Curso sobre 'Cultura e Poder' em Niterói

04 outubro 2010 |

Curso: CULTURA E PODER

Ministrante: Gustavo Alves Alonso Ferreira

Historiador, com mestrado em Historia pela UFF e doutorando na mesma instituição;Estágio de doutorado de um ano em Paris na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, sob a orientação de Michel Löwy.

Ementa:
Este mini-curso pretende trazer algumas discussões vigentes a partir da hegemonia do que se configurou como "pós-modernidade" no pensamento ocidental. Para isso, trazemos à baila três pensadores conhecidos e reconhecidos nas Ciências Humanas em geral. Procura-se, através da leitura dos textos de Foucault, Deleuze e Canclini, a discussão da relação de "cultura" e "poder" no mundo ocidental. A noção de "cultura" tornou-se paradigma fundamental do mundo pos-anos1960, a partir da valorização do caráter simbólico das relações sociais. A cultura deixou de ser um índice de refinamento pura e simplesmente para indicar um ethos, uma forma de viver o mundo. Ao politizar o cotidiano, a virada culturalista problematizou as formas de vida do presente e do passado. A noção de "poder", trabalhada especialmente por Foucault e Deleuze, ajuda a problematizar as práticas simbólicas do mundo hoje, estruturalmente ainda desigual, e ambíguo em potencialidades e possibilidades. Longe de esgotar o assunto, este mini-curso pretende levantar questões relevantes para se pensar o mundo atual, buscando um estranhamento em relação ao presente e um espantar-se com as práticas cotidianas e normalizadas.

Textos base:

FOUCAULT, Michel. “Conferencias 4 e 5” (pp. 79-126). A verdade e as formas jurídicas. Nau Editora. Rio de Janeiro. 1996

DELEUZE, Gilles. "Controle e devir" & “Post-scriptum sobre as sociedades de controle” (pp. 209-226). IN: Conversações. Ed. 34. RJ. 2008.

DELEUZE, Gilles. "Platão e o simulacro". IN: Logica do sentido. Ed. Perspectiva. USP. SP. 1974. (pp. 259-271).

CANCLINI, Nestor G. "Introdução à edição de 2001" e "Entrada" (pp. XVII-XLIII e pp. 18-30). IN: Culturas Hibridas. Edusp. SP. 2001.


Período: 07 de outubro a 18 de novembro de 2010
Periodicidade: quinzenal - quintas - feiras das 14h às 16h
Carga horária – 08 horas

Publico alvo: graduandos, professores e interessados em geral

Investimento: R$ 10,00 por encontro


Local: Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 47, Ingá, Niterói, RJ

Informações e inscrições: 2717-2919
museudoingaeducativo@gmail.com

0 comentários: