Viva Joel Silveira!

26 setembro 2010 |

Por Lino Corrêa

 

No dia 23 de setembro o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, que fica na Cinelândia (Centro), comemorou  o aniversário de 92 anos de um dos maiores jornalistas da história do Brasil,  o ilustre  Joel Silveira. O evento contou com o apoio da Petrobrás e teve a presença de vários atores, jornalistas,  imprensa carioca e familiares que passaram uma noite memorável, um coquetel delicioso, uma vista panorâmica do belo Centro Histórico da cidade maravilhosa vista do décimo sétimo andar; nos embalava com a inauguração do Centro  de Cultura  e Memória do Jornalismo, que agora digitalizado facilitará a pesquisa e inclusão das novas gerações para a pesquisa. Foi distribuído para todos os convidados o livro: "Memórias De Réporter" do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro,  o momento mais emocionante da noite foi quando todos os convidados foram chamados para a inauguração da Sala Joel Silveira, pois lá foi remontada a estante de livros que estava na casa do Joel Silveira, em Copacabana, com toda sua coleção de livros,  objetos pessoais,  além de quadros e várias fotos memoráveis da brilhante trajetória desse lagartense (residiu em Lagarto-SE), sergipano, brasileiro que passou por aqui deixando sua marca imortal. Todo esse material foi doado pela familia que esteve presente através da sua filha Beth Silveira, seu neto Rodrigo Monte Silveira, seus sobrinhos: Lino Corrêa (ator, odontólogo e jornalista), Miriam Dias (Cirurgiã Plástica), Aloísio Conceição (Advogado) e Leonardo Dias (estudante de Direito).
  

Confira as fotos a seguir:

 

Lino1


Na foto acima, a abertura do evento no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro.

A foto abaixo, marcada pela história, mostra Joel Silveira e Jânio Quadros:

 

Lino2


Na próxima imagem, Rodrigo Silveira, Lino Corrêa, Beth Silveira, Míriam Dias e Aloísio Conceição:

 

Lino3

Na próxima foto, num momento inesquecível, Lino Corrêa no lançamento do livro "Dias de Luto", em 1985, no Rio de Janeiro ao lado do seu Tio-Avô, Joel Silveira. A obra  fala de personagens reais, como Pedro Corrêa (avô de Lino). Na capa do mesmo, tem a foto de sua bisavó Maria Silveira, conhecida como “Diu”, com um dos seus filhos, e outro filho em destaque. “A trama se passa em terras sergipanas, em especial em solo lagartense”, conta Lino ao CULTURA VIVA.

 

Lino4

 

*Fotos: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

*Texto: Lino Corrêa

*Texto de apresentação das fotos: Edson Soares

3 comentários:

Tom disse...

Gostaria obter informações a respeito do acesso a escritos pessoais e da biblioteca particular de Joel Silveira. Sou historiador, doutorando em história e pesquiso a trajetória de Joel.
A propósito, gostei da reportagem.
grato desde já.

JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares disse...

No Sindicado dos Jornalistas do Rio De Janeiro, que fica na Rua Evaristo Da Veiga, na Cinelândia, Centro, RJ, tem a sala Joel Silveira com vários livros, documentos e fotos do intelectual brasileiro Joel Silveira. Visite!

Tom disse...

Muito obrigado Edson Soares pela sua solicitude.