Adoniram e Noel por Carlinhos Vergueiro no Tom Jazz

14 outubro 2010 |


Carlinhos Vergueiro faz homenagem aos 100 anos dos dois compositores, dia 19 de outubro, às 21h, no Tom Jazz

Não há registro de qualquer encontro pessoal entre Noel Rosa e Adoniran Barbosa, embora eles contassem a mesma idade e tivessem atuado com destaque na mesma área. Mas aconteceu, nos idos de 30, uma aproximação decisiva entre os dois. A voz de Adoniran e um samba de Noel se cruzaram numa certa noite de 1933, e isso foi determinante para que o compositor paulista ingressasse no meio musical.

O então jovem biscateiro Adoniran buscava espaço como cantor em programa de calouros da Rádio Cruzeiro do Sul, no qual já fora desclassificado uma vez. Na segunda tentativa cantou o samba “Filosofia”, um dos trinta sucessos de Noel gravados naquele ano, quando surgiram “Até amanhã”, “Fita amarela”, “O orvalho vem caindo” ou “Três apitos”. Bingo para Adoniran. Ganhou o primeiro lugar.
Noel crescia e aparecia desde 1929, quando integrava o Bando de Tangarás, logo evoluindo para o que hoje se chama de carreira solo. Adoniran, com a vitória no programa de calouros, adentrou o meio radiofônico e nele se firmou. Não de imediato como compositor ou intérprete, mas no elenco fixo de comediantes. O sucesso autoral viria a partir dos anos 1950 com o estouro de gravações como “Saudosa maloca”, “Samba do Arnesto”, “Apaga o fogo Mané”, “Iracema”, “Uma samba no Bixiga”, “Tocar na banda” e “Trem das onze”. A sua notável originalidade apoiava-se em melodias cativantes, assobiáveis, recheadas de letras que mesclavam comicidade e emoção.

Noel e Adoniran são referências de avanço na chamada linha evolutiva da nossa canção popular. Melodicamente, os estilos de um e de outro apresentaram evidentes traços distintivos. Nas letras, usando pioneiramente o coloquialismo em tudo que escreveu, Noel promoveu uma ruptura sem volta com a grandiloqüência parnasiana dos letristas de seu tempo. Adoniran, quinze anos depois, por vias transversas, fez o mesmo. Nutriu as letras com a oralidade popular, tornando igualmente suas melodias reconhecíveis como suas logo nos primeiros acordes. O paulista radicalizou ainda mais, recorrendo ao coloquialismo popular em estado bruto e revelando sua despercebida riqueza poética.

Todas essas histórias (e muito mais!) estarão neste show memorável de Carlinhos Vergueiro. Você vai ver um dos eventos máximos em qualidade nos festejos do centenário de Adoniran Barbosa e Noel Rosa. Contribuiram para o excelente resultado, o diretor Mário Masetti e um grupo nota dez, formado por músicos de reconhecida competência. A produção foi confiada aos profissionais experientes e talentosos da Namorados da Noite Produções.

Carlinhos mostra em que fontes bebeu para criar sua obra de compositor e optar por uma brasilidade completa, verdadeira, em tempo integral. Mário Masetti, reconhecido diretor de cinema e teatro, atualmente dirigindo o musical Bixiga, em cartaz na cidade, colocou sua experiência e paixão pelos dois compositores a serviço do amigo Carlinhos.

Além de Carlinhos Vergueiro no violão, completam o time Italo Peron - violão 7 cordas e arranjos, Jayme Marques(Pratinha) - flauta e bandolim, Henrique Araújo Nascimento - cavaquinho e bandolim, Adriano Busko - percussão, Douglas Alonso - percussão. No repertório algumas criações inesquecíveis dos dois compositores, como Filosofia, Fita Amarela, Conversa de Botequim, Palpíte Infeliz, de Noel Rosa e Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, Bom dia Tristeza, As Mariposa, de Adoniran Barbosa.

Ficha Técnica
Voz e Violão - Carlinhos Vergueiro
Direção Geral - Mário Masetti
Direção Musical - Ítalo Peron
Produção e Execução - Namorados da Noite Produções
Assessoria de Imprensa – Maic Comunicação

Carlinhos Vergueiro - Encontro de Adorniran e Noel
Tom Jazz
Dia: 19/ 10
Couvert Artístico: R$ 50,00
Horário do show: 21hs
Capacidade: 200 pessoas sentadas
Censura: 18 anos
Duração: Aproximadamente 1h30
Abertura da casa: 2h antes do espetáculo
Formas de pagamento: Dinheiro / Cheque / Todos os Cartões (Débito e Crédito)
Estacionamento com manobrista: R$ 15,00
Ar condicionado
Acesso para portadores de necessidades especiais
Informações e compra de ingressos:
# TOM JAZZ - Avenida Angélica, 2331 - Higienópolis.
(Horário de atendimento: segunda a sexta, das 10h às 17h)
# COMPRA POR TELEFONE - Ingresso Rápido - Tel: 4003-1212
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 22h)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
# COMPRA PELA INTERNET
(www.tomjazz.com.br / www.ingressorapido.com.br)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
# PONTOS DE VENDA CAPITAL, INTERIOR E OUTROS ESTADOS
Consultar www.ingressorapido.com.br

Foto: Luiz Briquet

0 comentários: