Celebridades da Capoeira Angola se reúnem em evento na Lapa (RJ)

27 novembro 2010 |

Por Luciane Santiago

 

Foi na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, que aconteceu o 6° Encontro do Grupo Aluandê Capoeira Angola - Curso Ministrado, com muita seriedade e cheio de técnicas, misturado a um grande valor cultural, dado pelo Mestre Moraes e Mestre Cobra Mansa, no dia 21 de novembro.


No local estava também o Contra Mestre Urubú, que demonstra muito orgulho e admiração pelo evento e Mestres que Ministraram o Curso.


Célio Luiz de Paula Gomes, o Contra Mestre Urubú, tem 32 anos de capoeira e conta que começou a praticar a capoeira com  o Mestre Poeira no bairro de Padre Miguel, mais foi quando conheceu a Capoeira Angola e se tornou aluno do Mestre Cobra Mansa, que realmente sentiu o mover e seu dom pela arte. Desde então, tem crescido no meio em que vive através de projetos e se orgulha em falar que sua maior motivação é ver seu trabalho sendo reconhecido.


Contra Mestre Urubú é do Signo de Escorpião e, como um bom escorpiano, é determinado e persistente, e não mede esforços em propagar a idéia de que é necessário mais união dos capoeiristas para que a arte seja cada vez mais reconhecida e valorizada no Brasil, e conclui com um sorriso no rosto e os olhos brilhando de orgulho ao mencionar que sua maior referência hoje é o Mestre Cobra Mansa. Uma palavra que ele leva em sua mente e em suas aulas e eventos é o "Respeito".


Quer conhecer melhor o contra Mestre Urubú?
Aulas na Fundição Progresso, na Lapa em frente ao Circo Voador
Segunda, quarta e sexta  de 20h às 22h.


Roda de Mês no Lavradio

Todo Primeiro Sábado do mês, às 14h30m

Uma curiosidade no estilo da Capoeira Angola citada é que o uniforme usado é a blusa amarela e calça preta, essas cores foram escolhidas pelo saudoso MESTRE PASTINHA - mentor da capoeira angola –, pois eram as cores do time de futibol que ele torcia na Bahia.


Esteve neste evento também o Mestrando Parazinho do Centro Educacional Capoeira Cultura Viva, que informa com muita satisfação que pessoas como os Mestres citados anteriormente precisam ser valorizados, pois fazem parte da cultura do nosso país, e conclui que o curso Ministrado por eles tem uma grande importância e é de grande valia. Parazinho observou, com grande respeito, as palestras e ensinamentos passados neste dia, que ficará marcado na historia, e demonstrou um grande respeito ao falar do Contra Mestre Urubú quando diz que ele desenvolve um trabalho sério e de grande importância cultural.


Parabéns aos Mestres Moraes, Mestre Cobra Mansa e ao Contra Mestre Urubú pelo trabalho realizado com tanto respeito e de tanta importância cultural ao nosso país! A Capoeira precisa de pessoas como vocês para continuar viva!

 

Confira alguns momentos do evento no dia 21 de novembro na Fundição Progresso (RJ):

 

Angola8 Angola1 Angola2 Angola3 Angola4 Angola5 Angola6 Angola7

 

*Apuração: Luciane Santiago

*Texto: Luciane Santiago e Edson Soares

*Fotos: Divulgação

0 comentários: