Roda de Choro embala viagem à Paquetá

03 março 2009 |


No dia 1º de março a viagem da Praça XV para a Ilha de Paquetá, no horário das 10h30m foi especial... Embalado pelo som de “Chorinho”. O show, com canções bem selecionadas, ficou por conta do grupo “A Trinca” com participação especial de Pedro Amorim, que prendeu a atenção do público e tornou o percurso tão suave quanto a Baía de Guanabara. O evento foi promovido pelo projeto “O que é que a Baía tem?” e todo último domingo de cada mês apresenta o espetáculo. Como esta foi a primeira apresentação do ano, os organizadores brindaram o público com duas edições, a do dia 1º e no próximo dia 29. O mais impressionante foi o interesse da juventude pelo trabalho dos músicos: dezenas de jovens assistiram ao show em pé ao redor do grupo, fotografando-o.
Durante o evento, a apresentadora Vanderli Romero orientou os viajantes no tocante à Ilha de Paquetá e sobre o valor da iniciativa. “Considero fundamental esse projeto porque através dele as pessoas voltaram a visitar Paquetá. Ele faz revigorar a história da nossa Ilha. É importante não só pelo lazer, mas também pela parte cultural e histórica”, destaca.
Da mesma forma, a professora Gilma Pinheiro, 50 anos, estava encantada com o show. “Eu acho tudo isso ótimo, sempre resgatando uma música antiga e saudável. As pessoas vão tomar um banho de mar e, durante a viagem, escutam uma boa música”, opina.
Já o autônomo Roberval Moraes, 57 anos, destacou a importância cultural. “É um projeto altamente cultural e acho que a Prefeitura deve apoiar mais projetos como esse para os amantes da boa música. Eventos assim devem ser mais divulgados”, sugere.


Projeto objetiva fornecer agradável passeio pela Baía de Guanabara

Segundo o coordenador de “O que é que a Baía tem?”, José Lavrador Kevorkian, 53 anos, o projeto teve sua primeira edição em 2003/2004 e voltou a partir de agosto de 2008. Seu objetivo principal é oferecer um agradávvel passeio pela Baía de Guanabara e Ilha de Paquetá, resgatando esses dois raros patrimônios do Rio de Janeiro para o calendário cultural e turístico da cidade. Com isso, fomenta ainda o desenvolvimento sustentável da Ilha de Paquetá.
No ano passado, o local teve alguns problemas com surto de dengue e isso, de certa forma, afastou alguns turistas. “A Ilha, como todo bairro da cidade, foi afetada pela dengue, mas não é afetada por vários problemas sérios que a cidade enfrenta como trânsito e violência. A Ilha é hoje o bairro mais bucólico e seguro da cidade e uma reserva cultural do modo carioca de viver a vida. É preciso que ela seja redescoberta pela população e pelos visitantes da cidade. Temos muitas alegrias e patrimônio cultural e natural para compartilhar e o projeto ‘O que é que a Baía tem?’ contribui significativamente nessse sentido”, acredita.
Para o bom andamento da idéia, os responsáveis fizeram uma parceria com a Escola Portátil de Música e o músico Pedro Amorim se encarrega de preparar uma curadoria impecável da série trazendo sempre grupos privilegiados, como “A Trinca”, por exemplo. “O evento é uma celebração e é gratificante receber os comentários entusiasmados das pessoas, tanto quanto à música, quanto ao passeio pela Baía e pela Ilha de Paquetá. E para os músicos é também uma ótima oportunidade de tocar em ambiente único, na barca ou na Roda de Choro nos jardins da Casa de Artes Paquetá”, enfatiza.


O som do espetáculo não atinge toda a embarcação

Mesmo com todo o planejamento, durante a viagem, as pessoas que estavam sentadas no fundo da barca não ouviam o som do chorinho nem tinham sequer percepção do que estava havendo lá na frente. Os viajantes do segundo andar também não participaram. “Quando estudamos essa questão optamos por deixar parte da barca sem sonorização como uma opção aos viajantes. O convés superior estava sonorizado na parte da frente. Quanto à parte posterior, tanto no convés superior como inferior, optamos por não sonorizar”, explica.
Para os interessados, o projeto continua e no próximo dia 29 de março tem mais um show, na viagem das 10h30m. Depois, o som continua na Casa de Artes. “A Baía de Guanabara e a Ilha de Paquetá são de rara beleza e identidade cultural única e um passeio aliado a uma boa Roda de Choro é um programa imperdível para os moradores da cidade e para seus visitantes”, convida.

Foto: Edson Soares

0 comentários: