Human Scape no MAC

07 setembro 2010 |


A exposição “Human Scape” poderá ser conferida a partir do dia 29 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h, no salão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Esta é a quarta mostra no MAC Niterói com minha curadoria. A primeira, “Analogias”, de Salvino Campos, aconteceu em 2007. No ano seguinte foi a vez de “Utópico Filosófico”, de Ernesto Tatafiore. E em 2009, “Migranti”, de Sergio Fermariello. Com “Human Escape”, de Christian Leperino, jovem artista que contextualiza o degradado hinterland napolitano e a revisitação de antigos mitos simbólicos, confirmam o parentesco entre Nápoles e o Rio que tanto me entusiasmou e que realizei com a ajuda determinante de Nicola Oddati, assessor de cultura da cidade de Nápoles e presidente do “Forum delle Culture” e com Rubens Piovano, diretor do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. Graças a eles consegui realizar meu intento de levar esta mostra ao Rio e a Nápoles.

A mostra de Leperino me é muito cara e me tocou bastante. Christian mostrou-se entusiasmado em levar sua obra para o MAC Niterói e produzir um trabalho novo e original. Algo particular, criado especialmente para este evento. Fez 14 grandes telas representando periferias metropolitanas e um Golem de grandes dimensões a ser colocado no centro do salão. Produziu também 25 pequenas telas de personagens retratados em sua expressão violenta ou sonhadora durante as raves que acontecem nos armazéns abandonados da área periférica, outrora industrial. E deixou em branco outras 25, que pintará (como em uma autêntica performance) no museu, inspirando-se em rostos e personagens do lugar, como testemunha de como o homem condiciona e é condicionado pelo ambiente que o circunda.

O Golem é uma espécie de imagem embrionária do ser humano, um ser primordial que recorda a corporeidade e a fragilidade. No trabalho de Leperino é impressionante a semelhança entre nossas duas cidades; também nos rostos de seus habitantes, que sofrem condicionados pelo ambiente, todas as variações das metrópoles atuais, sufocados pelo desenvolvimento desordenado das periferias circundantes. Como curador da mostra estou bastante feliz com esta nova e inédita produção de Leperino, fortemente ligada às cidades de Nápoles e do Rio, explica Maurizio Siniscalco.

Human Scape – MAC
Data: 29 de agosto a 03 de outubro
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18 hValor: R$5
A bilheteria fecha 15 minutos antes
Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças até 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.
Local: Salão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Icaraí
2620-2400 • Fax: (21) 2620-2481
www.macniteroi.com.br

0 comentários: