Áurya Pires e seus passos na carreira

05 fevereiro 2009 |


Bailarina, professora e coreógrafa. Assim, Áurya Pires, 31 anos, atua nos palcos da vida. Dedicada, participa de vários espetáculos nacionais e internacionais junto com seu parceiro na dança, Bob Cunha. Para enriquecer nosso espaço “Cultura Viva”, a artista cedeu um pouco do seu precioso tempo para um bate-papo. Confira!

CULTURA VIVA: Que fato marcou seu início no mundo da Dança?
ÁURYA PIRES: Uma apresentação que fiz no antigo “Chão de Estrelas”, no Circo Voador, em 1995.

C.V.: Quando passou a dançar profissionalmente, havia algum quesito ou “passo” que tinha um pouco de dificuldade e precisou muito treinamento para corrigí-lo?
A.P.: Sim, o “peão” do Samba de Gafieira.

C.V.: Você também é coreógrafa. Qual foi a coreografia mais recente que montou e onde foi apresentada?
A.P.: A última que fiz foi de Forró e apresentada no Teatro dos Grandes Atores na Barra da Tijuca.

C.V.: Há muitos anos, seu parceiro na profissão é o dançarino Bob Cunha. Como analisa o talento do mestre?
A.P.: Disciplina, responsabilidade e comprometimento.

C.V.: Dá para explicar o que sente quando assiste alunos ou ex-alunos seus se apresentando?
A.P.: Orgulho.

C.V.: Quais os estilos musicais de sua preferência?
A.P.: Tango, porque o aprendizado é ilimitado e refinado. Zouk e Forró, porque além de serem divertidos, ajudam a manter a forma.

C.V.: No dia 14 de dezembro de 2008 você comemorou mais um aniversário seu, dançando. Conte como e aonde foi.
A.P.: Organizei um grande baile com ajuda do Bob Cunha. Tive a oportunidade de reencontrar velhos amigos da dança, além de comemorar com nossos alunos, amigos e convidados. Foi em Botafogo, RJ.

C.V.: Qual sua opinião sobre a Dança profissional no Brasil? Há campo de trabalho? Tem sido valorizada pelas empresas ou instituições que contratam profissionais para isso?
A.P.: Alguns profissionais progrediram no sentido de divulgar a Dança de Salão para outros Estados, além do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mas, fora isso sinto falta de termos empresários sérios para levar nossa Dança para o Exterior. Já estivemos em alguns países e vimos que no exterior o profissional de dança e artes em geral é muito mais valorizado; tem mais vitrines para expor seu trabalho e conseqüentemente mais retorno profissional.

C.V.: Áurya Pires pela Dança. Defina.
A.P.: Aconteceu por acaso e foi tomando espaço em minha vida até ocupar todo meu tempo e me tornar profissional!

Foto: Divulgação

2 comentários:

Anônimo disse...

As respostas foram de acordo com a simplicidade e jeito de ser desta profissional que se esmera não só quando se apresenta com seu grande partner e companheiro, Bob Cunha, como quando transmite para as outras pessoas que tem envolvimento com a dança, sejam seus alunos ou não. Para nós que amamos "el Tango" Aurya expresa todo o sentimento implícito deste ritmo tão envolvente.

Anônimo disse...

Além de dançar irrepreensivelmente, a seriedade, o comprometimento, a dedicação e o amor a dança, fazem da Aurya uma profissional de alto escalão. Com todas essas qualidades, a sua entrevista não poderia ter sido diferente, ou seja, séria, objetiva e, acima de tudo, sem máscaras.
Parbéns, Aurya, por dançar lindamente, por ser uma profissional como poucos e, ainda, por ser essa pessoa de caráter invejável.
Um grande beijo para você e que as suas aspirações se concretizem.
Sofia.