INSTRUMENTAL MPB AO VIVO COM LEO GANDELMAN

30 agosto 2010 |


O show/entrevista “Instrumental MPB AO VIVO” apresentado pelo saxofonista Leo Gandelman, acontece, dia 2 de setembro, às 12h30, no Teatro Municipal de Niterói, que retoma a rotina de concertos realizados na hora do almoço.

O trio Azymuth, Ivan Conti Mamão na bateria, Alex Malheiros no baixo e José Roberto Bertrami nos teclados, estrelará a estreia do programa de entrevistas e apresentação musical gravado para transmissão na Radio MPB FM.

Leo já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de 500.000 copias. Nos últimos anos tem realizado workshops e participado de diversos Festivais em todo país. Com o CD "Radamés e o Sax" Leo Gandelman, ganhou do premio TIM 2007 como “Melhor Disco Instrumental“ e “Melhor produtor“. Atualmente, o artista se dedica ao lançamento do novo projeto em CD e DVD “Sabe Você” pela EMI Music Brasil, numa linda releitura de baladas brasileiras contando com participações especiais de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro.

Leo Gandelman

Saxofonista, produtor, compositor e arranjador, a música sempre esteve presente na vida de Leo Gandelman. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional.
D
esde 1977, Leo vem se dedicando à carreira como saxofonista, arranjador e produtor, tendo participado em mais de 800 gravações. Iniciou sua carreira solo em 87 inspirando-se principalmente na música brasileira e no Jazz, sempre com clara versatilidade e criatividade. Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito durante 15 anos consecutivos pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil, “o Melhor Instrumentista Brasileiro”.

Seu trabalho também foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos, onde Leo desenvolveu uma carreira notável na última década, com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova Iorque. Com o trânsito fluente entre o Jazz e o clássico, participou como solista - em 2001 - dos concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira no Lincoln Center e no Central Park. Voltando ao Brasil, Gandelman também foi solista da Orquestra Sinfônica da Bahia, de Ribeirão preto, entre outras, interpretando a Fantasia de Villa Lobos para Sax Soprano e Orquestra e o Concertino para Sax Alto, de Radames Gnatalli. O mesmo repertório o levou à sala São Paulo, onde se apresentou com a OSESP em 2003, sob a regência do maestro John Nashling. Em 2004, Leo Gandelman foi solista convidado da Orquestra Sinfônica de Brasília no concerto da Independência, com um repertório de músicas brasileiras para o presidente Lula e convidados do governo. E em 2006 gravou um CD/DVD com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, do Concertino de Radamés Ganattali que foi lançado pela Rádio MEC.

"AZYMUTH"

Ivan Conti Mamão na bateria, Alex Malheiros no baixo e José Roberto Bertrami nos teclados, se conheceram no início dos anos 70. Os músicos inauguraram o Canecão tocando em grupos diferentes e formaram uma banda chamada Grupo Seleção, tocando em várias casas noturnas, no Rio de Janeiro, sua mistura de jazz , samba, funk e rock e passaram a participar de gravações em estúdios com diversos cantores e orquestras.
O nome "AZYMUTH" foi herdado de uma composição de Marcos e Paulo S.Vale da trilha sonora do filme O Fabuloso Fittipaldi.

O álbum próprio veio em 1975, com o primeiro sucesso LINHA DO HORIZONTE. E se repete o sucesso em 1976 com MELÔ DA CUÍCA , que vem a ser também trilha sonora de uma novela da Rede Globo (Pecado Capital).

Em 1977, LP ÁGUIA NÃO COME MOSCA, traz outra música conhecida e novamente tema de novela VÔO SOBRE O HORIZONTE ( As Locomotivas) e PELA CIDADE faz parte da trilha de O ESPIGÂO.

Neste mesmo ano, são convidados a participar do Festival de Montreaux, na Suíça, tornando-se o primeiro grupo brasileiro a participar deste Festival.
Em 1978, por convite da premiada cantora de jazz Flora Purin e o percussionista Airto Moreira, fazem uma tour de costa a costa pelos EUA onde gravam o primeiro disco internacional chamado LIGHT AS FATHER e uma carreira internacional que se estende até hoje. O hit JAZZ CARNIVAL, marco da world fusion, manteve este disco na parada inglesa durante um ano, conquistando também os ingleses.
Sendo citado no GUINESS BOOK OF RECORDS por permanecer da parada de sucessos inglesa por um ano, o Azymuth foi o primeiro grupo brasileiro a estar nele.
Entre 80 e 89, o trio continuou excursionando pelo mundo e lançou nove álbuns.
Participam do Playboy JAZZ Festival, Berkley Festival e Concert Bay The Sea, Monterrey Jazz Festival, Washington Park Festival, Circus Theater Na Holanda, Pallais London, Quartier Latin-Berlim-Brazilian Fest-Athenas-Grecce ,Tijuana Jazz Festival, Free Jazz Festival - Rio e S.Paulo, Brahma Extra, Espetáculos Minister e projeto Pixinguinha. Em 86, a receptividade pela performance os torna capa das mais importantes revista de música dos Estados Unidos, como: Down Beat, Modern Drums e Guitar Player.

Numa breve fase (90-91) , o tecladista Jota Moraes substitue J.R.Bertrami em dois álbuns e shows intenacionais. Sempre em tour pelos EUA e Japão, em 1994, o grupo volta a sua formação original, e gravam um CD pela Spot Lyght, com o título de Azymuth 21 ANOS no Rio deJaneiro.

Em 1995, assinam na Inglaterra com a Far Out Records , onde gravam seus últimos 10 álbuns CARNIVAL, WOODLAND WARRIOR, PIECES OF IPANEMA, BEFORE WE FORGET. Incluindo os remixes feitos por alguns dos principais nomes da música eletrônica européia como: 4 Hero e Roni Zize. A linguagem eletrônica passou a ser parte corrente do grupo.

Passam a fazer tour anual pela Europa e Japão. Participam do North Sea Jazz Festival. Fazem shows em Londres, Holanda , Estônia, Dinamarca, Grécia e Turquia. World Port Jazz Festival em Rotterdan e Estônia . Em Pádova e Gúbio sempre participando de festivais.

O grupo tocou em todas as casas Blue Note, do Japão, Itália e USA.
Em 2005 o grupo Azymuth fez shows na Grécia, Scandinavia, Estocolmo, Roma (Blue Notes), Ferrara e Viena.

Fizeram no último ano o festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco, Festival de Jazz e Blues Rio das Ostras e Bank Boston no RJ , Festival de Inverno da Serra de Ibitipoca em Juiz de Fora. Participaram do projeto 3 Trios Mil Sons em S.Paulo no CCBB e o circuito SESC Instrumental no Rio e S.Paulo.

O CD Brazilian Soul, lançado em 2005 foi para comemorar 30 anos do grupo e contou com alguns convidados, amigos durante a carreira: Roberto Menescal, Emilio Santiago, Fabíola, Leo Gandelmann, Márcio Lott, Chacal, Sidinho e muitos outros.
Participaram do North Sea Jazz Festival em Cape Town. Representando o Brasil na comemoração de 10 anos da África livre em 2005.

Em janeiro 2006 foi lançado o CD PURE uma compilação de músicas de todos CDs lançados pela FarOut nestes 10 anos de contrato.

INSTRUMENTAL MPB AO VIVO COM LEO GANDELMAN
Data: 02 de setembro
Horário: 12h30 horas
Valor: R$10
Classificação etária: Livre
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: (21) 2620-1624

Foto: Luiz Garrido

0 comentários: