Projeto BANDA LARGA no Rio

19 novembro 2009 |


Encerramento, SÁBADO, no polo de CABO FRIO
Abertura Oficial, em NOVA FRIBURGO, DOMINGO, dia 22/11
com a apresentação da SOCIEDADE MUSICAL EUTERPE FRIBURGUENSE
(A "CENTENÁRIA DAS CENTENÁRIAS" das bandas civis do Estado do Rio)

No próximo domingo, dia 22, o projeto Banda Larga - da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, em parceria com a ASBAM RJ (Associação Bandas Civis do Rio de Janeiro) - chegará ao seu terceiro polo regional, no município de Nova Friburgo.

No dia anterior, haverá o encerramento, com festa e entrega de certificados em Cabo Frio. O projeto está sendo desenvolvido, durante toda esta semana, na Região dos Lagos. Oficinas , seminários e workshops, com professores conceituados e premiadíssimos em suas áreas, para músicos iniciantes, geralmente autodidatas, entre crianças e adolescentes. Aulas de instrumentos de percussão e sopro, regência, e ainda de reparos e limpeza de instrumentos musicais. Novidades que estavam despertando o interesse dos jovens e entusiasmados aprendizes antes mesmo do início do projeto, domingo passado.

Em Nova Friburgo, o Banda Larga será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro. Na abertura oficial, presenças dos diretores (e presidente ) da ASBAM RJ, e das mais expressivas autoridades do Município e da Secretaria Estadual de Cultura (patrocinadora oficial do projeto de revitalização e atualização das bandas civis do Estado). A cerimônia de abertura contará com a presença da "centenária das centenárias": a Sociedade Musical Euterpre Friburguense, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto. A banda nasceu no dia 26 de fevereiro de 1863, e é uma das bandas mais antigas, em atividade, da América Latina.

Na quarta-feira, será a vez da banda (que nasceu de uma dissidência, e com ex-integrantes da Euterpe) S.M.B.Campesina Friburguense. No encerramento, professores e alunos irão apresentar-se num grupo, apropriadamente, batizado de "BANDA LARGA".

0 comentários: