Projeto Meio-fio na Candelária

06 outubro 2010 |

Cia. de Dança traz para a Candelária espetáculo de caráter político que serve de memória à cidade na véspera do Dia das Crianças

Meio-Fio
Dia: 11 de outubro, às 15h
Praça da Candelária/RJ

A Cia de Dança Membros o espetáculo Meio-fio, no dia 11 de outubro, às 15h, na Praça da Candelária. Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010, através da FUNARTE, com direção de Paulo Azevedo e coreografia de Taís Vieira, Meio-fio é uma ação organizada por meio da circulação de espetáculos em espaços urbanos. Na trilha do projeto, músicas de Dina Di/ DJ KL Jay, Racionais MCs, O Rappa e Chopin.

Antecede o espetáculo Meio-fio, haverá performances de artistas e grupos convidados. Com a mensagem “Amanhã” não haverá o dia das Crianças na Candelária”, a cia Membros, oriunda da cidade de Macaé, interroga a continuidade da infância interrompida com a chacina da Candelária em 23 de julho de 1993. Como promoção do evento, haverá Interferências nos principais pontos do centro e da zona sul da cidade nos dias 08, 09, 10 e 11 de outubro (veja a programação).

Em paralelo ao evento, no dia 08 de outubro, às 17h30, na livraria Leonardo da Vinci, da Av. Rio Branco, haverá noite de autógrafos do livro “Membros: a história de um corpo político em cena”, organizado por Taís Vieira e Paulo Azevedo. A publicação conta a trajetória de 10 anos do grupo que integra dança e política. Durante o lançamento, haverá espaço privilegiado para música, vídeo e performance realizada por integrantes do grupo macaense ganhador de prêmios nacionais e internacionais.

Metodologia e Conceito

“Os processos de leitura de gestos e movimentos, acrescidos da dramaturgia da Cia são baseados em princípios de caos e catarse, levando os intérpretes a ter um contato visceral com seu entorno. Com essa percepção de fazer da rua um espaço de criatividade, Meio-fio dialoga com cada estrutura, cada rua, adaptando a realidade das mesmas ao processo criativo”, complementa.

Contexto sócio-político da obra

Um jovem encostado no muro observa a sua frente um cachorro faminto travestido de homem ou mulher, não é o contrário. Ouve-se o rosnar, o som agride e já serve de mensagem para quem pretende seguir vendo o desenrolar da narrativa. A dança surge abruptamente. Não se sabe ainda porque se dança, eles estão ali ocupando os espaços, grande parte é improvisação. Numa combinação entre solos, duos e conjuntos, a coreografia toma o espaço público e o torna privado por instantes. A violência presente no corpo de cada intérprete é um sintoma da experiência única que tem o corpo o poder de comunicar.

“Meio-fio explora esse lugar onde os meninos e meninas, ali sentados, ou na corda bamba da fronteira entre tocar no asfalto e seguir à margem, convivem suas experiências. Ali sentados, ouvem e assistem a cidade com a propriedade de um urbanista, de um sociólogo, de um professor. Depois, vomitam nos nossos sapatos o espelho da indiferença, da naturalização da barbárie. É sobre este universo que a obra persegue compreender o caos que se instaura. Ali sentados, experimentam drogas leves e pesadas, compartilham emoções, aprendem cedo a desfrutar da sexualidade, ali comem os restos da nossa miopia social”, comenta a coreógrafa da Cia, Taís Vieira .

Sobre a Cia de Dança Membros

A organização de trabalho da Membros se desdobra em duas ações conjugadas: a Companhia de dança e a Escola de Formação, ambas fundadas por Paulo Azevedo e Taís Vieira, sendo a Companhia, em 03 de Maio de 1991, e a Escola, em 08 de janeiro de 2007.

A Membros Cia de Dança trabalha numa condição política que se materializa na presença do corpo que dança. Um corpo político em cena é a expressão mais adequada para permitir acesso ao universo estético e pedagógico disposto.

Ao longo de 11 anos, são ao todo seis prêmios internacionais e quatro nacionais, tendo a participação em festivais e eventos em quatro continentes, sendo vinte países e mais de 200 cidades pelo mundo, trabalhando o corpo como processo de memória política.

Projeto: Meio Fio – Cia Membros e Convidados
Data do evento 11 de outubro
Local: Praça da Candelária
Horário: 15h
Aberta ao Público

0 comentários: