Sons e Furyas no Centro Cultural Rio Verde, em SP

23 novembro 2010 |

O espetáculo “Sons e Furyas” foi concebido pelo escritor André Sant'Anna e pelas cantoras e compositoras Vanessa Bumagny e Helô Ribeiro. Participam também do projeto os músicos Henrique Alves, Rogério Bastos e Zeca Loureiro.

Este espetáculo combina interpretações musicais de canções de autoria dos próprios artistas do grupo com releitura da canção “O Divã”, de Roberto Carlos. As canções interpretadas recriam ou dialogam de maneira irônica com a leitura performática do livro “Amor”, realizada por seu próprio autor, o escritor André Sant'Anna.

As canções são dramatizadas, conferindo ao espetáculo uma atmosfera teatral. Trata-se de um formato pioneiro de concepção artística, pois o projeto engloba literatura e teatro no contexto de uma apresentação musical.

O texto que norteia o espetáculo é de natureza poética. Partindo de uma base filosófica niilista, o autor questiona, muitas vezes de maneira irônica, outras vezes de maneira escrachada, muitos dos pilares morais sobre os quais a nossa sociedade se sustenta. O espetáculo é carregado de ironia e humor. Os músicos personificam o próprio espírito do texto e dramatizam suas interpretações.

O espetáculo ficou em cartaz no espaço do Satyros II, na praça Roosevelt, em São Paulo, por mais de um ano, em frequência semanal. Lá, os artistas do projeto receberam vários convidados ilustres, como: Luiz Gayotto, Kleber Albuquerque, Marcelo Mirisola, L.R. Guedes, Nô Stopa, Sérgio Sant'Anna, Ricardo Teté e Danilo Maraes.

Nas palavras do próprio André Sant'Anna:

Amor é o livro muito louco. Trata-se de poema em prosa, que fala da dor provocada pelo amor e de como ela interfere em todas as coisas que há. Os personagens do livro e, consequentemente, do espetáculo, são as pessoas que existem, as pessoas que não existem, as pessoas que sofrem muito por amor, como o Roberto Carlos, o Zagalo, os Três Porquinhos, o Lobo Mau, Deus, Dr. Freud, Pelé, o joelho do Zico, galáxias em expansão, os Imbecis, entre outros, e muito mais.

“Sons e Furyas”, o espetáculo, mistura literatura, teatro, música e, vá lá, balé. É que os músicos são meio poetas, as cantoras, meio atrizes, compõem canções de amor quase de vanguarda, mas, com certeza, muito loucas, o escritor é meio bailarino clássico, o guitarrista é meio Roberto Carlos. E sempre aparece o Guedes, muito alinhado, cantando uma dos Beatles.

Entre os números de “Sons e Furyas”, estão duas peças, uma da Vanessa Bumagny, outra da Helô Ribeiro, compostas a partir de trechos do livro “Joana a Contragosto”, do Marcelo Mirisola. Tem a Luana que faz de tudo até o fim, tem uma outra doidaça à beira do suicídio, tem um cara orando a Deus, com tradução simultânea para linguagem de surdos e mudos, para caso alguém não esteja entendendo nada. Tem Late Sixties, um telex louco de Sérgio Sant’Anna, quando vão ecoar os trompetes dos Marijuana Brass.

E a banda – Rogério Bastos/Bateria, Henrique Alves/Baixo, Zeca Loureiro/Guitarra – tem samba no pé, rock’n’roll nas veias e muita idéia na cabeça.

Ficha Técnica

- Helô Ribeiro
voz e composições

- Vanessa Bumagny
Voz e composições

- André Sant'Anna
Autor do texto e leitura performática.

- Henrique Alves
contrabaixo

- Rogério Bastos
Bateria

- Zeca Loureiro
Guitarra

“Sons e Furyas”
Dias 02 e 03 de dezembro, às 22h
Centro Cultural Rio Verde - Rua Belmiro Braga, 181, Vila Madalena, SP.
Ingressos: R$20,00 ou R$15,00 com nome na lista (namidialista@gmail.com)
Classificação etária: 18 anos

0 comentários: