E DEPOIS DA VITÓRIA...

15 agosto 2010 |


Para superar as intempéries da vida, muitos passam por situações complicadas que ensinam e disciplinam. Exigem um pouco mais do que se pensa “ter em seu depósito”. Aliás, sempre existe uma reserva. Quando acha que “a fonte secou” e analisa dentro de si, procurando canto por canto resquícios de algo que possa contribuir, é bem possível encontrar o início de uma solução, uma pequena ferramenta como ponto de partida. E se não acontecer dessa forma, existem outras. Do nada, surge alguém interessado em te ajudar sem maiores pretensões, simplesmente foi “enviado” para te ajudar.

A luta de cada um define o que se pretende atingir. Se uns desejam conquistar apenas um degrau, suas dificuldades serão de acordo. Caso outros optam por subir dez, por certo vão encontrar oposições paralelas. Com essa exposição, pode-se entender por que todos têm problemas. Na verdade, ninguém é desocupado. Se não enfrenta barreiras na família, encontra-as no trabalho, na sociedade, na própria saúde. Ocupações desse tipo sobram para todo mundo. E não é errado generalizar. Nasceu, pode esperar que já existe uma série de combates que as circunstâncias vão trazer. Mas ter problemas na vida é motivo para desanimar dos objetivos? Como desistir dos propósitos, se as pedras que surgem no caminho estão apenas dizendo “nós queremos te atrapalhar porque tem uma grande vitória para você lá no fim do caminho”? Será que a afirmação das pedras não é o bastante para continuar?

A pessoa que consegue saltar sobre as pedras e, mesmo ferido, alcançar àquilo que sonhava, recebe como prêmio o seu desejo materializado. E depois que se tem em mãos a chave que abre a porta da vitória, o primeiro passo é experimentar. Viver tudo o que imaginou é privilégio de poucos...

Agora, em poder da realização, o que fazer? Como encarar a situação? Qual a primeira atitude? Como agir de maneira a não provocar nenhum dano? Afinal de contas, foi tão difícil chegar até aqui, todo o cuidado é pouco. Precisa ter sensibilidade para entender o que está se passando. Mesmo assim, requer outro esforço: portar-se bem e saber administrar a nova fase. Nada pode ser perdido. Tudo deve ser muito bem aproveitado.

Se alguém chora, grita, suplica, implora, corre, salta muralhas e até vira atleta para chegar às conquistas e, tendo vencido, não sabe como agir, deve parar, respirar fundo e pensar “se eu cheguei é porque vou ter condições para prosseguir”. Assim, vai adquirir forças e aprender a lidar com o seu sucesso porque a preparação para viver o esperado é amar profundamente o que não tinha e hoje possui. Nunca esqueça: dificuldade é sinônimo de vitória. Quanto maior a luta, maior será o troféu do vencedor. Grave isso no filme da sua vida. Vai estar registrado para sempre.

0 comentários: