POR QUE DESANIMAR?

14 agosto 2010 |


Ao olhar para um lado, o brasileiro vê tantas barbaridades que só lhe resta um efeito: desanimar de tudo. Se voltar sua atenção para outros lugares poderá decepcionar-se amargamente com as injustiças que resolveram imperar no mundo. Na política nacional, um estouro após o outro. Ninguém confia mais nos governantes que escolheu para assumir os assentos públicos e confiar-lhes o direito de reger a vida dos cidadãos, lembrando-se de atender causas básicas de saúde, emprego, educação, alimentação e moradia, entre tantas outras.

Mirando a família, não existe mais o respeito entre os entes e, dependendo dos costumes de certas pessoas, quando os filhos não obedecem e fazem os pais passarem vergonha em frente aos outros, os próprios responsáveis pelo lar desrespeitam os dependentes com comportamentos desregrados, nada exemplares e palavras que mais maldizem do que bendizem.

Isso sem falar no conflito nas amizades. Hoje, a pessoa trata você como uma celebridade, te considera até o fim, toma as suas dores, briga por você e, se for preciso, até chora contigo. Mas amanhã, por motivos próprios, muitas vezes “sem pé nem cabeça”, começam a agir com falsidade. Como se primeiro conhecessem a terra, pesquisassem toda a sua dimensão, buscando saber até onde vai a sua resistência. Ao constatar firmeza, age sobre ela, sufocando-a com suas construções, decepcionando a natureza.

Depois de tantas tragédias, onde reclinar a cabeça? Ainda existe um lugar onde pode se encontrar confiança, ou a “tal” resolveu se mudar de planeta? Se isso aconteceu e alguém tiver o endereço de seu paradeiro, deve espalhar para a nação, afinal o povo está doente com a descrença determinada pelo próprio sistema que rege o mundo. Não havia uma outra forma de trabalho ou resolveram usar esta, fria, malvada e nociva porque é mais fácil de conduzir, já que hoje existe em qualquer esquina?

Se existe confiança, a tranqüilidade reina. Por que desconfiar se não há motivo? Tudo é tão transparente... Mas, quando as atitudes e os posicionamentos são diferentes dos esperados, reside na situação uma nova moradora, a frustração, que gera insatisfação e provoca uma séria de doenças, como a angústia, a revolta, a indignação e, por sua vez, a explosão de tudo isso dentro de um “caldeirão”, a violência. O pior de tudo, é que esta última acaba tornando inocentes alvo de suas atitudes. Envolvidos em sua guerrilha, sem nem mesmo saber por que, perdem preciosidades no campo de batalha. Se quem estivesse no comando de muitas funções neste país entendesse isso, esta “salada” poderia ser muito saborosa...

Convém destacar que, embora sobrem motivos para desanimar das tarefas da vida, o indivíduo deve prosseguir, buscar forças da tragédia, pegar um pouco desse “veneno” e misturar ao seu desejo de vencer e conquistar seus sonhos aparentemente impossíveis. Assim, no confronto de uma pequena porção desse mal com tudo o que há de bom dentro de si, a maldade vai ter que se render, entregar os pontos e deixar o caminho livre. Terá que reconhecer que não pode mais agir, deturpando personalidades e mudando caráter de pessoas simples e de coração puro, tornando-as “monstros” do dia-a-dia, atormentando os outros, esmagando a paz e produzindo infelicidade. Gente, já passou da hora de acordar. Por favor, se toca!

0 comentários: