‘Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade’ na Caixa Cultural-RJ

03 outubro 2010 |

Desde o dia 16 de agosto, a Caixa Cultural (RJ) apresenta ao público a exposição de fotografia “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade” e a iniciativa tem levado grande público ao local para conferir a história, os instrumentos e viajar nas fotos expostas, que contam e evidenciam o desenrolar do esporte. A mostra vai até o dia 10 de outubro.

 

100_1391

 

Ontem, dia 2 de outubro, o Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha, levou algumas crianças da quarta turma instruída pelo projeto, no Complexo da Maré e na Baixada Fluminense, para conhecer o local e um pouco mais do já são instruídas nas aulas. A alegria e a animação eram visíveis em cada rosto, sem falar no interesse em que tinham em conhecer cada parte da exposição, onde foram orientadas pelo monitor da exposição, o jovem Leandro. Segundo ele, no último dia da mostra, um grupo fará uma roda de Capoeira para fechar o evento.

 

100_1395

 

Conduzidas pelo Mestre Manoel e o Instrutor Charles Monteiro de Oliveira, as crianças ainda incrementaram a oportunidade com uma orquestra de berimbau, uma apresentação de Maculelê e, por fim, uma roda de Capoeira.

 

100_1393

 

Segundo o Mestre Manoel (à direita na foto acima), que atende a Grupos na França e na Martinica (próximo ao Caribe), seu Grupo trabalha com a Capoeira Angola e procura desenvolver um trabalho pedagógico. “Trazer as crianças aqui faz parte do nosso processo pedagógico: mostrar à elas outras realidades, além da que vivem, no Complexo da Maré. Hoje, nesse evento, elas são artistas e vão se apresentar. Trabalhamos a disciplina e a postura. Nosso objetivo é prepará-las para serem cidadãos conscientes criticamente e, assim, sigam um futuro melhor”, explicou.

 

Com apoio do jornalista Charles Monteiro de Oliveira (à esquerda na foto acima), o Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha ganhou espaço na Comunicação e o mesmo tem planos a desenvolver no projeto. Além dessa ocupação, ele também atua como Instrutor dos alunos, principalmente quando o Mestre Manoel vai atender aos Grupos no exterior. “Quando a criança completa 13 ou 14 anos, a promovemos a Monitor das Aulas e, dessa forma, auxilia os Mestres. Passado um tempo, novamente, é avaliada pelo Mestre para que conquiste outras posições no Grupo”- destacou o jornalista. “Trabalhar com as crianças é um grande aprendizado. Aprendemos simplicidade, humildade. Só pelo fato de passar os seus conhecimentos para elas é gratificante, é algo que não tem valor. Eu sou formado em Jornalismo e nós não sabemos o que essas crianças vão querer para o futuro, então, sirvo de exemplo para elas. O que desejarem, nós do Grupo, vamos batalhar por elas. Queremos alinhar todas as propostas do grupo a fim de sociabilizar os nossos projetos na área da Comunicação”.

 

O Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha tem 12 anos e recebe incentivos de voluntários. Novos colaboradores podem ajudar a iniciativa através do e-mail do jornalista Charles Monteiro de Oliveira: charles.monteiro@ig.com.br.

 

Confira mais alguns momentos do evento:

 

100_1396 100_1397 100_1398 100_1387 100_1389 100_1394

 

A mostra “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade” está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e domingos das 14h às 18h, com Entrada franca. A Caixa Cultural fica na Av. República do Chile, 230, anexo 3º andar, Centro, RJ. (próximo à Estação de Metrô Carioca), no Teatro Nelson Rodrigues. Mais informações, ligue: (21) 2262-8156. Vale a pena conferir!

 

Fotos: Edson Soares

0 comentários: