Workshop com artista italiano no TUSP

04 junho 2009 |


Istituto Italiano di Cultura organiza workshop sobre técnicas vocais para teatro com artista italiano Matteo Belli

8 de junho no TUSP

Matteo Belli, mímico fantasista, autor, diretor de teatro e cinema, intérprete, autor e ator cômico italiano, volta ao Brasil para participar do Festival Internacional de Londrina(Filo) e antes passa por São Paulo para ministrar um workshop, dia 8 de junho, no teatro TUSP.

A partitura prosódica, o texto do ator: uma hipótese metodológica de escrita e interpretação será o tema, focando seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento de técnicas vocais para teatro, ministrado com teoria e exercícios práticos.

FILO – Festival Internacional de Londrina
Belli vai comandar, de 9 a 14 de junho, o seminário para atores “Suonare la Voce” (Vibrar a Voz), dentro da programação do encontro Voz. Performance. Jogo. Poesia. Corpo - um tributo ao artista da voz e pesquisador egípcio-grego-italiano Demetrio Stratos (1945-1979) e ao teatrólogo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), dois artistas que se ocuparam da voz-corpo em suas múltiplas possibilidades. O encontro, considerado experiência única na América Latina, tem o apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.

Por meio de performances e workshops, entre os dias 9 e 14 de junho, serão apresentadas produções artísticas e investigativas de artistas da voz-corpo que atuam com canto experimental, poesia sonora, poesia visual, teatro, arte sonora e performance.

MATTEO BELLI
Matteo Belli é graduado pela Universidade de Bolonha, cidade onde reside, e é diretor artístico do “Centro Teatral per l’Oralità”. Em 1986, após anos de estudos clássicos e musicais, realizou um longa metragem em Super 8 intitulado “Sceneggiatura per un sogno”. Em 1989, iniciou a carreira de ator, trabalhando em teatro mino-fantasista. Realizou mais de 30 espetáculos como autor e intérprete e dirigiu quatro espetáculos.

Em 1992, como professor, desenvolveu cursos e seminários de propedêutica teatral. Participou também de vários trabalhos para TV. Como autor e ator cômico obteve vários prêmios, como o 2º lugar nos concurso “Premio Carlo Dapporto” (1996); 1º lugar no “Festival Culinária Risinterra” e o prêmio da crítica no “Premio Ugo Tognazzi Città Cremona” (1997); o primeiro prêmio no festival “La sera del dì di festa” desenvolvido em Trieste, com o espetáculo “Concerto giullaresco” com Alfio Antico e
Alberto Canepa(1997).

Desde 1997, trabalha com a Associação Cultural Ca’ Rossa, da qual é um dos fundadores e já foi presidente. Em 2001, fundou, junto aos colaboradores da Associação Cultural Ca’Rossa, o “Centro Teatrale per Oralità”, do qual é o diretor artístico.

Workshop A partitura prosódica, o texto do ator: uma hipótese metodológica de escrita e interpretação, com Matteo Belli

TUSP - Teatro da USP às 20h
Rua Maria Antônia, 294
Lotação: 98 lugares
Informações: 3255.7182 ramal 41
Entrada franca : os ingressos poderão ser retirados à partir das 19h na bilheteria do teatro
Recomendação: dirigido a atores, diretores, pesquisadores das artes cênicas, com enfoque na voz e na palavra.
Tradução simultânea para o português

Realização: Istituto Italiano di Cultura e TUSP

Foto: Massimo Agus e Andrea Fabbri

0 comentários: