FUNDAÇÃO PALMARES COMPLETA 22 ANOS

10 agosto 2010 |

Com uma iniciativa cultural simbólica do Rio de Janeiro, enfatizando os mais relevantes patrimônios culturais, a Pedra do Sal e o Samba na sua ancestralidade, O CENTRO CULTURAL CARTOLA, comemora os 22 ANOS DA FUNDAÇÃO PALMARES.

DATA DA COMEMORAÇÃO: 22 de agosto
Local : THE WEEK com cortejo para a PEDRA DO SAL

Descrição do Evento: Show Musical gratuito com a Velha Guarda da Mangueira, a Velha Guarda do Império Serrano, o Jongo do Pinheiral e convidados. Participação: baianas do santo e do samba.

HISTÓRICO:

A Pedra do Sal lugar histórico aos pés do Morro da Conceição, na Gamboa. Em 20 de novembro de 1984, Dia Nacional da Consciência Negra, a Pedra do Sal, no coração da Saúde, foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC), como um fragmento de memória rupestre da Pequena África. Em 2007 o samba carioca tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sob registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

A energia feminina fez do samba uma das maiores manifestações populares. A origem do samba ainda hoje é discutida, seu nome, segundo alguns autores, provém de Semba que quer dizer “umbigada” – união do baixo ventre, no batuque de angola. Pode-se afirmar que a música africana entrou no País com os primeiros escravos negros.

O samba carioca como dança foi lançado na “Pedra do Sal”, no Bairro da Saúde”. O samba carioca como gênero surgiu na casa de Tia Ciata, mulher de grande iniciativa, que tornou-se com outras tias baianas de sua geração, a iniciadora da tradição, no Rio de Janeiro, das baianas quituteiras.

E foi para comemorar o aniversário da Palmares que o Centro Cultural Cartola propôs a realização do encontro das Baianas do SANTO, do JONGO e do SAMBA ( e visando difundir esse patrimônio material e imaterial do Rio de Janeiro e do Brasil).
SERVIÇO:
Local: RUA SACADURA CABRAL 154 (THE WEEK) com cortejo para a Pedra do Sal

Horário: Início 14 horas

PROGRAMAÇÃO:

14 horas: Exibição do Vídeo "Matrizes do Samba do Rio de Janeiro" e quitutes dos tabuleiros das Baianas

15 horas: Apresentação Musical com baianas em seus trajes típicos
Elenco: Jongo do Pinheiral, Velha Guarda do Império Serrano, Velha Guarda da Mangueira, com participação de baianas do Grupo Especial e outros artistas convidados

18 horas: Saída do cortejo para a Pedra do Sal - de todas as baianas: do santo, do jongo e do samba

Entrada Franca: confirmação de presença pelo email: aniversariopalmares.rj@gmail.com

0 comentários: