JC MARINHO É HOMENAGEADO NA FESTA NACIONAL DA MÚSICA 2009

30 setembro 2009 |


Músico tem três décadas de carreira e mais de 12 mil eventos realizados em prol da música brasileira

Por seu espírito empreendedor, a atenção aos avanços da indústria do entretenimento e fonográfica, pelo que já fez e faz pela Música Brasileira, José Carlos Marinho, será um dos homenageados, ao lado dos ilustres Roberto Menescal, Dodi Sirena, Aline Barros, Marco Mazzola, Djalma Marques, Moogie Canázio, Jair Rodrigues, Elba Ramalho, Márcia Santos e Ivan Lins; e na presença de artistas, músicos, compositores, jornalistas e executivos da indústria, na Festa Nacional da Música 2009.

A FESTA NACIONAL DA MÚSICA é um encontro que ocorre anualmente, desta vez de 05 a 08 de Outubro em Canelas, Rio Grande do Sul, e são sempre 03 aviões fretados para conduzirem artistas, jornalistas, os executivos da indústria fonografica e de editoras musicais que, durante estes dias, se reúnem na mais importante e tradicional confraternização artístico musical brasileira.

José Carlos D. Marinho, ou JC Marinho, como é conhecido no Brasil e no Exterior, gravou seu nome na música brasileira como empresário, produtor musical e cultural, além de consagrado e premiado diretor de espetáculos. Uma vida que renderia um best seller editorial. Paulistano, sediado no Rio de Janeiro, JC Marinho passou da área técnica para a produção, de onde não mais saiu, trabalhando, nos últimos 30 anos, sempre com a “fina nata” da MPB. Dos espetáculos do Canecão que ficavam em cartaz lotando por mais de oito meses, como Chico Buarque & Maria Bethânia, Milton Buarque Veloso (com Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso), Roberto Carlos, TVTM com Tom, Vinícius, Miúcha & Toquinho, aos grandes espetáculos produzidos e dirigidos pela dupla Miéle & Boscoli, o Projeto Aquarius, o Choro na Praça com Paulo Moura, Abel Ferreira, Copinha, Joel do Bandolim e Waldir Azevedo; as turnês com Clara Nunes, Gonzaguinha, João Bosco, MPB-4, Beth Carvalho, João Nogueira, Fundo de Quintal, até chegar ao "Tremendão" Erasmo Carlos - com quem atuou em inúmeros projetos por mais de 25 anos - foram muitas andanças e um longo aprendizado.

Esteve e continua à frente de congressos, convenções e eventos no exterior, passando pela Europa (Paris, Nice, Saint Lepan, Boalier Sur Mer, Principado de Monaco e Cap Ferrat, dentre muitos). Na América Latina, em Bogotá, Panamá e Santiago do Chile. Esteve por Nova York, excursionou com musicais pelas principais províncias nipônicas e foi homenageado pela "The Mion in Concert" no Japão. Recentemente, retornou ao Canadá apresentando o The Fevers no Molson Amphitheater, (Templo Sagrado do Circuito Mundial de Mega Shows), e no maior Pic Nic Musical do Mundo produzido pela Chin Universal Radio em Toronto, Winippeg e Mississauga . Premiado, junto com seus artistas, acumulou discos de ouro, platina e diamante, dentre tantas outras honrarias nacionais e internacionais. Através de sua produtora, a Marinho Produções, produz e dirige espetáculos atuando em média superior a 250 apresentações anualmente. E já produziu cerca de 12 mil eventos ao longo de sua trajetória!

Vale destacar a mega comemoração dos "40 Anos de Rock Brasil - Jovem Guarda", que reuniu uma constelação de estrelas numa turnê nacional aplaudida por centenas de milhares de brasileiros e pela crítica. Com sua experiência e profissionalismo, dedica-se a atender ao show business com “a banda mais popular do Brasil”, "The Fevers", e a consagrados ícones da música brasileira como "Renato e seus Blues Caps", "Golden Boys" e "Pholhas" . Está lançando a dupla sertaneja mista "Fábio Satim & Luciana" e a banda pop rock "4 Fatos", que se destacou na trilha da novela "Caminho das Índias".

Por tudo isso e, certamente, pelo muito que ainda fará em prol da música brasileira, "José Carlos Marinho", será um dos homenageados da Festa Nacional da Música de 2009.

www.festanacionaldamusica.com.br
(baseado no texto de Ricardo Pugialli)

Foto: Carlos Moure

MAQUINÁRIA FESTIVAL promove a 'BATALHA DAS BANDAS'

|


O evento consolida o lado democrático das bandas

Inscrições de 05 a 11 de outubro

Uma verdadeira “Batalha das Bandas” vai colocar o público no clima do Maquinária Festival em uma votação que, mais do que promover escolha de bandas, aposta na renovação de ideias.

O novo cenário da música brasileira já tem um lugar reservado para brilhar no mês de novembro. Trata-se da “Batalha das Bandas” do Palco MySpace, uma iniciativa pioneira no Brasil, em que o público vai escolher seis bandas que vão fechar o casting do Maquinária Festival, através de votação em uma das maiores redes sociais do mundo. Dessa forma, os amantes de novidades terão um encontro marcado com a nova safra da música. E os artistas, uma oportunidade imperdível de mostrar o seu talento para milhares de pessoas no festival que está agitando o Brasil. A escolha vai levar em conta a qualidade, a inovação e, claro, o que está no gosto do público.

A primeira fase da “Batalha das Bandas” começa no próximo dia 5 de outubro quando tem início as inscrições das bandas. Para participar, a única exigência é que os grupos tenham perfil no MySpace. Basta acessar a conta do Maquinária Festival, mandar uma mensagem com a URL (endereço na rede social) e o telefone de contato. Uma comissão formada por profissionais do MySpace e do festival vai analisar o conteúdo do perfil de cada uma das bandas. Dez serão escolhidas para a próxima fase. As inscrições deverão ser feitas até o dia 11 de outubro.

Para chegar ao Maquinária Festival, as bandas vão enfrentar uma disputa acirrada pela preferência das pessoas. A escolha de seis bandas, entre as 10 finalistas, que vão integrar o line-up do evento começa no dia 12 de outubro. Nesta fase, o público poderá votar através do perfil www.myspace.com/maquinariafestival, até o dia 21 de outubro.

Ansiedade, torcida e uma certa histeria. Finalmente, no dia 23 de outubro, será divulgada a lista dos grupos escolhidos para a apresentação de suas vidas no Maquinária Festival.

E a “Batalha das Bandas” não para por aí. Após conferir as performances ao vivo das bandas, nos dias 7 e 8 de novembro, o público vai escolher o destaque do MySpace no Maquinária Festival.

Além dos grupos escolhidos, o Danko Jones, que já está escalado para agitar a galera no dia 8 de novembro, e bandas convidadas serão divulgadas posteriormente.

Isso é o Maquinária Festival. Um evento que chegou para mostrar como é legal misturar o novo e o consagrado, em uma programação democrática.

Felipe Dylon visitou o Canecão ontem e mostra seu novo visual

|


Cria da casa, Felipe Dylon visitou a diretora artística Valéria Colela do Canecão, ontem, no Rio de Janeiro. Ela aprovou o novo visual do cantor. Felipe trocou seus dreads no dia 28 de setembro.
Nesta quinta (dia 1º de outubro), ele embarca para São Paulo para o VMB 2009.
Sucesso, Dylon!!!

Foto: Divulgação

XIV Bienal do Livro aposta na programação e comemora resultados

29 setembro 2009 |


Bienal do Livro Rio se consagra como o maior evento literário do país. Durante os 11 dias de feira, cerca de 640 mil pessoas visitaram os pavilhões do Riocentro para conferir todas as atrações nacionais e internacionais da programação cultural.
As inovações implementadas representaram o grande acerto desta edição. De acordo com Roberto Feith, vice-presidente do SNEL, a maioria das sessões foi concorrida, com filas para senhas e a capacidade dos espaços completamente preenchida. O sucesso dos espaços foi creditado aos curadores, que desenvolveram um trabalho exclusivo a longo prazo, oferecendo diversas formas de contato entre os leitores e a literatura. A Floresta de Livros, o Mulher e Ponto e o Livro em Cena foram novidades que, aliadas ao tradicional Café Literário, encantaram o público.

Autores e público foram os grandes nomes desta festa. Ao todo, mais de 100 escritores brasileiros e 18 internacionais se reuniram na Bienal, além das milhares de pessoas que conheceram de perto o evento.

Acesse o site www.bienaldolivro.com.br e acompanhe a cobertura completa desta edição.

SHOWS NO RIO

|

Felipe Dylon fotografa a capa do seu quarto CD

|


Felipe Dylon prepara-se para o lançamento de seu quarto CD com músicas inéditas, gravado no Estudio Yahoo com a direção musical de Zé Henrique.
Enquanto o CD está sendo finalizado, Felipe acaba de gravar remix da música "Mais Perto de Mim", um de seus grandes sucessos. Quem assina a versão é o produtor musical Thunder, residente no Rio, morou anos em Washington e já fez trabalhos com Gorillas, Beyonce e Prince e também foi responsável pela trilha dos programas "National Geografic".
A sintonia foi perfeita e a música ficará pronta em alguns dias.
Na foto em destaque, o cantor no ensaio feito para a capa de seu novo CD.

Foto: André Wanderley

LIVRO DE JOSÉ ARAÚJO GANHA DESTAQUE EM SITE DE SÃO PAULO

25 setembro 2009 |


O livro "Por um mundo melhor" de José Araújo, lançado recentemente na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, acaba de ganhar destaque no site paulistano Verdes Trigos. A página na internet tem o objetivo de divulgar obras lançadas por escritores brasileiros e recebe, constantemente, a visita de professores, estudantes e intelectuais, dentre outros interessados no ramo da literatura. Além da nota que também foi publicada aqui no Cultura Viva, o site publicou o prefácio do livro assinado por Edson Soares.
Confira:
http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=1202

Foto: Wagner
***Na foto em destaque, José Araújo e Edson Soares no dia do lançamento de "Por um mundo melhor", no Rio de Janeiro

RIO PROMEVE SUA I CONFERÊNCIA DE CULTURA

|

Brasil: 1,9 milhão de desempregados

|


Fico muito preocupado quando ouço a palavra desemprego porque sei avaliar o impacto da falta de ocupação para um pai de família. Quem conhece a vida real, sabe que o desemprego é um drama que desagrega a família e que pode, inclusive, gerar doenças graves, como o alcoolismo, a depressão e a falta de vontade de viver.
Desemprego não deve, portanto, ser tratado como um dado estatístico qualquer. Precisamos ter um mínimo de consideração com as pessoas ao avaliar este tipo de índice. E só dá para comemorar alguma coisa quando formos capazes de acabar com a desocupação e garantir o pleno emprego, principalmente para abrir as portas do mercado de trabalho para nossos jovens.
Neste mês, o desemprego no Brasil foi de 8,1%, segundo o IBGE. A população desocupada cresceu 7,8% frente a agosto do ano passado. Trata-se de um número elevadíssimo, uma vez que representa 1,9 milhão de pessoas que não estão conseguindo vaga no mercado de trabalho.
Todo mundo sonha em ter um trabalho digno, que garanta recompensas. Não é certo, portanto, considerar que um país vai bem quando aproximadamente dois milhões de pessoas não conseguem encontrar trabalho. Ao contrário do que diz a propaganda do governo, o país está mal. E o que dá mais tristeza é saber que a realidade poderia ser muito diferente.
No Distrito Federal, por exemplo, onde o governador é José Roberto Arruda, do Democratas, a geração de empregos está garantida com a realização de quase duas mil obras. Resultado: o desemprego no Distrito Federal é o menor do país.
É o Democratas mostrando que não promete a mudança, mas que faz a mudança.
É isso, um forte abraço e até semana que vem,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal e Presidente Nacional do DEM

CENTRO MUNICIPAL DA MÚSICA CARIOCA E SUA PROGRAMAÇÃO

|

SEU ERNESTO

|


Pessoa de natureza difícil. A teimosia, sua companheira. Prefere a solidão a que estar em coletividade. Assim, vive um senhor de 86 anos lá no ápice da Serra do Sambê, em Rio Bonito (RJ). Teve uma vida dura e difícil, onde residia em um ponto alto da Serra, bem mais longe de onde vive atualmente. Sua primeira esposa morreu muito nova. Seus filhos, cada um seguiu um rumo. Alguns perderam contato, desfizeram os laços parentais. Talvez por desejar se desprender das pregas do passado sofrido, optaram por recomeçar uma nova vida, com outras famílias. Cresceram e desaparecem. Contudo, ele continuou na “mata virgem” e lá encarou, sozinho, desafios para manter sua sobrevivência. Entre os acontecimentos “inusitados” de sua passagem pela terra, está a convocação para ficar em prontidão no quartel em São Gonçalo (RJ) para Segunda Guerra Mundial. Não chegou a tanto.

Anos depois, casou-se novamente. Teve mais alguns filhos. A nova esposa, um tempo depois, foi embora. Ele continuou só. Teme andar de carro, luxo para si não existe, prefere seu “barraquinho” feito de barro e coberto com telha Brasilit.

Preocupado com o avô, um de seus netos, alugou um “quarto” para ele perto de sua casa, próximo ao Centro de Rio Bonito. Ficou apenas onze dias. A insatisfação com o barulho dos carros e a visita rotineira dos netos e bisnetos, o provocou pavor. Implorou ao neto devolvê-lo a seu habitat. Com medo de afetar a saúde do idoso, o rapaz atendeu ao desejo. Agora, o senhor, apesar do cansaço da idade, se sente bem mais à vontade, à sua maneira. E já chegou a afirmar: “Nasci aqui, quero morrer aqui”. É um direito dele.

Só em ler um fragmento dessa história, você já pode imaginar o resto. E esse “velhinho” é meu avô. Salve, salve, o senhor Ernesto! Com ele, todos os dias eu preocupado fico. Ih! Já ia me esquecendo: ele é conhecido como “Dico”.

Foto: Tiago Quintanilha

MAQUINÁRIA: Confirmado Panic! At The Disco Dir En Grey

24 setembro 2009 |


O Maquinária Festival define a programação do palco principal do evento, com a confirmação de mais duas bandas internacionais: Panic! At The Disco e Dir En Grey. Ambas tocarão no dia 8 de novembro.

Considerado a grande surpresa de 2009, o Maquinária vai proporcionar uma verdadeira maratona musical com destaque para os maiores nomes da cena mundial e atrações inéditas em solo brasileiro: 7 de novembro - Faith No More, Jane’s Addiction, Deftones, Sepultura e Nação Zumbi; 8 de novembro - Evanescence, Panic! At The Disco, Dir En Grey e Duff McKagan’s Loaded .

E as novidades não param por aí. Depois de confirmar bandas consagradas no palco principal, os novos talentos da música têm seu espaço garantido no inédito Palco MySpace. Danko Jones, que se apresenta no dia 8, mais seis bandas (escolhidas pelo público), terão a chance de tocar no evento, confirmando uma tendência dos festivais europeus. Com um clima mais intimista, o Palco MySpace vai proporcionar uma interação maior entre artistas e fãs, numa verdadeira batalha entre as bandas. Além de escolher aquelas que vão se apresentar, o público ainda vai eleger o destaque do MySpace no Maquinária Festival. As informações sobre a votação serão divulgadas posteriormente.

Panic! At The Disco
Formado em 2005, em Las Vegas, o Panic! At The Disco atingiu o topo das paradas de sucesso com seus clipes teatrais. O vídeo de “I write sins not tragedies” foi eleito o clipe do ano em 2006 e os fãs elevaram outras músicas à categoria de hit, como “Nine in the afternoon” e “But it’s better if you do”. Com um som que mistura elementos punk, pop e techno, com um toque retrô, o grupo sofreu duas baixas em julho deste ano com a saída de Ryan Ross e Jon Walker. Mas isso não abalou as estruturas da banda, que engatou uma turnê com o Blink 182 em agosto e agora se prepara para surpreender o público brasileiro.

Dir En Grey
Uma das bandas mais populares do rock japonês, o Dir En Grey chega ao Brasil com músicas melancólicas e um sucesso surpreendente na bagagem. Formada em 1997, a banda vem conquistando um público cativo da Ásia para o resto do mundo com apresentações esgotadas em países como Estados Unidos, França e Alemanha. Seu trabalho mais recente, “Uroboros”, foi lançado em 2008.

Programação Maquinária Festival

7 de novembro
Faith No More
Jane’s Addiction
Deftones
Sepultura
Nação Zumbi

Palco MySpace: 5 atrações a definir

8 de novembro
Evanescence
Panic! At The Disco
Dir En Grey
Duff McKagan’s Loaded

Palco MySpace: Danko Jones + 3 atrações a definir


Site: www.maquinariafestival.com

Local: Chácara do Jockey - Av. Pirajussara, s/n (altura do 5.100 da av. Francisco Morato)
Classificação etária: Menores de 16 anos: entrada permitida somente acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Não é recomendada a entrada de menores de 10 anos.
Acesso para deficientes
INGRESSOS
Ingressorápido
Telefone: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br
Preços
Pista: R$200,00 inteira / R$100,00 meia-entrada
Área VIP: R$450,00 inteira / R$225,00 meia-entrada
Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário. Venda limitada na forma da Lei nº 11.355/93.
Realização: The Groove Concept

CASA COR no espaço 'FRENCH OBSERVEUR'

|


O French Observeur é o maior premio do Design Francês e este ano a CASA COR comemorando o Ano da França no Brasil reservou um espaço dedicado ao Design Francês - foram trazidos uma seleção de objetos premiados.

O coquetel contou com a presença de 02 sercretários de Estados, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, do Embaixador francês Antoine Pouillieute e do Consul da França no Rio de Janeiro Hugues Goisbault além do empresariado das principais empresas francesas presentes no Brasil.

O Embaixador Francês Antoine Pouillieute com a Patricia Mayer franqueada Casa Cor foram os primeiros a receber no Espaço French Observeur o Governador Sérgio Cabral.

Na foto em destaque: Alexis de Vaulx (47a) - Conselheiro da Câmara de Comercio França Brasil / Sergio Cabral - Governador do Estado do Rio de Janeiro / François Dossa (47a) - Presidente da Câmara de Comercio França Brasil

FOTO: Carlos Magno (Fotógrafo Oficial do Governo do Rio de Janeiro)

'COMO OLHAR A OBRA' EM DEBATE

|

Carlinhos do Salgueiro faz aniversário

23 setembro 2009 |


O coreógrafo da Escola de Samba Salgueiro, Carlinhos do Salgueiro, completa mais um ano de vida amanhã, dia 24 de setembro. Talento reconhecido internacionalmente, vai receber amigos e convidados na quadra da escola para comemoração no próximo sábado, dia 26 de setembro. Entre os convidados, o jovem ator Emerson Santos (na foto em destaque com Carlinhos) e a rainha da bateria Viviane Araújo. O evento está programado para ocorrer no camarote da presidente da Escola, a Regina, mas a quadra estará liberada para quem quiser participar.
Simpático e decidido, o coreógrafo deixa bem claro em sua página de relacionamentos no Orkut que tem personalidade muito forte. "Sou vaidoso e adoro o que faço. Larguei tudo na minha vida pela dança. Parece que deu certo, não me arrependo".
Parabéns, Carlinhos do Salgueiro, por mais um ano de vida!
Que Deus o abençoe muito!!!

RAMIREZ DIVULGA NOVO CD NO RIO E SÃO PAULO

|

Com um novo CD na bagagem, Desembarque, a banda RAMIREZ se apresenta no Rio de Janeiro e São Paulo nas próximas semanas.
A banda faz pocket show acústico na livraria Saraiva do Shopping Rio Sul (RJ) no dia 25 de setembro (sexta-feira). No dia seguinte, 26 de setembro, sobe ao palco da Outs em São Paulo e se apresenta em matinê com abertura das bandas Kvoltz, Desireé, FM Rock e Submite. E no domingo, 27 de setembro, faz pocket show no stand da Sound Maker na Expo Music.

Dia 03 de outubro é a vez dos fãs de São José dos Campos conferirem ao vivo novas canções, como “Bem Quiser”, “Você Foi Longe Demais”, “Desenhos” e “Em Roma e Lyon, além das faixas do álbum de estréia.

Serviço 1
Data: 25 de setembro (sexta-feira)
Horário: 19hs
Local: Livraria Saraiva Rio Sul
Endereço: Av. Lauro Muller, 116 – Botafogo – 3º piso
Telefone: (21)2543 7002
Site: www.livrariasaraiva.com.br
Preço: entrada franca

Serviço 2
Data: 26 de setembro (sábado)
Horário: 18:00hs
Local: Outs
Endereço: Rua Augusta, 486 - Consolação
Telefone: (11)3237 4940
Site: www.clubeouts.com.br
Preço: R$12,00 (antecipado/nome na lista) ou R$15,00 (na porta)

Serviço 3
Data: 03 de outubro (sábado)
Horário: a partir das 22hs
Local: Hocus Pocus
Endereço: Rua Paraibuna, 838
Telefone: (12)3923 7525
Preço: R$10,00

Baixe Desembarque em: http://ramirez.art.br/

Ramirez na internet:
www.ramirez.art.br
www.myspace.com/ramirezoficial
http://www.youtube.com/ramirezoficial
www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=124187

DUO-BRETAS KEVORKIAN NA ILHA DE PAQUETÁ

|

EDSON SOARES VIRA NOTÍCIA

22 setembro 2009 |


O jornalista Edson Soares virou notícia através de sua participação no livro "Por um mundo melhor" de José Araújo. A imprensa da cidade de Rio Bonito (RJ) divulga a notícia de forma a valorizar o escritor local. Uma nota foi enviada para os veículos de comunicação do município e até o presente momento o assunto ganhou destaque na "Folha da Terra" (jornal em que Edson Soares foi colunista por 4 anos) e no http://www.guiarb.com.br/detalhe_noticia.asp?id_not=1380, site da cidade. Nos próximos dias, outros jornais publicarão o fato.

Foto: Letícia Soares

Nizo Neto 'Falando Sozinho' em São Gonçalo

|


No próximo dia 26, o palco do teatro Carequinha dará espaço a mais um show de humor, Nizo Neto com o espetáculo Falando Sozinho, um show de humor com um toque de mágica.

Nizo é conhecido por ser um artista multimídia, além de atuar no teatro, televisão, dublagens, principalmente ligadas a humor, ficou conhecido também por viver durante seis anos o “Seu” Ptolomeu, da escolinha do prof.Raymundo.

Falando sozinho é show de stand up Comedy, conta com vários monólogos onde o artista fala com muito bom humor e irreverência das coisas curiosas e engraçadas do dia-dia. Coisas como a obsessão dos brasileiros por shoppings, baladas, homem, mulher, gay, fala também da sua experiência com dublador de filmes pornô, e a dificuldade de fazer humor sendo filho de quem é e ainda desfila alguns personagens como tio D2, um apresentador de programa infantil bem inusitado, Jorrrrge um cara muito em dúvida sobre a sua sexualidade, apresenta o Jornal Nacional de 2035.

O espetáculo ainda conta com alguns números de ilusionismo, arte que já domina há muitos anos, o que dá um toque especial à peça e como se não bastasse mostra suas habilidades como cantor e escritor. Falando Sozinho é um “one man show” ligth e despretensioso que cumpre muito bem sua missão que é simplesmente divertir!

O convidado da noite é João Sena, que atualmente participa do grupo Vem pra Rir!. O comediante já se apresentou no Comédia em Pé,Quem chega lá no programa do Faustão e Lente de aumento, com Leandro Hassum entre outros, com o gênero stand up comedy.

• Falando Sozinho

• Um show de humor com um toque de mágica

•Texto: Nizo Neto

•Direção: Nizo Neto

• Data: 26 de Setembro

• Local: Teatro Carequinha, Rua Oliveira Botelho S/Nº Neves São Gonçalo.

•Horário: 20:00h

•Duração: 01h15min

•Classificação: 14 anos

•Valor do ingresso: (R$30,00) inteira e R$ 15,00 promocional antecipado e meia.

•Contatos e reservas: (21) 9106 9199

Foto: Divulgação

Novo blog destaca eventos culturais

|

Já está no ar o http://www.acmsjornalista.blogspot.com/ produzido pela jornalista Ana Candida. Com experiência na área de assessoria de imprensa, ela divulga em seu espaço os espetáculos que assessora. Fotos, releases e muito mais compõem a novidade da web. Vale a pena conferir!

Lino Corrêa visita Raul Seixas no MAM

18 setembro 2009 |


No dia 16 de setembro, às 19h, o MAM(Museu de Arte Moderna) inaugurou a exposição de raras fotos e depoimentos que o cineasta e fotógrafo IVAN CARDOSO faz em homenagem ao imortal RAUL SEIXAS, com o título "Raul Seixas, o Prisioneiro do Rock".

Estiveram presentes a atriz Maria Gladys, o ator e jornalista Lino Corrêa(na foto com Vivian Seixas, filha do Raul), Kika Seixas(ex-mulher do Raul), a DJ Vivian Seixas, o ator Otávio Terceiro, a jornalista Ana Maria Tornaghi, o cantor Ismael Costa, o cantor Normando Santos, entre outros que elogiaram o trabalho do cineasta.
Para um fã do Raul, beber em sua fonte é preferir ser "Uma Metamorfose Ambulante" e ainda garante: "'Não Me Sento No Trono De Um Apartamento Com A Boca Escancarada Cheia De Dentes Esperando A Morte Chegar' e só assim venho 'Controlando A Minha Maluquês Misturada Com Minha Lucidez' para que esse país possa valorizar os verdadeiros heróis da nossa cultura musical".

A mostra vai até o dia 1º de novembro e o MAM (Museu de Arte Moderna do Rio) fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo (RJ).
Mais informações, ligue: (21) 22404944.

Foto: Divulgação

OSWALDINHO E MARISA VIANA COLOREM A III SEMANA DA CANÇÃO BRASILEIRA COM O SHOW 'VIVA ELPÍDIO!'

17 setembro 2009 |


DIA 26 DE SETEMBRO-SÁBADO -16H - EM SÃO LUÍS DO PARAITINGA

Os compositores e intérpretes Oswaldinho e Marisa Viana apresentam o show de seu mais recente CD “VIVA ELPÍDIO!”,
em São Luiz do Paraitinga, cidade do grande compositor, maestro e músico Elpídio dos Santos, durante a
III Semana da Canção Brasileira.
Este ano, comemora-se o centenário de nascimento de Elpídio.
No repertório do show de Oswaldinho e Marisa Viana, serão apresentadas canções ainda inéditas do homenageado,
que fazem parte de uma vasta obra, de grande valor cultural brasileiro, além de alguns sucessos e músicas das trilhas dos filmes de Mazzaropi .
No palco do Coretinho, estarão Marisa Viana (percussão de efeitos e voz) e Oswaldinho Viana (violão,violões de seis e doze cordas e voz)acompanhados por Pratinha (flautas e bandolim), Gabriel Levy (acordeom), Ítalo Peron(violão de sete cordas) André Perine (baixo acústico) e Evaldo Correa (percussão).
“VIVA ELPÍDIO!” é uma homenagem calorosa, um verdadeiro brinde a esse inesquecível compositor brasileiro.
A pesquisa e a concepção do trabalho são de Marisa Viana.
Os arranjos e a direção musical de Oswaldinho Viana.

Endereço:Coretinho- Praça Euclides Vaz de Campos, s/nº. Calçadão.São Luiz do Paraitinga/SP.
Dia 26 de Setembro/2009.
Horário: 16H
Duração 60 min.
Aberto ao público (grátis)
www.omviana.com.br
www.myspace.com/oswaldinhoemarisaviana
www.semanadacancao.com.br

OSWALDINHO VIANA e MARISA VIANA – QUEM SÃO

Os compositores e intérpretes Oswaldinho Viana e Marisa Viana, iniciam
suas carreiras musicais nos anos 70.
Após um período dedicado a outras atividades profissionais, Oswaldinho e Marisa optam
pelo retorno definitivo à música. Oswaldinho reencontra as suas raízes musicais na viola caipira e
Marisa descobre o som do mato, das cachoeiras e dos pássaros na percussão de efeitos.
A paixão pela música fala mais alto e passam a se dedicar exclusivamente a ela.
Fundam o Armazém Bar-Espaço Cultural (SP) que nos anos 90 abriga o melhor da MPB por onde passaram
Chico César, Zeca Baleiro, Arrigo Barnabé, Ceumar, Renato Teixeira, entre tantos outros.
Em 1996, Oswaldinho e Marisa Viana lançam o CD - São Sebastião do Tijuco Preto, selecionado para o “Prêmio Sharp de Música.
Em 2006 lançam, no Centro Cultural São Paulo, o CD “No Balanço da Rede”,.
totalmente autoral, que foi selecionado ao PRÊMIO TIM DE MÚSICA/2007 - Categoria Melhor CD Regional.

III Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga

Serão sete dias (de 21 a 27 de setembro) inteiramente dedicados à reflexão sobre a canção, sua história, seus criadores e educadores. A cidade de São Luiz do Paraitinga, verdadeiro talismã da cultura musical brasileira, mais uma vez receberá compositores, pensadores, músicos, instrumentistas, professores, mestres, aprendizes, promovendo um dos maiores encontros musicais do país.
Para além da diversidade do cancioneiro brasileiro, propõe também um olhar especialmente carinhoso para a música caipira, pois 2009 é o ano do centenário de nascimento do grande compositor, maestro e músico luizense Elpídio dos Santos. Quem não reconhece os singelos versos “fiz uma casinha branca lá no pé da serra pra nós dois morar...”? Pois é assim, rememorando, celebrando e vivendo os atuais caminhos da canção popular que convidamos vocês para a Terceira Semana da Canção Brasileira

Foto: Leandro Lamezzi


O Francês Alexis de Vaulx esteve em Apucarana no Paraná e foi homenageado pelos empresários do Grupo Sachelli Dr: José Nilson e Nilson Umberto.
Na ocasião esteve presente tbm o vice prefeito da cidade Waldemar Garcia, Giuliano Rizzo o apresentador Ricardo Marx, e ex BBB Francine Piaia.
O evento foi organizado por Claudia Magalhães, que é Apucaranense e assessora do Embaixador da Cotrê Azul na França e Diretor/ Presidente da Tok & Stok no Brasil " Alexis de Vaulx ".
Alexis, conheceu toda a cidade e na noite do dia 11/09 esteve no camarote da Danceteria Voxx, junto ao Dr: José Nilson Sachelli Ribeiro e a ex BBB Francine Piaia, prestigiando o lançamento do cd da dupla João Marcos e Ricardo, como convidados VIPS.
*Alexis vai lançar no Rio de Janeiro, no carnaval de 2010, um camarote exclusivo França/Brasil, na Marquês da Sapucaí, para empresários e personalidades.

Foto: Cadu Fernandes

O Menino que Brincava de Ser no Centro Cultural Justiça Federal

16 setembro 2009 |

Em defesa da Democracia

|


A democracia não resiste ao desleixo. Aqui na América Latina, sabemos que é muito grave a situação política provocada pelos governos autodenominados "bolivarianos".
Populistas, deixaram o debate ideológico e partiram para a intervenção aberta em eleições de vários países e em seus governos. Para isso, usam centenas de milhares de reais e infiltram militantes.
Estamos atentos. Estamos aqui no Rio com representantes de movimentos políticos de 14 países, reunidos na UPLA - União de Partidos Latino Americanos. Avaliamos também outras ameaças aos princípios da Democracia: alternância no poder, liberdade de expressão e de imprensa.
Estamos criando a Frente Democrática Latino-Americana para promover a solidariedade democrática e o esclarecimento dos povos latino-americanos. Buscamos participação efetiva junto aos partidos democráticos e aos regimes afetados pelo intervencionismo.Vamos dizer "sim à Democracia, não ao populismo".

Um forte abraço e até a semana que vem,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal e Presidente nacional do DEM

MAQUINÁRIA: mais quatro bandas entram para o festival

|


Confirmadas Duff Mckagan’s e Danko Jones

Seputura e Nação Zumbi

dia 7/11 – Palco Principal : Faith No More, Jane’s Addiction, Deftones, Sepultura, Nação Zumbi

Palco MySpace : 5 bandas alternativas serão escolhidas pelo público

dia 8/11 – Palco Principal : Evanescence, Duff Mckagan’s Loaded

Palco MySpace : Danko Jones mais três bandas escolhidas pelo público

A segunda edição do Maquinaria Festival confirma mais duas atrações internacionais para o dia 8/11, a americana Duff Mckagan’s Loaded e a canadense Danko Jones. Nação Zumbi e Sepultura são as primeiras do elenco nacional e se apresentam dia 7/11 além das 8 bandas, do circuito alternativo, que serão escolhidas pelo público através de votação via MySpace. A mecânica para a escolha das bandas será divulgada posteriormente. A produção do festival definiu que os shows acontecerão em dois palcos diferentes.

Duff McKagan’s Loaded, banda formada pelo ex baixista do Guns N' Rose. Podemos esperar por um ou outro sucesso do Guns no repertório, com certeza.

Danko Jones, trio canadens, sucesso cult na Europa fazendo o hard rock com uma pegada de blues. Emplacaram uma música, Code of the Road, na trilha do filme Jogos Mortais 6, ainda não lançado,

O formato na escolha do line up para o Palco MySpace é uma inovação que vem dos festivais europeus. A opção por incluir nomes pouco conhecidos do grande público e permitir que sejam escolhidos através de votação, define a linha de atuação dos organizadores, abrindo espaço para divulgação de bandas e artistas do circuito alternativo e independente, usando o veículo de comunicação e a linguagem do público jovem.

MAQUINÁRIA

O Maquinária Festival 2009 é uma produção da The Groove Concept, empresa que estréia no mercado de entretenimento. Segundo seus sócios pretendem criar eventos focados em benefícios, conceito e conteúdo, associando showbiz com sustentabilidade. Em 2008, o festival atraiu 11 mil pessoas ao Espaço das Américas, também na capital paulista, para ouvir o rock pesado de grupos como Biohazard, Suicidal Tendencies, Sepultura e Ratos de Porão.
Para o público, além das atrações musicais, divididas em dois palcos, vão ser montadas uma praça de alimentação e uma pista vip exclusiva com bares e restaurante privados e vista privilegiada. Além de um lounge animado por DJs nos intervalos dos shows. Dentro do conceito de sustentabilidade, equipes a trabalho do evento levantarão dados sobre o meio ambiente; comunicação envolvendo o tema, com mensagens simples e eficazes; auditoria ambiental com informações e coleta de alimentos; parcerias com cooperativas de catadores e ONGs; crédito de carbono e reciclagem feita em usina instalada dentro da Chácara do Jockey. Todas estas ações estarão conectadas com os trabalhos de artistas plásticos expostos numa mostra de arte urbana no espaço do festival.
É a The Groove Concept proporcionando diversão e informação para um planeta melhor.

The Groove Concept é uma empresa nova, que surge no mercado de entretenimento com um padrão diferenciado das outras produtoras que trabalham com shows internacionais. O alvo da The Groove não é somente promover megaconcertos com os maiores nomes do pop rock universal e regional. É também traçar uma ligação entre as bandas cujos trabalhos são conceituais – ou seja, que tragam idéias – e a determinação de reunir num só evento, arte, cultura e sustentabilidade.

Site: www.maquinariafestival.com


07 e 08 de novembro

Local: Chácara do Jockey - Av. Pirajussara, s/n (altura do 5.100 da av. Francisco Morato)
Classificação etária: Menores de 16 anos: entrada permitida somente acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Não é recomendada a entrada de menores de 10 anos.

Acesso para deficientes

INGRESSOS

Ingressorápido

Telefone: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br

Dia 07/11

Palco Principal : Faith No More
Jane’s Addiction
Deftones
Sepultura
Nação Zumbi

Palco Myspace : 5 bandas independentes

Dia 08/11

Palco Principal : Evanescence
Duff Mckagan’s

Palco MySpace : Danko Jones
3 bandas independentes


Preços

Pista: R$200,00 inteira / R$100,00 meia-entrada
Área VIP: R$450,00 inteira / R$225,00 meia-entrada

Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário. Venda limitada na forma da Lei nº 11.355/93.
Realização: The Groove Concept

‘POR UM MUNDO MELHOR’ CHEGA AO MERCADO

14 setembro 2009 |

A Editora Usina de Letras lançou ontem na Bienal do Livro, no Riocentro, às 16h, a obra “Por um mundo melhor” – Contos para reflexão de José Araújo. O evento contou com a presença do jornalista Edson Soares, que assinou o prefácio a convite do escritor paulistano. Diversas pessoas chegavam ao stand e se encantavam com a qualidade da obra: capa com material bem encorpado, texto leve e bem escrito, simultaneamente, enfim, um trabalho que teve aprovação do público. “Sensível”, como trata o prefácio, Araújo recebeu a todos com carinho e simpatia. Acompanhado por sua filha Mariana, fica hospedado no Rio até o fim da Bienal, no próximo dia 20.

 

Edson e José Araújo1

 

Ele considera a obra como “a mesma sensação de ter o primeiro filho”. “A minha intenção é fazer com que os leitores reflitam sobre a natureza e o semelhante. Costumo usar realidade, ficção e fantasia em meus contos porque quando se trata de sentimento humano, somos todos iguais. No final de cada texto, tem sempre uma mensagem positiva para levar o leitor a tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, explicou com exclusividade para o “Cultura Viva”.

 

Edson e José Araújo3

 

“Por um mundo melhor” também terá lançamento em São Paulo, no início de outubro, na Livraria Cultura, localizada no Conjunto Nacional da Avenida Paulista.

José Araújo, o “Cultura Viva” deseja muito sucesso em sua carreira e que você continue sendo esse mestre na sensibilidade das palavras rumo a seu propósito: tocar os corações!

 

Foto 1: Mariana

***Nesta foto, os amigos Edson Soares e José Araújo seguram o livro “Por um mundo melhor”

 

Foto 2: Wagner

***Nesta foto, José Araújo, Edson Soares e Mariana,  filha do escritor

LEONI NO TEATRO MUNICIPAL DE MACAÉ

08 setembro 2009 |


Há tempos apresentando-se pelo país, Leoni se reinventa e agora corre o Brasil com o extrovertido “A Noite Perfeita”. No próximo dia 30, quarta-feira, às 20:30hs, em formato acústico, na base de "voz e violão", será a vez do cantor e compositor brindar os fãs do interior do rj com uma exibição única no teatro municipal de macaé. este show faz parte do projeto circuito cênico mpb (teatro e dança) e é uma realização da verastar criações artísticas e culturais em parceria com o municipal da cidade. O endereço do teatro é: Av Rui Barbosa, 780 - Centro
Macaé - (0xx)22 2772-4831. Os ingressos custarão apenas R$ 50,00, com as devidas meias entradas permitidas por lei.

Não se trata de um novo disco, mas é um novo show e um novo repertório - que está disponível em seu site, www.leoni.com.br, e está sendo lançado em capítulos. Os cadastrados recebem uma canção inédita por mês com direito a letra, cifras, capa, textos sobre gravação e composição. E vídeo-clipe, se houver. Tudo isso de graça e oficial.

Além das canções inéditas, o show conta com sucessos escolhidos pelos fãs em seu site - como Garotos II, Por Que não Eu? e Temporada das Flores - e algumas surpresas. Do mais delicado ao mais dançante, o show do artista é um desfile de canções conhecidas de toda a sua carreira.

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares
***Na foto em destaque, Leoni e Edson Soares no show de lançamento do CD e do DVD "Que nega é essa" de Verônica Sabino, no Teatro Tom Jobim (RJ)

'QUANDO AS MAQUINAS PARAM' NA CASA DA GÁVEA

|

A peça "QUANDO AS MÁQUINAS PARAM", de Plínio Marcos, reestréia no dia 11 de setembro, sexta feira, às 21h, na CASA DA GÁVEA.

Texto: Plínio Marcos
Direção: Márcio Vieira
Preparação de elenco: Camilla Amado
Com Ana Berttines e Rômulo Rodrigues
Local: CASA DA GÁVEA
Praça Santos Dumont, 116 sobrado
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 21 2239-3511 / 21 2512-4862
Sexta e sábado às 21h
Domingos às 20h
De 11 de setembro a 18 de outubro
Ingresso: R$ 40,00
Meia: 20,00
Desconto para estudantes, idosos, menores de 21 anos, classe artística, Clube do Assinante O Globo, Claro Clube e Câmara de Arte
Preços especiais para grupos
Classificação: 14 anos

Novas atrações na programação cultural da Bienal do Livro

|

A Bienal do Livro inova oferecendo ao público uma grade mais dinâmica, diversificada e especialmente desenvolvida para atender a todas as faixas etárias e perfis.

Uma das principais apostas desta edição é voltada para o público infanto-juvenil. A Floresta de Livros será o maior espaço em metragem da Bienal 2009, onde os visitantes vão ter contato direto com livros e com as narrativas que eles disseminam por todo o mundo há séculos. As outras novidades são: Mulher e Ponto, dedicado ao debate de temas de interesse das leitoras do país, que falam direto à mulher plural do século 21 com tantas faces. No Livro em Cena, trechos de obras clássicas de nossa literatura serão lidos por nossos melhores intérpretes. Serão 12 audições em 6 dias de apresentações.

Ao longo dos 11 dias de evento, mais de 100 autores nacionais e 18 internacionais participarão das sessões, debates e encontros da programação cultural.

alguns destaques da programação:

SEXTA-FEIRA - 18.09 - 18h - Criando espaço para o poético, entre modernidade e tradição: Ferreira Gullar, Eucanaã Ferraz e Claudia Roquette-Pinto.
A poesia vai ocupar um espaço nobre no Café. Ferreira Gullar dispensa apresentações e nesta mesa o veremos dialogar com dois dos mais destacados nomes da nova poesia brasileira. Vamos levar ao Café o clima dos bate-papos de poetas que vêm se multiplicando pela cidade.

QUARTA-FEIRA - 16.09 - 19h30 - A Mulher Através da História - As personagens da literatura que fizeram história: Mary Del Priore e Cláudia Lage. Mediação de Manya Millen.
Livros com biografias de mulheres que influenciaram a História continuam atraindo as leitoras. A que as autoras creditam o sucesso do filão?

DOMINGO - 13.09 - 18h30 - Matheus Nachtergaele vai ler trechos da obra de Graciliano Ramos.

SEXTA-FEIRA - 11.09 - 19h30 - Mundos Históricos, Mundos Imaginários.

Espaço lúdico-narrativo onde os visitantes poderão ter contato direto com livros e com as narrativas que eles disseminam por todo o mundo há séculos. Na Floresta de Livros, os livros "saltam" das prateleiras para as mãos, para os olhos e ouvidos dos visitantes, que poderão com eles interagir de diversas formas.

Uma grande homenagem a um dos principais editores do século passado, responsável pela publicação das obras de nomes como Gilberto Freyre, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado. A mostra ocupará 300 m² e tem a curadoria de José Mario Pereira Filho e projeto museográfico de Victor Burton.

Acesse a programação completa da XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro pelo site:
www.bienaldolivro.com.br

TAPEÇARIAS FRANCESAS NO MUSEU HISTORICO NACIONAL

|


MINISTÉRIO DA CULTURA
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS
MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

DE ECKOUT À ATUALIDADE: TAPEÇARIAS FRANCESAS EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

No âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil, o Museu Histórico Nacional inaugura no dia 16 de setembro, às 19h, a exposição “Tapeçarias Francesas – Patrimônio e Criação – De Eckout aos nossos dias”, reunindo 20 obras das manufaturas de Gobelins, Beauvais e Savonnerie, pertencentes à coleção do Mobiliário Nacional de França. Patrocinada pela empresa francesa DCNS, a exposição estará aberta ao público até 15 de novembro.

São sete tapeçarias antigas, que remontam ao século XVII, baseadas em modelos de Albert Eckout e Alexandre-François Desportes. Destaque, ainda, para quatro cartões (óleos sobre tela) de Eckout, que inspiraram tapeçarias e que foram especialmente restaurados para a exposição brasileira, dada a importância desse artista para o país, uma vez em que registrou nossa fauna, flora e vida local no período de Maurício de Nassau. Já as outras onze tapeçarias são contemporâneas, de renomados artistas como Erro, que homenageia Miro, e Carole Benzaken, que registra um jogo de futebol.

Ligado ao Ministério da Cultura e da Comunicação da França, o Mobiliário Nacional é um serviço de abrangência nacional, que tem por objetivo primeiro mobiliar os palácios oficiais do governo e as residências presidenciais. Esse serviço existe desde a época dos reis de França.

Tapeçarias francesas: patrimônio e criação
Criadas para pôr fim às dispendiosas importações de tapeçarias estrangeiras e fornecer à Coroa criações de prestígio tecidas no território nacional, as três manufaturas dos Gobelins, de Beauvais e da Savonnerie são ainda hoje lugares ativos de criação que perpetuam uma tradição de excelente abertura para a modernidade.
Da sua missão inicial de embelezar os ambientes das mais altas instituições do Estado francês, à posterior função de difusão e promoção da cultura francesa no exterior, a tapeçaria atingiu a contemporaneidade graças ao estímulo artístico do Estado, que possibilitou sua inserção e intercâmbio com novos sentidos, valores e funções da atualidade.
Co-criações exemplares frutificadas do nobre diálogo estabelecido entre o artista do modelo e o tecelão, as tapeçarias selecionadas para o ano da França no Brasil, são verdadeiros documentos de uma arte que não parou de se reinventar, ainda que fiel a si mesma, ao longo dos últimos 400 anos.
Nos tapetes tecidos a partir de criações de Le Brun, Poussin e Eckhout no século XVII, e nos produzidos com os modelos de Oudry, Desportes e Boucher no século XVIII, até os contemporâneos de Erro, Hains, Garouste, Alberola e Matta estão explícitas as marcas de uma aventura que gerou obras primas de uma beleza inédita e cuja história segue aberta para um futuro ainda a se reinventar.

Os Gobelins
A Manufatura dos Gobelins, inicialmente denominada “manufatura dos móveis da Coroa”, foi criada por Henri IV, sendo reorganizada em 1662, por Colbert, que colocou na direção o principal pintor da Corte de Louis XIV, Charles Le Brun. Nela reuniram-se os ateliês parisienses de tecelagem e os de Maincy, criados por Fouquet.
A produção destinada ao mobiliário das casas reais e aos presentes diplomáticos logo alcançou reputação internacional.
Com 400 anos de história, a Manufatura Nacional dos Gobelins continua a funcionar, hoje com 15 teares e 30 tecelões (tapeceiros – montadores de liços), instalados em dois prédios. Ligada ao Mobiliário Nacional francês, desde 1937, todos os anos são concluídas cerca de seis tapeçarias, a partir de obras de artistas de diferentes tendências estéticas contemporâneas, assinadas com o monograma da Manufatura “G” atravessado por uma agulha/navete utilizada na tecelagem.

Tapeçaria de Alto Liço
A técnica utilizada em toda a produção dos Gobelins é a do alto liço (anel de algodão que aperta cada dois fios da urdidura vertical), que foi implantada em 1826, e consiste no emprego do tear vertical, composto por duas hastes verticais que sustentam dois cilindros móveis, paralelos, na horizontal. Sendo um na parte superior outro na parte inferior do tear. Na vertical, duas camadas de fios de lã são esticadas para formar a urdidura. Uma delas fica livre e a outra recebe uma liça em cada fio. Acionadas as liças com as mãos, obtém-se o cruzamento dos fios, necessário à execução da trama. Um pente de madeira abastecido com lã, que pode ser misturada com um pouco de seda ou de algodão serve de instrumento para inserção dos fios. O tecelão, sentado atrás do tear, tece o avesso da tapeçaria, controlando o lado direito pelo reflexo em um espelho, atrás do qual fica o modelo, no tamanho da peça a ser confeccionada.

Os Beauvais
A Manufatura de Beauvais, fundada em 1664, ao contrário da Manufatura de Gobelins cuja produção é essencialmente destinada ao Rei, é uma empresa privada que obtém meios para subsistência da venda de seus produtos.
Dirigida pelo pintor Oudry, com a colaboração de Boucher, durante seu apogeu no século XVIII. Utilizados como presentes diplomáticos, seus tapetes logo ganharam fama e reconhecimento mundial.
Com três séculos de funcionamento e reputação internacional, em 1937 a Manufatura ligou-se ao Mobiliário Nacional. Três anos depois seus prédios foram destruídos pelo incêndio que atingiu toda a cidade e ela instalou-se na área dos Gobelins, onde segue funcionando. No entanto, em 1989 dez teares foram montados em antigos matadores reformados na cidade de Beauvais. Outros doze permanecem em Paris.
Com 30 tecelões, atualmente, a Manufatura dedica-se à transposição de cartões originais elaborados por artistas contemporâneos, concluindo, todos os anos, seis tapetes que levam seu monograma “MBN” – Manufatura-Beauvais-Nacional.

O Brasil holandês
No ano de 1630, com uma esquadra de 70 navios, os holandeses chegaram a Pernambuco e dominaram Recife e Olinda. Contra eles, a Companhia de Emboscada, grupo guerrilheiro chefiado por Matias de Albuquerque, não resistira, e, a partir de 1635, teve início a organização da Nova Holanda.
Considerada pelas Companhias das Índias Ocidentais como um empreendimento comercial que deveria dar altos lucros, era necessário colocar a colônia recém conquistada em condições de produção. Para essa tarefa foi nomeado o Governador Geral João Maurício de Nassau-Siegen.
Com uma administração baseada na conciliação e na tolerância, Nassau esforçava-se por criar um ambiente propício ao crescimento econômico e cultural da região, que logo se transformou na mais desenvolvida das Américas. Tendo, na base de seu avanço, os ganhos com o açúcar produzido pelos senhores de engenho luso-brasileiros e financiados pelo capital mercantil holandês.

A Tapeçaria das Antigas e Novas Índias
A tapeçaria das Índias está entre as obras de maior prestígio da Manufatura Real dos Gobelins. Utilizada para promover a arte francesa e a perícia da própria Manufatura no exterior, não serviam para a decoração das Casas Reais, mas, sim, como presentes diplomáticos, ofertados pelo Rei.
Compõe a tapeçaria das Índias duas séries distintas, realizadas em cinqüenta anos de intervalo, chamadas Antigas Índias e Novas Índias.
A Tapeçaria das Antigas Índias, datadas do século XVII, têm por origem oito quadros ofertados a Louis XIV, em 1679, pelo Príncipe João Maurício de Nassau-Siegen (1604-1679), Governador Geral do Brasil holandês de 1636 a 1644. Nelas vêem-se figuras de homens e mulheres em tamanho natural, plantas, frutas, pássaros, animais, peixes e paisagens do Brasil.
Na década de 1730, quando os ateliês de baixo liço da Manufatura Real dos Gobelins estavam ociosos, surgiram novos modelos, produzidos por Desportes e inspirados nas Antigas Índias, mas adaptados ao gosto da época: as Novas Índias. A diferença entre os primeiros modelos pintados por Eckhout e os novos, foi, principalmente, a introdução de elementos da fauna e flora européias, desconhecidos no Brasil.
O sucesso foi imenso, as Novas Índias foram tecidas doze vezes entre 1740 e 1789. A distinção entre a tapeçaria das Novas Índias e a das Antigas Índias foi a impressionante difusão internacional, fossem seus destinos as Cortes estrangeiras ou a clientela privada.


Legendas das obras:

Miró 1992
Gudmundur Gudmundson, dito Erro (1932, Islândia)
Modelo: colagem de papel e acrílica, aquisição 1998
Tapeçaria: manufatura dos Gobelins, 2001-2003
Lã. 5 fios de urdidura por cm. 112 cores
H. 2,20; L: 4.48
Acervo: Coleção do Mobiliário Nacional

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Próximo à Praça XV
www.museuhistoriconacional.com.br
mhn02@visualnet.com.br
Telefone: 21-25509220

Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

EMÍLIO SANTIAGO FEITO PARA OUVIR... E APLAUDIR

07 setembro 2009 |


Depois das excelentes críticas nova-iorquinas por conta de recente temporada na Big Apple, chega a vez de Emílio Santiago colecionar - e comemorar - algumas das mais belas páginas escritas, sobre ele, aqui mesmo, no Brasil. Dessa vez, por conta de um dos seus mais badalados álbuns: "Feito para ouvir", de 1977, reeditado pela gravadora Dubas e que está sendo distribuído pela Universal Music.
"Feito para ouvir", além de constar como uma das indicações do jornal O Globo, ganhou críticas maravilhosas de jornalistas conceituados como Antonio Carlos Miguel (O Globo) e Mauro Ferreira (O Dia). Resenhas que poderão ser lidas abaixo, na íntegra.
Vale tb registrar que Emílio embarcou, novamente, esta semana para Nova Iorque e aproveitará a estada para assistir ao show da "amiga de fé Alcione", no Brazilian Day, no próximo dia 06.
Depois disso, Santiago viaja para uma nova temporada em Angola. Embarca dia 12 e volta em 27 de setembro.

DISCOLÂNDIA - O GLOBO (ACM)
"De 1977, e agora reeditado pela Dubas para a Universal, "Feito para ouvir" foi o quarto álbum de Emílio Santiago. Ele já era o grande cantor que continua sendo, com ótimos repertório, arranjos (de Laércio de Freitas a J.T.Meirelles). Um clássico para ouvir mais e mais".

Feito para ouvir na intimidade da noite
(Mauro Ferreira - O Dia)

Cotação: * * * * 1/2
Terceiro belo álbum de Emilio Santiago, gravado em 1977 e ora reeditado pelo selo Dubas Música, Feito para Ouvir é dos títulos mais classudos da discografia de Emilio Santiago. A (boa) ideia foi de Roberto Menescal, na época diretor artístico da gravadora Philips. Menescal sabia que o intérprete começara sua carreira cantando na noite carioca - como crooner de boates como a Flag, na qual se apresentava na companhia de trio liderado pelo pianista Laércio de Freitas - e quis que Emilio fizesse um disco que captasse essa atmosfera íntima da noite. Feito para Ouvir - como conta o próprio Emilio em texto escrito para a oportuna reedição do álbum - foi gravado praticamente ao vivo, em dois ou três dias de estúdio. O fino repertório mesclou temas já entoados pelo intérprete na noite - casos do samba-canção Rua Deserta (Dorival Caymmi, Hugo Lima e Carlos Guinle) e de Olha Maria (Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes) - com músicas selecionadas sem obviedade ou preguiça por Menescal e pelo produtor do disco, Roberto Santanna. E o fato é que, ouvido hoje, 32 anos depois de seu lançamento, Feito para Ouvir logo se impõe como um dos melhores títulos da discografia de Emilio Santiago, cantor de técnica ímpar que nem sempre contou em sua obra fonográfica com a excelência de arranjos como os feitos por Laércio de Freitas e J. T. Meirelles (1940 - 2008). É disco feito para ser ouvido (ou degustado) na intimidade da noite. Emilio - então já com a primorosa forma vocal que o credencia ao posto de um dos melhores cantores brasileiros de todos os tempos - passeia com ternura e sutileza por músicas como Beijo Partido (Toninho Horta), O Que É Amar (Johnny Alf) e Tristeza de Nós Dois (Durval Ferreira, Bebeto e Maurício Einhorn). Como maior curiosidade do repertório, há Maria (Me Perdoe, Maria), música feita nos anos 60 por Gilberto Gil para louvar Maria Bethânia, musa inspiradora de versos como "Você não sorri como a flor / Mas nem sei se na flor / Há o amor / Que existe em você". Enfim, é um grande disco que precisa ser (re) ouvido. Pena que a reedição da Dubas Música não preserve a capa original, ainda que, verdade seja dita, a atual tenha mais a ver com o clima noturno desse lindo álbum de 1977.