PROJETO AFRICANATIVIDADE NAS ESCOLAS

06 dezembro 2010 |

A cultura brasileira tem raízes profundas na África. A cultura africana influencia o mundo, com expressividade na música, especialmente no quesito ritmo. Sandra de Sá sempre destaca que o suíngue do brasileiro vem daí, diz ela: “É coisa de tambor!”. Seja este usado como instrumento, como linguagem, como cultura, como adereço, de fato, está inserido na cultura brasileira de diversas formas. Este projeto tem esta sonoridade de ritmos e a educação como protagonistas. Em cima de tal contexto, a cantora e compositora, juntamente com a empresária artística e professora Adriana Milagres, estão apresentando, por meio de palestras interativas e visando a importância da cultura na educação, o projeto AfricaNatividade Nas Escolas e comunidades do Rio. A idéia do projeto é levar as palestras à comunidades carentes, escolas, centros culturais.

No próximo dia 08, quinta-feira, o AFRICANATIVIDADE NAS ESCOLAS estará no CENTRO CULTURAL CARTOLA, ÀS 14 HORAS. Devidamente liderado por Sandra de Sá, sua empresária Adriana Milagres e por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e coordenadora de projetos do CCC. O acesso é gratuito e, para informações, melhor anotar o número do Centro Cultural: (21) 3234.5777 e 2255.6661 (africanatividadenasescolas@gmail.com).

PROGRAMAÇÃO:
• ABERTURA: 15/20 minutos - Apresentação de Materiais
• Parte 1: 20/25 minutos - Argumentação – Cultura e Educação – “África & Brasil”
• Parte 2: 30/35 minutos - Argumentação – Música e Educação – “ÁfricaNatividade”
• Parte 3: 20/25 minutos - Interação com público - Música e Cultura na educação
TEMPO PREVISTO: 1h 45

APRESENTAÇÃO
“É a África Na Atividade, é a Natividade da África,
é a África na veia da nossa cultura brasileira!”
Sandra de Sá por ter criado esse conceito, foi convocada, por Adriana Milagres, para estar à frente deste projeto, pois sempre ressaltou nossas raízes em sua carreira. Não é a toa que "Olhos Coloridos" tem quase 25 anos de sucesso e é considerado um grande hit de conscientização numa sociedade totalmente advinda da miscigenação. Compositora e cantora, Sandra de Sá, neta de caboverdianos e com seus mais de 30 anos dedicados a cultura nacional, tornou-se um ícone SOUL dentro da música brasileira.

PÚBLICO ALVO* - Crianças de 07 a 11 anos e jovens de 12 a 21 anos.
Através de pequenos encontros interativos, busca-se apresentar:
* Colaboração para inserir mais Crianças e Jovens na nossa Sociedade – Caminhos.
* Compreensão Melhor do conteúdo educativo e cultural: “Brasil-Africa” - Possibilidades.
* Apresentação de Links entre educação e nossa cultura afrobrasileira – Oportunidades

0 comentários: