Memorial do Imigrante apresenta 'A História Através dos Tapumes'

11 setembro 2010 |

A mostra reúne história, arte, documentos, depoimentos de imigrantes e informações do restauro do prédio

O Memorial do Imigrante, instituição do Governo de São Paulo, apresenta, desde 08 de setembro, a exposição “A História Através dos Tapumes”. A mostra retrata parte do trabalho do órgão, que está fechado para obras de restauro desde 02 de agosto.

Um tapume de 140 metros é o cenário da exposição. De acordo com a Diretora Técnica do Memorial do Imigrante, Silmara Novo, o projeto foi idealizado para que o público conheça a história e os serviços da instituição, que continuam a ser oferecidos durante o período da reforma. “O tapume conta com 90 metros de Plotagem, que inclui fotos do acervo, listas de desembarque, livros de registro, objetos, linha do tempo, documentos, depoimentos de imigrantes e indicações de serviços. As etapas do restauro também são retratadas”, completa.

A reforma do complexo arquitetônico que abriga o prédio do Memorial do Imigrante terá duração de 12 meses e custo de R$ 5,2 milhões. O projeto engloba, além do restauro, a requalificação da instituição cultural em relação à sustentabilidade ambiental, acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, segurança patrimonial e conforto térmico. Estão previstas ainda a implantação de um auditório com 150 lugares, a readequação das áreas de reserva técnica e exposições temporárias, além da criação de novos espaços para o café e a loja do museu.

De acordo com Silmara, durante a obra, as pesquisas aos Livros de Registro de Imigrantes da Hospedaria e a emissão de certidões e declarações, serão mantidas pelo site (www.memorialdoimigrante.org.br) ou pelo telefone (11- 2692-1866- ramal 224). A consulta aos Livros de Registro de Imigrantes e dados sobre o processo imigratório em São Paulo também pode ser realizada em dois totens, instalados na Subprefeitura da Mooca (rua Taquari, 549), com atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 18h.


Parceria entre Memorial e o Arsenal da Esperança

Uma parte do tapume exposto é destinada ao projeto desenvolvido em parceria entre o Memorial do Imigrante e o Arsenal da Esperança, organização não governamental que “acolhe” pessoas em dificuldade.

Desde o início de julho, um grupo formado por imigrantes, descendentes, funcionários do Setor Educativo do Memorial e pessoas instaladas no Arsenal da Esperança participaram de oficinas de arte. As aulas foram ministradas pelas artistas plásticas, Mônica Nador, Gabriela Puntel e Daniela Videiros do Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), uma associação sem fins lucrativos que funciona como ateliê para comunidade.

Nas oficinas, os participantes criaram moldes de stencil que podem ser estampados em papel, muros e tecidos. De acordo com a artista Gabriela Puntel, o objetivo da ação é ensinar os conceitos básicos de pintura e arte urbana, além da capacitação para o trabalho. “Os desenhos desenvolvidos para o tapume representam a identidade e as temáticas das instituições envolvidas no projeto”, completa Gabriela.


Sobre o Memorial do Imigrante

Instituição do Governo de São Paulo e membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO, Rede Brasileira de Centros de Estudos das Migrações e IOM (International Organization for Migration), o Memorial do Imigrante é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos. Criado em 1998, o museu está sediado no bairro da Mooca, no local onde funcionou a extinta Hospedaria dos Imigrantes que recebeu, entre os séculos XIX e XX, mais de 2,5 milhões de imigrantes de 70 nacionalidades. O espaço é tombado desde 1982 pelo CONDEPHAAT e CONPRESP. Em 2009, os Livros de Registro de Imigrantes da antiga Hospedaria foram classificados no Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Sobre o Arsenal da Esperança
A instituição foi fundada em 1996 por Ernesto Olivero e dom Luciano Mendes de Almeida. A casa oferece acolhida diariamente a 1.150 pessoas em dificuldade. Em 15 anos já hospedou mais de 30 mil pessoas.

Em cartaz de 08/09/2010 - por tempo indeterminado
Local: Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1316- Mooca- São Paulo/ SP
Exposição de rua gratuita

0 comentários: