Leitura teatral de contos de Machado de Assis

06 outubro 2010 |


O Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas realiza, no dia 18 de outubro, às 19h, a leitura dramatizada de dois contos de Machado de Assis adaptados para a linguagem teatral, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. A direção é de Leonardo Simões, que no próximo ano completará 30 anos de dedicação ao teatro.

Essa atividade se insere no Projeto TE CONTO EM CENA, que o NEPAC está levando a vários espaços culturais de Niterói, Rio de Janeiro e cidades vizinhas, com apresentação de leituras e espetáculos criados a partir de contos machadianos e que, posteriormente, incluirá outros autores consagrados no gênero.

Serão apresentadas as adaptações cênicas dos contos “Ernesto de Tal” e “O Espelho”. O primeiro tem um registro cômico, descrevendo as agruras de um homem apaixonado e ciumento. O Espelho traz uma abordagem filosófica e reflexiva sobre a natureza dual do homem, tanto que seu subtítulo é “Esboço de uma nova teoria sobre a alma humana”. Ambos trazem em suas narrativas a ironia e a argúcia de observação que tão bem caracterizam a obra do velho bruxo do Cosme Velho.

Este projeto está disponível para apresentações em escolas, com posterior debate (para turmas a partir do 8º ano do Fundamental, do Ensino Médio e de Universidades). Para sua contratação, o coordenador ou o professor devem enviar e-mail para pronepac@gmail.com solicitando maiores informações.

Textos: Machado de Assis
Concepção, adaptação e direção: Leonardo Simões
Elenco: Junior Machado – Pedro Maia - Raquel Penner.
Programação visual e sonoplastia: Eduardo Calian.
Apoio de produção: Michela Oliveira, Tainá Santiago e Alexandre Garcia.

”Te conto em cena” – Salão Nobre
Data: 18 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Entrada Franca (Serão distribuídas 90 senhas meia hora antes do espetáculo).
Classificação etária: Livre
Local: Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: (21) 2620-1624

0 comentários: