PALHAÇO FORMIGÃO: UMA IDÉIA QUE DEU CERTO!

28 outubro 2010 |

Uma idéia que deu certo e se tornou a alegria de muitas crianças. O mentor, alguém que de fato conhece as situações difíceis de muitas pessoas... O assistente social Lemir Gimenes Paradella. Pós-graduado em Políticas Públicas, criou o Palhaço Formigão para animar a festa do Dia da Criança, no ano passado, onde trabalha, e o sucesso foi total. “Esse nome foi dado pelas agentes de saúde que trabalham comigo. Não tínhamos nenhuma atração, daí propus me vestir de palhaço e divertir as crianças com brincadeiras, distribuindo doces e brinquedos. Como deu certo, esse ano saí de novo”, contou.

 

Lemir

 

Residente no Estado do Espírito Santo, Paradella deu entrevista exclusiva hoje ao CULTURA VIVA. Confira!

 

CULTURA VIVA: Em sucintas palavras, qual a sua biografia?

LEMIR GIMENES PARADELLA: Não existe uma biografia definida, mas já fui procurado por algumas pessoas para animar festas. Não sou profissional da arte, não cobro por esse trabalho, é voluntário.

 

C.V.: Para interpretar o palhaço, qual ou quais artistas te servem de fonte de inspiração?

L.G.P.: Foi através de um amigo meu, que é professor de uma escola pública. Ele me inspirou quando se vestiu de pallhaço na escola dele.

 

C.V.: O Palhaço Formigão faz muitos shows? Eles acontecem apenas no Estado do Espírito Santo?

L.G.P.: Apenas trabalho dentro do Programa de Saúde da Famílias nas festas do Dia das Crianças. Não existe nada programado, as brincadeiras vão surgindo na hora.

 

Formigão

 

C.V.: Como é a receptividade das crianças com o Formigão?

L.G.P.: Por ser um palhaço bem colorido, as crianças gostam muito. Os pequenos tem um pouco de medo, mas eu os faço perderem o medo com minhas palhaçadas. (risos)

 

C.V.: Lemir, como você analisa a situação dos palhaços hoje, frente às novas tendências de entretenimento? Em sua opinião, o circo perdeu um pouco seu público ou tem lugar cativo nos corações?

L.G.P.: O circo, em si, perdeu um pouco o seu espaço, tanto que hoje o palhaço saiu do circo e se apresenta em festas de crianças, eventos, exposições, escolas e entidades. O Palhaço Formigão se limita apenas na comunidade, sempre no Dia das Crianças.

 

C.V.: Que análise você faz da programação infantil na TV brasileira? Faltam palhaços nos programas infantis?

L.G.P.: Penso que está faltando a alegria e as brincadeiras do palhaço. O bom da modernidade é que hoje existem várias formas de se vestir de palhaço, bem mais colorido e animado, pois o palhaço antigo era bem triste.

 

C.V.: Que recado você deixa para todas as crianças?

L.G.P.: Que nunca deixem de se divertir no universo da alegria e da palhaçada, que sempre brinquem muito, corram, dancem e cantem bastante!

 

Fotos: Arquivo pessoal de Lemir Gimenes Paradella

0 comentários: