Claudio Baglioni em única apresentação no Brasil

04 outubro 2010 |


Chega ao Brasil um dos maiores nomes da música italiana, para única apresentação, em São Paulo, dia 11/10 no HSBC.


Claudio Baglioni inicia em outubro uma turnê que terá como ponto de partida a América Latina, chegando ao Brasil dia 11 de outubro para única apresentação no HSBC, às 21h30. Sua apresentação será uma das primeiras da vasta programação, dentro do Ano da Itália no Brasil.
Baglioni segue depois para os EUA, China, Japão e Austrália, em comemoração aos 40 anos de carreira.

Um dos mais populares e queridos nomes da música romântica italiana, dono de sucessos como “E tu...”, “Sabato Pomerigio”, “Io me ne andrei”, entre outros, que embalaram a geração dos anos 80 e continua sendo um dos artistas mais amados e de maior sucesso de público e de crítica na história da música popular italiana.

Músico, compositor, autor, intérprete, escritor, arquiteto e sempre ligado a diferentes atividades artísticas. Versátil e inovador, graças a uma evolução musical e literária contínua, atravessou várias gerações na Itália e exterior. Baglioni gravou em diversos idiomas, inclusive português. Só em seu país de origem, foram 14 álbuns originais, dez ao vivo, dois como intérprete, 360 composições, quatro peças musicais e numerosas coleções.

Desde 2003 é criador, promotor, organizador e protagonista do “O' Scia”, evento de artes e música dedicado aos tópicos da imigração e da integração cultural, onde participaram mais de 200 grandes nomes do mundo do espetáculo e do panorama musical italiano e internacional. Sua carreira foi sempre caracterizada por recordes de venda com concertos sempre lotados, a exemplo do realizado no hemiciclo do Parlamento Europeu em Bruxelas, que despertou instituições, forças políticas e opinião pública para o as migrações.
Segundo Claudio Baglioni, “a turnê é, também, uma viagem paralela, como cidadão. Foi espontâneo chamar a turnê de UM Só MUNDO (Um solo mondo), pensando em como a música pode unir a todos”, diz.
A história
Começou a cantar aos 13 anos, participando de um concurso chamado Centocell, cantando Ogni volta de Paul Anka. Em 1967 escreveu sua primeira canção, Annabelle Lee, inspirada na homônima poesia de Edgar Allan Poe. Em 1969 firmou contrato com a gravadora RCA e lançou em 1970 seu disco. Dois anos depois viria Questo piccolo grande amore, trabalho que o consagrou ao sucesso e o identificou como compositor e cantor romêntico. Neste mesmo ano interpretou algumas canções para a trilha sonora do filme Fratello sole, sorella luna,de Franco Zeffirelli.
Em 1973 casou-se com Paola Massari e lançou seu quarto álbum, Gira che ti rigira amore bello, que obteve tanto sucesso qaunto o anterior. Durante toda a década de 70 realizou concertos em toda Europa, América do Sul, Estados Unidos e Canadá, enquanto na Itália seus álbuns batiam recordes absolutos, alcançando milhões de cópias vendidas. Em 1975 esteve pela primeira vez no Brasil. Após um hiato de três anos, lançou em 1981 o álbum Strada facendo, que passou de um milhão de cópias vendidas. Da sua união com Paola Massari, também sua corista, nasceu em 1982 nasce seu filho Giovanni, a quem dedicou a canção Avrai, gravada no estúdio de Paul McCartney em Londres. Em 1985 veio o álbum La vita è adesso, que vendeu um milhão e meio de cópias, novo recorde de vendas, permanecendo nas paradas por dezoito meses.
Até 2005, Claudio Baglioni produziu mais 14 álbuns, todos de grande sucesso. Neste mesmo ano lançou seu primeiro livro, Senza Musica, uma coletânea de seus escritos desde 1974, nos quais narra a própria história. Baglioni também é autor do hino oficial dos XX Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006.
Mais em: http://www.baglioni.it

Foto: Divulgação

0 comentários: