Mulheres entendem de futebol?

25 novembro 2008 |

Quem disse que mulher não entende de futebol?

Em rodas de amigos, em qualquer discussão sobre futebol, a presença masculina é sempre predominante. Mas a idéia e o preconceito de que só eles é que entendem e que podem discutir sobre o assunto está indo por água abaixo. Lançado recentemente, há um pouco mais de um mês, o site Bela da Bola (www.beladabola.com.br) chegou para mostrar que a mulherada não só sabe sim de futebol, como também adora esse esporte como muitos homens.

O site é escrito apenas por jornalistas mulheres que são apaixonadas pelo jornalismo esportivo e principalmente por futebol. A idéia surgiu em maio do ano passado, quando a estudante de Comunicação Social Fernanda Belém resolveu criar um blog, com o mesmo nome do atual site, para poder escrever crônicas de jogos, cobrir treinos e entrevistar jogadores. Ela só não contava que o número de visitas pudesse crescer tão rápido, sem divulgação.

Foi então que depois de um ano, resolveu que estava na hora de profissionalizar um pouco mais a sua idéia. Convidou outras três amigas, que também são apaixonadas pelo esporte e juntas colocaram as mãos na massa e estão dando o que falar. Isabella Amorim, Pamella Lima, Raquel Vieira e Fernanda Belém formam o time Bela da Bola e ainda contam com a participação especial da jornalista da rádio Manchete, Marise Zuriaga, que por muitas vezes colabora com o grupo com matérias super interessantes e entrevistas importantes com as estrelas do futebol.

- Quando Fernanda me chamou, nem pensei duas vezes. Sou apaixonada por futebol desde criança e adorei a idéia de poder ter um site sobre o assunto e invadir esse espaço que ainda é tão restrito aos homens – declara Isabella.

Atualmente o foco do site é o futebol carioca, mas as meninas não pensam em ficar só pelas terras do Rio de Janeiro não. Esperam conseguir montar, o mais breve possível, uma estrutura sólida e crescer cada vez mais.

- O projeto bela da bola é uma proposta original que tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de mulheres jornalistas (estudantes e graduadas) no futebol. A idéia fundamental é dar oportunidades e mostrar a capacidade feminina em lidar com o esporte em questão, provando que futebol não é uma questão de gênero, mas é concebido por quem gosta e entende, sejam homens ou mulheres – explica Pamella Lima.

Se você ainda não viu essa novidade no meio do futebol, confira o quanto antes.

- O site ainda não está completo, faltam alguns ajustes, mas já contamos com algumas entrevistas exclusivas, crônicas e colunas. Convidamos a todos para que confiram o site e nos enviem sugestões e críticas, para podermos ir melhorando cada vez mais. O site ainda é um bebê, mas logo ele estará no ponto. – finaliza Fernanda.

0 comentários: