Ohana Jam faz show na Lapa

30 maio 2009 |

MANTENDO A CHAMA ACESA

|


Passaram-se quarenta e cinco anos. Muitas coisas certamente mudaram. Mas o ânimo e disposição eram as mesmas. A ação do tempo na vida de Calebe não foi suficiente para apagar a chama da vida que tinha desde a juventude. Aos quarenta anos de idade Calebe, e mais onze jovens líderes de Israel, entre eles o jovem Josué, são enviados em uma missão de reconhecimento da terra de Canaã. A terra que Deus prometera dar aos filhos de Israel quando os libertou da escravidão egípcia.

Ao regressarem, os jovens trazem em suas mãos o fruto da terra e relatam as maravilhas daquele lugar. Todos foram unânimes em afirmar que na terra manava realmente leite e mel, e para provar isso trouxeram algumas frutas, inclusive um gigantesco cacho de uvas. Tomado por uma chama de entusiasmo Calebe conclama o povo para a conquista da terra, tal como Deus anteriormente havia prometido. Seu entusiasmo, porém desagradou tanto ao povo que por pouco Caleb não foi apedrejado. A chama que nutria e que aquecia sua vida de fé e esperança recebeu um golpe de água fria. Foi quando dez dos jovens numa atitude negativa ressaltaram que na terra havia gente forte, cidades muradas, gigantes...

Como se não bastasse o balde de água fria em sua fé e entusiasmo, Calebe se vê, na manhã seguinte sob forte ameaça. Povo que não mais queria ouvir a Moisés e Arão, agora se levanta em ameaça pretendendo apedrejar a Calebe juntamente com Josué.

Contudo, embora a maioria pretendia o contrário, a história registra que quem tem o comando é Deus. A questão era teocrática e democrática. Era assim que Calebe pensava e era assim que pretendia viver e agir.

Calebe havia conhecia a escravidão, nascera escravo no Egito. Seu nome significa cão. Porém, bastou conhecer a libertação e direção operada por Deus ao longo do deserto, que assumiu para com o Senhor uma atitude de fidelidade a toda prova, inclusive a prova do tempo...
Para manter a chama acesa, mesmo que o tempo passe, é necessário atitude. Para muitos de nós o tempo tem arrefecido a chama do casamento e da vida familiar. Para outros o tempo, o medo, as posições contrárias têm apagado o entusiasmos pela vida...

Com atitude certa a chama permanecerá acessa e o deserto se abrirá para possuirmos a terra prometida.
Atitude! que em paz.

Seu amigo,

Paulo Albuquerque

*Paulo Albuquerque é pastor da II Igreja Batista em Rio Bonito

Foto: Arquivo pessoal de Paulo Albuquerque

BEBETO EMBALA CASAIS NO DIA DOS NAMORADOS

|

O QUE É QUE A BAÍA TEM? CHORO NA BARCA RUMO À PAQUETÁ

|

O Projeto "Chorinho na Barca" está de volta esse ano, e nos dias 31 de maio, 28 de junho e 26 de julho, o público poderá conferir mais uma viagem com boa música da Praça XV à Ilha de Paquetá, às 10:30h.
O Chorinho continua na Casa de Artes de Paquetá, com entrada franca.
Duração da viagem: 70 minutos
Vale a pena conferir!

'MULHERES DO PLANETA' EM SÃO PAULO

|


Exposição de Titouan Lamazou na Oca

Com mais de 200 perfis, a mostra Mulheres do Planeta, do artista francês Titouan Lamazou, faz um amplo painel da mulher contemporânea por meio da fotografia, pintura, vídeo, texto e desenho realizados pelo artista durante sete anos de viagens pelos cinco continentes do mundo.

Retratos de refugiadas, camponesas, militantes, operárias, advogadas, artistas, nômades, modelos, professoras, empresárias e outras, exemplificam a força da mulher atual, independente da aparência física, nacionalidade, origem étnica ou religião. Titouan exemplifica a força e a beleza natural da mulher contemporânea.

A idéia do projeto surgiu em 2002, durante uma viagem de exploração no Chifre da África, onde o artista se deparou com o arcaísmo do ritual de mutilação da sexualidade feminina. A partir da experiência, Titouan desenvolveu um método de trabalho. A abordagem das mulheres iniciava-se ou por meio de um questionário com 20 perguntas, noutras chegava com a fotografia, muitas se revelavam quando posavam para a pintura, algumas ainda tornavam-se mais confidentes nas filmagens do making of. O artista levou em conta a espontaneidade e os intensos relatos pessoais.

A exposição chega ao país após ter sido exibida entre outubro de 2007 e junho de 2008 no Museu da Humanidade (Palais de Chaillon) em Paris com público recorde de 230 mil visitantes. Uma das exibições mais visitadas na França naquele ano de um artista vivo, agora chega ao Brasil de forma ampliada, com cerca de 3 mil obras e 50 filmes, ocupando o espaço da Oca com 6 mil m². Na primeira vez ao sair da França, a mostra foi preparada pelo artista especialmente para o espaço da Oca, com cenografia especialmente desenhada por Vincent Beaurin e por Titouan, para harmonizar com a arquitetura de Oscar Niemeyer. A mostra integra o programa de comemorações do Ano da França no Brasil.

De imediato, no térreo o visitante vai se surpreender com grandes obras fotográficas e seu sofisticado trabalho artístico, para em seguida descobrir os mapas e fazer suas múltiplas leituras Na célula Genesis é exibido um relato da história pessoal do artista.

Nos demais andares o público vai descobrir de diferentes maneiras as diversas leituras que a exposição enseja. As milhares de obras, entre pinturas, textos, fotos e vídeos, revelam as abordagens sociológica, antropológica e humanitária, que exemplificam o porquê do artista ter sido nomeado 'Artista pela Paz' pela Unesco.

Titouan tem uma preocupação com o conforto e a fluidez da exposição, por isso no projeto cenográfico criou um mobiliário especial e também áreas de descanso, com dois bares. Nesses locais, o artista convida o público a descontrair-se em conversas e encontros, acompanhados de um café ou mesmo de uma programação cultural que inclui apresentações musicais, poéticas e de dança.

Na loja instalada ao lado do 'Bar Niemeyer', no térreo, estarão à venda os suvenirs e produtos editorais do projeto, entre eles um DVD com 50 perfis, um catálogo em português de 386 páginas, além de dois livros, em francês, com quase mil páginas, onde reproduz as obras e depoimentos das mulheres.

`Mulheres do Planeta`, de Titouan Lamazou
Período expositivo: até 11 de julho de 2009
Local: Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3.
Horário: das 10:00 às 20:00hs
Patrocínio: Bradesco
Apoio: Unesco
www.titouanlamazou.com

Foto: Divulgação

MENSAGEM DA SEMANA

|


Mensagem nº 14 do livro Auto ajuda

LEIA: Salmos 34: 7 ao 10 - O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo. Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! Que todos os que se dedicam a Deus o temam, pois aqueles que o temem não têm falta de nada! Até os leões não têm comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do Senhor (NTLH).

Reflexão

Não temas, diz o Senhor. Pois embora ao derredor problemas tentem te afligir, o anjo de Deus estará 24 horas por dia ao teu redor, ministrando as bênçãos de Deus para tua vida. Saiba que o Senhor Se agrada daqueles que O temem e hoje, Ele te convida para uma experiência inesquecível. Venha provar por si mesmo (a) do que Ele reservou para você e veja que o Senhor tem preparado o melhor para tua vida.
O temor do Senhor é o princípio de toda a sabedoria e através Dele, virão as bênçãos que tanto necessitas.
Não se esqueça que o poder de Deus não conhece limites!

Com carinho,
Melissa

*Melissa é cantora gospel

ADRIANA CALCANHOTTO NA WEST SHOW

|


A WEST SHOW apresenta, pela primeira vez em Campo Grande, uma das maiores musas do cenário da MPB, de fama nacional e internacional: ADRIANA CALCANHOTO, TERÇA, 16 DE JUNHO, ÀS 23 horas em ponto. A WEST SHOW fica situada à Estrada do Monteiro, 111, em Campo Grande, RJ.

INGRESSOS ANTECIPADOS LIMITADOS:
R$ 15,00 (Preço único)
Abertura da casa - 20 horas - Estacionamento no local (R$ 10,00)
INFORMAÇÕES:
(21) 3303-8500
contato@westshow.com.br

GRAÇA MATOS... UMA DEPUTADA EM QUESTÃO

27 maio 2009 |


A Deputada Estadual Graça Matos, 58 anos, tem uma vida dedicada à política com muitos motivos de comemoração. Entre uma das parlamentares mais bem aceitas pela população, está em seu quinto mandato consecutivo e em todos com exímias quantidades de votos. Isso prova o talento e a garra dessa mulher que se dedica integralmente às causas do povo.
Entre sua história na política, ocupou inúmeros cargos no Legislativo. Atuou como Segunda Secretária da Mesa Diretora, foi membro em diversas Comissões Permanentes, teve passagem na liderança do PDT (partido do qual fez parte até 2001, quando se filiou ao PSB) e do Governo Garotinho, além de Vice-presidente da Assembléia Legislativa. No momento, desempenha seu trabalho também como Primeira Secretária da Alerj e está filiada ao PMDB.
Como prova de sua personalidade na carreira, seus projetos de lei têm coerência e utilidade para todas as camadas da sociedade. Responsável pela aprovação da Declaração dos Direitos do Idoso do Estado do Rio de Janeiro trouxe à tona a questão do respeito à Terceira Idade. Instituiu, ainda, o ensino para deficientes auditivos e mentais ou sensoriais na rede oficial de ensino. Numa batalha incansável, um de seus projetos alcançados, obriga as redes pública e privada de saúde a realizarem o teste imunológico para HIV no período pré-natal. Como se não bastasse, criou o Conselho Estadual de Guardas Municipais que ainda está em regulamentação, mas com grandes chances de se tornar realidade.
Sua atuação marcante nos debates que ocorrem no plenário da Assembléia e na Mesa Diretora, sempre evidencia os interesses da população, seja na educação, nas questões sociais ligadas à cidadania ou à cultura. Inclusive, hoje (dia 27 de maio), foi aprovada na Câmara mais um projeto de lei de sua autoria numa discussão única em tramitação ordinária do requerimento 361/2009, onde requer a realização de sessão solene extraordinária para entrega da Medalha Tiradentes e seu respectivo diploma ao cantor e compositor Jorge Ben Jor. Essa vitória é apenas um somatório às conquistas desta parlamentar-guerreira.
Graça, Deputada como você tem sempre espaço em nossa “Cultura Viva”!

Foto: Internet

PALESTRA DE MÚSICA PARA CINEMA COM ANTÔNIO PINTO EM SAO PAULO

26 maio 2009 |


A Escola São Paulo vai receber em junho o renomado compositor de trilhas para cinema Antônio Pinto, cujo trabalho pode ser apreciado em filmes nacionais como Central do Brasil e americanos como Senhor da Guerra. A palestra, com três horas de duração, faz parte do curso de 1 ano de Cinema mas é aberta ao público em geral. Antônio irá analisar trechos de filmes importantes e amostras de sua própria obra para discorrer sobre a música e sua relação com a sétima arte.
Onde: Escola São Paulo / Rua Augusta, 2239 – Metrô Consolação
Tel: 11 3060-3636
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta [das 09 às 20h] e Sábados [das 10 às 19h]
Contato: Paula Martins

divulgar@escolasaopaulo.org / 11 3060 – 3636
www.escolasaopaulo.org

Música para Cinema com Antônio Pinto

16 de Junho (3ª Feira)
19h às 22h
1 aula | 3 horas
R$ 250,00 em até 2 parcelas
Palestra com renomado compositor brasileiro de trilhas para cinema, na qual se analisará trechos de importantes filmes do cinema mundial pelo viés da música, além de fragmentos de seu próprio trabalho.
Antônio Pinto
Antônio Pinto fez as trilhas de filmes nacionais como Central do Brasil e Cidade de Deus, além de filmes americanos como Senhor da Guerra (com Nicolas Cage) e Perfect Stranger (com Bruce Willis e Halle Berry).

Foto: Divulgação

CARMÉLIA ALVES NA SALA FUNARTE

|


Por Lino Corrêa

Será muito bom ter sua presença no show de uma das maiores cantoras que marcaram a real história da nossa MPB, no próximo dia 29 de maio, no Rio de Janeiro. A Sala Funarte receberá a Rainha do Baião, Carmélia Alves, – uma das cantoras que mais viajou pelo mundo inteiro divulgando nossa música, fazendo um sucesso inquestionável em especial na Europa – e fará um show com os convidados: Ademilde Fonseca (Rainha do Chorinho) e uma participação especial do cantor e ator Ismael de Angeli Costa.
O espetáculo começa às 19h e tem preço popular de R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, e idosos). Eu estarei provavelmente, abrindo o show e ter a sua presença na platéia será fundamental!

*Lino Corrêa é jornalista e ator

*Foto: Divulgação

***Na Foto em destaque, Ismael de Angeli Costa, Carmélia Alves e Lino Corrêa

FRANCISCO CUOCO CONFERE 'GARDEL'

|


Por Lino Corrêa

É com a mesma alegria de sempre que continuo dividindo especialmente com você, a alegria do sucesso do nosso espetáculo "Gardel, O Musical de Tangos", no Teatro Ipanema (RJ), todos os sábados, às 19h. E no dia 23 de maio, já na terceira semana de apresentação, o Teatro esteve mais uma vez lotado e o público ovacionava os atores, cantores, bailarinos, a impecável direção de Paulo Afonso de Lima e a produção de Vera Pinheiro. Entre os jornalistas, como Ricardo Rubim, esteve também na platéia o nosso grande Francisco Cuoco, que após o espetáculo foi abraçar o elenco.

*Lino Corrêa é ator, jornalista e também está no elenco de "Gardel, o Musical de Tangos". Na foto em destaque, Ismael de Angeli Costa, Francisco Cuoco e Lino Corrêa

*Foto: Divulgação

VERÔNICA SABINO E ZECA BALEIRO EM SÃO PAULO

25 maio 2009 |

JOSÉ ARAÚJO LANÇA LIVRO EM SÃO PAULO

23 maio 2009 |


SCORTECCI EDITORA, LIVRARIA ASABEÇA E JOSÉ ARAÚJO

CONVIDAM PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO ENIGMAS DO AMOR,UMA ANTOLOGIA SCORTECCI DE POESIAS, CONTOS E CRÔNICAS PARA OS CORAÇÕES APAIXONADOS

DATA: 09 DE JUNHO DE 2009, TERÇA-FEIRA

HORÁRIO: DAS 18h30 às 21h00

LOCAL: LIVRARIA ASABEÇA

RUA DEPUTADO LACERDA FRANCO, Nº 187 - PINHEIROS - SÃO PAULO - SP.

Bayard Tonelli lança livro no Rio

|

A PROFISSÃO DO AMOR

|


Interessante a visão do amor que tem o adolescente Lucas de Almeida Abrahão, de 13 anos apenas e estudante da 8ª Série do Ensino Médio, no Rio de Janeiro. Com tão pouca experiência de vida, o garoto já publicou seu primeiro romance com título “Doug”. Um livro de 20 páginas que fala sobre o reencontro de um casal de amigos de faculdade dez anos depois. Sarah, médica; Doug, escritor. A doutora, devido à sua árdua profissão, passa muito tempo fora de casa; o literato, é mais caseiro, tem uma contemplação maior da passagem do cotidiano. Duas realidades antagônicas que leva a um casamento e traz um filho como fruto.
No passo-a-passo da obra, que gesto magnífico do menino-autor ao conduzir os diálogos e o encaixe das situações no desenrolar da história! Boa grafia. Imaginação puramente romântica, certeira, de acordo com uma vivência comum. Lemos o livro e parece que assistimos a um filme americano. O amor fala através das palavras selecionadas nos atos expressos. Até mesmo no momento de relatar o início de uma relação sexual, Lucas teve precaução, conseguiu tornar o texto leve, não agrediu ninguém. O romantismo falou mais alto. Afinal, quem nunca sentiu o gosto do amor e do desejo? Isso faz parte da matéria humana, não tem jeito!
Ao folhear a obra, analisamos qual seria “a profissão do amor”. Existiria? Qual seria? Haveria uma profissão que se encaixasse perfeitamente ao amor e juntasse pessoas através dos vínculos estabelecidos em locais de trabalho, escola ou qualquer outro ambiente social? Na verdade, o amor não escolhe, já adverte o velho ditado, “o coração é cego”. Portanto, não importa a profissão da pessoa amada; a significância está na maneira como ela irá conduzir o romance. Suas intenções provadas por meio das atitudes é justamente o que junta os pares ou dilacera os sentimentos. Por fim, chegamos a uma conclusão ou apenas a uma hipótese: a real profissão do amor é... Simplesmente amar, independente das profissões e dos defeitos de cada um. Somos todos humanos sujeitos aos mesmos equívocos.
Parabéns, Lucas, pelo célebre trabalho apresentado ao público! Que Deus conserve em você essa ótica sensível do amor por toda sua vida! O mundo precisa disso.

VERÔNICA SABINO FAZ SHOW EMOCIONANTE

21 maio 2009 |


Mais uma vez, a cantora Verônica Sabino provou que nasceu para a música e o palco. Ontem (dia 20 de maio), a artista fez um show de lançamento do DVD e CD “Que nega é essa”, seu mais recente trabalho no mercado, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico (RJ), às 21h. Com o teatro lotado, Verônica, sempre sorridente e simpática, recebeu a seu público com muito carinho. Cerca de sete anos sem gravar, a artista retoma carreira como se não estivesse em “pause”. Brilho no olhar, elegância, charme, mais romântica do que nunca, fez um espetáculo de, aproximadamente, uma hora e meia, com o público de pé, no final do show, suplicando seu retorno ao palco.
Com ela, estavam os quatro músicos de sua banda e que participaram da gravação do álbum, além da participação especial dos cantores Leoni e Rodrigo Maranhão.
Verônica surpreendeu a platéia em cada música apresentada, que prezava pela atualidade com sons e efeitos modernos, preservando ainda o acordeão e o pandeiro. Música pop, samba e todo o talento da moça era liberado do palco para o público. Sua voz mantém uma clareza ímpar e segurou a audiência até o fim do evento.
O samba “Que nega é essa” abriu e fechou o show, mas um dos pontos mais altos foi a canção “Rewind”, que integra o álbum. Também relembrou seus antigos sucessos, como “Agora”, “Tudo o que se quer” e “Todo o sentimento”, entre outros.
Emocionada, na penúltima música, ela pára e diz, andando de um lado a outro do palco, olhando para o teto sobre os últimos assentos da arquibancada, procurando ver algo: “Existe um ponto aqui do palco em que a gente consegue ver o Cristo Redentor, mas eu não estou conseguindo encontrá-lo. Vou continuar procurando nem que a gente fique a noite toda aqui” – ela e a platéia riram, suavemente –. “O show terminando, o Cristo Redentor ali abençoando a gente (porque realmente tem uma visão do palco para Cristo), vocês todos aqui, meus amigos me acompanhando nesse show, só tenho a agradecer!”, concluiu. Os espectadores deram uma salva de palmas à cantora.
Humilde e atenciosa com seus admiradores, Verônica cumprimentou a todos em seu camarim.
Essa “nega” é realmente “demais”!

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares
***Na foto em destaque, Verônica Sabino e Edson Soares no camarim

ROSAMARIA MURTINHO PRESTIGIA VERÔNICA SABINO

|


A atriz Rosamaria Murtinho também compareceu ao show de lançamento do DVD e CD “Que nega é essa” de Verônica Sabino ontem, no Teatro Tom Jobim (RJ). A artista assistiu todo o espetáculo acompanhada de amigas, inclusive da própria mãe de Verônica.

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares
***Na foto em destaque, Edson Soares e Rosamaria Murtinho em frente ao Teatro Tom Jobim (RJ)

Fotos e cartazes de Espanha em exposição no Museu Histórico Nacional

|

No ano que marca as sete décadas do final da Guerra Civil Espanhola, o Museu Histórico Nacional abriga de 04 de junho a 02 de agosto duas importantes e inéditas exposições: “Pierre Verger - Andalucía, 1935” e “Cartazes da Guerra – 1936 – 1939”.

A exposição de fotografias de Pierre Verger integra, ainda, o FotoRio 2009 e o Museu Histórico Nacional acolhe o seminário “Fotografia e História”, de 2 a 4 de junho, das 10h às 12h. Com curadoria de Ana Maria Mauad, o seminário inclui três mesas redondas, com os temas “Guerra do Paraguai” (dia 02), “Grandes Expedições Científicas” (dia 03) e “Pierre Verger, um olhar nômade na Espanha de 1935" (dia 04), com Jesús Cañete Ochoa, um dos curadores da exposição, e Silvana Louzada, fotógrafa e doutora em comunicação, com mediação de Milton Guran, curador do FotoRio 2009.

Ambas as exposições serão abertas ao público no dia 4 de junho, às 12h30m.

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Próximo à Praça XV
www.museuhistoriconacional.com.br
mhn02@visualnet.com.br
Telefone: 21-25509220
Agendamento de grupos escolares: tel 21-25509260/1

Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

'SINTONIA' RECEBE O DOCUMENTARISTA AURÉLIO MICHILES

|

O amazonense Aurélio Michiles faz parte do primeiro time de documentaristas brasileiros e lançou há pouco em DVD o longa-metragem "O cineasta da selva – Silvino Santos" premiado no Festival de Brasília em 1997. Ele mora em São Paulo onde realizou diversos trabalhos na TV (entre os quais o cultuado "Que viva Glauber") em que quase sempre desenvolve temas ligados à região de origem. No SINTONIA da próxima segunda-feira, 25 de maIO, ele fala sobre Silvino, um pioneiro do cinema brasileiro que estudou a técnica cinematográfica nos estúdios Lumière na Paris no início do sec.XX; comenta a visão exótica da Amazônia pelos cineastas estrangeiros; fala do oficio de documentarista e dos próximos projetos.
SINTONIA é apresentado pelo jornalista Inimá Simões e vai ao ar todas as segundas-feiras às 22h30 pela TV Câmara
Reapresentações:
Sexta as 08H30 e 13H30
Domingo as 00H30 e 17H30
A TV Câmara pode ser acessada na NET, Sky NET, TECSAT, DIREC TV, e mais 169 operadoras locais de TV a cabo. E ainda por UHF canal 27 no Distrito Federal.

I Seminário de Educação em Rio Bonito se aproxima

|

A equipe organizadora informa:

*Objetivos:
Dentre alguns, destaco dois: 1) Comemorar o aniversário de criação do Colégio Municipal, que completará em Junho 30 anos. 2) engrandecer as atividades educacionais, culturais e colaborar com o aperfeiçoamento da prática pedagógica trazendo para dentro do Colégio uma discussão acadêmica sobre a educação escolar.

*Quem participa (Convidados) e datas, hora e local:
O I Seminário de Educação acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho/2009 no Colégio Municipal e, terá atividades como conferências, mesas-redondas, atividades culturais, oficinas etc, os palestrantes estão assim distribuídos:

*Programação:

Dia - 18/06

10 h - Conferência de abertura: Prof. Dr. Luiz Reznik (UERJ) – tema: A importância da História Local e a Educação

11 h - 1ª Mesa-redonda: A importância da educação escolar: pensando a educação básica

Profª. Drª. Lúcia Velloso Maurício (UERJ)

Profª. Drª Jacqueline Moraes (UERJ)

Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse (USP)


14 h - Exibição e coordenação de debate sobre o filme: O Sanduíche de Jorge Furtado

Profª. Drª. Ilana Santiago (PUC-RIO)


15 h - 2ª Mesa-redonda: Cuidados com o livro didático e com a prática pedagógica

Profª. Drª. Helenice Rocha (UERJ e Colégio Pedro II)

Prof. Dr. Marcelo Magalhães (UERJ)

Profª. Drª. Edméa Oliveira dos Santos (UERJ)



Dia 19/06


10 h - Conferência: Profª. Drª. Nora Rut Krawczyk (UNICAMP) - TEMA: Gestão e políticas públicas. Análise das políticas educacionais em gestão escolar.


11 h - 3ª Mesa-redonda: Não se faz educação sem investimento público

Prof. Dr. Nicholas Davies (UFF).

Prof. Dr. Jorge Nassin Vieira Najjar (UFF)

Profª. Drª. Maria Celi Chaves Vasconcelos – (Universidade Católica de Petrópolis UCP)


15 h - 4ª Mesa-redonda: Tecnologias no ensino

Profª. Drª. Lígia Silva Leite (UNIGRANRIO e UERJ)

Prof. Dr. Eucídio Pimenta Arruda (Universidade Federal de Uberlândia UFU - MG)

Profª Drª. Wânia Clemente de Castro (UERJ)


Dia 20/06

11 h - 5ª Mesa-redonda: Brasil: “o país dos excluídos?”

Profª. Drª. Maria Elena Viana Souza (Unirio).

Profª. Drª. Mônica Pereira dos Santos (UFRJ)

Profª. Drª. Denise Barata (UERJ).


13 h - Conferência: Profª. Drª. Maria Teresa Eglér Mantoan (UNICAMP). TEMA: Formação de Professores: para uma escola aberta às diferenças


15 h - 6ª Mesa-redonda: Teoria, prática e afetividade

Profª. Drª. Maria Teresa G. Tavares (UERJ).

Profª. Drª. Maria Lúcia Fortuna (UERJ)

Prof. Dr. Jorge Antonio Rangel (UERJ)


3° - Os interessados que quiserem participar apresentando projetos e propostas, como devem proceder (dar os contatos - telefones, e-mail, etc.)

Infelizmente o prazo para inscrição de proposta para apresentação de trabalhos já passou (último dia foi 08/05).

4° - Se vai ser aberto ao público e como à comunidade pode assistir as palestras.

As atividades do I Seminário de Educação do Colégio Municipal estão abertas a todas as pessoas interessadas em discutir e, aprender mais sobre a educação escolar.

Para tanto, basta fazer buscar informações sobre a inscrição na Secretaria do Colégio ou solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: cmriobonito@bol.com.br. IMPORTANTE: as vagas são limitadas.

Istituto Italiano di Cultura organiza recital beneficente

|

O evento será em prol das vítimas do terremoto de Abruzzo/Itália e traz a pianista Eny da Rocha. No programa obras de Beethoven, Liszt, Chopin, Nepomuceno, Ernesto Nazareth e Villa Lobos.

Eny da Rocha
Uma das maiores pianistas brasileiras de renome internacional, natural da Cidade de São Paulo, Eny da Rocha diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com a Profa. Maria de Freitas, realizou curso de aperfeiçoamento com o Maestro Souza Lima, licenciatura pela École Marguerite Long, sua mestra em Paris, diploma da Academia de Música de Viena, com o Prof. Hans Graf, cursos com o Prof. Bruno Seidlhofer, em Viena e no Mozarteum de Salzburg, entre outros.
É detentora de inúmeros prêmios em Concursos de Piano Nacionais e Internacionais, medalhas de mérito, comendas, troféus e títulos, entre eles o de Artista da Steinway (EUA). Pertence a Academia Paulista de Música, como “Acadêmico Fundador”, ocupando a cadeira 18, tendo como patrono o nome significativo de João de Souza Lima.
Organizou diversos Concursos Nacionais de Piano, tendo presidido juris em várias oportunidades. Apresentou-se em recitais e como solista de orquestra no Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Alemanha, Áustria, República Tcheca e Inglaterra.
Pertence ao Soroptimist International of the Americas, tendo sido Presidente da Soroptimista Internacional de São Paulo.
Gravou no Brasil e no exterior, sendo seu último CD, “Alma Brasileira”, produzido e gravado nos EUA
Eny da Rocha comemorou em 2003, o Jubileu de Ouro de sua carreira artística.

Dia: 05 de junho
Horário: 20h30
Local: Auditório CIEE- Centro Integração Empresa-Escola
Endereço: Rua Tabapoã, 455 - Itaím
Ingressos : R$ 40,00 - também estarão à venda no dia 05 de junho, à partir das 18h30, no CIEE (*Ingressos poderão ser adquiridos no Istituto Italiano di Cultura, até dia 28 de maio, das 15h às 17 hs, na Av. Higienópolis, 436- fone 3660.8888.
R$ 40,00)
Capacidade: 450 lugares
Duração: 1h15

ADEMILDE FONSECA VISITA 'GARDEL'

|


No último sábado (dia 16 de maio), “Gardel, O musical de Tangos” superlotou o Teatro Ipanema (RJ), em sua segunda apresentação de uma temporada que vai até 27 de agosto. A produção dispôs cadeiras extras, em cima da hora e, como se tratava de muita gente para um local com apenas 260 lugares, diversas pessoas voltaram para casa devido ao esgotamento dos ingressos.
Na platéia, entre outras personalidades, a Rainha do Chorinho, Ademilde Fonseca, acompanhada por sua filha e também cantora Eimar Fonseca. E, segundo o ator Lino Corrêa (na foto em destaque com as cantoras, o cantor Ismael Costa e o ator Ronaldo Dal Bianco), as duas “encheram o elenco de elogios”, com destaque para os atores Ronaldo Dal Bianco (que interpreta “Gardel”), Lino Corrêa (que vive o “Nini” e também emociona o público no solo “Balada Para Un Loco” ao lado da cantora Carmem Pompeo), e Ismael Costa (que encanta o público com o personagem Alfredo Le Pera).
Sem dúvidas, vale a pena conferir!

Carlos Gardel - O Musical de Tangos
Direção Geral: Paulo Afonso de Lima
Produção: Vera Pinheiro
Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema. Tel: (21) 2523-9794
Ingresso: R$ 50,00 (inteira) | meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos
Vendas: www.ingresso.com.br ou na bilheteria do teatro
Duração do espetáculo: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 260 lugares

Foto: Divulgação

VERÔNICA SABINO FAZ SHOW DE LANÇAMENTO DE SEU NOVO ÁLBUM

19 maio 2009 |

LÁ VEM ELE!

18 maio 2009 |


Lá vem ele!
Bonitinho, engomadinho, pinta de bacana
Por onde passa deixa um rastro
De serenidade
Dá impressão que, se pisarmos suas pegadas,
Ganharemos um pouquinho do seu brilho
Seu rosto reflete uma luz que não se consegue discernir facilmente
Contudo, o garoto é transparente

Lá vem ele!
Com suas idéias mirabolantes
Sorriso simples, mas sincero
Olhar carente, reluzente
Que conquista, atrai, seduz aos mais sensíveis
Sua forma de falar expressa verdade
Se ele mentir, todo mundo percebe
O mais interessante é que não faz acepção, a todos recebe

Lá vem ele!
Quando pensam que já foi
Aparece com uma nova façanha
Jeito empreendedor, criativo, sempre idealizando
Seus sonhos puros e simples como os de um menino
Vão se realizando aos poucos
Não precisa ter pressa
Assim como venceu as outras intempéries também vence mais essa

Lá vem ele!
Conserva no coração uma mensagem de conforto
Todos que se achegam necessitados saem com esperança
Parece que acende a luz
Faz brotar alguma coisa do nada
Multiplica o impossível por acreditar
Em Deus, em Seu propósito e meta
Esse ser jamais será destruído por qualquer seta

***Esse poema é uma homenagem a todos que batalham pelos seus sonhos e, mesmo que encontrem dificuldades, não se rendem

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares

A vida dos emigrantes italianos em exposição

|


Istituto Italiano di Cultura promove

A viagem das palavras: cartas, diários e testemunhos escritos dos emigrantes italianos

Exposição retrata aspectos da vida dos emigrantes italianos

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Consulado Geral da Itália e o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, exibe, de 22 de maio a 28 de junho, a exposição “A viagem das palavras: cartas, diários e testemunhos escritos dos emigrantes italianos”. A abertura da mostra contará com a participação do professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo Federico Croci e com a apresentação do livro “All´ombra di un sogno", sobre os emigrantes da Região Marche (Italia) no Brasil, da jornalista Paola Cecchini.

A exposição inclui painéis temáticos confeccionados com as reproduções das cartas, documentos autográficos, fotos e diários que os italianos enviavam aos seus familiares. Os documentos descrevem os sonhos, esperanças e motivações que levaram milhões de pessoas a atravessar o oceano em busca de novas conquistas. A visão pessoal de cada testemunho, a narrativa dos pequenos eventos de cada dia e o tom emotivo das cartas leva o visitante a repensar a importância de se ter uma origem.

A mostra tem curadoria do Archivio Ligure della Scrittura Popolare (A. L. S.P.), criado em 1986 junto ao Departamento de História Moderna e Contemporânea da Universidade de Genova. Atualmente o A.L.S.P. conserva um patrimônio de mais de 20 mil documentos, muitos dos quais reproduzidos eletronicamente. Trata-se de dezenas de diários, memórias, autobiografias,cadernos e, principalmente, milhares de cartas que restituem os efeitos desestabilizantes e os impulsos de transformação cultural gerados com as migrações e as guerras.

O evento contará com a colaboração do CISEI - Centro Internazionale di Studi sull’ migrazione Italiana de Genova; do LEER/USP - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade Racismo e Discriminação do Departemento de História/USP; e da Área de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas/USP.

Sobre o Memorial

O Memorial do Imigrante, membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO e IOM (International Organization for Migration), é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração em São Paulo nos últimos 120 anos. Instituição museológica subordinada à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o Memorial está sediado no local em que a história por ele preservada também ali foi construída: a Hospedaria de Imigrantes. Localizada entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca, ela começou a ser construída em 1886. É um complexo de prédios que eram destinados a abrigar os recém–chegados de diversos países nos seus primeiros dias em São Paulo.

De 22/05 a 28/06
Abertura: 22/05 às 18hs (para convidados)
Local
Memorial do Imigrante – Rua Visconde de Parnaíba,1316 (próximo a estação
Bresser do Metrô)
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.

Informações ao público: (11) 2692.7804 e 2692.2497
Ingressos: R$ 4,00 (Quatro Reais)
R$ 2,00 (Dois Reais), para estudantes dos ensinos fundamental, médio e
superior
Entrada gratuita para menores de 7 (sete) anos e adultos com mais de 60
(sessenta) anos.

Foto: Divulgação

MENSAGEM DA SEMANA

|


Mensagem nº13 do livro "Auto ajuda"

LEIA: Jó 8: 5 ao 7- Agora volte para Deus e ore ao Todo-Poderoso.
Se você é mesmo puro e honesto, Deus virá logo ajudá-lo e lhe dará de novo o lar que você merece. A riqueza que você perdeu não será nada comparada com o que Deus lhe dará depois (NTLH).

Reflexão

Aqui vemos um homem segundo a Palavra, reto, temente a Deus e que se desviava do mal: Assim era Jó.
Às vezes, não entendemos por que lutas nos sobrevêm. Não entendemos o motivo das afrontas e por isso, algumas pessoas se revoltam até mesmo contra Deus, mas outras falam como Jó: “Deus deu, Deus tomou, pois tudo é Dele”. O que o Senhor espera de nós em situações como esta?
O que os nossos inimigos querem nessas horas é que coloquemos em dúvida a nossa comunhão com Deus e que conseqüentemente pensemos que bênção material é sinal de bênção divina.
Depois que uma grande tempestade passou pela vida de Jó arrasando todos os seus bens, sua família e sua saúde, a única coisa que permaneceu de pé foi a sua fé e sua confiança no Senhor. E então, suas bênçãos foram dobradas, provando assim que Deus trabalha na contra-mão do mundo.

Com carinho,
Melissa

*Melissa é cantora gospel

Foto: Internet

ACAMPAMENTO DO ROCK ENCERRA TEMPORADA NO TEATRO VANUCCI

17 maio 2009 |


A garotada se divertiu a balde com a temporada do espetáculo “Acampamento do Rock”, no Teatro Vanucci (RJ), desde fevereiro. Ontem, na penúltima apresentação, a platéia estava repleta de crianças, adolescentes e jovens, acompanhados dos pais, que assistiram inúmeros musicais apresentados por dez atores adolescentes, no elenco. Muito bem afinados, meninas e meninas esbanjaram talento em cada número, seja na voz, nas coreografias, nos figurinos e na interpretação. Entre eles, também integra o elenco o jovem ator Emerson Santos, filho da atriz e escritora Daura Pacheco (na foto em destaque com sua mãe e Edson Soares).
O trabalho da moçada é de primeira e merece ser levado às escolas.
Para quem ainda não assistiu, tem a chance de recuperar o tempo perdido e conferir hoje a última apresentação, às 16h. O Tetrato Vanucci fica na Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 371, Gávea, RJ., no Shopping da Gávea.
Mais informações, ligue: (21) 2239-8545.

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares

ANDRÉ SANT'ANNA LANÇA 'INVERDADES'

15 maio 2009 |


O escritor André Sant'Anna lança o livro "Inverdades" semana que vem no Rio de Janeiro e São Paulo. Confira o convite acima.

QUEM INDICA O QUÊ - TÂNIA MARA

|


QUEM? Tânia Mara.
OCUPAÇÃO: Cantora.
INDICA O QUÊ? O livro “Revolucione sua Qualidade de Vida”, do autor Augusto Cury.
SUA OPINIÃO: Aprendi muito com este livro, principalmente a ter um
equilíbrio das minhas emoções e o conhecimento da minha essência e do próximo. Recomendo a todos que estão em busca de crescimento pessoal e domínio de si mesmo.

Foto: Internet

Impossível de Esquecer

|


Amigo é muito mais
Do que alguém pra conversar
Alguém pra abraçar.

Amigo é uma benção
Que vem do coração de Deus
Pra gente cuidar.

É assim que você é pra mim
Como uma pérola
Que eu mergulhei pra encontrar
É assim que você é pra mim
Um tesouro que pra sempre eu vou guardar.

Amiga, eu nunca vou desistir de você
E pela a tua vida eu vou interceder
Mesmo que eu esteja longe
Meu amor vai te encontrar
Porque você é impossível de esquecer.

Eu acredito em você
Eu acredito nos sonhos
De Deus pra tua vida, amiga
Eu oro por você
Porque a tua vitória também é minha.

*Artista: Fernanda Brum e Eyshila
*Composição: Eyshila

Foto: Internet

QUEM INDICA O QUÊ - RAUL GIL

|


QUEM? Raul Gil.
OCUPAÇÃO: Apresentador do “Programa Raul Gil”, da Rede Record.
INDICA O QUÊ: O livro “Samuel Klein e Casas Bahia - Uma Trajetória de Sucesso”, do autor Elias Award.
SUA OPINIÃO: É a história de um empresário de sucesso, que superou muitos obstáculos e acredita no povo brasileiro.

Foto: internet

Amanhece um novo dia

|


Um grande mistério envolve a cidade
Os bons e os maus
de todos os credos
Tão cheios de dedos,
Tão cheios de medo
Para encarar a verdade,
da Revelação

Sentimentos contidos
Tesouros perdidos
Tudo tão bem guardado
pra não ser encontrado
As terras e as águas cobrindo suas mágoas
E atrás de tudo a verdade
da transformação

Outro engano, ledo engano
Não há tanto no oceano
Não há pedra, nem rochedo
Pra cobrir tanto segredo

Uma hora, tudo aflora
Vem á tona e revela
Que por mais que se esconda o amor
O olhar denuncia
Por mais que se impeça a luz
Amanhece um outro dia
Amanhece um outro dia

Sentimentos contidos
Tesouros perdidos
Tudo tão bem guardado
pra não ser encontrado
As terras e as águas cobrindo suas mágoas
E atrás de tudo a verdade
da Revelação

Outro engano, ledo engano
Não há tanto no oceano
Não há pedra, nem rochedo
Pra cobrir tanto segredo

*Artista: Sá, Rodrix e Guarabyra
*Esta música é tema de abertura da novela "Revelação", exibida pelo SBT

Foto: Internet

QUEM INDICA O QUÊ - MELISSA

|


QUEM? Melissa.
OCUPAÇÃO: Cantora gospel.
INDICA O QUÊ: O livro “Palavras que curam – um coração na direção certa”, de minha própria autoria.
SUA OPINIÃO: Foram muitas as palavras que recebi do Senhor e guardei em meu coração. Foram palavras que me edificaram em momentos difíceis pelos quais passei. Receba, neste momento, a cura de que tanto você precisa através destas palavras. Receba a força para mudar de direção e sinta a alegria de estar a salvo nos braços do Pai.

Foto: Internet

ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO CAFÉ E O CORAÇÃO

|


Por JOSE LELIS GUIMARÃES
UPCC – INCOR)

A importância da boa alimentação e repouso, já era recomendada por Hipócrates ( o pai da medicina ) há mais de 2.500 anos. Atualmente, sabe-se que seis das principais causas mundiais de morbidade e mortalidade possuem relação com a alimentação: desnutrição, infarto do miocárdio, neoplasias, acidente vascular cerebral, diabetes e obesidade.
As alimentos mais importantes na dieta do ser humano, são os cereais(trigo, arroz, milho e centeio), carne vermelha ( vaca, porco e ovelha), aves ( galinha, peru e pato), hortaliças, frutas, leite e seus derivados, cana de açúcar, beterraba e café.
Muitas são as informações sobre a relação do café com a saúde. A começar por sua ação estimulante da secreção ácida e de pepsina no estômago, o que leva à contra indicação do seu consumo por portadores de úlcera ou gastrite em atividade.A crença antiga de que o café poderia ser um produto cancerígeno, hoje é refutada por criteriosas pesquisas. Descobertas recentes mostram que tomar café todos os dias pode prevenir o aparecimento do diabetes melito (DM) tipo2 e diminuir o risco de cáculos de vesícula.
Seus efeitos no SNC (sistema nervoso central) em especial no combate à depressão, são motivadores, não havendo comprovação do aumento da morbimortalidade por AVC com o seu uso.foi observado por Klatisky et.col. que o uso de café e chá, leva à proteção contra eventos cardiovasculares.
Ficou confirmado o aumento da mortalidade por DCV em homens devido uso associado com tabagismo e colesterol elevado.Esses efeitos foram atribuídos à cafeína, mas trabalhos mostram que mesmo em uso de café descafeinado, as conseqüências são as mesmas.
A maneira como é torrado e seu preparo, influenciam no ser humano, pois existem substâncias como os ácidos clorogênicos e os compostos quinídeos que atuam no SNC, com relevantes funções biológicas. É o caso do café turco ou grego ( o pó é fervido a 100º mas não é filtrado antes de ser bebido) tem relação com aumento de infarto do miocárdio. Mas se o café é filtrado em filtro de papel após sua fervura, não há nenhuma relação com problemas do coração ou infarto do miocádio.

Visite o site: www.cafeesaude.com.br

*JOSE LELIS GUIMARÃES é CARDIOLOGISTA E GERIATRA

*Foto: Arquivo pessoal de José Lélis Guimarães

ALCIONE CONVOCA POPULAÇÃO PARA 'S.O.S NORDESTE'

14 maio 2009 |


Embora ache que boas ações são para serem praticadas discretamente e não sob os holofotes da mídia e em benefício próprio, a cantora Alcione sabe que, em alguns casos, só mesmo apelando para os meios de comunicação. Por isso, a Marrom, que está fazendo o projeto "Alcione Convida", por clubes e ginásios do RJ, arregaça as mangas para convocar a população no auxílio aos conterrâneos nordestinos, especialmente, aos seus irmãos maranhenses. Na empreitada humanitária, a artista conseguiu adesões importantíssimas de pessoas como Albano Parente, dono da rede de ensino Santa Mônica, e de Lozia Filip, da Filip Shoes.

Segundo Alcione, "a empresária fez uma farta doação de fraldas, toalhas, lençóis e o professor Albano (que conta com um grupo de voluntários entre os alunos) colocou toda a rede Santa Mônica à disposição para recebimento de roupas, agasalhos, alimentos não-perecíveis, etc...". A cantora tb já conseguiu transporte adequado, um avião Búfalo, para levar as toneladas de doações que pretende angariar até o próximo dia 23, quando estará no Maranhão para acompanhar o processo de distribuição.

"Não estou vindo a público para criticar a ausência de uma campanha tipo SOS para os nordestinos. Quero, isso sim, que o povo brasileiro não esqueça de socorrer nossos irmãos que já sofreram tanto com as secas (e ainda sofrem) e que agora estão perdendo vidas e lares por conta da devastação causada pelas águas. Como brasileira e nordestina, não posso deixar de vir a público fazer este apelo. Quem puder doar algum alimento não-perecível, roupas ou agasalhos, já tem mais um local que está credenciado a receber sua doação: a rede Santa Mônica de ensino".

Alguns shows do "Alcione Convida" foram suspensos por causa de sua dedicação à campanha, mas a intérprete estará, pelo projeto e com convidados especiais, nas seguintes datas e locais: dia 16, sábado, no Lélis Tenis Club, com o Grupo Molejo, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias; dia 29/5, no Bangu Atlétic Clube, com Alexandre Pires, em Bangu, e dia 31 de maio, com o cantor Belo, no Olaria FC.

Em junho, Alcione lançará um álbum apenas de inéditas: "Acesa" (faixa-título composta pela carioca Telma Tavares e pelo baiano Roque Ferreira).

Foto: Internet

'HUMOR' ESTRÉIA NO RIO DE JANEIRO

13 maio 2009 |

'Gardel – O Musical de Tangos' tem participação especial de Bob Cunha e Áurya Pires

11 maio 2009 |


Os campeões brasileiros de tango show Bob Cunha e Áurya Pires fazem uma participação especial no espetáculo “Gardel – O Musical de Tangos”, que estreou no dia 9 de maio, às 19h, no Teatro Ipanema. Os tangos são coreografados por Bob Cunha, que, além de se dedicar à dança há 23 anos, também possui experiência como ator e já participou de novelas, filmes e comerciais.
O espetáculo conta a vida e a carreira de Carlos Gardel, um dos mais famosos cantores de todos os tempos, que tornou o tango um gênero musical universal. O musical abrange desde sua chegada à Buenos Aires até seus últimos dias, com tangos e milongas, e personagens reais e fictícios.
Bob Cunha e Áurya Pires (na fota em destaque com o elenco de "Gardel"), que foram semifinalistas do IV Campeonato Mundial de Tango em 2006, logo após vencer o Campeonato Tango Rio 2006, fazem uma participação especial.
O musical está em cartaz todos os sábados até o dia 27 de agosto.
Confira!
R$ 50,00

Foto: Divulgação

'UM REI EM PAQUETÁ', MUSICAL INFANTIL

|


Quantas já contaram do Rei!

E quantas nós da Ilha de Paquetá ainda temos pra contar. Aqui D. João encontrou seu refúgio da Corte, dos protocolos e dos formalismos. Sua Ilha dos Amores. Um Rei cidadão em Paquetá, como todos nós, em sua residência não oficial.

E começou por acaso: ainda em 1808, numa de suas travessias pela Baía de Guanabara, o Rei e sua Galeota Real foram surpreendidos por uma tempestade tropical daquelas, e a salvação foi se abrigar nas calmas enseadas de Paquetá. Um primeiro encontro arrebatador, digno das grandes paixões. Daí ao Rei virar freguês foi fácil, rapidinho.

O Rei largava tudo lá na Corte e tocava o bonde pra Ilha, quer dizer, a galeota. Ficava discretinho na Casa da Rua dos Muros – que, claro, só depois ganhou o nome Solar Del Rei - nas ruas, de prosa com os paquetaenses e comemorando junto ao povo nas Festas de São Roque, o padroeiro do bairro. Até sua coroação ele celebrou por aqui. E D. João ainda teria curado uma úlcera crônica na perna com as águas milagrosas do Poço de São Roque. Muita fé e devoção.

Só que o Rei teve que partir. Levou e deixou saudades e doces lembranças. Mas Paquetá nunca mais perdeu sua majestade.

Um Rei em Paquetá, o novo musical infantil do Projeto Bem Me Quer Paquetá, mistura elementos históricos com o imaginário local, criando um mágico universo. Para compor a obra, convidamos João Guilherme Ripper e, para o libreto, a escritora Conceição Campos, orgulhosas parcerias neste espetáculo emocionante que nossas crianças e jovens abraçaram com carinho e obstinada dedicação.

UM ESPETÁCULO DO PROJETO BEM ME QUER PAQUETÁ

Bem Me Quer Paquetá é um projeto de capacitação artística e cultural por música, artes integradas e cidadania para centenas de crianças da Ilha de Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá.

Anualmente o projeto trabalha um tema relacionado à história e identidade cultural da Ilha. Diversos núcleos técnicos funcionam ao longo do ano e se articulam na montagem de um espetáculo.

Em 2006 / 2007 o tema foi Maestro Anacleto de Paquetá, baseado na vida e na obra desse importante compositor e regente paquetaense.

Em 2007 / 2008 o tema foi A Moreninha, baseado no romance de Joaquim Manuel de Macedo e a composição e libreto foram criados por Tim Rescala especialmente para o projeto.

Para 2008 / 2009 estamos abordando a passagem de D. João VI pela Ilha de Paquetá, sua importância para a história e identidade da Ilha e sua relação amorosa com Paquetá, seu refúgio bucólico e romântico.

Bem Me Quer Paquetá é um projeto que democratiza o acesso à cultura, capacita e gera oportunidades, promove o resgate e a preservação da memória, da identidade e da auto-estima da comunidade, estimula o turismo, beneficiando diretamente diversos prestadores de serviços locais, e promove a preservação do patrimônio cultural e natural de Paquetá.

O projeto tem diversas instituições parceiras, o apoio cultural da Barcas SA, dos Padrinhos Culturais e o patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Mais informações:
www.casadeartes.org www.bemmequerpaqueta.org

CARLOS GARDEL ESTÁ HOSPEDADO EM IPANEMA

10 maio 2009 |


Irreverência, luxo e romantismo marcaram a estréia do espetáculo “Carlos Gardel - O Musical de Tangos”, ontem no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. O público de fato marcou presença. A platéia lotada se divertiu a balde com as partes cômicas encenadas. Em cada ato onde se contava a história de vida do cantor de Tango Carlos Gardel, os atores se revelavam exímios profissionais com a pontualidade nas representações e sintonia entre si, algo de grande importância para um espetáculo com grande elenco, entre crianças, jovens e adultos.
Todo o texto foi apresentado em Espanhol, com algumas citações em Inglês. Mesmo assim, o espetáculo não ficou cansativo e alguns atores conduzem a história como apresentadores, o que facilita o entendimento do público. Com isso, Gardel ganha afeição dos desconhecidos de sua vivência e ainda adere fãs, mesmo já falecido. Isso se dá também porque o ator Ronaldo Dal Bianco, que interpreta o cantor, canta vários Tangos de Gardel.
Durante o espetáculo, no fundo do palco, um telão exibia fotos relacionadas e que trazia ao público mais informações sobre o artista.
Marcaram presença em quatro coreografias a dupla de bailarinos e coreógrafos Bob Cunha e Áurya Pires – um show à parte!
Além disso, o ator Lino Corrêa se destacou em várias cenas e ganhou a identificação do auditório junto com os colegas que dividia o palco consigo.
Para quem perdeu a estréia, vale lembrar que “Carlos Gardel - O Musical de Tangos” está em cartaz no Teatro Ipanema todos os sábados, às 19h, até o dia 27 de agosto. Confira!

Carlos Gardel - O Musical de Tangos
Direção Geral: Paulo Afonso de Lima
Produção: Vera Pinheiro
Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema. Tel: (21) 2523-9794
Ingresso: R$ 50,00 (inteira) - meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos
Vendas: www.ingresso.com.br ou na bilheteria do teatro
Duração do espetáculo: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 260 lugares

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares
***Na foto em destaque, Lino Corrêa, Ronaldo Dal Bianco (que interpreta "Carlos Gardel" no espetáculo) e Edson Soares em frente ao Teatro Ipanema (RJ)

'Maria La Vasca' por Julyane Bodini

|


A atriz Julyane Bodini, que interpreta a dona de um prostíbulo, “Maria La Vasca”, em “Carlos Gardel - O Musical de Tangos”, rouba a cena em cada ato. Sua desenvoltura e simpatia unida à espontaneidade da artista, garantiram um espetáculo leve e de fácil compreensão.

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares
***Na foto em destaque, Edson Soares com Julyane Bodini depois do espetáculo

Os deuses do Teatro se reúnem para assistir 'Gardel'

|


Por Lino Corrêa

Os deuses do Teatro nesse último sábado dia 09/05/09 estiveram aliados a estréia de "Gardel, O Musical De Tangos" no Teatro Ipanema que esteve lotado e recebeu o mais recente musical do Rio de Janeiro com muito entusiasmo. Estiveram presentes entre a platéia nomes que afagaram: o elenco, direção (Paulo Afonso de Lima) e produção (Vera Pinheiro) do espetáculo para essa temporada que está se iniciando, e promete ser triunfal, entre as pessoas famosas e da classe que estiveram presentes, destacaram-se: José Renato ( Fundador do Teatro De Arena de São Paulo), Sônia Silva junto com Antônio Midon que estão em cartaz no Teatro Vanucci com o espetáculo “Loucos Por Tango”, o ator e diretor Fernando Reski, a ex Big Brother Cida Moraes, o maestro Erivaldo Fraga, Cecília Salazar com uma história poderosa com bailarina da Globo, entre outros, e especialmente o público que aplaudiu de pé o elenco, e a primorosa direção, e efeitos multímidia do espetáculo.
Como ator e jornalista, eu, Lino Corrêa, que tive o presente de dividir o palco com a fantástica cantora Carmem Pompeo no solo "Balada Para Un Loco", segue embaixo um resumo da trajetória da Carmem Pompeo que após o solo com Lino Corrêa seduziu o público ecoava "Bravo...". Isso é o alimento tão fundamental para nosso crescente processo de criação como ator na trilha na arte.
Destacaram-se também a voz do jovem, e talentoso Ismael Costa que emociona ao cantar: Granada encarnando Alfredo Le Pera, um brasileiro do Bexiga que se torna um aliado, e parceiro de Carlos Gardel interpretado por Ronaldo Dal Bianco com uma entrega fantástica como protagonista ainda tiveram destaque: Lú Gondim(Como Josephine Baker), Julyane Bodini(Como Maria La Vasca), Alfredo Garcez(Como o Piloto, e Jorge Luís Borges), Altair Rodrigues(na pele de Juanito BomoBom), e claro a experiência, e o talento da veterana(Ângela Valério), enfim um espetáculo onde todo o elenco,mesmos em os atores que defendem pequenos papéis arrasam com talento e brilho.

SOBRE CARMEM POMPEO

Uma carioca que viveu uma boa parte de sua vida nos Estados Unidos e quanto retornou ao Brasil, já na adolescência, continuou seus estudos numa escola de origem também norte-americana, até a conclusão do seu Segundo Grau/High School. Formada pelo IBEU - TIC com complementação pedagógica junto à faculdade Notre Dame, no Rio de Janeiro. Lecionou inglês no IBEU e BRASAS.
Formada em Balé Clássico pela coreógrafa e mestra russa, Eugênia Feodorova, internacionalmente reconhecida. Apresentou-se em várias montagens profissionais através da Fundação Brasileira de Balé, dirigida e fundada também por Dona Eugênia.
Carmen descobriu que gostava de cantar quando ainda estava na escola participando do coral (Our Lady of Mercy School). Foi cantora de algumas bandas na adolescência.
Já casada e, mãe de duas filhas voltou a morar nos EUA quando o seu marido foi transferido para a matriz da sua empresa onde trabalhava. Durante esta sua estada aprendeu a ouvir a música de raiz conhecida como “country”, e começou a fazer suas próprias composições. Aproveitando-se deste seu talento e habilidade escreveu versões do Inglês /Português e vice-versa, incluindo sucessos como Nuvem de Lágrimas de Paulo deBettio e Paulinho Nogueira, com o título de Lonely Tear.
Participou de inúmeras bandas nesse estilo no Rio de Janeiro, na festa do Peão de Boiadeiro em Barretos e Uberaba, Minas Gerais. Aderiu ao “New Country” com repertório de Shania Twain, Garth Brooks, Trisha Yearwood e Mary Chapin Carpenter inclusive montando sua própria banda em São Paulo.
Como qualquer artista procura expressar-se em várias áreas e, fez cursos de teatro, sapateado, outras formas de dança e oficinas para musicais onde pode juntar todo este seu conhecimento. Estudou canto com Vera Canto e Mello, Victor Prochet, Hilton Prado e Mirna Rubin. Trabalhou em montagens com Cininha de Paula em A Menina e o Vento, de Maria Clara Machado, Roque Santeiro, o Musical, de Dias Gomes com direção de Bibi Ferreira, e vários musicais com texto e direção de Paulo Afonso de Lima como Evita Perón, Cassino da Urca, Judy Garland, o Musical, Sabor a Mi, Times Square, Gardel, Tango Cabaret, e Dio Come Ti Amo. Trabalhou também em Tango de Paulo Afonso de Lima e direção de Ângela Valério. Com texto e direção de Cláudio Magnavita, participou em Caminito El Tango Que Me Quieras e Bataclã Brasil, com texto e direção de Carlos Leça.
O maior desafio de Carmen tem sido o de conciliar sua carreira de mãe e de esposa com a de artista num país aonde a cultura é ainda considerada uma atividade pouco prestigiada. Como sargitariana guerreira que é continua acreditando que o talento que Deus lhe deu deve ser alimentado com o mesmo amor e dedicação de sempre.

Foto: Divulgação
***Na foto em destaque, Lino Corrêa e Carmem Pompeo nos bastidores do espetáculo

Fhernanda Fernandes faz show no Centro Cultural Carioca para celebrar aniversário

|


Quem vem acompanhando a trajetória de Fhernanda Fernandes desde a época em que foi finalista, com a música "Devassa" (de Wania Andrade /Solange Boeke), no Festival MPB 80, da Rede Globo, sabe que show da artista (hoje parceira de tanta gente boa, como Isolda, Paulo César Feital, Sarah Benchimol, Luly Linhares, Fafy Siqueira, Jack Silveira, Karla Sabah e do filho, José Luiz Cardoso) é sinônimo de ótima música, alto astral e de uma platéia recheada de artistas.

Por isso mesmo, não é de se estranhar que a cantora e compositora nascida em Vila Isabel - que faz um samba de gente bamba e uma mpb de primeira - ganhasse uma bela homenagem de colegas de profissão em seu próximo show no Centro Cultural Carioca, dia 11 de maio, às 19h30m. Afinal, Fhernanda estará aniversariando no dia 13 e já tinha resolvido comemorar da forma que mais gosta: cantando. Andréa França, Clarisse Grova, Leila Maria e Telma Tavares, admiradoras confessas de seu trabalho, fizeram questão de presenteá-la com "canjas" durante o espetáculo no CCC. As artistas irão interpretar músicas de Fhernanda, mas tb farão duetos com a aniversariante em canções pinçadas dos seus próprios repertórios.

Fhernanda Fernandes morou em Paris por quatro anos (onde lançou seu segundo álbum brasileiro e primeiro no exterior, "Gosto de Hortelã", pelo selo Nocturne), fez shows nas mais destacadas casas de espetáculos da Europa, participou de concertos ao lado de Egberto Gismonti, Mercedes Sosa, Tuck & Patty, Winton, Marsalis, dentre outros. A comositora tb já foi gravada por intérpretes como Emílio Santiago, Nelson Gonçalves, Fafy Siqueira, Karla Sabah, Elymar Santos, Rosa Maria Colyn, Andréa França e Sandra Dualibe, dentre outros.

Depois de álbuns como o de estréia, na RGE, "Fera" (onde gravou nomes como Caetano, Isolda e Milton Carlos, Danilo Caymmi e Ana Terra, Dolores Duran e Fátima Guedes, além das suas próprias composições), "Gosto de Hortelã" (pela Caju Music, no Brasil, e Nocturne, na França), Fhernanda Fernandes partiu para as produção independente e fez cds que esgotaram algumas tiragens, como "Definitivamente" e "Capitão de Mim" (além de "Gosto de Hortelã").

A artista, que já está preparando um novo repertório, lançará um novo álbum até o finalzinho deste ano. Mas, por enquanto, vale dar um "pulinho" no Centro Cultural Carioca, nesta segunda, dia 11 de maio, às 19h30, para ver e ouvir Fhernanda e algumas das melhores cantoras brasileiras da atualidade (sem falsa modéstia) mas que o público só agora está começando a conhecer.

Foto: Divulgação

QUEM INDICA O QUÊ - FELIPE DYLON

07 maio 2009 |


QUEM? Felipe Dylon.
OCUPAÇÃO: Cantor.
INDICA O QUÊ? Indico o livro "Quem mexeu no meu queijo?", do autor Dr. Spencer Johnson.
SUA OPINIÃO: é uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Escrito para todas as idades, este livro apresenta propostas que podem durar por toda a vida. Spencer Johnson é co-autor de O gerente-minuto com Kenneth Blanchard. Escreveu muitos sucessos de vendas, entre eles cinco títulos da série Minuto. Seus livros já venderam mais de 11 milhões de exemplares em 26 línguas ao redor do mundo.

Foto: Internet

Mike Patton e Sean Lennon elogiam o novo CD dos Mutantes

|

Nos EUA finalizando o novo disco dos Mutantes, Sérgio Dias já vem colecionando elogios dos poucos privilegiados que tiveram acesso ao novo material. O cd é o primeiro de músicas inéditas desde 1976.
O grupo, que já tem apresentações agendadas em Seattle para setembro, recebeu um entusiasmado e-mail de Mike Patton (Faith no More; Fantomas) comentando o disco e fazendo planos para um futuro trabalho maior. Mike, que participou dos vocais em "Dois mil e agarrum" (Sérgio Dias/Tom Zé), abriu portas e convidou o líder dos Mutantes para aumentar a parceria. "Nós realmente queremos fazer isso...100000000 ", garantiu o americano que não poupou elogios às novas composições. "Realmente inspirador escutar você ainda criando música bonita e transcendente, surpreendente como sempre!!!"

Já o cantor e artista plástico Sean Lennon classificou o novo trabalho dos Mutantes como "brilhante".
Sean, que em 2001 assinou a capa do cd Technicolor, enviou e-mail para Sérgio Dias perguntando sobre os planos de lançamento do novo tabalho do grupo. "Seria uma honra trabalhar com vocês", declarou o filho de John e Yoko, que apontou para possibilidades de lançamento do cd na França e no Japão.

QUEM INDICA O QUÊ - LÉA MENDONÇA

|


QUEM? Léa Mendonça.
OCUPAÇÃO: Cantora gospel e pastora da Igreja Batista Renovada Nova Jerusalém na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
INDICA O QUÊ? O livro “Maravilhosa graça”, do autor Philippe Yancem, publicado pela Editora Vida.
SUA OPINIÃO: Quando lemos este livro passamos a conhecer muito mais sobre a graça de Deus. Em algumas situações, ainda agimos como se estivéssemos no tempo da lei. Lendo este livro estou aprendendo a ser mais graciosa com as pessoas. Deus foi capaz de condenar o filho para nos absolver. Além de Senhor e Salvador, eu também estou conhecendo Jesus como um psicólogo. Os ensinamentos Dele podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumenta a nossa saúde emocional. Por isso, indico, ainda, o livro “Jesus, o maior psicólogo que já existiu”, do autor Mark J. W. Bakee, publicado pela Editora Sextante.

Foto: Interntet

QUEM INDICA O QUÊ - CARLOS SÁVIO TEIXEIRA

|


QUEM? Carlos Sávio Teixeira.
Sua ocupação: Cientista político da Universidade Federal Fluminense (UFF).
INDICA O QUÊ? O livro "A Segunda Via: presente e futuro do Brasil”, do autor Roberto Mangabeira Unger, publicado pela Boitempo Editorial.
Sua opinião: A obra desse filósofo, o intelectual brasileiro mais reconhecido no mundo, apresenta uma alternativa prática e progressista às idéias e às políticas representadas pelo PT e pelo PSDB. E mostra que essa alternativa oferece alento ao desejo brasileiro de construir uma civilização própria pautada na união do ideal cristão do amor com o ideal pagão da grandeza.

Grupo Sonâmbulos canta em Laranjeiras

|

Sonâmbulos - Edu Kneip e Thiago Amud - brindam o público carioca com seus sambas, frevos, baiões, valsas, boleros, salas, choros, blues e toadas, ancorados na tradição do cancioneiro brasileiro. Os compositores também lançam mão das mais diversas novidades harmônicas, rítmicas, melódicas e poéticas. Juntam-se a eles a cantora Mariana Baltar, o pandeirista Sérgio Krakowski, além dos clarinetistas Rui Alvim e Pedro Paes. Participação especial do compositor Vidal Assis.

Local: Espaço Rio Carioca
Capacidade: 60 pessoas
Classficação etária: sem censura
End: Rua das Laranjeiras, 307 – anexo das Casas Casadas – Laranjeiras
Reservas: (21) 2225-7332
Data: 12/05/09
Horário: 20h30
Couvert: R$15,00
Cartões de crédito e débito: todos
Funcionamento da bilheteria para vendas antecipadas e na hora: 15 às 18 hs
Estacionamento: Clube Hebraica – Rua das Laranjeiras
Preço: RS10,00
Manobrista: Rua das Laranjeiras nas proximidades do Espaço Rio Carioca
Preço: R$ 3,00
Venda ingresso por e-mail: contato@espacoriocarioca.com.br

QUEM INDICA O QUÊ - ANDRÉA FONTES

|


QUEM? Andréa Fontes.
Sua ocupação: Cantora gospel.
INDICA O QUÊ? O livro "Nunca Desista dos seus Sonhos”, do autor Augusto Curi.
Sua opinião: Essa obra traz uma instrução dentro da área psicológica da pessoa de Jesus Cristo, que é o maior distribuidor de sonhos. Vale a pena conhecer este livro para alcançar objetivos na vida.

Foto: Capa do CD "Deus faz e acontece" de Andréa Fontes

RÁDIO MIX FM DISPONIBILIZA PROGRAMAÇÃO PARA DOWNLOAD GRATUITO

|

Mais uma vez a Rádio Mix FM mostra seu pioneirismo e é a primeira emissora de rádio no Brasil a disponibilizar parte de sua programação para download em postos montados em lojas e espaços voltados à cultura e entretenimento.

Os ouvintes da Mix FM poderão baixar gratuitamente em seus celulares e players de MP3 os programas de humor que são sucesso na programação da emissora, além das entrevistas do programa Segundas Intenções. Para tanto, o ouvinte deverá visitar uma das Mix Stations, postos criados pela FunStation, inicialmente instalados nas lojas da rede FNAC de São Paulo, Campinas e Rio, e a partir da segunda quinzena de maio em todo o país.

A Rádio Mix aposta no humor e na preferência da audiência para chamar atenção para a novidade. Todo o conteúdo será atualizado semanalmente. Os primeiros atrativos disponíveis para download serão:
- A Hora do Mução: O programa é referência de humor no rádio. Mução, um nordestino “arretado”, acaba com a paciência de qualquer um através de trotes telefônicos. Depois de estourar no nordeste, a Mix FM trouxe Mução para São Paulo e o “véio” faz o maior sucesso por aqui há quatro anos.
- Jackson Five: Neste quadro um motoboy filósofo, interpretado pelo ator e humorista Marco Luque, um dos apresentadores do programa televisivo CQC, conta as confusões de seu dia-a-dia numa grande cidade. O quadro diverte os ouvintes da Mix há um ano.
- Dr. Pimpolho: O quadro Chuchu Beleza com o personagem foi um dos maiores sucessos da Rádio Mix entre 2001 e 2006. Produzido e interpretado pelo humorista Felipe Xavier, Dr. Pimpolho é um chefe rabugento que não tem dó de seus funcionários.
- Segundas Intenções: Max Fivelinha e Marcos Braga recebem convidados muito especiais no programa Segundas Intenções para um bate-papo descontraído sobre sexo e comportamento. Os ouvintes participam por e-mail e telefone fazendo perguntas cheias de segundas intenções. Prestes a completar oito anos no ar, o programa já recebeu nomes consagrados como Bibi Ferreira, Tais Araújo, Zezé Polessa, Daiane dos Santos, Alexandre Herchcovitch, Pitty e muitos outros.

A FunStation é um posto de abastecimento de conteúdo digital que distribui e comercializa músicas, vídeos, tones, audiobooks e podcasts de maneira fácil e inovadora. A plataforma é compatível com uma infinidade de players e celulares, inclusive iPods, através das conexões Bluetooth e USB.

O projeto foi idealizado por três jovens amigos; Bruno Brau, Armando Perico e Douglas Silva. Após uma apresentação bem sucedida na Suíça, em um evento na Universitá Della Svizzera Italiana, Brau convida um dos mais conhecidos executivos da indústria da música, Marcos Maynard, que aceita o desafio de desenvolver o projeto.

Assim nasceu a FunStation, que chega ao mercado com a missão de fornecer música de forma inovadora, barata, fácil e legal. Através de estações instaladas em shopping centers, Megastores, Universidades e Colégios, cinemas, lanchonetes, e locais com grande concentração de público jovem. Hoje a FunStation já está presente em unidades das redes FNAC e Carrefour

Segundo Marcelo Braga, diretor superintendente da Rede Mix de Rádio, a parceria com a FunStation partiu de um convite de Marcos Maynard, Armando Perico e Bruno Brau, idealizadores do projeto. Além de conteúdo, a Mix FM também veiculará spots e chamadas sobre a nova empreitada durante a programação.

A iniciativa é mais um serviço que a Mix FM presta aos ouvintes. Há quatro anos a emissora entrou na onda dos podcasts, transformando alguns programas em arquivos liberados para download no site da Mix. No final de fevereiro deste ano, a rádio lançou, antes de qualquer outra emissora da América Latina, um aplicativo para iPhone e Ipod Touch no qual é possível ouvir a rádio quase em tempo real. “O novo projeto será mais uma forma de encontrar nosso consumidor. Se ele não estiver ouvindo rádio, será impactado pela Mix Station, com a possibilidade de ouvir, gratuitamente, os conteúdos que ele mais gosta. Agora nosso ouvinte nem precisa de rádio para ouvir a Mix”, comenta Braga.

E é com o slogan “Você não precisa mais de rádio para ouvir a Mix” que será iniciada a campanha nas lojas FNAC. Em breve, outros pontos receberão as Mix Stations e a tendência é que o conteúdo disponibilizado pela Mix FM seja ampliado.

'GARDEL'... ESTRÉIA

04 maio 2009 |


SOBRE "GARDEL"
Gosto de biografias. De lê-las. De vê-las. De fazê-las. Para escrever Gardel, li três obras sobre o assunto. A básica: GARDEL, de Julian e Osvaldo Barky, a maravilhosa pesquisa de nosso José Lino Grunewald sobre o ídolo, e as páginas, links e mais links do site oficial de Gardel na Internet - sem o qual não seria possível a realização desse espetáculo. Reli, também, GARDEL, de Manoel Puig, que vi com o - para sempre amigo - Thales Pan Chacon, interpretando El Morocho. Li também a obra-prima EL DIA QUE ME QUIERAS, de Jose Cabrujas, que a querida Ângela Valério - que nesse espetáculo interpreta a Fatalidad - participou. Estive também em 2003 (na época da primeira montagem) com a produtora Vera Pinheiro, em Buenos Aires (onde fomos gravar as bases musicais ) e lá recebi informações valiosas da direção e funcionários do Instituto de Estudos Gardelianos - revistas, livretos, orações a gardel etc. Ate medalhinhas.
GARDEL- UM MUSICAL DE TANGOS é menos uma grande investigação através de uma vida cheia de mistérios (que nunca serão desvendados), do que uma grande celebração ao tango e a gardel como artista.
O espetáculo começa após a sua morte. E a partir dai, numa viagem ao passado longínquo (1890) e ao recente (as décadas de 20 e 30), do ano de 1935, o musical assume a postura de uma peça de Pirandello. Personagens reais ganham a roupagem da ficção - Maria La Vasca, Josephine Baker, Alfredo Le Pera, José Razzano, Isabel Del Valle - enquanto os fictícios se vestem de realidade. E o tango invade todos os cantos, as tábuas do palco o exalam, ele foge e paira no ar. E, assim, com humor, poesia, mentiras sutis e verdades brutais, um grande painel do que seria o NOSSO gardel - com certeza não O REAL- vai sendo traçado.
É claro que, para o sonho ser perfeito, é necessário ter os pés no chão da realidade. Por isso, afirmo, sem susto, que o que está lá no palco de fato aconteceu ou poderia ter acontecido, porque, no final das contas... daria no mesmo. A aparição de Piazzola, por exemplo, é um tipico exemplo de que só alguém com uma imaginação muito fértil poderia inventar cena mais absurda. pois o que esta lá é a pura verdade, documentado através das palavras do sucessor de gardel na mitologia musical argentina. E Borges esteve cantando para gardel? Isso não seria tão absurdo assim, já que os dois não saíam do teatro maipo - um na platéia, o outro no palco.
Posso chamar isso de uma concepção geral, que abrange texto e espetáculo. E viva Gardel! Viva o tango!

ELENCO: Ronaldo Dal'Bianco (no papel de Carlos Gardel), Ângela Valério, Alfredo Garcês, Lú Gondim, Sidnei Dominguez, Lino Correa, Julyane Bodini, Yara Brasão, Soria Castrioto, Altair Rodrigues, Clicia Brandão, Gabriel Azambuja, Ismael De Angeli, Tutti, Cristiano Carpes, Christian Knupp, Raphael Espindola, Colossal, Roberta Colossal, Kevin Colossal, Alan Isidio, Denise Klauck, Nádia Gonçalves, Clea Lobo, Érica Fernandes, Giovanna Corsino, Natália Martim, Raquel Sullavam, Jane Silva e Annie Scapin.

Participação especial da cantora Carmen Pompeo e dos bailarinos de tango Bob Cunha y Aurya Pires

FICHA TÉCNICA:
Texto e Direção Geral: Paulo Afonso de Lima
produção: Vera Pinheiro
Luz: Ericeira Júnior
Figurinos: Vera Pinheiro
Design de multimídia cênica: Mônica Ticiano
Movimentos coreográficos do elenco: Carlos Leça
Tangos coreografados por: Bob Cunha
Arranjos Musicas: Jorge Dragone (Buenos Aires)
Sonorização: Carlos Suka
Pesquisa Musical: Alfredo Garcês e Paulo Afonso de Lima
Assistente de Direção: Lú Gondim
Assistente de Palco: Cristiano Lopes
Assistente de Produção: Clicia Brandão
Fotos de divulgação: Andréa Rocha, e Nelson Nereu.

Estreia: 09 de maio de 2009 Temporada: de 09 de maio a 27 de junho de 2009
Horário: 19h
Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema. Tel: (21) 2523-9794
Ingresso: R$ 50,00 (inteira) | meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos
Vendas: www.ingresso.com.br ou na bilheteria do teatro
Duração do espetáculo: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 260 lugares

Foto: Divulgação