'CONTIGO NA DISTÂNCIA' no MAC

17 agosto 2010 |

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 28 de agosto, a mostra “Contigo na Distância”, do artista carioca Marco Veloso. A exposição, com curadoria de Guilherme Bueno, diretor do MAC-Niterói, reúne um vasto conjunto de obras recentes e inéditas do artista que tem sido considerado um dos mais destacados nomes da arte do desenho em nosso país.

“Contigo na Distância”, poderá ser vista até o dia 03 de outubro próximo, e é composta por diferentes tipos de desenhos. A maior parte acompanha a produção do artista que tem no carvão seu material principal. Também serão vistos desenhos a carvão que incluem cor e outros com composições inteiramente coloridas. Ao todo, serão seis séries recentes de desenhos em carvão, um conjunto de oito desenhos individuais coloridos e dois desenhos maiores com bastão óleo (todos sobre papel). Desde 1999, Marco Veloso já produziu mais de 100 destas séries de desenhos, a quase totalidade com 16 desenhos e medindo 166 x 266cm. “Contigo na Distância” estará mostrando algumas das mais recentes destas. Das séries de desenhos de Marco Veloso, declarou o filósofo e poeta Antonio Cícero, em 2005: “Cada série de desenhos de Marco Veloso parece resultar de uma escavação arqueo-fenomenológica da memória, trazendo à tona fragmentos com os quais se recompõe o denso mistério de uma descoberta inesperadamente lúdica do mundo”.

A poética da mostra guarda a mesma pesquisa que Marco Veloso vem desenvolvendo nos últimos anos, tendo a paisagem seu tema central. Paisagens imaginárias e abstratas que dialogam diretamente com o relevo do Rio de Janeiro. O granito das grandes rochas com seus volumes remetendo há um tempo utópico natural e simbólico e sua tonalidade de cinzas pesados são visíveis em tais desenhos.

A paisagem também serve para o artista desenvolver um pensamento repleto de jogos e de paradoxos formais que investem seu desenho de humor e de surpreendentes perspectivas, como as que revelam um cenário natural fora do tempo com um olhar com todos os recursos do urbano, tal como observamos nas técnicas de corte, montagem e disjunção, características destas séries de desenhos.

“Contigo na Distância” (originalmente título de conhecida canção cubana dos anos 50) pretende ser a oportunidade de um público mais amplo entrar em contato com a arte de Marco Veloso e uma nova uma chance de diálogo com algumas das questões mais atuais da arte do desenho e da própria contemporaneidade.

Em 2008, Marco Veloso teve um conjunto de 14 séries suas, pertencentes à Coleção Gilberto Chateaubriand, exibidas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No texto de apresentação da mostra, declarou o colecionador: “Desde que entrei em contato com as séries de desenhos de Marco Veloso, tive a certeza de que estava diante de uma das produções recentes mais fascinantes com que contamos. Ao contrário de outros artistas, que se destacam pela perfeição gráfica ou pela delicadeza do tratamento, o que me atraiu de imediato foi a impulsividade aparente de Marco, o alto grau de expressividade (obtida após longa reflexão, e não por qualquer descontrole deliberado). Parecem surgir rapidamente, sem hesitação, mas em realidade são densamente elaborados, até estarem impregnados da espontaneidade necessária, aquela verdadeira e que surge do pleno domínio da arte”.

Exposição Contigo na distância
Data: 29 de agosto a 03 de outubro
Visitação: Terça a domingo, 10 às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes). Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças até 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.
Ingresso: R$ 5
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº- Boa Viagem
Tel.: (21) 2620- 2400

0 comentários: