ÁRVORE DE NATAL DO IBIRAPUERA TRAZ INOVAÇÕES EM SUSTENTABILIDADE

03 dezembro 2010 |

Projeto da árvore foi concebido e executado pela agência Pepper, no tempo recorde de 45 dias

Com 68 metros de altura, a árvore de Natal do Ibirapuera foi inteiramente concebida e executada pela agência Pepper, no tempo recorde de 45 dias. A sustentabilidade é um dos motes do projeto para o Santander – um dos patrocinadores do Natal Iluminado de São Paulo –, que conta com tecnologia de ponta para dar vida a um dos mais representativos símbolos do Natal paulistano.

Com mais de 50 mil clusters de LED, a árvore consumirá, durante todo o período em que estará iluminada – cerca de 231 horas em 33 dias –, o equivalente ao consumo de apenas dois chuveiros elétricos domésticos, no mesmo período. Outro diferencial sustentável do projeto é o fato de a árvore não ter fundação subterrânea e medir mais de 68 metros de altura. Somente a estrela no topo da estrutura pesa cerca de 4 toneladas, e conta com um Sky Light – farol giratório – que irá iluminar a cidade em todas as direções.

“O projeto de engenharia da fundação foi ambicioso e conta com 190 mil litros de água para sustentar toda a estrutura, uma vez que não é permitido executar nenhum tipo de obra subterrânea no gramado onde está a árvore”, conta Alê Alves, sócio e VP de Criação da Pepper.

Toda a água utilizada no projeto será reaproveitada e devolvida para a Sabesp para novo uso. O gramado no entorno, por sua vez, foi redesenhado e está recebendo uma série de melhorias para receber a visita do Papai Noel e os milhares de expectadores e visitantes durante os 33 dias em que a árvore estará em funcionamento.
“Ainda nessa linha, a estrutura foi inteiramente concebida e executada a partir de materiais recicláveis”, comenta o criativo da Pepper, ao observar que “foram utilizados desde SANET (plástico) de PET para recobrir os LEDS durante o dia até a estrutura metálica, que pode ser completamente reaproveitada no futuro”.

Diversas atrações irão marcar a cerimônia de inauguração deste símbolo do Natal paulistano, que acontece neste domingo (05/12), a partir das 17h00, no Parque do Ibirapuera. Além de um show pirotécnico de cerca de 10 minutos, o evento sob o comando do mestre de cerimônias Marcelo Tas, terá atrações para os diversos públicos, que incluem a apresentação do Coral Santander e shows com as bandas Pato Fu e Afro Lata.

0 comentários: