'VENTO DO MAR' PREMIA JORNALISTAS

16 julho 2010 |


O jornalista e escritor Gianni Miná foi homenageado na quarta-feira (dia 14 de julho), no Auditório da Embaixada brasileira em Roma, com o "Prêmio Vento do Mar", por sua atuação na promoção da cultura brasileira. Desde 1983, quando a música brasileira ocupou espaço nas televisões e na alma italiana.

O Prêmio "Vento do Mar" será conferido à jornalistas e escritores, anualmente, a partir deste ano, pela Embaixada do Brasil na capital italiana.

Em seu delicioso discurso de agradecimento, contou histórias fantásticas de uma época que, dificilmente, veremos igual.

No Restaurante El Mouro, local em Roma onde se reunia com Chico Buarque, Vinicius de Morais, Tom, Toquinho, Sergio Endrigo, Sergio Bardotti, a conversa ia longe. Assunto não faltava (literatura, arte, mulher, futebol,etc). Uma convivência do tempo em que Chico viveu em Roma. Aliás, segundo Gianni, o dono desse restaurante inspirou Fellini quando compôs o principal personagem de Satyricom. Foi nesse tempo, do El Mouro, que Vinicius conheceu Ungaretti, o mais reconhecido poeta italiano da década de 90.

A Itália, pelos olhos de Miná, ficou sabendo que o Brasil vivia um tempo de intensa criatividade. A RAI era "a voz do Brasil" nos quesitos música, literatura, cinema e arte nos anos 80 e 90.

A lendária empresária brasileira Léa Millon foi a grande parceira de Gianni no Brasil. Ela, Caetano, Gil e Chico conviveram com Mina e poderão confirmar os depoimentos deste "senhor dos sonhos" que, ainda hoje, mantém um novo olhar sobre uma América do Sul generosa que “ faz a gente ver o mundo com mais esperança”, conforme relatou em seu discurso durante a premiação.

"Vento do Mar", a festa brasileira na Ilha de Capri, será realizada entre 19 e 24 de julho. Música, artes plásticas, exposições, cinema. Cultura brasileira para italiano ver e ouvir. Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Bruce Henri, Jim Porto e Felicidade Suzy (os dois últimos, residentes em Roma) farão espetáculos em homenagem a alguns dos nossos mais importantes compositores, como Chico Buarque, Tom Jobim, Baden Powell e Vinícius de Moraes.

1 comentários:

Unknown disse...

Felicidade Suzy melhor cantora do Brasil. Deve ter arrasado com Fafá de Belém e Leila Pinheiro. ela é simplesmente DEMAIS!!