VERÔNICA SABINO... ‘QUE NEGA É ESSA’?

19 fevereiro 2009 |


Ela foi uma das intérpretes responsáveis pela preciosidade musical dos anos 80. E, ao ser indagada sobre como encara essa realidade, logo disparou: “Agradeço este seu elogio”. Essa humildade de pessoa chama-se simplesmente Verônica Sabino. Uma cantora completa, dona de um timbre de voz especial que marcou o público com as canções “Demais”, “Todo o Sentimento” e “Tudo o que se quer”, com a participação de Emílio Santiago, dentre dezenas de outros sucessos. Todo esse talento é fruto de uma obra-prima brasileira. Verônica, filha do escritor Fernando Sabino, premiado jornalista já falecido, vem de uma família de sucesso e, nessa geração, o mantém dia após dia.
Desde 2002 sem gravar, a artista retoma carreira com um lançamento duplo, em CD e DVD, entitulado “Que nega é essa”. “Estou muito feliz com este reencontro”, disse a cantora, especificamente para seu público, em entrevista exclusiva para o “Cultura Viva”. Valeu, Verônica, a gente agradece o carinho!

C.V.: Verônica, de todas as canções que gravou até hoje, qual a que mais mexe com você? Ela se remete a algum momento de sua vida?
V.S.: Todas as canções que interpreto me instigam. Meu critério de escolha sempre foi a identidade com o que está sendo dito. Procuro estabelecer uma “parceria no éter”, como se a canção tivesse sido composta por mim. É um exercício atemporal, e para mim isto acontece no DVD tanto na canção do Cartola, “Peito Vazio”, como na minha recente parceria com Zeca Baleiro, “Blues em Braile”.

C.V.: Hoje, além de cantar, você compõe e toca instrumento. Na sua opinião, o cantor deve ser completo ou apenas cantar basta?
V.S.: Cada artista é um. Nesta área, as regras estão sempre sendo reinventadas.

C.V.: Depois de alguns anos sem gravar, agora faz uma surpresa ao público e traz o lançamento duplo do álbum “Que nega é essa”, em CD e DVD. Foi uma experiência diferente dos trabalhos anteriores?
V.S.: Para mim todo novo trabalho é uma experiência única, diferente de tudo que já fiz antes. Um novo projeto está sempre vinculado ao meu momento presente.

C.V.: Qual foi seu maior critério nesse novo projeto?
V.S.: Queria um registro de carreira, como o que fiz discograficamente em meu CD “Passado a Limpo”, onde reuni os momentos significativos para mim da minha trajetória. Diferentemente de “Passado a Limpo”, onde a linha do tempo, a cronologia era o mote, aqui quis o presente, o agora. Então entram os arranjos das canções do DVD, atualizados por novas leituras. Queria “convidados especiais” realmente especiais para mim, como Rodrigo Maranhão que conheci através de uma fita cassete e me encantei. Fazemos no DVD a canção que gravei em Novo Sentido, desta época. E Vitor Ramil, um de nossos grandes compositores de quem sou fã de carteirinha. Já tendo gravado canções suas em dois CDs anteriores, sua presença é um luxo.

C.V.: Prtende fazer algum show de lançamento do trabalho “Que nega é essa”? Pode contar detalhes?
V.S.: Sim, pretendo. A idéia é fazer o show do DVD com a mesma formação: Suzano, Chiavazzoli, Caldi e Braga. E convidarei Rodrigo e Vitor, vamos torcer para que as agendas coincidam. Penso em ter comigo no palco alguns artistas que admiro muitíssimo e que fizeram parte da minha trajetória, vamos ver... Gostaria de começar pelo Rio de Janeiro, minha cidade.

C.V.: Enfim, Verônica, “Que nega é essa” que dá título marcante ao álbum? Que significância esse tema tem na sua vida e carreira?
V.S.: Ela é prendada e caprichosa e é a Nega que esperamos para acabar com a nossa solidão... Tal qual uma canção que marca nossas vidas em algum momento importante, cada um terá a sua leitura desta Nega... E todas serão verdadeiras. É assim que a arte se propaga.

Foto: Monica Martins

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente trabalho, mais um presente de Verônica Sabino que, com sua sensibilidade, talento e voz cristalina, canta, e encanta, a vida da poesia musical, da vida fluida dos sentimentos que saem de seus poros e penetram em nossa imaginação. Vale cada segundo de audição (CD) e de representação (DVD), com sua sofisticada, mas simples, gesticulação. Ronaldo Farias

Mônica Alvarenga disse...

Bom ter notícias de Veronica Sabino e de seu trabalho... Mantenha-nos informados sempre!!! Acompanharemos, assim, essa "nega"... Gde abraço