Elisa Lucinda no Teatro Abel

09 setembro 2010 |


Em cinco anos de existência, o espetáculo já foi assistido por mais de 700.000 pessoas. “Parem de Falar Mal da Rotina” não é um espetáculo convencional onde uma história é contada. Este espetáculo é um modo de vida, é uma visão de existência. É a maneira com que Elisa Lucinda, atriz, roteirista e diretora da peça consegue expressar sua urgência e inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos.

A idéia desse espetáculo surgiu quando Elisa participou do Festival Internacional de Teatro em Sitges na Espanha em julho de 2002. Neste primeiro formato, a atriz, entre um poema e outro, conversava e conduzia a platéia, introduzindo uma nova visão do cotidiano e dos personagens que criamos no nosso dia-a-dia. Neste festival, sua atuação foi tão marcante que lhe valeu uma crítica elogiosa no prestigiado jornal espanhol La Vanguardia. Este modo de interpretar e interagir com a plateia cria uma relação direta e divertida, o que levou o espetáculo a ser carinhosamente chamado pela imprensa de “Cabaret Poético”. A reação da platéia foi o impulso para a efetivação do “Parem de Falar Mal da Rotina”.

A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros “O semelhante”, “Eu te amo e suas estreias” e “A fúria da Beleza”. O resultado são 56 personagens, dos quais ela faz uma mostragem em 2h30 de elogios à rotina, nos obrigando as nos observar de fora. Assim percebemos “que a rotina” é um personagem fictício que criamos, e que NÓS por sermos os sujeitos na ação, temos o poder da mudança; somos os diretores, atores, produtores e protagonistas das nossas próprias vidas.

Estreou no Rio de Janeiro, fez uma temporada de 88 apresentações em Barcelona, cinco meses em São Paulo, retornando ao Rio de Janeiro para temporada em 2006 e 2007. Ainda em 2007, seguiu turnê pelo Brasil: Niterói/RJ, Caxias/RJ, Vitória, Fortaleza, Natal, Mossoró/RN, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. Em setembro, o “Parem...” fez uma pequena “parada” em sua caravana para comemorar os seus cinco aninhos no Canecão. Um sucesso: duas mil pessoas lotaram essa tradicional casa de espetáculos numa terça-feira de setembro. E...não conseguimos “parar” com o “Parem...”, o ano de 2010 promete: no primeiro semestre na cidade de Brasília e uma temporada de três meses em São Paulo.

Este é um espetáculo de utilidade pública, interessa a pessoas de qualquer faixa etária e a todas as classes sociais, porque é um espelho do ser humano. O público se sente íntimo, rindo de situações e de si mesmo. E assim voltamos à história do teatro na sua origem grega, o de ter uma função social e levar a platéia à catarse vendo e expurgando os seus próprios erros.

Local: Teatro Abel
End.: Rua Mário Alves, 02 – Icaraí – Niterói - RJ
Telefone: (21) 2195-9800
Atuação, roteiro e direção: Elisa Lucinda
Assistente de Direção: Geovana Pires
Cenografia: Gisele Licht
Iluminação: Djalma Amaral
Figurinos:Cristina Cordeiro
Projeto Gráfico:Tangerina Designer
Produção: Cláudio Sardenberg
Temporada: de 02 a 19 de setembro de 2010.
Preço: Quinta - R$ 50,00 / Sexta a Domingo – R$ 60,00
Horários: Quinta a Domingo às 20h.
Descontos: 50% para Estudantes e Idosos apresentando documentação.
Classificação Etária: 14 Anos
Duração: 2h30min

0 comentários: