidade Maravilhosa e quase arranca lágrimas. Comenta as belezas centradas aqui, porém destaca a violência e as tragédias que insistem conviver com cariocas e fluminenses, simultaneamente.

Educativo, “Mixórdia e Cia” explica o termo “mixórdia”, ligando a algo sem valor político, o que deixa as pessoas antenadas na maneira pedagógica com que Corrêa fala e ensina sobre a palavra.

O tempo todo decorado com músicas de qualidade, entre clássicos internacionais e coreografias muito bem-boladas, o espetáculo traz uma frase marcante entre suas cenas: Knupp narra uma história em que o “Amor” fica perdido numa ilha e muitos sentimentos passam com seus barquinhos e não o salvam; apenas o “Tempo” lhe atende. Então, o ator completa: “Só o Tempo pode entender um grande Amor”. Toda exibição sem erros. Sem falhas. Se surgem imprevistos em cena, o elenco está de parabéns... Eles não aparecem claramente ao público... “Cativo” até o final da peça. Inclusive, vedete, Cida Moraes abre o show dublando Carmem Miranda. Luxo, profissionalismo, sofisticação.

Enfim, “Mixórdia e Cia” nos faz refletir sobre a atual situação de grandes artistas brasileiros que perderam o espaço na TV e nas grandes casas de espetáculos para as novas tendências que, mais são invólucros do mercado que artistas de verdade, com “A” (maiúsculo). Como a TV, principalmente, perde quando não reserva um cantinho para profissionais como do elenco da peça em questão. Mais que celebridades, são “atores sociais” compreendendo a saga cotidiana do povo e revela no palco, de forma leve, agradável e atraente, sem pretensões, porém com ótimas intenções. Salve, salve, Lino Corrêa e Cia.!

O espetáculo está em cartaz no Teatro Posto Seis, em Copacabana, até o fim desse mês, nos fins-de-semana (sábado, às 21h, e domingos, às 20h30m). Sem dúvidas, vale a pena conferir! Mais informações, ligue para o Teatro: (21) 2287-7496.
Foto: Edson Soares.

A influência do petróleo na política externa norte-americana

05 agosto 2008 |


O aumento da dependência norte-americana em relação ao combustível importado é um dos elementos-chave para entender a geopolítica contemporânea. Aí reside a principal explicação para a crescente presença militar dos EUA no Oriente Médio, que possui dois terços das reservas petrolíferas mundiais. Esse é o argumento desenvolvido pelo jornalista Igor Fuser em Petróleo e poder: o envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, lançamento da Editora Unesp.Para além de uma visão conjuntural, Fuser oferece uma análise elucidativa dos significados econômicos e estratégicos do petróleo a partir do momento em que os EUA, após a II Guerra, assumem a posição de superpotência. O livro revela a notável continuidade da política norte-americana no Oriente Médio nos últimos 60 anos. A recente invasão do Iraque não foi, portanto, uma agressão localizada, mas uma ação coerente com a trajetória histórica dos EUA, independente de serem democratas ou republicanos a governarem o país.O autor chega a essa conclusão a partir da análise dos principais documentos oficiais norte-americanos sobre a segurança energética em relação com a política externa. Os conflitos e impasses de atualidade são abordados em uma perspectiva histórica que ressalta as sucessivas doutrinas dos EUA aplicadas no Golfo Pérsico: as doutrinas Truman e Eisenhower, marcadas pela ideologia da Guerra Fria; a doutrina Nixon, que elege o Irã e a Arábia Saudita como pilares dos interesses dos EUA na região; a doutrina Carter, que reforça a opção preferencial pela via militar; e a doutrina Bush, que busca legitimar as intervenções unilaterais e a “guerra preventiva”.

O trabalho de Fuser também incorpora diversas referências conceituais à perspectiva história, resultado de sua atuação como pesquisador acadêmico em relações internacionais e da vivência profissional em diversões órgãos de imprensa. Esta prática do campo aliada ao refinamento teórico produz, nas palavras de Flávio Rocha de Oliveira, “uma percepção singular, apresentada de maneira simples, direta e sofisticada a um público leitor composto não só por especialistas da área, mas também por todos aqueles que se interessam pelas questões mais pertinentes do nosso tempo”.
Sobre o autor
Igor Fuser é jornalista e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi editor de assuntos internacionais da Folha de S. Paulo, Veja, e Época. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), desenvolve atualmente estudos de doutorado no Departamento de Ciências Política da USP. Escreveu os livros México em transe (Scritta, 1995) e Geopolítica - O mundo em conflito (Salesiana, 2006) e organizou a coletânea A arte da reportagem (Scritta, 2006).
Título: Petróleo e poder: o envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico
Autor: Igor Fuser
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-819-1
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:http://www.editoraunesp.com.br/ ou telefone (11) 3242-7171.

Nutróloga alerta sobre os riscos do Colesterol

04 agosto 2008 |

Dia 08 de agosto é o Dia Mundial do Combate ao Colesterol. A data vem para alertar sobre os perigos do colesterol alto. Nos últimos anos as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos nos “países industrializados”. Nos Estados Unidos, o colesterol mata mais de um milhão de pessoas por ano. A nutróloga Samantha Christie Enande, da Clínica Valéria Marcondes, de São Paulo, explica um pouco mais sobre o tema. “Nosso corpo já produz todo o colesterol necessário. Quando colesterol ou outro tipo de gordura em excesso é ingerido, o organismo não consegue metabolizar tudo. Assim a gordura fica “estacionada” em várias células e tecidos do corpo”, diz a nutróloga.
A proteína LDL, é conhecida como “colesterol do mal”, pois obstrui as artérias o que pode levar a sérios problemas de saúde. Mas, nem todo colesterol é ruim. A proteína HDL, tira a gordura das artérias e deixa a passagem livre para o sangue circular.
Os alimentos de origem vegetal, tais como frutas, legumes, verduras e grãos não possuem colesterol, apenas alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos.
Um dos pontos negativos do colesterol alto é que geralmente os sinais da doença são imperceptíveis até o momento que algo mais grave ocorra. Obesidade e sedentarismo são dois dos principais motivos que levam ao alto nível de colesterol, porém outros fatores como pílulas anticoncepcionais e hipotireodismo também contribuem para o excesso de gordura no sangue.
“Todos que tiverem colesterol alto precisam de acompanhamento médico. Normalmente a primeira mudança a se fazer é com relação a dieta e exercícios físicos. É sempre bom lembrar que cada indivíduo tem um tratamento específico”, orienta Samantha.