"MUNDO INCERTO" - EDSON SOARES

30 setembro 2008 |


De que adiantaria estar convicto de tudo o que se quer na vida, se vive num “mundo incerto”, onde as expectativas são frustradas e faz parte da “nova ordem mundial” confundir, complicar, pôr empecilhos para, segundo “os maiorais”, saber quem é o melhor entre a multidão? Parece, até, que fazem de propósito. Preocupado com essa questão, o professor da USP e membro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL), Henrique Rattner, escreveu o artigo “Em busca da identidade no mundo de incertezas” para a revista “Espaço Acadêmico”, edição número 34, em março de 2004. No decorrer do seu texto, demonstra preocupação com o em baralhamento que a globalização fez no planeta. De acordo com suas palavras, “a ideologia dominante endossada e apoiada pelos organismos internacionais nos apresenta a globalização como sinônimo de progresso e a associação dos países em blocos econômicos como o primeiro passo na construção de ‘um mundo só’. Crescimento econômico ilimitado, livre comércio e flexibilização das relações de trabalho nos trariam rapidamente a era de abundância e bem-estar para todos os habitantes da Terra”.
Contrapartida, o efeito foi contrário. A riqueza acabou concentrada nas mãos de poucos e a miséria aumentou de forma alarmante. Coisa mal-prevista, mal-bolada, mal-arquitetada. Seria? Quem sabe? Mas, as intenções foram boas.
Por causa dessa confusão, a grande maioria – obrigada a conviver com a miséria –, se deparou com a “crise de identidade” devido à insegurança, exclusão e pior: a incerteza do futuro que, de acordo com o novo sistema, exige “saber muito” para cogitar possibilidades de chegar ou não ao lugar sonhado.
Por essas e outras, não se espante com as dúvidas deste mundo, não se atemorize. Existe uma regrinha para sair como vencedor desse “vestibular” global: primeiro, descubra qual a sua inclinação no mercado de trabalho (onde tem mais potencial, em que tem mais segurança e vai depender menos dos outros); segundo, procure se especializar neste setor (seja curioso, faça cursos, se recicle, crie seu próprio jeito de atuar e, a partir daí, os resultados vão favorecê-lo). Desse jeito, o mercado vai se prostrar diante de sua pessoa e as melhores oportunidades logo vão perseguir seus passos. Assim, em poder de uma identidade, alcançará a realização que tanto almeja num mundo absurdamente incerto. Valorize e priorize você!

0 comentários: