Homenagem a Reynaldo Roels no MAC

07 janeiro 2011 |

A exposição Memória de um olhar – homenagem a Reynaldo Roels Jr, poderá ser conferida,de 04 de janeiro a 13 de março, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Com curadoria de Rosana de Freitas e Guilherme Bueno, a mostra se dá por ocasião do lançamento do livro que reune sua crítica de arte, e procura apresentar ao público uma seleção de artistas e obras vinculadas ao momento em que ele passa a acompanhar de perto a cena contemporânea. Reynaldo Roels (1951-2009) foi responsável pela curadoria inaugural do Museu de Arte Contemporânea de Niterói em 1996, além de outras mostras de seu acervo, composto pelas Coleções João Sattamini e MAC-Niterói, das quais era profundo conhecedor.

Reynaldo Roels Jr.

Crítico de arte do Jornal do Brasil na segunda metade dos anos 80 e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro entre 2007 e 2009 (onde anteriormente exercera também as funções de Coordenador do Núcleo de Teoria e Pesquisa e a curadoria da Coleção Gilberto Chateaubriand), Reynaldo dirigiu ainda a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Seu universo reflexivo abrangia, para nos limitarmos à arte brasileira dos séculos XX e XXI, a leitura de obras e artistas referenciais da modernidade até o presente, destacando-se nesse arco os desdobramentos das produções vindas do experimentalismo dos anos 60/70 e dos novos artistas surgidos a partir da década de 1980. Aí surgem questões como o sempre debatido “retorno à pintura” naquele momento, uma abordagem da história da escultura moderna e contemporânea no Brasil, os encontros e conflitos entre uma visualidade erudita e outra popular que perpassariam de diferentes modos nosso imaginário contemporâneo.

Exposição Memória de um olhar – homenagem a Reynaldo Roels Jr
Visitação: 04/01 a 13/03
Horário: terça a domingo das 10h às 18h. (aberto até 19h aos sábados e domingos durante o horário de verão)
Preço: R$5 (estudantes R$ 2,50; entrada franca para adultos brasileiros acima de 60 anos e crianças até 7 anos. Quarta-feira entrada franca para todos os visitantes)
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói – salão
Mirante da Boa Viagem s/n
Tel.: (21) 2620-2400

0 comentários: