Fotografia é tema de debate no CCBB-RJ

15 outubro 2010 |


Arthur Omar e Cláudia Jaguaribe discutem
as possibilidades da fotografia na Internet

Dando continuidade ao ciclo Arte e Vanguarda na Internet, no dia 19 de outubro, das 18h30 às 20h30, Arthur Omar e Cláudia Jaguaribe discutem as possibilidades da fotografia na web: fotos que podem ser customizadas, sites de imagens que ganham movimento, retratos manipulados. O encontro é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e será transmitido online pelo Bate-Papo do UOL, sendo que os internautas poderão participar com perguntas. A mediação do encontro será dos jornalistas Mauro Ventura e Oona Castro.

O ciclo Arte e Vanguarda na Internet tem por objetivo pensar a web como suporte para as várias artes: música, literatura, teatro, artes plásticas, fotografia. Em novembro, serão realizados mais dois encontros: Literatura na Internet, com a presença dos escritores Daniel Galera e João Paulo Cuenca; e Música e Interatividade, com o tecladista do Skank, Henrique Portugal, e o jornalista Irineu Franco Perpétuo, autor do livro O Futuro da Música Depois da Morte do CD.

Arthur Omar é um artista múltiplo, cuja obra abarca cinema, vídeo, fotografia, música, poesia, além da reflexão teórica. Seu trabalho surge no início da década de 1970, quando atua como diretor e roteirista de cinema. A carreira em vídeo, desenvolvida a partir dos anos 1980, divulga-o mundo afora. Seu primeiro trabalho de consagração na área de vídeo foi O Nervo de Prata (1987), sobre o artista plástico Tunga. Ao lado das exposições de grandes séries fotográficas, como Antropologia da Face Gloriosa e Frações de Luz, e da mostra Dez Mil Coisas (1993), com desenhos e colagens selecionados de uma coleção de dez mil peças feitas durante vinte anos, Arthur Omar tem realizado ainda instalações ambientais multimídia, como a vídeo-instalação Fluxos, que integrou a mostra, feita a partir de imagens da Amazônia.

Claudia Jaguaribe é carioca, mora e trabalha em São Paulo. Desde 1982 participa de exposições nos principais museus e galerias do Brasil e no exterior. Sua formação é em História da Arte, Artes Plásticas e Fotografia. Sua produção se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias para lidar com diversas questões da contemporaneidade. Seu trabalho vai da criação de imagens deslocadas do seu sentido original tais como a Série Azul, Amores Brutos e Ma Femme, a trabalhos de cunho documental onde retrabalha o próprio formato da documentação como no Corpo da Cidade e no Você Tem Medo do Quê? Nos últimos três anos voltou-se para a questão da paisagem como reinvenção da natureza na série Quando Eu Vi.

O debate Muito Além da Fotografia será realizado no Teatro II e as senhas para o evento podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020 - (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura

***Na foto em destaque, a palestrante Cláudia Jaguaribe
Foto: Romulo Fialdini

0 comentários: