‘A CANÇÃO DO BEM’ NO CENTRO CULTURAL CARTOLA

02 novembro 2010 |

Megaevento beneficente com participação de ALCIONE

 

Saúde Criança

 

Com a presença de Alcione, os shows musicais, espetáculos de dança e festival gastronômico pretendem arrecadar recursos para apoio a um dos projetos sociais mais sérios do Rio de Janeiro – a Associação Reagir (http://www.reagir.org.br), de apoio às famílias de crianças carentes tratadas pelo Hospital Municipal da Piedade (HMP). Mas o megaevento é, também, uma homenagem a Cartola, no mês em que se registram os 30 anos da morte do compositor.

 

Alcione, a Marrom, é a grande atração do show beneficente que promete sacudir a comunidade de Mangueira, no próximo dia 7 de novembro. Ao longo do domingo inteiro, no espaço do Centro Cultural Cartola, gentilmente cedido pela neta do compositor, Nilcemar Nogueira, “Solidariedade, a canção do bem” é, na verdade, um megaevento, que, além dos shows musicais com diversas atrações, inclui espetáculo de dança, exposição e bazar. Tudo regado com a mais honesta feijoada, delicioso caruru à baiana e salgadinhos. “No mês em que completamos 30 anos sem Cartola, que, antes de mais nada, era um ser humano solidário, a satisfação de participar de um evento como esse, em benefício de um projeto social sério, nos emociona duplamente”, diz Alcione. Já envolvida em várias ações sociais na comunidade da Mangueira, onde a cantora é reconhecida pela generosidade, a Marrom atendeu rápida e graciosamente ao convite da Associação Reagir. “Meu avô, que viveu sempre atento às necessidades humanas, com certeza, onde quer que esteja, apoia um evento assim e deve estar feliz com a homenagem, que nos emociona a todos, descendentes orgulhosos dele”, completa Nilcemar.

Um domingo inteiro

Além da cantora Alcione, grande atração do dia, e da jornalista, cantora e compositora Lucia Helena Corrêa, que teve a ideia de realizar o megaevento, participam os grupos musicais “A Quatro Vozes” (MPB e folclore), Grupo Jequitibá de Garrafa (samba) e Conexsoul (rock). Mas, também, a cantora Danny Reis; o violonista e cantor Tony Pelosi; o compositor, cantor e pianista Tato Fischer (ex-Secos & Molhados); e o instrumentista, compositor e cantor Bráu Mendonça (violão e guitarra). Também participam, na qualidade de convidados, Bruno Sotil (percussão) e Daniel Kid (contrabaixo).

A extensa e animada programação de shows, exposições e bazar, com feijoada e caruru à baiana, se estende até 20 horas. Mas começa ao meio-dia e meia, com o espetáculo “Cartola, meu amor”, de Lucia Helena, intérprete intensa do compositor. Em 25 apresentações, o show, que traz de volta 16 das mais conhecidas composições de Cartola, já rodou casas noturnas e salas de espetáculos de São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive o Canecão.
Além do assistencialismo

Tetraneta de Joaquim Antônio da Silva Callado, o “pai” do chorinho, Lucia Helena é uma das voluntárias dos projetos desenvolvidos pela Reagir, associação criada há 15 anos pela irmã da jornalista e cantora, a pediatra Jupira Corrêa Nunes. “O sociólogo Betinho, irmão famoso do cartunista Henfil, na verdadeira cruzada contra a pobreza, que moveu pouco tempo antes de morrer, diversas vezes, costumava citar a Reagir como exemplo de obra social séria. E eu, mesmo morando em São Paulo, há quase 30 anos, sou voluntária na divulgação do projeto”, diz Lucia Helena.

“O objetivo da Associação Reagir é amparar crianças tratadas no HMP, na maioria, doentes por conta da subnutrição, indo além do assistencialismo, dando às famílias condições de se autossustentarem, mediante, inclusive, cursos de capacitação profissional e transmissão de hábitos e cuidados com a saúde em geral”, explica Jupira. A pediatra conta que, nestes 15 anos, a associação já amparou quase mil pessoas, atendidas não apenas com alimentos, remédios, roupas e calçados, mas, também, incluídas em projetos educacionais capazes de ajudá-las a melhorar a qualidade de vida.

Mas, segundo a médica, é cada vez mais difícil o dia a dia de obras sociais mantidas graças a doações e ao trabalho voluntário. “Somente iniciativas generosas como essa, da cantora Alcione e de todos os demais artistas que participam desse megaevento, é que nos animam a continuar”, agradece.   

Depois de Lucia Helena, dos artistas e grupos musicais convidados, a série de shows se encerra, com a apresentação da cantora Alcione, que começa às 19 horas. A Marrom traz alguns dos sucessos que fizeram e fazem dela uma das maiores intérpretes da MPB.

Megashow Solidariedade – A canção do bem
Data: 7 de novembro, domingoHorário: de meio-dia às 20 horas
Local: Centro Cultural Cartola (http://www.cartola.org.br/) Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira – RJ 
Telefone: (21) 3234-5777

Ingressos (no local): R$ 10,00 (sem direito a refeição) e R$ 20,00 (com direito a refeição)
Compra antecipada: Associação Reagir (Rua da Capela, 96, Piedade. Telefone: (21)3899-4366

E–mail: reagir@reagir.org.br

 

Foto: Divulgação

0 comentários: