Professora Virgínia Borges lança livro em Rio Bonito

17 novembro 2010 |

A professora Virgínia Maria Oliveira Borges, muito conceituada no município de Rio Bonito (RJ), lançou hoje, às 19h, o livro “Raízes: os 3 Rs Pedagógicos”, no Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense, no Centro da cidade. No evento compareceram alunos da docente, os pais, empresários, o esposo dela, o fisioterapeuta Ciraldo Borges Junior, e a ilustre presença do Padre Eduardo, mais conhecido como “Padre Dudu”.

 

100_1816

 

Numa abordagem simples, a professora analisa o momento que a sociedade vive, em alguns âmbitos, no intuito de que o leitor “identifique e se identifique”, como ela mesma destaca. No início das páginas, um prefácio escrito pelo professor Arnupho Dobbin Ferro e o mestre enfatiza: “Num tema tão complexo como a educação, a professora e mãe consegue, de forma objetiva, mostrar a importância da família no processo de preparação dos jovens para a cidadania, usando para tal os Rs – responsabilidade, respeito e reconhecimento –, muito embora sejam abordados: resgate, resolução, relação. A obra merece ser apreciada e praticada por pais e educadores”.

 

Como prova do efeito de seu trabalho de anos com o projeto “Raízes”, Virgínia trouxe para o livro o texto da aluna Luisa Demier que, segundo a mãe da menina, Valéria Demier, procurou o “Raízes” para aperfeiçoar a escrita e a leitura afim de que a menina perdesse a timidez. E resolveu. Através das estratégias pedagógicas de Virgínia, Luisa tomou gosto pela leitura e hoje escreve como “gente grande” e isso pode ser constatado na obra. Valéria, esposa do empresário Geison Demier e mãe de outra menina, a Elisa, também é professora e conhece o significado da profissão nessa fase da vida de uma criança.

 

Segundo a professora, esta é apenas a primeira etapa da obra, pois ainda pretende lançar mais dois volumes e adiantou para o CULTURA VIVA: “Ano que vem tem mais!”, disse com um sorriso.

 

Era contagiante a alegria de Virgínia, sua família e amigos presentes!  O CULTURA VIVA a parabeniza pelo talento, pela ideia e pelo célebre lançamento, e deixa o seguinte recado: Este é apenas o início de uma longa caminhada, repleta de Responsibilidade, Respeito e Reconhecimento porque você merece!

 

Confira alguns momentos do lançamento de “Raízes: os 3 Rs Pedagógicos”:

 

  100_1803 100_1804

100_1815

100_1805 100_1806 100_1807 100_1808 100_1809 100_1810 

 

Foto1: Valéria Demier

Fotos1-9: Edson Soares

5 comentários:

Luciane Santiago disse...

Nossa que bacana, é muito bom ler... Eu simplesmente amo!!
Parabéns a Professora Virgínia Borges pelo início desta caminhada neste mundo encantador onde quem vai encantar o leitor é ela, um viva e estimas de muito sucesso!!!

ah, eu adorei o sorriso dela, realmente passou uma alegria contagiante!!

axé e paz

Luciane Santiago
Centro Educacional capoeira Cultura Viva

Michele Zveiter disse...

Parabéns pela matéria! Bom ler notícias que valorizam as contribuições para um mundo melhor. Fico feliz em ver o merecido destaque ao trabalho da educadora Virgínia. Que essa obra seja apenas o começo das inúmeras contribuições que esta magnífica (psico)pedagoga nos trará. Obrigada, professora Virgínia, por compartilhar conosco o seu saber e experiência! Parabéns!

Natalícia Alfradique disse...

Oi, Virgínia
Sinto por não estar presente, eu que tanto te admiro! Espero que Vc com esse coração generoso me perdoe.
Digo e repito para todos que possam me ouvir: Vc é um gênio!
Parabéns amiga.
Beijos
Natalícia

Virgínia disse...

Genteeeeeeeee! Todas essas palavras chegaram fortes e revestidas de emoção...Foi um livreto simples, mas com palavras de grande aprendizado. Minha gratidão e afeto...amo vocês!

Fabiana disse...

Virginia
Parabéns!! Isto é o resultado da tua dedicação!!
Sucesso sempre!!
Fabiana, Rodrigo e Francesca