'Encontro' com Oscar Niemeyer no MAC

05 janeiro 2011 |

Em comemoração ao aniversário de 103 anos de Oscar Niemeyer, a fotógrafa alemã-persa, Patrícia Parinejad, exibirá uma seleção de fotografias de edifícios assinados pelo arquiteto, ao longo dos últimos cinco anos. A exposição “Encontro” poderá ser visitada, de 04 de janeiro a 13 de março, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Niemeyer, um dos mais renomados arquitetos do nosso tempo, tem um currículo repleto de obras notáveis que são admiradas em vários países ao redor do mundo. O trabalho de Patricia Parinejad assume um olhar bem específico e inusitado da arquitetura de Niemeyer. Em vez de buscar um resultado elegante e reluzente com foco nas estruturas formais – como é o caso de muita fotografia de arquitetura – ela opta por uma abordagem mais viva que, por um lado, destaca o conceito de fusão com a natureza e, por outro, a interação com as pessoas comuns.

De forma clara e quase íntima, ela retrata a beleza inerente das obras atemporais de Niemeyer, e como as suas criações tornaram-se parte do cotidiano das pessoas. Também se demonstra claramente por que este homem é uma das personalidades mais admiradas do país. “Sendo a primeira mulher a fotografar as construções de Oscar Niemeyer, eu tenho desenvolvido um diálogo aberto, pessoal com uma renovada visão feminina na minha abordagem fotográfica. É conceitual, livre, sensual e humano – investigando as formas, texturas e espaços com detalhes íntimos e closes, os contextos trazem a natureza e os seres humanos, documentando o jogo flutuante com os reflexos, luz e sombra, visualizando as dimensões, reforçando a sua própria visão em homenagem a este grande figura da arquitetura moderna brasileira e o povo do seu país”, acrescenta Patrícia.

Patricia Parinejad

A fotógrafa já realizou trabalhos institucionais para clientes como Air France, Cartier, Taschen, Armani, Celebrity Cruises, e várias redes hoteleiras de luxo, entre outros clientes particulares, e colabora para a imprensa alemã e internacional. Publicará um livro, em 2011, com a editora alemã KEHRER, para apresentar um ensaio fotográfico completo e único sobre as obras de Niemeyer, que levou cinco anos para concluir. É também o primeiro projeto aprofundado sobre Niemeyer realizado por uma mulher.

Exposição Encontro – Patrícia Parinejad
Visitação: 04/ 01 a 13/03
Horário: terça a domingo das 10h às 18h. (aberto até 19h aos sábados e domingos durante o horário de verão)
Preço: R$5 (estudantes R$ 2,50; entrada franca para adultos brasileiros acima de 60 anos e crianças até 7 anos. Quarta-feira entrada franca para todos os visitantes)
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói - varanda
Mirante da Boa Viagem s/n
(21) 2620-2400

0 comentários: