Rapunzel no Teatro Municipal de Niterói

02 setembro 2010 |


O espetáculo Rapunzel entra em cartaz, a partir do dia 11 de setembro, aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Municipal de Niterói, como parte das remontagens do repertório de Leonardo Simões, que no próximo ano irá completar 30 anos de carreira teatral.

Todos já ouviram falar da menina de longas tranças que foi trancafiada numa torre pela bruxa que a criou. No entanto, entre os mais conhecidos e tradicionais contos de fadas, Rapunzel é o que teve menor número de publicações no Brasil, sendo consequentemente um dos menos lidos e encenados. Apesar de fácil reconhecimento por fazer parte do imaginário popular, a história de Rapunzel ainda é capaz de atrair a curiosidade, possibilitando a tarefa de contá-la com um misto de fidelidade e liberdade criativa.

Utilizando elementos cênicos simples, cotidianos, os atores “brincam” com a união das linguagens do jogo infantil e do jogo teatral. Assim, uma mala vira um muro, uma vassoura se transforma num cavalo e uma escada assume a função de torre, atraindo a imaginação da criança para auxiliar na tarefa de construção do espetáculo. A peça conta com músicas que são cantadas e tocadas ao vivo, além de composições feitas especialmente para esta montagem.

A adaptação feita por Leonardo Simões procura respeitar e manter intactos os símbolos contidos na história original dos irmãos Grimm. Apesar disso, a motivação para que a história seja contada sugere um outro contexto: a narradora é uma empregada doméstica, que consegue alternar com humor os momentos dramáticos da trajetória de Rapunzel. Apesar da introdução desse elemento “novo”, a adaptação procura não diluir os conflitos do conto em atualizações banais.

FICHA TÉCNICA
Direção: Leonardo Simões.
Elenco: ANA MOURA - MELISSA PRADO - PEDRO MA
Violinista: HAROLDO SARAIVA
Cenário e Figurinos: NEY MADEIRA
Cenógrafa Executora, Figurinista Executora e Aderecista: CÁTIA VIANNA
Iluminação: JOÃO FRANCO e RAPHAEL CESAR
Músicas compostas para o espetáculo por DANTE CARNEVALE e ELIANE DIAS
Produção: Leonardo simões e NEPAC

Rapunzel – Teatro Municipal de Niterói
Data: 11 a 26 de setembro(sábados e domingos)
Horário: 16h
Valor: R$20
Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: (21) 2620-1624

Foto: Divulgação

0 comentários: