ROBERTO BENTO: CHARME E IRREVERÊNCIA NOS PALCOS

30 dezembro 2009 |


Irreverente, carismático e talentoso. Estas três qualidades se encaixam perfeitamente para o ator Roberto Bento, 42 anos. Sua carreira teve início com um teste para “Meu pé de laranja lima”, na direção de Augusto Cesar Vanucci. “Para ser sincero, se tivesse que desistir seria ali, pois fui o melhor ator mirim e como eu não era sobrinho, filho nem nada de diretor nenhum, ganhei um...
Palavras de Vanucci: ‘parabéns, seu filho é o melhor, mas infelizmente o sobrinho do fulano vai fazer o papel’. Foi muito sincero, mas eu preferia ser o sobrinho”, brinca.

Entre os atores que mais admira, estão Cleide Yáconis, Sergio Viotte, Paulo Autran, Sergio Cardoso, Bibi Ferreira, Juca, Mateus Nastergale, Justin Rofman, Paccino, De Niro. Enfim, um time que, constantemente, Bento se espelha para arrasar nos palcos, como fez recentemente com o espetáculo “Coti-di-ano”, no Teatro Agildo Ribeiro, no Méier (RJ).

Confira a entrevista exclusiva que Bento deu ao “Cultura Viva”:

CULTURA VIVA: DE TODA A SUA CARREIRA, QUAL O MOMENTO MARCANTE QUE VOCÊ PODERIA DESTACAR?
ROBERTO BENTO: O agora. Estou num momento único, onde posso contar comigo mesmo e só. Claro, meu produtor Fabrício Machado, minha diretora e amiga Di Velloso e a Dilza (Christina Rodrigues) entram em minha vida para somar. Realmente, depois de tentar entrar em companhias de teatro e, sempre voltado à publicidade, cansei; fui e estou indo à luta com “Coti-di-ano”, que tem vida longa este trabalho, com certeza!

C.V.: ALÉM DOS ARTISTAS QUE ADMIRA, EM QUEM SE ESPELHA NA HORA DE INTERPRETAR?
R.B.: Nas pessoas do dia-a-dia, no padeiro, no verdureiro, no professor, no executivo, no médico... Todos têm um peculiar. É só prestar atenção.

C.V.: NA SUA OPINIÃO, QUAL A DIFERENÇA DO TEATRO EM RELAÇÃO À TV?
R.B.: O teatro é a base, é a mãe e o pai, é a solidificação. Vindo dele, você se adapta bem aos outros veículos e aprende, com certa facilidade, o fundamental: ser humilde sempre, claro, desde que suas condições sejam respeitadas.

C.V.: A PEÇA “COTI-DI-ANO” QUE APRESENTOU RECENTEMENTE NO TEATRO AGILDO RIBEIRO, NO MÉIER (RJ), ARRANCOU GARGALHADAS DO PÚBLICO. ELA CONTINUA EM 2010? QUAIS SÃO SUAS METAS PARA O PRÓXIMO ANO?
R.B.: “Coti-di-ano”, como já disse, tem vida longa e irá arrancar gargalhadas de muitas pessoas no Brasil. Escute bem... “No Brasil”... 2010, com certeza, é o ano da solidificação deste trabalho. Em janeiro, estaremos fazendo o espetáculo de graça, no Parque das Ruínas, na Lapa, aos sábados, às 19h. Na primeira semana de fevereiro, vamos à Porciúncula, no interior; depois, quero e vou para os Teatros Vanucci e Falabella.

C.V.: COMO ANALISA O MERCADO ARTÍSTICO NO BRASIL, ATUALMENTE?
R.B.: Que pergunta difícil! Vamos ver se consigo (risos). A Globo vende: enfim, precisa de gente bonita para estar lá vendendo. Para entrar numa emissora é complicado porque quando você fica sabendo de um teste, incrivelmente no outro dia já fechou o elenco. É difícil, entende? O ideal é você estar em cartaz e um anjo iluminado te ver e te contratar (risos). Tomara que um venha me ver logo!

C.V.: EM SUA ÓTICA, QUAL O SEGREDO PARA ATUAR NO PALCO COM UM HUMOR SADIO QUE FAÇA O PÚBLICO GARGALHAR DO INÍCIO AO FIM DO ESPETÁCULO?
R.B.: A simplicidade, a verdade das personagens; a armadura tem que ser bem feita. Daí, você se veste e faz acontecer, sem exageros. E um detalhe: fale, olhe e aja como o público quer. É difícil, mas se consegue.

C.V.: BENTO, QUE MENSAGEM VOCÊ DEIXA PARA SEU PUBLICO?
R.B.: Meu público... Não a todos os públicos... Saúde, paz, amor, menos cobiça e mais doação, mais humanidade e mais fé.

Foto: Divulgação

DECIDIR PERDER

29 dezembro 2009 |


Tem muita gente nessa vida que decide perder mesmo estando com a vitória nas mãos. Ao contabilizar certos aborrecimentos e leves prejuízos que terá para manter sua conquista, desanima do trajeto. Pura covardia. Se a pessoa não consegue ao menos lutar por si, que dirá por outrem. Quanta fraqueza! Por que rejeitar um prêmio que a vida entregou? Será que as consequências pela escolha não serão drásticas? Não seria melhor tentar? Embates na vida sempre vão existir. Aliás, ao nascermos, somos encaminhados para um mundo de combates e de luta pela sobrevivência. Para começar nessa trajetória de dor, o bebê já vem chorando. Não podia rir? Não. O prenúncio vem com choro e sofrimento. Por aí, já se pode imaginar a longa estrada de batalhas que se apresentará a cada amanhecer.

Contudo, viver é um ganho. Sorrir, mesmo com o coração ferido, traz à alma, saúde, fortalecimento, esperança de um futuro melhor, mais justo, mais igualitário. Por isso, é um dever de cada um brigar pelo o que é seu, não permitir que intrusos assaltem as jóias de valor que o Universo lhe presenteou. Basta um pouco de boa vontade, humildade, estabelecer o equilíbrio entre o ceder e o travar. E todos nós temos em nossa composição humana ferramentas cabíveis para tal obra. Depende do querer de cada um.

Se hoje o seu coração está triste por algo que não teve condições de manter em sua vida e perdeu, não desanime. Você ainda está vivo e pode correr atrás. Recupere o tempo perdido. A terra gira a todo o momento e, nessas horas de ciclo, tudo ocupa um novo lugar: quem estava em cima, vem para baixo; o ódio é substituído pelo perdão; a ira, a raiva e a inveja se tornam sentimentos bons, claros como a neve; e a solidão sai em disparada para outro espaço porque aonde a alegria chega transforma o ambiente e nenhuma tristeza resiste a um ambiente feliz.

Lute pelos seus direitos de vida. Lute por você. Não entregue o tesouro para bandidos que o mundo cria e não têm face. Reflita sobre isso.

Taís Faccioli: uma jovem repórter com vasta experiência no mercado

28 dezembro 2009 |


A jornalista Taís Faccioli deu entrevista exclusiva ao “Cultura Viva”. Repórter da TV Brasil, ela também já foi redatora do programa “Olhar” apresentado por Lúcia Leme, na mesma emissora, quando era conhecida apenas como TVE, e atuou em outras mídias ao longo de sua carreira. Confira o bate-papo!

CULTURA VIVA: Qual a sua história no Jornalismo? Já atuou em outras mídias, além da TV?
TAÍS FACCIOLI: Comecei a trabalhar há 14 anos, no Núcleo de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, onde eu estudava. Naquela época, atuei como editora e repórter em diferentes mídias: na TV, no jornal impresso e na revista que funcionavam dentro do Núcleo de Comunicação.
Em setembro de 1997 fui contratada como estagiária pela TVE. Três meses depois passei a assistente de produção do jornal Rede Brasil Revista. Em 1998 fui promovida a editora do programa Espaço Internacional. Em 1999 mudei para o programa Revista Mercosul. Em 2001, fui convidada para trabalhar como redatora do programa Olhar 2001, apresentado pela Lucia Leme, que depois virou Espaço Público. Com o fim do Espaço Público, em 2008, fui para o programa Caminhos da Reportagem e agora estou atuando como repórter do jornal “Repórter Brasil”.
Paralelamente, fiz trabalhos como free lancer para empresas como American Online (Rock in Rio 3), Villas Boas Seguros (Jornal Folha Escolar), Universidade Gama Filho, Banco Santander e Prudential Seguros.

C.V.: A mudança da TVE para TV Brasil causou realmente alterações de propostas para uma emissora educativa. Qual sua opinião sobre o fato?
T.F.: Percebo que houve uma grande mudança. Agora temos nos telejornais e em alguns programas a participação mais intensa de emissoras regionais e um engajamento maior de pessoas ‘do povo’, ou seja, há uma preocupação de dar voz aos cidadãos comuns. Temos uma quantidade maior de reportagens educativas. Além de darmos espaço para outras emissoras educativas, universitárias e comunitárias, que retransmitem total ou parcialmente nossa programação, em vários estados brasileiros.

C.V.: Você agora atua no “Repórter Brasil”. Em vista de outros telejornais, ele explica a notícia de forma a trazer melhor compreensão do telespectador sobre os assuntos. Já ouviu algum comentário sobre isso por parte do público?
T.F.: Algumas pessoas comentam que é uma forma interessante de aprofundar as notícias. Outras dizem que há um excesso de explicações e que algumas informações são passadas de forma muito didática.

C.V.: O ano está chegando ao fim. Quais são suas metas para o próximo ano?
T.F.: Por enquanto, continuar na TV Brasil. Mas quem sabe...

Foto: Arquivo pessoal de Taís Faccioli

FUZUÊ NA TV: MELHORES MOMENTOS DA 'NIGHT' CARIOCA EM 2009

|


É hora de rever alguns dos melhores momentos do "Fuzuê na TV", que também entra na onda do balanço de final de ano. No próximo domingo, dia 03 de janeiro, haverá uma restrospectiva com diversas matérias, atrações e situações importantes exibidas no programa ao longo de 2009. No horário habitual das 13 às 13h30m, na CNT.

Como não poderia deixar de ser, um resumo da "night carioca" com as matérias realizadas nas principais boates visitadas ao longo do ano pela equipe. Uma pequena amostra da noite do Rio, que tem espaço para todos os estilos e bolsos. Também não poderiam faltar as coberturas dos shows internacionais.
E nem o quadro "As Maluquices do Claudinho" que já conquistou a galera pelas situações inusitadas ocorridas com o repórter " de linguajar frenético" Claudinho Macedo (que também é publicitário e DJ), e os "micos" e erros durante as gravações ao final dos programas que já são de praxe!

Foto divulgação: jornalistas Vivi Tenório (que já pertenceu a equipe) e Claudinho Macedo (apresentador do Fuzuê na TV) na Nuth, durante a festa de aniversário do primeiro ano do programa líder de audiência da CNT.

Editora solicita textos escritos por mulheres para publicação de livro

22 dezembro 2009 |


Até 10 de janeiro de 2010, a Andross Editora estará selecionando contos, crônicas e poemas, escritos por mulheres, para a coletânea ELAS ESCREVEM..., a ser lançada em 06 de MARÇO de 2010, em São Paulo. O lançamento comemorará o Dia Internacional da Mulher.

Qualquer mulher pode enviar um texto para avaliação e possível publicação, basta que siga o regulamento de envio da obra, que está no website da editora: www.andross.com.br

Sinopse: Em prosa e em verso, com beleza e sensibilidade literárias, mulheres de diferentes idades registram, nesta antologia, um pouco do cotidiano, dos sentidos e dos sentimentos que perpassam o tempo presente, marcado por muitas informações e incertezas. É nesse universo que elas agem e se movimentam nas diversas direções

A organização desta antologia está a cargo da escritora Hanna Liis-Baxter e da Doutora Guaraciaba Micheletti. Além desta, a Andross ainda tem outras cinco antologias com inscrições abertas para o envio de textos. Participe!

Tânia Mara e sua mensagem de Natal

|

'Uma história para o dia de Natal' - Paulo Coelho

|


O escritor Paulo Coelho, através de sua equipe de trabalho, enviou para o jornalista Edson Soares hoje, o conto de Natal que escreveu para as colunas que tem em diversos jornais do mundo. "Que Deus nos ilumine em 2010", enfatizou. Confira:

Conta uma antiga e conhecida lenda, que há cinco mil anos três cedros nasceram nas lindas florestas do Líbano. Como todos nós sabemos, os cedros levam muito tempo para crescer, e estas árvores passaram séculos inteiros pensando sobre a vida, a morte, a natureza, os homens.

Presenciaram a chegada de uma expedição de Israel, enviada por Salomão, e mais tarde viram a terra coberta de sangue durante as batalhas com os assírios. Conheceram Jezabel e o profeta Elias, inimigos mortais.

Assistiram a invenção do alfabeto, e deslumbraram-se com as caravanas que passavam, cheias de tecidos coloridos.

Um belo dia resolveram conversar sobre o futuro.

- Depois de tudo o que tenho visto - disse a primeira árvore - quero ser transformada no trono do rei mais poderoso da terra.

- Eu gostaria de ser parte de algo que transformasse para sempre o Mal em Bem - comentou a segunda.

- Por meu lado, queria que toda vez que olhassem para mim pensassem em Deus - foi a resposta da terceira.

Mais algum tempo se passou, e lenhadores apareceram. Os cedros foram derrubados, e um navio os carregou para longe.

Cada uma daquelas árvores tinha um desejo, mas a realidade nunca pergunta o que fazer com os sonhos; a primeira serviu para construir um abrigo de animais, e as sobras foram usadas para apoiar o feno. A segunda árvore virou uma mesa muito simples, que logo foi vendida para um comerciante de móveis. Como a madeira da terceira árvore não encontrou compradores, foi cortada e colocada no
armazém de uma cidade grande.

Infelizes, elas se lamentavam: “ Nossa madeira era boa, e ninguém encontrou algo de belo para usá-la”.

Algum tempo se passou e, numa noite cheia de estrelas, um casal que não conseguia encontrar refúgio resolveu passar a noite no estábulo que tinha sido construído com a madeira da primeira árvore. A mulher gritava, com dores do parto, e terminou dando a luz ali mesmo, colocando seu filho entre o feno e a madeira que o apoiava.

Naquele momento, a primeira árvore entendeu que seu sonho tinha sido cumprido: ali estava o maior de todos os reis da Terra.

Anos depois, numa casa modesta, vários homens sentaram-se em torno da mesa que tinha sido feita com a madeira da segunda árvore. Um deles, antes que todos começassem a comer, disse algumas palavras sobre o pão e o vinho que tinham diante de si.E a segunda árvore entendeu que, naquele momento, ela sustentava não apenas um cálice e um pedaço de pão, mas a aliança entre o homem e a Divindade.

No dia seguinte, retiraram dois pedaços do terceiro cedro, e o colocaram em forma de cruz. Deixaram-no jogado em um canto, e horas depois trouxeram um homem barbaramente ferido, que cravaram em seu lenho. Horrorizado, o cedro lamentou a herança bárbara que a vida lhe deixara. Antes que três dias decorressem, porém, a terceira árvore entendeu seu destino: o homem que ali estivera pregado era agora a Luz que tudo iluminava. A cruz feita com sua madeira tinha deixado de ser um símbolo de tortura, para transformar-se em sinal de vitória.

Como sempre acontece com os sonhos, os três cedros do Líbano tinham cumprido o destino que desejavam - mas não da maneira que imaginavam.

Foto: Internet

José Araújo e Taba Cultural em noite de autógrafos

20 dezembro 2009 |

O escritor paulistano José Araújo esteve na Livraria Museu da República, ontem, às 19h, para a noite de autógrafos que marcou o lançamento de três antologias publicadas pela Taba Cultural Editora. Ele participa com suas crônicas nos livros “Preces e Reflexões” e “Poesia e Prosa de verão”. A Editora aproveitou o ensejo e ainda lançou “Mulher Eterno Tema” e a Agenda Nacional dos Escritores, que se trata de uma agenda comum, mas com poemas e dizeres de diversos autores. O editor da Taba Cultural, o ator José Maria Rodrigues, esteve no local e explicou com exclusividade ao “Cultura Viva” que a empresa faz dois lançamentos coletivos durante o ano, geralmente nos meses de junho e de dezembro, quando lança a Agenda. “Esses eventos representam o lançamento oficial das antologias publicadas pela Taba Cultural a cada semestre. Os autores de outros Estados recebem os exemplares lá e, assim, divulgam as obras, que vem com textos de vários autores reunidos num só livro”, destacou.

 

Segundo ele, já estão abertas as inscrições para os próximos concursos e os interessados podem baixar as informações no www.tabacultural.com.br, no link “Concursos”.

 

José Araújo e Edson

 

Durante o evento, os escritores presentes atenderam aos leitores e autografaram os exemplares adquiridos pelos admiradores. Num momento cerimonial, o editor convidou ao microfone a escritora Ana Helena Ribeiro Tavares para recitar um de seus poemas e ela emocionou o público presente pela beleza do texto e entonação dos versos.

 

José Maria e Ana Helena

 

Do início ao fim, o escritor José Araújo, sempre muito elegante e simpático, atendeu seus leitores e posou para diversas câmeras fotográficas. Ele, que lançou em setembro na Binal do Livro no Riocentro, a obra “Por um mundo melhor”, retoma, logo em seguida, com mais essas antologias. O literato contou que participa dessas obras com o intuito de levar seu nome para todo o Brasil e países de Língua Portuguesa. “Quero divulgar meu talento e meu trabalho por esses lugares a fim de semear minhas idéias”, revelou.

 

José Araújo e leitoras

 

Os livros estão disponíveis na Livraria Museu da República, no Palácio do Catete, que fica na Rua do Catete, 153, Catete, RJ. Mais informações, entrar em contato com a Taba Cultural Editora no telefone (21) 3852-0956.

 

O “Cultura Viva” parabeniza ao José Araújo e a Taba Cultural pela iniciativa.

 

Foto1: Edson Soares, José Araújo e Tânia

Foto: Nadja

Foto2: José Maria Rodrigues e Ana Helena Ribeiro Tavares

Foto: Edson Soares

Foto2: José Araújo entre as leitoras Nadja e Tânia

Fotos: Edson Soares

COMPANHEIRISMO

16 dezembro 2009 |


Olhar para você me fortalece
Me dá um ânimo tão grande que me sinto mais a fim da vida

Perceber sua presença me tranquiliza
Nem posso imaginar o que poderia acontecer sem você por perto

Sentir seu cheiro me faz entender um envolvimento
É que seu carinho é tão intenso por mim que me protege

Cada vez que te vejo me renova a esperança
E me faz acreditar que teremos um amanhã seguro

Quando você se vai também me sinto te seguir
Como sua sombra, te acompanho até seu destino

Por algumas vezes já pensei se houvesse sua ausência
Minha mente se confundiu por completo
E, quanto mais imaginava esse absurdo,
Mais me embaralhava no limiar dos meus pensamentos

Para que sofrer se você sempre está aqui?
Por que buscar o sofrimento se a sua presença é real?
Quando eu era adolescente, um dia ouvi uma música que dizia:
“Quem acha um bom amigo tem o mapa do maior tesouro”
Isso é verdade
Em todos os tipos de relacionamentos humanos,
A amizade é a primeira exigência
Depois, o amor, a consideração, o respeito, a aceitação
E, por fim, o companheirismo
Até porque ninguém merece ficar sozinho
A solidão é uma terrível vilã
E, se algum dia ela quiser furtar seu coração,
Nunca esqueça:
Sou alguém que você pode contar
Sempre

Nana Gouvêa é a Mamãe Noel de crianças carentes

|


Nana Gouvêa estará sábado, dia 19 de dezembro, a partir das 10h, comemorando seu verdadeiro Natal junto às crianças da Casa de Padre Pio. Ela será a Mamãe Noel e ajudará a distribuir os presentes de Natal às crianças ajudadas pela instituição.

A Casa de Padre Pio atende 102 famílias carentes da região com cestas básicas, além de dar suporte médico e psicológico. Nana Gouvêa frequenta há 4 anos a Casa e participa de todas as suas atividades.

A Casa de Padre Pio fica na Rua Assunção, 297 – Botafogo - RJ
www.padrepio.org.br

Foto: Divulgação

Shows da semana

15 dezembro 2009 |

Mara Maravilha recebe homenagem na TV

14 dezembro 2009 |


Mara Maravilha foi a artista homenageada no Programa Raul Gil (Band) do último sábado, dia 12 de dezembro. Entre tantos momentos emocionantes, crianças se apresentaram cantando grandes sucessos na voz da cantora, que marcou a programação infantil da TV nos anos 80 e 90. Vários artistas falaram sobre a baianinha, como o cartunista Maurício de Souza e a cantora Ísis Regina.

Para quem viveu a época da moça no "Show Maravilha" e em outros programas, deu para matar saudades. E, como ela faz parte da história da televisão brasileira, foi uma homenagem merecida. Sem dúvidas.

Mara, o "Cultura Viva" também te parabeniza por sua trajetória de vida e de carreira. Segue nessa força!

QUEM INDICA O QUÊ - LINO CORRÊA

13 dezembro 2009 |


QUEM? Lino Corrêa.
OCUPAÇÃO: Ator e jornalista.
INDICA O QUÊ? O DVD do Simonal "Ninguém Sabe O Duro Que Dei".
SUA OPINIÃO: "Esse documentário de Cláudio Manoel traz à tona um questionamento fundamental de como a ditadura militar fez vítimas na literatura, música, teatro, e em outros setores. O grande Simonal um dos maiores ídolos desse país nos anos 60 e 70, que esbanjava talento e provocava os racistas por ser um ídolo negro que seduzia as platéias assumindo sua negritude, se viu de repente envolvido num polêmico caso onde teria sido roubado pelo seu contador, daí sua voz foi silenciada, e pior, isolada sem nenhum apoio da classe pelas decadas seguintes."

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares

Roberto Bento e Cristina Rodrigues brilham em 'Coti-di-ano'

|


O espetáculo "Coti-di-ano" provocou muitas risadas para quem compareceu na apresentação de ontem. Os atores Roberto Bento e Cristina Rodrigues deram um show de humor, carisma e simpatia. Entre outros assuntos, a peça discute o relacionamento entre homem e mulher, detalhando o dia-a-dia de um casal. Mesmo com pouca estrutura e apenas um cenário, Bento, que interpreta dois personagens e Cristina, seguram a atenção do púiblico do início ao fim com um texto impecável.

"Coti-di-ano" está em cartaz no Teatro Agildo Ribeiro, no Méier, próximo à Estação de trem, hoje, às 18h, e encerra temporada na semana que vem nos dias 18 (às 20h), 19 (às 19h) e 20 (às 18h). Mais informações, ligue: (21) 2241-9781.

Vale a pena conferir!

Foto: Edson Soares

V MARATONA DE BANDAS NA SALA CECÍLIA MEIRELES

11 dezembro 2009 |

Alcione comanda Natal das Famílias na Cidade do Samba

10 dezembro 2009 |


O "Natal das Famílias", evento beneficente comandado pela cantora Alcione e que reúne alguns dos maiores astros da MPB na Cidade do Samba, já vai se tornando uma tradição anual. A Marrom convida os amigos que, de pronto e com o maior prazer, aceitam participar da ação solidária em prol de instituições que cuidam de menores e adolescentes carentes. Já estão confirmados, para a festa desta segunda, dia 14 de dezembro, às 21 horas: Belo, Diogo Nogueira, Emílio Santiago, Grupo Revelação, Jorge Aragão, Pique Novo e Victor e Léo, por enquanto. O endereço da Cidade do Samba é: Rua Rivadávia Correa, 60 - Gamboa - Zona Portuária (em frente ao Armazém 11, do Cais do Porto) - Fones: 2213.2503/2213.2546 - email - reservas@cdsrj.com.br

O espetáculo, naturalmente, também contará com a participação de Alcione. Os ingressos custarão 80 reais, com direito a um buffet de frios e salgadinhos, refrigerante, água, cerveja, etc... A renda do show será transformada em cestas básicas e em brinquedos. Para a alegria de muitas crianças e de suas famílias que, infelizmente, sem ações como esta não teriam direito a um "feliz natal".

Foto: Cristina Granato

Oficina Gratuita para Cantores e Músicos no Rio

|

SHOWS DA SEMANA

09 dezembro 2009 |


'Curtomentário' com Cako Martins já está no ar

08 dezembro 2009 |


No site oficial da Cowparade www.cowparade.com.br todos podem acompanhar o nascimento do novo rebanho que estará nas ruas de São Paulo, a partir de 22 de janeiro. Informações, notícias, vídeos, fotos estão à disposição dos fãs das deliciosas vaquinhas.

Na série de “Curtomentários” de Glauco Lima sobre a criação das obras é a vez de Cako Martins mostrar e falar sobre sua Cowlorida Voadora, uma das escolhidas para a edição 2010. Quando perguntaram ao artista o porquê sua vaca teria asas, a resposta foi: “Queria causar certa estranheza, gosto dessas reações em meus trabalhos”, diz Cako Martins.

Cako Martin é diretor de arte e ilustrador, graduado pela faculdade de Belas Artes de São Paulo. Já passou por diversas agências de publicidade e escritórios de design e atualmente faz parte do time de criação da Young & Rubicam Brasil, do grupo Newcomm/WPP. Seu trabalho consiste em um traço a mão livre com uma mistura de cores, resultando imagens inspiradoras. Suas referências são a natureza, a cultura pop, grafitte e a arte contemporânea. A “Cowlorida Voadora” de Cako Martin na Cow Parede 2010.

Glauco Lima, designer gráfico é formado em Propaganda e Design nos EUA. Assina uma série de “curtomentários” que relatam o mundo a sua volta e a Cowparade foi escolhida como um dos assuntos. Tem seu próprio blog onde relata e expõe tudo que é criativo e chama sua atenção www.robotactivate.com

A CowParade SP 2010 acontecerá de 22 de janeiro a 21 de março, na capital.


CowParade São Paulo 2009 - Circuito das Vacas
De 22/01/2010 a 21/03/2010.
Realização: Toptrends e Farah Service
Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Patrocínio Master: Ipiranga
Para patrocinar uma escultura: Entre em contato com a Toptrends.

Entidades beneficentes: Fundação Gol de Letra e outras
Mais informações:
www.toptrends.com.br
www.cowparade.com.br
www.cowparade.com.br/sp

Yuri Graneiro aproveita desfile luxuoso e produz fotos das atrizes que estavam na passarela

04 dezembro 2009 |


Yuri Graneiro produziu um desfile luxuoso com Quitéria Chagas, Maitê Piragibe, Ana Luiza Castro e Aparecida Petrowky, no Palacete “Julieta de Serpa”, que foi construído em 1920 devido a uma historia de amor. O evento aconteceu nesta semana e, aproveitando o clima de beleza e alto nível de produção, o fotógrafo fez belíssimas fotos das atrizes que desfilaram.

Foto: Yuri Graneiro

Rondas Infantis no Projeto Bem Me Quer Paquetá

|



Logotipo: Edino Krieger

Gustavo Pinheiro em Itaipú

27 novembro 2009 |

Sabado tem... Vocabulario... Em São Paulo

26 novembro 2009 |

Shows da semana no Rio

|

Entrevistas com artistas da Cowparade São Paulo

|


O site oficial da Cowparade www.cowparade.com.br coloca no ar a série de “Curtomentários” de Glauco Lima sobre a criação das vaquinhas para essa edição da Cowparade São Paulo 2010. Já podem ser acessadas as entrevistas com Laura Sobral que assina a Cicowvia, um incentivo ao uso da bicicleta para melhorar a poluição e Patrícia do Nascimento falando sobre a Cowgestionamento, uma visão bem humorada do caos que é o trânsito na cidade.

Glauco Lima, designer gráfico é formado em Propaganda e Design nos EUA. Assina uma série de “curtomentários” que relatam o mundo a sua volta e a Cowparade foi escolhida como um dos assuntos. Tem seu próprio blog onde relata e expõe tudo que é criativo e chama sua atenção www.robotactivate.com

Além dos “curtomentários”, quem acessar o site da Cowparade poderá assistir ao vídeo e ver fotos das etapas de criação das vacas que estarão pastando pelas ruas de São Paulo nessa edição 2010.

A CowParade SP 2010 acontecerá de 22 de janeiro a 21 de março, na capital.

CowParade São Paulo 2009 - Circuito das Vacas

De 22/01/2010 a 21/03/2010.
Realização: Toptrends e Farah Service
Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Patrocínio Master: Ipiranga
Para patrocinar uma escultura: Entre em contato com a Toptrends.

Entidades beneficentes: Fundação Gol de Letra e outras
Mais informações:
www.toptrends.com.br
www.cowparade.com.br
www.cowparade.com.br/sp

Pura sintonia – uma análise sobre o rádio

24 novembro 2009 |


Mesmo com tantas novidades tecnológicas, o rádio ainda é um meio de comunicação para muita gente. Numa época em que os jornais, que todos os dias encontramos em forma impressa nas bancas, também atualizam as notícias por minuto através de seus sites na internet, sempre se encontra alguém antenado no “aparelhinho” de pilha. Esse crédito é antigo e o rádio já foi referência-maior para muitas gerações desde seu surgimento no Brasil em 1922. Através do veículo, pessoas comuns se tornaram celebridades, como os cantores do rádio, como Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Marlene e dezenas de outros que fazem shows pelo país afora até hoje. Além destes, locutores como Aroldo de Andrade, Alberto Brizola e José Carlos Araújo se tornaram grandes comunicadores e ganharam a confiança do público.

Mas, o rádio não se perdeu no tempo e ainda converge com outras mídias. Um exemplo disso é a coluna “Show do Antonio Carlos” no caderno “Diversão” do jornal “Extra”. Respeitado no meio radiofônico e porta-voz da população, o locutor traz para a página do jornal impresso aquilo que apresenta no rádio, diariamente. Entrevista com artistas, indicações de filmes e o quadro “Recordar é viver”, onde faz uma pergunta sobre personalidades do mundo artístico, cita opções e dá a resposta certa no dia seguinte em seu programa na Rádio Globo. Um meio de comunicação em “sintonia” com o outro, complemento que prova o quanto esse tipo de confluência pode dar certo. Como tem dado.

Também ganhando mídia, o rádio foi tema de discussão no “Repórter Brasil” da TV Brasil (antiga TVE) no dia 12 de novembro. Numa pesquisa feita recentemente sobre qual o veículo que tem mais credibilidade do público, o rádio ficou em primeiro lugar; em segundo, a internet e, por último, a TV. Impressionante. Visto isso, o telejornal foi às ruas e perguntou aos transeuntes: “Em tempos de internet, qual é o meio que você usa para se informar?”. As respostas divergiram, mas o rádio ainda assim aparecia. Quem é rei nunca perde a majestade, não é mesmo?

Talvez essa afeição seja pela fantasia que o rádio cria na cabeça dos ouvintes... Aquela voz... Aquele locutor... Aquela locutora... Esse aparelho que apenas com um botão gera uma voz e fala direcionado a quem está do outro lado, alcança seu objetivo, fala aos corações, dá a chance de se interagir, o ouvinte pode ligar e ouvir seu nome “no ar”... Quantos já casaram devido aquele oferecimento musical... Uns conseguiram emprego; outros prêmios, reconhecimentos... Uma “pura sintonia” capaz de manter um casamento tão duradouro entre meio de comunicação e ouvintes. Bem verdade, na travessia do Século XXI, o rádio ainda serve como uma forte arma para construção de cidadania, sempre com ênfase à utilidade pública.

A propósito: já ligou seu rádio hoje?

Projeto BANDA LARGA no Rio

19 novembro 2009 |


Encerramento, SÁBADO, no polo de CABO FRIO
Abertura Oficial, em NOVA FRIBURGO, DOMINGO, dia 22/11
com a apresentação da SOCIEDADE MUSICAL EUTERPE FRIBURGUENSE
(A "CENTENÁRIA DAS CENTENÁRIAS" das bandas civis do Estado do Rio)

No próximo domingo, dia 22, o projeto Banda Larga - da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, em parceria com a ASBAM RJ (Associação Bandas Civis do Rio de Janeiro) - chegará ao seu terceiro polo regional, no município de Nova Friburgo.

No dia anterior, haverá o encerramento, com festa e entrega de certificados em Cabo Frio. O projeto está sendo desenvolvido, durante toda esta semana, na Região dos Lagos. Oficinas , seminários e workshops, com professores conceituados e premiadíssimos em suas áreas, para músicos iniciantes, geralmente autodidatas, entre crianças e adolescentes. Aulas de instrumentos de percussão e sopro, regência, e ainda de reparos e limpeza de instrumentos musicais. Novidades que estavam despertando o interesse dos jovens e entusiasmados aprendizes antes mesmo do início do projeto, domingo passado.

Em Nova Friburgo, o Banda Larga será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro. Na abertura oficial, presenças dos diretores (e presidente ) da ASBAM RJ, e das mais expressivas autoridades do Município e da Secretaria Estadual de Cultura (patrocinadora oficial do projeto de revitalização e atualização das bandas civis do Estado). A cerimônia de abertura contará com a presença da "centenária das centenárias": a Sociedade Musical Euterpre Friburguense, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto. A banda nasceu no dia 26 de fevereiro de 1863, e é uma das bandas mais antigas, em atividade, da América Latina.

Na quarta-feira, será a vez da banda (que nasceu de uma dissidência, e com ex-integrantes da Euterpe) S.M.B.Campesina Friburguense. No encerramento, professores e alunos irão apresentar-se num grupo, apropriadamente, batizado de "BANDA LARGA".

SHOWS DA SEMANA NO RIO

|

Danny Glover e Lino Corrêa no Rio de Janeiro

18 novembro 2009 |


Por Lino Corrêa

Estar participando do "III Encontro de Cinema Negro Brasil África e Américas" através do nosso longa "Trilhos De Sangue" do cineasta Wavá de Carvalho, com roteiro de Alexandre Darshan, onde defendo o personagem Dionísio, tem sido um aprendizado a mais na minha incessável sede pela sétima arte. Além do nosso filme ter sido bem recebido pela platéia, que lotou o tradicional Cinema Odeon na Cinelândia (Centro do Rio), nos dias 14 e 15/11/09, assistir a documentários tocantes, como "O Dia Da Posse De Obama" do cineasta e ator Lázaro Ramos, que me falou num depoimento exclusivo que estamos provavelmente entrando num novo ciclo de esperança através do primeiro presidente negro norte americano que sugere maior sensibilidade humana. Também um outro filme tocante foi "Os Doze Discipulos de Mandela" do cineasta norte americano Thomas Allen Harris. Ele me falou em depoimento que gravei sobre seu amor ao Brasil; ele é considerado uma importante voz na comunidade internacional de filmes.

Um dos pontos altos de tantas exibições, debates, e encontros fundamentais para que a igualdade de direitos seja melhor nivelada entre os cariocas, brasileiros, e os povos em geral, aconteceu no dia 16/11/09 no Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico, quando o curador desse evento fantástico, Zózimo Bulbul, convidou para uma mesa grandes nomes de expressão cultural, o espaço Tom Jobim estava lotado de atores que fazem a real história do nosso cinema como: Carlo Mossy, Amir Haddad, Ruth De Souza, Sandra Barsotti, Milton Gonçalves, entre outros, o desabafo do militante ícone negro e curador Zózimo Bulbul foi emocionante quando disse que eventos como esse são indispensáveis para a libertação do povo da "telinha da TV" que além de não corresponder a identidade real do povo brasileiro, ainda causa uma inquestionável e retrograda alienação na massa, ainda acrescentou que esse Festival de Cinema Afro Carioca ontem teve uma presença maior de jornalistas e da mídia porque o grande ator norte americano Danny Glover se fazia presente na mesa dos convidados ao lado de outros grandes formadores de opinião cultural como: Mansour (Senegal), Rigoberto Lopez(Cuba), entre outros.

O Ator Danny Glover foi aplaudido pela platéia vip que se senbilizou não pelo mega star de filmes como: "A Cor Púrpura", "Máquina Mortífera", "Ensaio Sobre A Cegueira", "Jogos Mortais", "Viagem Sem Volta", entre tantos sucessos consagradores, mas em especial por mostrar para todos seu melhor personagem que é de um ativista político em benefício da posição do negro no mundo, e esbanjou simpatia a todos presentes.

Portanto, fica aqui o meu registro desse Festival de Cinema tão importante para nosso país, e porque sei que pessoas como você irá me ajudar a divulgar essa ideologia tão fundamental de igualdade na arte e na vida de cada brasileiro que tem na sua maioria uma pele de todas as raças direta ou indiretamente, e que essa nossa pluralidade cultural possa nos levar a real potência do nosso país ainda não descoberta.

Foto: Divulgação

Leilão 'Desapego dos Astros e Estrelas' movimenta o Rio

12 novembro 2009 |


O Leilão do "Desapego dos Astros e Estrelas", realizado na noite de terça-feira (dia 10 de novembro), na Casa da Matriz Rio de Janeiro, para arrecadar fundos para a montagem do espetáculo "Sorria, você está sendo roubado" foi um sucesso. A peça será encenada pelos alunos da ONG Palco Social, com texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo. A anfitriã e madrinha do grupo, Cláudia Rodrigues (na foto em destaque), estava muito animada e nos bastidores fez muitas brincadeiras a cerca do valor inicial do leilão (R$ 1,99). Mesmo depois do apagão, o evento continuou e só parou porque o calor estava insuportável. Os óculos da Gucci, doado por Pedro Garcia Neto, que esteve presente no evento, foi arrematado por R$ 90,00; a camisa Dolce Gabanna, de Edson Celulari ,ficou em R$ 70,00; o vestido de Malu Mader ficou em R$ 70,00; o creme dental russo e os troféus da atriz Guta Estresser foi arrematado por R$ 40,00.
O "Cultura Viva" parabeniza os organizadores pela idéia geniosa do evento!

Foto: Fabrício Machado

SBT: UMA CONSTRUÇÃO DE SONHOS

24 outubro 2009 |

No dia 21 de outubro estive no SBT, em São Paulo, para conhecer as dependências da emissora. Toda estrutura montada por Silvio Santos e sua equipe encanta a qualquer um. A educação e a elegância dos funcionários, altamente preparados para recepcionar seus convidados, tornam quem chega mais um integrante da família. De um lado para o outro, diversos profissionais movimentam-se no intuito de levar ao ar uma programação de qualidade de acordo com o gosto do público.

 

100_0214

 

Acompanhado por uma funcionária do setor de Comunicação da empresa, visitei todos os estúdios dos programas. Impressionante constantar os cenários, montados de madeira e, cada um, com sua decoração específica. Nos estúdios, um jogo de luz incrível dá a maquiagem e o tom certo para a proposta das opções na telinha.

 

Mesmo com o programa no ar, Priscila e Yudi – apresentadores do “Bom Dia & Cia.” – prontamente posaram na foto comigo, enquanto transmitia um desenho animado da programação. Um casal de adolescentes simples e simpáticos, me receberam com muito carinho. Por isso, conquistaram o público e são responsáveis por um infantil de grande audiência. Tudo pela simplicidade, carisma e amor pelo o que fazem.

 

100_0247

 

Curioso foi conhecer a fábrica de cenários onde dezenas de homens montam, constantemente, os componentes dos palcos de cada programa. Lá foi emocionante observar a “roleta” de um dos programas do Silvio Santos e o prazer no serviço estampado em cada rosto dos trabalhadores. Interessante, também, do lado externo da emissora, conhecer as antenas (do tipo parabólicas e de micro-ondas) que, sobre o prédio, transmitem tudo o que vai ao ar na tela do SBT. Em seguida, o espaço onde gravou a “Casa dos Artistas” e, um pouco mais adiante, a cidade cenográfica das novelas. Naquela agitação, alguns profissionais montavam e desmontavam casas e prédios que dão, na tela, um tom de realidade.

 

100_0228

 

Por fim, conheci uma galeria de fotos que contam a história do SBT a partir de imagens de programas apresentados por vários artistas. Nesse mesmo local, expostos os troféus e as placas que Silvio Santos recebeu ao longo de sua carreira e as primeiras câmeras usadas na época da “TVS”, nome anterior da emissora.

 

Depois de contemplar tantas maravilhas, algo nos desperta: toda aquela produção é algo puramente nacional, original e isso é motivo de grande orgulho para nação. Em nosso país, tão massacrado pelo desemprego e a falta de oprtunidade para tanta gente, existe um empresário – Silvio Santos – que se preocupa em oferecer o melhor conforto para seus funcionários e convidados. Com esse espírito empreendedor, o artista – considerado o melhor apresentador do país desde muito tempo – a cada dia o SBT cresce como uma emissora que já se solidificou e, devido à concorrência, que incita melhorias a cada minuto, mantém-se por uma forma própria... Sempre valorizar seu público com uma programação de seu alcance.

 

Parabéns ao Silvio Santos e a toda família SBT por nos presentear a cada dia com talentos na telinha e, assim, construir o sonho de telespectadores que vibram e se emocionam em cada programa exibido!

 

Foto1: Edson Soares

Foto2: Marjorie Dias

Foto3: Edson Soares

EDSON SOARES VISITA A LOJA DA MARA MARAVILHA

|

100_0291

 

O jornalista Edson Soares visitou a loja da cantora Mara Maravilha no Centro de São Paulo, no dia 22 de outubro. Muito bem recebido pelo gerente Alessandro Gonçalves e pela funcionária Flávia, conheceu as instalações da empresa e constatou a qualidade dos produtos ali comercializados, como camisas com dizeres evangélicos, CDs e DVDs da apresentadora e de outros artistas gospel, entre outras peças. Durante todo o tempo, uma TV em tela plana exibia o novo DVD da Mara, “Novo Coração”, produzido por Regis Danese.

Por motivo de viagem, Mara Maravilha não estava na loja.

 

Foto: Alessandro Gonçalves

‘TRILHOS DE SANGUE’ NO ODEON

|

Por Lino Corrêa

 

Sua presença será muito especial para mim no Cinema Odeon no próximo dia 14 de novembro, onde estará acontecendo o "FESTIVAL AFRO CARIOCA DE CINEMA" para exibição do longa "TRILHOS DE SANGUE", que tem início às 14h, com direção de Wavá de Carvalho e um roteiro de Alexandre Darshan. No elenco nomes como: Paulão Duplex (ator do Zorra Total), Lino Corrêa (que esteve recentemente em cartaz com “Gardel” no Teatro Ipanema), João Florenço, Bianca Marques, Sérgio Muniz, Pratinha (filho do nosso Grande Otelo), Ítalo William, Vitor Hugo, Giselle Cruz, entre outros talentosos atores que fazem parte da Companhia Bem Brasil.

 

A trama faz uma denúncia contra a impunidade, e ao mesmo tempo grita por dias melhores nesse país ainda tão desigual. A proposta da Bem Brasil é chamar a atenção para alguns atores que ainda não despontaram para a macromídia. O filme foi todo rodado na Velha Estação da Leopoldina, que tem hoje um bom auditório para apresentação de espetáculos teatrais, onde em 2008 fizemos uma apresentação da consagrada peça "O Último Carro", de João das Neves.

 

O nosso vitorioso atleta Robson Caetano e ator, que já tem um notório reconhecimento na TV, é o mais novo integrante da Companhia Bem Brasil, e estará conosco no Cinema Odeon.

 

TrilhosDeSangueBanner

POLLIANA ALEIXO DESFILA EM CURITIBA

15 outubro 2009 |


A atriz global Polliana Aleixo, 13 anos, que já começou a gravar a próxima novela das 19 h da Rede Globo, chegou em Curitiba nesta quinta –feira (dia 15 de outubro).
Ela é presença marcada no primeiro Fashion Kids, que acontece neste domingo (dia 18 de outubro) em Curitiba, onde desfilará pela marca PUC.

Fotos: Fabio Jorge Marques

Debate literário no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

|

Literatura em Meios Digitais
A utilização dos meios digitais como forma de publicação e distribuição literária.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso apresenta, dia 24 de outubro, às 15 horas, o debate “Literatura em Meios Digitais” que discutirá a utilização dos meios digitais como forma de publicação e distribuição literária.
Segundo Henrique Chagas, escritor e criador do Portal Verdes Trigos, participante do debate, “blogs, sites e portais de literatura constituem hoje, a porta de entrada dos novos escritores ao grande público leitor, acesso ao editor e à midia impressa. O livro, na sua forma digital, é o meio mais ágil para que o público leitor e as editoras tomem conhecimento da sua existência”. Segundo Henrique, “é óbvio que as editoras são atraídas pela quantidade de downloads, pelas resenhas digitais e pelos comentários on line“.
No Portal VerdesTrigos, que está on line há quase onze anos, existem vários exemplos de autores que publicaram seus livros impressos após escrevê-los em blogs. “Exemplo fabuloso é o livro “O Gozo de Ulysses“, de Noga Sklar, que é uma coletânea dos posts que a escritora publicou em seu blog; é um diário de leituras que fez do calhamaço Ulisses, de James Joyce. “O caminho da Noga foi este: primeiro o blog; depois o seu livro foi publicado pela Editora IBIS LIBRIS”, afirmou Henrique.
Estarão debatendo o assunto Alexandre Inagaki, jornalista e criador do Portal “Pensar enlouquece, Pense nisso“; Artur Matuck, escritor e filósofo da comunicação contemporânea e Henrique Chagas, criador do Portal “Verdes Trigos“.Na Mediação estará Pipol, webpoeta e criador do Portal “Cronópios“.

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha
(ao lado do terminal Cachoeirinha)
Grátis
Tel: (11) 3984-2466 – SÃO PAULO – SP
Blog CCJ: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/

EXPOSIÇÃO E ENCONTRO COM ARTISTAS

|

Programa Encontros com Arte
O ARTISTA E A CIDADE: algumas relações entre práticas artísticas e o espaço urbano.
A exposição é uma proposta de reflexão e discussão sobre as relações entre a ação do artista e a cidade. Serão expostos trabalhos em diversas técnicas e suporte que ocuparão não apenas a galeria da Escola, como também outros espaços.

Artistas participantes: Azeite de Leos, Amanda Mei, Ana Luiza Pinheiro Fonseca, Christina Schmidt Kehl, Daniel Nogueira, Fabíola Aliceda, Fernando Pião, Heloisa Etelvina, Lilian Alves e Jacques Faing.

TEXTO DO CURADOR
“Como ponto comum inicial cada um dos artistas da mostra é movido pelo desejo de apropriar-se da cidade. Ela é seu objeto de estudo, de trabalho, seu espaço de criação, sua motivação de reflexão e crítica, mas ela é, sobretudo , seu objeto de desejo. Gigantesca e enigmática, pulsante e rizomática a metrópole se oferece aos olhos e sentidos ávidos, de cada um deles, por reconhecer-se em seus espaços, suas vias e suas articulações. Suas ações são formas de ocupação dos espaços, de perpetuação de deslocamentos.
Esse conjunto de artistas experimentou o convívio reflexivo ao lançar-se sobre a produção plástica, mas também sobre a produção crítica sobre ela elaborada. Integrantes do Grupo de Estudos “O artista e a Cidade” propuseram-se durante a atuação do mesmo a um olhar sobre relevantes e significativos artistas que, ao longo do século XX, olharam a cidade com o desejo de enfrentá-la e ampliar sua significação.
O artista na cidade: o que o lugar – ou a especificidade do espaço – agrega ao fazer artístico? A partir de uma proposta de estudar as relações entre a ação do artista e a cidade, pensando essa é, por excelência, o lugar da arte, seu espaço definidor; propõe, também, a discussão da constituição de uma dimensão do espaço público, na qual a ação, daquele é um fator relevante. Nas imagens produzidas, por cada um dos artistas presentes na exposição, podem ser estabelecidas relações que nos levam a um discurso articulado sobre o artista e a cidade.”

Marcos Moraes,

Exposição: 20 de outubro a 21 de novembro, de 9h às 20h (sábado: 9h às 18h)
Encontro com os artistas e abertura exposição: 20 de outubro (3ª) às 19h

Escola São Paulo
Rua Augusta, 22 39 – Jardins – São Paulo
Tel: 11 3060 3636
www.escolasaopaulo.org
Info: educativo@escolasaopaulo.org

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Marcos Moraes
É curador independente e professor de história da arte; coordenador do curso de artes plásticas e do programa de Residência Artística FAAP, no Edifício Lutetia, ambos da Fundação Armando Alvares Penteado. Doutorando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), é formado em direito e artes cênicas pela mesma universidade e possui especialização em arte e educação, museologia e administração da cultura.

Três mil bandas lutam para entrar para o casting do palco MySpace, no Maquinária Festival

|


Terminou na segunda-feira o prazo de inscrições para as bandas que serão escolhidas pelo público e estarão no palco MySpace, nos dias 7 e 8 de novembro, na Chácara do Jockey.

O público escolherá até o dia 23 de outubro quatro bandas que se juntarão a Danko Jones e outras seis convidadas e escolhidas por uma comissão encabeçada pelo produtor Rafael Ramos. Numa ação inédita no Brasil, tendo uma das maiores redes sociais do mundo, democratizou e envolveu o público na escolha do que ele realmente quer assistir.

A escolha de quatro bandas, entre as 10 finalistas, que vão integrar o line-up do evento começa no dia 15 de outubro. Nesta fase, o público poderá votar através do perfil www.myspace.com/maquinariafestival, até o dia 21 de outubro. Finalmente, no dia 23 de outubro será divulgada a lista dos grupos escolhidos.

Rafael Ramos, músico, produtor musical dos mais respeitados, responsável por colocar no mercado musical brasileiro vários sucessos, entre eles, Mamonas Assasinas, Baba Cósmica e produzir álbuns de artistas nacionais e internacionais como João Donato, Pitty, Cachorro Grande, Strike. Também já foi apresentador do programa Quiz MTV, ao lado de Cris Nicklas. Rafael, Bruno Telloli, da MySpace, e membros da The Groove fecharam o casting de convidados do festival.

No dia 7 as duas atrações escolhidas pelo público abrem a programação que inclui Silicon Fly, Sayowa ,Tico Santa Cruz e o Rebu. No dia 8 mais duas bandas eleitas pelo público e o encerramento ficará por conta do Hori, Stevens e Danko Jones.

Palco MySpace
Votação do público: de 15/10 a 21/10
Divulgação do resultado: 23/10

A juventude é insubstituível!

|


Quero pedir que todos vocês façam uma reflexão séria a respeito da fraude dos exames do ENEM. Muitas coisas, nos últimos tempos, me deixaram indignado, mas este caso quase me tirou do sério. Estou impressionado com mais este marco de incompetência e de desrespeito do governo do PT com a juventude do nosso país.
Nada menos que 4,5 milhões de estudantes se preparavam para fazer o exame. Todos dependiam dos resultados para garantir acesso às universidades e ao mercado do trabalho. O governo, no entanto, não teve a menor cautela e falhou miseravelmente na sua responsabilidade, no seu dever de assegurar oportunidades iguais para todos.
A fraude adiou planos, limitou sonhos e destruiu esperanças. Fiquei pensando que os jovens já enfrentam inúmeras dificuldades como a falta crônica de oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, além da ausência de uma política nacional de segurança. Na periferia das grandes cidades, eles são os principais alvos do crime organizado.
Como podemos manter o entusiasmo e a confiança em um cenário devastador como esse? Temos de renovar valores como a honestidade e a crença no futuro. Logo ali adiante podemos passar nosso país a limpo. E precisamos lutar, com força, contra a desesperança. Um país só avança quando pode contar com a fé, a confiança e o entusiasmo dos seus jovens. A juventude é insubstituível!
É isso, um forte abraço,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal

EXPOSIÇÃO FRANCESA EPIDEMIK FAZ ESTRÉIA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO

|

Um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270m2, no qual mais de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica, é uma das principais atrações da exposição Epidemik, que estreia no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro, no Centro Cultural da Ação da Cidadania. A iniciativa – uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a sanofi-aventis – integra a programação cultural do Ano da França no Brasil.
O videogame simula cinco diferentes cenários, conhecidos ou fictícios: Gripe aviária em Singapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil, com conteúdo e iconografia preparados pelas equipes da Fiocruz, Dengue no Rio de Janeiro. Ao pisar no tabuleiro, cada jogador recebe uma aura individual projetada no solo que o acompanha durante toda a simulação e vai indicando seu estado de saúde em função das atitudes preventivas que assume ou de providências que toma para se tratar, sempre orientados por uma tela gigante. Vinte monitores auxiliarão os participantes durante o jogo, que também é acessível a cadeirantes. Totalmente gratuita, a exposição é dirigida à população em geral, principalmente aos jovens estudantes.
Criada pelo Museu La Cité des Sciences et de l’Industrie de la Villette, em Paris, a exposição Epidemik, que já recebeu mais de 300.000 visitantes, conta com tecnologia inédita desenvolvida pela francesa Stratosphère, que tem no currículo trabalhos na Ponte Charles de Gaulle e no Palais des Congrès de Paris.

SOBRE EPIDEMIK
A exposição propõe uma abordagem inovadora para que o visitante tenha um entendimento mais profundo do impacto das várias epidemias ocorridas ao longo dos séculos sobre a humanidade. Além de jogos eletrônicos, a mostra oferece rico conteúdo histórico e jornalístico, em seis seqüências de filmes, contendo gravuras, pinturas, documentos, fotos e reportagens contemporâneas e históricas, projetadas em um afresco de 12 metros. Esses diferentes materiais revelam a visão de quem vivenciou as crises epidêmicas, o que inclui depoimentos de pacientes, familiares e profissionais da saúde. São dezenas de relatos reais oriundos de diferentes regiões do mundo, como o de uma sobrevivente da gripe espanhola, de 1918, ou de mulheres africanas que sofrem da doença do sono, sempre com ênfase nas relações entre o homem e o meio ambiente, interligando aspectos biológicos e culturais.

SOBRE SANOFI-AVENTIS
No Brasil desde o final dos anos 50, a sanofi-aventis emprega 4.000 pessoas e dispõe de três unidades industriais. Atuando da prevenção ao tratamento, o grupo dispõe de um dos mais amplos portfólios de medicamentos e vacinas do país. A empresa também tem desenvolvido vários programas visando à humanização hospitalar, reconhecidos nacionalmente, como as Brinquedotecas Hospitalares “Nossos Sonhos São Possíveis”, o “Música nos Hospitais” e o Programa Conviver, implantados em hospitais públicos de vários estados brasileiros.

SOBRE A FIOCRUZ
Desde 1900, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produz ciência para a saúde pública e a cidadania dos brasileiros, com ênfase na inovação, tanto tecnológica quanto social. Sua atuação pode ser dividida em oito frentes: ciência, tecnologia e inovação em saúde; educação permanente e qualificação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS); atenção à saúde; vigilância epidemiológica e ambiental em saúde; vigilância sanitária de produtos, serviços e ambientes; assistência farmacêutica e produção de insumos estratégicos em saúde; gestão de políticas de saúde; e inovação na gestão. O objetivo é fazer avançar a fronteira do conhecimento e colocá-lo a serviço de todos.

Outras informações
www.fiocruz.br
www.sanofi-aventis.com.br

EXPOSIÇÃO EPIDEMIK: O IMPACTO DAS EPIDEMIAS NA SOCIEDADE AO LONGO DOS SÉCULOS
Data: 20 de outubro a 24 de novembro
Horário: 8h30 às 19h30
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania
Av. Barão de Tefé, 75 (entrada pela rua Coelho E. Castro)
Bairro da Saúde - RJ
Agendamento das visitas escolares: 3865-2128, das 9h às 17h
ENTRADA FRANCA

EM HOMENAGEM AO DIA DA CRIANÇA...

09 outubro 2009 |


Direito da Criança

Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar

Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer

Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração

Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar

*Artista: Mara Maravilha
*Compositores: Marcos Pagé / Marileide Félix / Paulo Góes
*Foto: Capa do LP "Mundo Maravilha" de 1988

Um Rei em Paquetá no Centro Cultural da Justiça Eleitoral

|

Maquinária Festival promove batalha entre bandas

|


Uma verdadeira “Batalha das Bandas” vai colocar o público no clima do Maquinária Festival em uma votação que, mais do que promover escolha de bandas, aposta na renovação de ideias.

O novo cenário da música brasileira já tem um lugar reservado para brilhar no mês de novembro. Trata-se da “Batalha das Bandas” do Palco MySpace, uma iniciativa pioneira no Brasil, em que o público vai escolher quatro bandas que vão fechar o casting do Maquinária Festival, através de votação em uma das maiores redes sociais do mundo. Dessa forma, os amantes de novidades terão um encontro marcado com a nova safra da música. E os artistas, uma oportunidade imperdível de mostrar o seu talento para milhares de pessoas no festival que está agitando o Brasil. A escolha vai levar em conta a qualidade, a inovação e, claro, o que está no gosto do público.

A primeira fase da “Batalha das Bandas” começa no próximo dia 5 de outubro quando tem início as inscrições das bandas. Para participar, a única exigência é que os grupos tenham perfil no MySpace. Basta acessar a conta do Maquinária Festival, mandar uma mensagem com a URL (endereço na rede social) e o telefone de contato. Uma comissão formada por profissionais do MySpace e do festival vai analisar o conteúdo do perfil de cada uma das bandas. Dez serão escolhidas para a próxima fase. As inscrições deverão ser feitas até o dia 11 de outubro.

Para chegar ao Maquinária Festival, as bandas vão enfrentar uma disputa acirrada pela preferência das pessoas. A escolha de seis bandas, entre as 10 finalistas, que vão integrar o line-up do evento começa no dia 12 de outubro. Nesta fase, o público poderá votar através do perfil HYPERLINK "http://www.myspace.com/maquinariafestival" www.myspace.com/maquinariafestival, até o dia 21 de outubro.

Ansiedade, torcida e uma certa histeria. Finalmente, no dia 23 de outubro, será divulgada a lista dos grupos escolhidos para a apresentação de suas vidas no Maquinária Festival.

E a “Batalha das Bandas” não para por aí. Após conferir as performances ao vivo das bandas, nos dias 7 e 8 de novembro, o público vai escolher o destaque do MySpace no Maquinária Festival.

Além dos grupos escolhidos, o Danko Jones, que já está escalado para agitar a galera no dia 8 de novembro, e bandas convidadas serão divulgadas posteriormente.

Isso é o Maquinária Festival. Um evento que chegou para mostrar como é legal misturar o novo e o consagrado, em uma programação democrática.

Polliana Aleixo na próxima novela da Rede Globo

|


A atriz paranaense POLLIANA ALEIXO está escalada para a próxima novela das sete da REDE GLOBO, com o nome provisório de "BOM DIA, FRANKSTEIN".
Sua personagem será a filha mais velha de Regiane Alves e Otávio Muller, neta de
Antonio Fagundes. Polliana irá se chamar "Maria Eunice".
Em breve, a atriz mirim estará lançando o site oficial.
Boa sorte, Polliana!

Foto: Ivonaldo Alexandre

RAMIREZ NA FUN HOUSE

|


No próximo sábado, 10 de outubro, o público de São Paulo tem mais uma oportunidade de conferir ao vivo o som da banda RAMIREZ.

Thiago Pedalino (voz e guitarra), Frank Dias (baixo e voz), Matheus de Giacomo (bateria) e Pedro Curvello (guitarra e voz) sobem ao palco da Fun House para mais um show da turnê de lançamento do álbum, Desembarque.

No repertório muito pop rock inspirado pela música dos anos sessenta, jovem guarda, power pop contemporâneo e Beatles. Além de faixas do novo trabalho, como: “Bem Quiser”, “Você Foi Longe Demais”, “Desenhos” e “Em Roma e Lyon”, canções de seu CD de estréia também estarão no repertório do show. A banda também promete versões de artistas que influenciaram sua carreira.

Data: 10 de outubro (sábado)
Horário: 23hs
Local: Fun House
Endereço: Rua Bela Cintra, 567 - Consolação
Telefone: (11) 3259-3793 / 3151-4530
Site: www.funhouse.com.br
Preço: R$15,00 (homens) e R$10,00 (mulheres)
Censura: 18 anos
Estacionamento: próximo ao local

Foto: Daryan Dornelles

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O PETRÓPOLIS GOURMET

08 outubro 2009 |

Falta apenas um mês para o sabor da França subir a Serra

Contagem regressiva! Para fechar com chave de ouro as comemorações do Ano da França no Brasil, está chegando o IX Petrópolis Gourmet, que entre os dias 12 e 22 de novembro vai difundir todo o sabor da gastronomia francesa na Cidade Imperial. Os 40 restaurantes participantes elaboraram um cardápio completo inspirado nesta culinária, conferindo um toque pessoal em cada prato.
A grande novidade deste ano é o Concurso Gastronômico Vive la France, destinado a descoberta de novos talentos. Podem participar estudantes de gastronomia e gourmets do estado do RJ que não tenham ligação profissional na área. O concurso consiste em elaborar uma receita de prato principal que possua obrigatoriamente a influência da culinária francesa e seja preparado de preferência com produtos típicos de Petrópolis. O prêmio será uma bolsa de estudos de 10 dias no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) com tudo pago. O regulamento e a inscrição encontram-se no site do evento.
A abertura será marcada pela tradicional Corrida dos Garçons dos restaurantes participantes – nos jardins do Museu Imperial. O objetivo é integrar, incentivar e divertir os concorrentes, que terão que carregar uma bandeja com uma garrafa e duas taças (cheias) de vinho e concluir o percurso sem derramar o conteúdo, derrubar os copos e a garrafa ou segurar a bandeja com as duas mãos.
As Oficinas Gastronômicas acontecerão dos dias 13 a 15 e 17 a 21 de novembro no Mercado Gourmet, no SENAC Itaipava e no Xodó de Minas, em Petrópolis. Na programação estão previstas as apresentações de Ricardo Castilho, Rafael Puyau, Danielle Dahoui, Antônio Lo Presti, dentre outras. Além disso, haverá as oficinas com chefs renomados trazidos pelo SENAC: Roland Villard, Christophe Lidy, Frederic Monnier, e o enólogo Paulo Nicolay. O Mercado Gourmet funcionará no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e concentra as maiores atrações do festival. Além das oficinas e do concurso, o público poderá conferir apresentações culturais, exposições, literatura e prestigiar, no Armazém Gourmet, produtos locais e artesanato temático.
Para os que apreciam uma boa leitura, a editora SENAC estará com um estande no Mercado Gourmet, onde o chef Roland Villard vai autografar seu livro “A Dieta do Chef: Alta Gastronomia de Baixa Caloria”. No Café Literário, espaço onde livrarias e editoras irão promover outros lançamentos além de bate papo com autores, será a vez de “A Francesa História do Brasil”, de Eduardo de Oliveira.
As crianças não podem ficar de fora deste universo gastronômico. Sucesso no ano passado, o Gourmet Kids vem cheio de atrações. O objetivo é “aprender brincando”, oferecer a elas um espaço onde possam participar da elaboração de uma receita, desde a separação dos ingredientes até a execução final do prato. E ao final, saborear o que prepararam.
A programação completa, o cardápio dos restaurantes, os horários das oficinas e outras informações podem ser conferidas no site www.petropolisgourmet.com.br.

Vitor Hugo Monteiro lança blog

|

Já está no ar desde o dia 1º de setembro o blog
http://filosofiadramaefutebol.blogspot.com, de Vitor Hugo de Paula Monteiro. São abordados temas diversos, começando pela Filosofia, pelo drama e pelo futebol, todos baseados numa conduta coletiva. Monteiro demonstra seu trabalho como escritor e comentarista, fala de política, assuntos derivados da própria e também posta contos e crônicas de sua autoria. "Espero contar com a força e os comentários de todos!", diz o escritor.
Vale a pena conferir!

INFORMATIVO CULTURAL DA ILHA DE PAQUETÁ

|


AGENDA DE EVENTOS

DIA 02 – SEXTA-FEIRA – PRAÇA DE SÃO ROQUE – FESTIVAL DO RIO 2009
Prefeitura do Rio de Janeiro apresenta cinema na praça 18h30 com o filme “O GUERREIRO DIDI E A NINJA LILI” com Renato Aragão e 20h com o filme “SE EU FOSSE VOCÊ 2” com Tony Ramos e Glória Pires e direção de Daniel Filho.
Apoio: XXI Região Administrativa

DIA 09 – SEXTA-FEIRA – 9H30 – PAQUETÁ IATE CLUBE – FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS
Informações: 3397 0113 secretaria do clube.

DIA 10 – SÁBADO – 15H – HOTEL FAROL – ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS DA ILHA DE PAQUETÁ
Homenagem ao ex-pracinha Coronel Adhemar Rivermar de Almeida, com divulgação do livro “Montese, Marco Glorioso de uma Trajetória” de sua autoria.

DIA 10 – SÁBADO – 21H – PAQUETÁ IATE CLUBE – BAILE 53 ANOS DE ANIVERSÁRIO DO CLUBE
Com a Banda Paratodos. Mesa R$ 40,00 Informações: 3397 0113 secretaria do clube.

DIA 11 – DOMINGO – 12H – BAR DO ZARUR – BATE PAPO EM PAQUETÁ
Com Elton Medeiros – “Gafieiras – O som e a elegância dos salões”. Mediador: Pedro Amorim
Todo segundo domingo de cada mês o “Bate papo em Paquetá” acontecerá no Bar do Zarur (Tia Leleta). Informações: 3397 0656
Realização: Comissão Cultural da AmaPaquetá Apoio: Bar e Restaurante Tia Leleta, Cantina da Ilha e Hotel Farol

DIA 11 – DOMINGO – 13H – BARREIRINHA FUTEBOL CLUBE – BLOCO CARNAVALESCO SILÊNCIO DO AMOR CONVIDA PARA UMA TARDE EM PAQUETÁ
Pic-Nic dançante com a Banda Real Dance e Bruno Maia. Ingresso antecipado no Pastel do Cabral – individual R$10,00 - mesa com 4 convites R$40,00 - No dia individual R$15,00 - mesa com 4 convites R$60,00.
Informações: 3397 2573 Apoio: Bar Estrela do Mar – Peixe do Paulão – Pamonha dos Raimundos – Pastel do Cabral.

DIA 12 – SEGUNDA-FEIRA – 10H – PRAÇA BOM JESUS – FESTA DAS CRIANÇAS
Recreação com diversas brincadeiras, distribuição de brinquedos e doces . Informações: 3397 0014 com Alfredo

DESTAQUE DO MÊS

DIA 14 – QUARTA-FEIRA – 19H10 – CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL – ESPETÁCULO ”UM REI EM PAQUETÁ” PROJETO BEM ME QUER PAQUETÁ
Ótima oportunidade para assistir a mais uma apresentação desse musical infantil de João Guilherme Ripper, composto especialmente para o Projeto Bem Me Quer Paquetá.
Libreto de Conceição Campos, direção artística Josiane Kevorkian, direção musical Bruno Jardim, direção cênica Alexandre Rudáh, preparação vocal Noeli Mello, supervisão Ruth Staerke, coordenação do projeto José Lavrador Kevorkian.
A apresentação será no Centro Cultural da Justiça Eleitoral na Rua Primeiro de Março, 42 – Centro
Informações: secretaria da Casa de Artes Paquetá 3397 0517 / 3397 2124 – CCJE 2253-7566 / 3826-2490
Entrada Franca

SENHORA DO MEU CORAÇÃO

07 outubro 2009 |


Sua vida sempre foi marcada pela dificuldade
Enfrentou o mundo ainda com pouca idade
E, sem grandes experiências, encarou a maternidade
Filhos, netos...
O ciclo de sua geração girou em torno de si
E hoje se vê cercada por frutos de sua conquista

Contato direto com o Divino,
Ela tem suas preces atendidas pelo Mestre
Quantas pessoas já foram vítimas de sua fé
E até hoje ainda estão de pé

Cria vocabulários como ninguém
Suas palavras, sempre cômicas,
Expressam a sua realidade,
Uma compreensão de sua cultura

Controladora, quer sempre impor aos outros
A sua verdade absoluta
E, se alguém se contrapõem, não aceita
Até respeita, mas sua opinião prevalece, nada muda

Rainha eterna de seu lar,
A matriarca deixa rastros
E marca a história do Cristianismo
Como uma guerreira que sofreu mudanças
E hoje espalha sementes de fé, esperança e libertação
Dona Maria Idéa Soares, um exemplo de zelo
Minha mãe, senhora do meu coração

Foto: Edson Soares

Wanderléa no Grammy

|


Por Lino Corrêa

Tenho um vasto trabalho de pesquiza sobre Wanderléa, uma revolucionária de comportamento e da nossa música. Tenho um projeto de lançar um livro sobre ela. A cantora foi indicada ao Grammy Latino como "Melhor álbum de MPB" com o seu mais recente CD "Nova Estação". Infelizmente, nem sempre nossos verdadeiros ícones são valorizados, mas isso não é o caso dessa mineira de Governador Valadares que estará lançando em breve o seu DVD com participação de Arnaldo Antunes, onde ela faz um passeio na vitoriosa carreira de 47 anos de sucesso.

Salve! Salve! Nossa "Ternurinha" Wanderléa!!!

Foto: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

***Na foto em destaque, Lino Corrêa e Wanderlea, recentemente

OI FASHION ROCKS PROMETE ABALAR O RIO DE JANEIRO

06 outubro 2009 |

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Rio de Janeiro viverá um de seus momentos mais glamourosos. O evento internacional Oi Fashion Rocks trará para cá o celeiro mundial do mercado da moda e do rock. Pessoas e profissionais de diversas partes do mundo se encontrarão no Copacabana Palace e no Jockey Club para um acontecimento que prova o quanto a cidade tem sido presenteada pela vida, ainda mais depois de vencer a eleição para Sede das Olimpíadas de 2016. Isso prova que o Rio é uma cidade de sorte que, mesmo com seus diversos problemas de trânsito e de sobrevivência, não perde o charme e a coroa de sua “majestade”.

 

Oi Fashion Rocks1

 

A edição brasileira será ao mesmo tempo a primeira realizada na América Latina e a única promovida em 2009. A Oi patrocina o evento, que além de reunir o melhor da música e da moda pauta-se por sua preocupação social. No Brasil, o Oi Fashion Rocks contará com grifes que ditam tendências como Marc Jacobs e Versace, além de várias atrações do cenário musical nacional e internacional, entre elas Mariah Carey.

 

mariah-carey-pink

 

Além da diva, estão confirmadas as presenças de Daniela Mercury, Lulu Santos, Estelle, Grace Jones, Pharrell Williams & N*E*R*D, Wanessa & Já Rule.

 

Amantes do mundo da moda, participam ainda os estilistas Alexandre Herchcovitch, André Lima, Dona Tella Versace, Francisco Costa (Calvin Klein Collection), Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Marc Jacobs e Riccardo Tisci (Givenchy).

 

O Rio merece esse evento de luxo! E, sem dúvidas, o Oi Fasion Rocks vai abalar as estruturas da cidade! Aguarde!

 

Foto1: Imagem de Divulgação

Foto2: Internet