SER UMA JÓIA RARA

04 novembro 2010 |


Ninguém é obrigado a ser simpático, mas o mundo de hoje clama por simpatia. Quanto mais “cara feia”, “amarrada” se encontrar pelas ruas da cidade, mais as situações vão complicar para a sociedade. É como se lamentasse a vida o tempo todo e as maldições, com isso, avolumarem-se. Coisa ruim já persegue, se chamar então, ela passa a ser da família...

Mesmo o dia-a-dia sendo tão difícil, convivendo com preconceitos, indiferenças, injustiças e ausência de amor e respeito, existe uma forma de combater essa avalanche. Quando as pessoas deixarem de preocuparem-se tanto com as questões que maltratam a mente, o coração e o corpo, por certo viverão com mais prazer. Sem prazer, a vida é dura e vazia, as tarefas são cumpridas como obrigações, não por querer ou para beneficiar alguém ou a si próprio. De nada adianta dormir e acordar perturbando-se com problemas que, muitas vezes não se está ao alcance, depende do tempo, da vontade alheia, enfim, algo intangível até que o responsável pela resolução se manifeste, seja ele um indivíduo ou simplesmente o mudar de uma situação.

Com motivos de sobra para andar com cara de sofrimento ou de “quem comeu e não gostou”, a forma de reagir é estar sorridente, cumprimentar aos que passam, se esforçar para atuar com mais alegria, honestidade, dignidade. São armas que cada ser humano tem e pode usá-las. Quebram barreiras que pareciam invencíveis e faz ressuscitar pessoas que já estão à beira do abismo, pensando em desistir da vida. Pode alguém, por mais sério que seja, resistir a um sorriso sincero? Conseguiria “manter a pose” diante de tanta humildade?

Quem não gostaria de encontrar uma caixa repleta de pedras preciosas, jóias raras, nunca vistas, com valores quase incalculáveis e, assim, ficar rico para o resto dos seus dias? Dessa forma, pagaria suas contas, compraria uma fazenda, vários carros, procuraria solucionar todos os problemas financeiros na família. Para que mais “se matar de tanto trabalhar”, se já tem tudo? Encontrou o que precisava, se tornou alguém pleno, realizado.

Observou o que uma caixa de diamantes pode fazer por um necessitado? Agora imagine você como apenas uma “jóia rara”... Vai ter destaque. Ao acender as luzes vai brilhar intensamente e, até mesmo na escuridão pode fazer a diferença. Ser jóia é entender que esta vida é uma passagem e deve ser marcada pela amizade e pelo companheirismo. Estar simpático mediante aos maiores problemas, mostra que eles são apenas desafios já vencidos porque a vítima vai pelejar para vencer um a um.
Espalhe sorriso, simpatia, lembre-se que armas desse tipo não devem estar guardadas, pelo contrário, precisam de acionamento a todo instante. A beleza do mundo acabou porque falta gente disponível para sorrir, manter a felicidade dentro de si e espalhar suas sementes em todos os cantos por onde caminhar. Faça uma campanha e comece a pregar nas paredes deste planeta cartazes de esperança, fé e confiança. Dê a partida do seu cantinho, como você é uma “jóia rara” não dá para ser discreto e logo, logo muitos vão seguir o seu exemplo. Afinal de contas, quem gostaria de não ter valor e significância?

0 comentários: