Noite de Autógrafos na Sala Carlos Couto

01 agosto 2010 |


A escritora Elsa Savino autogra o livro A Casa de Pedra, dia 09 de agosto, às 19h, na Sala Carlos Couto. A obra conta a história de Giuseppe Antonio Savino, pai da autora. Entre a Itália e o Brasil uma delicada e comovente escrita, proporcionando-nos algumas delícias como a Niterói dos anos 30 e tantas outras passagens que habitam nosso imaginário.

Elsa dedicou toda sua carreira às relações entre seus dois amores: o Brasil e a Itália. A vida de seu pai é própria de uma peça literária, circunscrita por romances, casamentos, viagens, guerras, revoluções e acontecimentos sociais históricos. Apresentado ao Imperador D.Pedro II, por seu tio, numa Universidade de Nápoles; a 1ª guerra mundial nos Alpes Austríacos; a Belle epoque em Paris; a boêmia no porto de Hamburgo na Alemanha; a revolução no Brasil dos anos 30 e sua amizade com Arthur Bernardes, presidente do Brasil. Deixa seu legado como testemunha ocular de momentos destas duas culturas e acontecimentos que mudaram o rumo da história.
O livro tem uma narrativa suave e é pontilhado de pequenos dramas humanos e familiares. Elsa conseguiu captar a passagem do tempo como num quadro impressionista. É uma viagem entre dois continentes.

Elsa Savino
Nasceu em Castelruggero, na Itália. Diplomou-se em Letras Neo-Latinas na antiga Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil. Como professora titular ensinou língua e literatura italiana Faculdade Fluminense de Filosofia. Foi Diretora do Instituto de Letras, em 1976. Fez convênios da UFF com a Universidade de Siena, de Bari e a Universidade de Nápoles. A Casa de Pedra é seu primeiro romance.

Serviço:
Noite de Autógrafos – Sala Carlos Couto
Data: 09 de agosto
Horário: 19 horas
ENTRADA FRANCA
Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro (anexo ao Teatro Municipal).
(21)2620-1624

0 comentários: