Exposição retrata as tradições familiares em diferentes regiões da China

18 junho 2010 |

Fotografias, artesanatos e símbolos da cultura chinesa fazem parte da exposição

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com o Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, apresenta a exposição “Retrato de Família das Etnias Chinesas”. A mostra retrata os diferentes costumes, crenças e tradições de 56 grupos étnicos chineses de 28 províncias, regiões autônomas e municípios da China, como: Dai, Tujia, Lahu, Momba, Hui, Gelao, Va, Qiang e outros.

De acordo com a coordenadora de projetos do Memorial do Imigrante, Soraya Moura, durante um ano, renomados profissionais sob a coordenação do fotógrafo Chen Haiwen percorreram diversas províncias do território chinês. “Eles relataram em 116 painéis, as famílias, ambientes, paisagens, festas, história e diferentes costumes das regiões chinesas. O projeto foi realizado em homenagem aos 60 anos da República Popular da China, fundada em 1949”, completa.

Além dos painéis, a mostra traz um dos principais símbolos cultural da China, o dragão, com 5 metros de comprimento. Segundo a mitologia chinesa, ele é um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para a formação do mundo. O dragão é uma mistura de outros animais místicos como o tigre, serpente, águia, veado, boi e carpa. Ele representa a energia do fogo, que destrói, mas permite a transformação e simboliza a sabedoria do império.

Outros objetos expostos são as tradicionais lanternas e um artesanato da antiga tecelagem chinesa, feito com diversos nós e usado em decorações desde a dinastia Han. Os “nós” tem o significado de reunião, casamentos, união, sorte, harmonia e amor.

Ficará em cartaz até 15/07
Local: Memorial do Imigrante
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.
Tel.: (11) 2692.1866
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h horas (inclusive feriados)
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos com mais de 60 (sessenta) anos.
Obs: No último sábado do mês, a entrada é gratuita para todos visitantes.

0 comentários: