TABA CULTURAL LANÇA MAIS UMA ANTOLOGIA NO RJ

03 outubro 2010 |

A literatura brasileira ganha mais um prêmio. Desta vez, através da antologia “Escritores da Década 2001/2010”, lançada pela Taba Cultural ontem, às 17h, na Livraria do Museu da República, no Palácio do Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro. Num encontro emocionante, o editor responsável pela empresa, o ator José Maria Rodrigues, seu filho Henrique Rodrigues, o escritor paulistano José Araújo, demais escritores e o público presente participaram de um evento em que a classe de escritores foi realmente valorizada.

 

Na oportunidade, a Taba Cultural teve a honra de receber o advogado e presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado do Rio Janeiro (CRECI-RJ), o corretor Casimiro Vale da Silva. Ele falou ao microfone e destacou a importância da literatura no Brasil. Em entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA, o advogado enfatizou a relevância da obra lançada. “O lançamento desse livro registra o que aconteceu na literatura e no mundo durante a década de 2001 a 2010. É uma espécie de registro histórico. A Taba Cultural está de parabéns por esse momento!”. Ele ainda comentou sobre o evento. “Para divulgar essa obra, a Taba Cultural poderia criar eventos assim em vários lugares diferentes; poderia criar, também, um catálogo com suas obras e fazer trabalhos de divulgação entre os jovens”, ressaltou.

 

100_1430

 

O editor José Maria Rodrigues, emocionado, citou o desenvolvimento dos escritores que compõem a obra. “Muitos desses autores começaram a fazer a primeira publicação no decorrer desses dez anos, ou seja, puderam lançar, cada um, seu livro individual. Isso significa um crescimento pessoal. Por uma questão natural, temos autores da Região Sudeste e os livros são mais divulgados nessa área do país, mas, de certa forma, outros Estados também já estão recebendo esses livros”. Ele falou sobre uma parceria que fez no intuito de ampliar a divulgação das obras produzidas pela Taba Cultural. “Estamos fazendo uma parceria com o CRECI-RJ e, como seus organizadores, criaram bibliotecas no Estado do Rio, nós vamos disponibilizar as nossas obras nessas instituições”, revelou.

 

Rodrigues adiantou que, em novembro, sua Editora lançará mais duas antologias, dois livros individuais e mais a Agenda Nacional do Escritor, como faz todo fim de ano.

 

100_1450

 

A seu lado, a escritora Taiana Machado também expressou sua alegria e estabeleceu um norte para sua carreira. “Trabalho com música, mas vejo que tem uma conexão muito forte entre música e literatura. É revigorante. É uma perspectiva que você tem de juntar duas coisas em comum, e considero isso um caminho legal para que eu siga meu futuro. Pretendo juntar os dois caminhos: música e literatura”, antecipou.

 

Entre os diversos escritores presentes, também compareceu o escritor Julio Treiguer, de Campinas (SP). Ele ganhou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura da Taba, em 2005, na categoria “Poesia”, mas nunca conseguiu uma oportunidade para vir ao Rio de Janeiro participar dos eventos da Editora e, segundo o autor, sempre acontecia um imprevisto. “Gostei muito do evento, tem um clima bom e agradável!”. Ao falar sobre o seu talento em escrever, Treiguer ficou sem palavras e disse estar “arrepiado por sentir tanta emoção”. “É gratificante e assustador, é algo que você desconhece e vem; eu sou o primeiro a ter àquela informação quando a inspiração vem”, declarou.

 

100_1421

 

Recordista de vendas e aclamado pelo público, o escrito paulistano José Araújo esteve em mais esse encontro da Taba e não hesitou em explicar o objetivo central da editora com o lançamento da obra. “A idéia do lançamento de ‘Escritores da Década 2001/2010’é divulgar os autores que se lançaram no mercado literário e se mantiveram no mercado. Essa publicação é de extrema importância para o autor nacional, tendo em vista a grande dificuldade do mercado literário no Brasil. A maioria dos autores e escritores banca suas publicações sem o apoio da mídia, que prefere enfatizar os best-sellers internacionais. A Taba, preocupada com esses autores, teve a excelente idéia de juntar, num único volume, todos aqueles que, com grande esforço, continuam e continuarão tendo seu lugar ao sol no mundo da literatura nacional”, valorizou a classe.

 

100_1432

 

Além do lançamento, o editor Rodrigues também entregou Certificados aos escritores que estão inclusos na obra. Mais informações sobre a Editora, visite a página: http://www.tabacultural.com.br/.

 

Confira alguns momentos do evento:

 

100_1449 100_1408 100_1414 100_1415  100_1423 100_1427  100_1436 100_1441 100_1443 100_1448

 

Fotos: Jornal CULTURA VIVA

0 comentários: