Zélia Duncan faz show em Niterói

05 março 2011 |


Zélia Duncan apresentará o show de gravação do seu novo disco “Pelo Sabor do Gesto”, nos dias 19 e 20 de março, sábado, às 21h e domingo, às 15h e 19h, no Teatro Municipal de Niterói.

Cinco anos depois de lançar um dos álbuns mais elogiados de sua carreira, o bem produzido “Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band” e da série de shows que o mesmo originou, Zélia Duncan está na estrada há alguns meses divulgando seu mais recente trabalho. A turnê homônima, que tem arrebatado fãs por todo o país e teve início em julho do ano passado e já passou por capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Recife, entre outras cidades.

Cada nova empreitada profissional parece marcar uma fase de mudanças na vida de Zélia, que, mais uma vez, apresenta um álbum bastante diferente de seu antecessor. “Pelo Sabor do Gesto” foi indicado ao Grammy Latino e já é considerado um dos melhores lançamentos da consistente discografia da cantora, que em 2010 completa 29 anos de carreira: delicado, terno e confessional, o disco traz um apanhado de canções gravadas por ela em colaboração com diversos outros artistas competentes do meio musical atual. O título do álbum faz referência direta à sua primeira empreitada num palco, em 1981, motivada pela vontade de cantar e pela certeza de que essa é a paixão que alimentaria p elo resto de sua vida. O sabor desse gesto – a decisão quase intuitiva de enveredar por esse caminho – ainda ecoa pela sua vida, e é um dos fatores que fazem Zélia estar sempre buscando novidades.

Produzido por John Ulhoa, produtor e integrante do Pato Fu, e o músico Beto Villares, que já havia cuidado de trabalhos anteriores da cantora, o disco possui quatorze faixas que transitam entre diversos estilos musicais que a agradam, como a música popular, o rock e o folk, entre outros. As composições, escritas pela própria Zélia junto a nomes como Zeca Baleiro, Chico César, Paulinho Moska, e Marcelo Jeneci expõem diversos pensamentos e situações de seu universo particular: o fascínio pela música e pelas novas descobertas (“Sinto Encanto”), as reflexões sobre o amor e sua plenitude (“Pelo Sabor do Gesto”), a vida e suas concessões (“Nem Tudo”), e etc. Existe ainda “Duas Namoradas”, composta por Itamar Assumpção e Alice Ruiz, única música cuja autoria não cabe à artista.

Além das canções inéditas, Zélia também apresenta regravações (“Ambição”, de Rita Lee, “Os Dentes Brancos do Mundo”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle e “Telhado de Paris” de Nei Lisboa) e versões de músicas do artista francês Alex Beaupin inseridas na trilha sonora do filme “Canções de Amor”, de 2008 (“Boas Razões” e a faixa título “Pelo Sabor do Gesto”). A película francesa dirigida por Christophe Honoré, um dos filmes que mais encantaram a cantora nos últimos tempos, por sinal, não podia deixar de ser homenageada em seu novo compacto.

Dirigido pela atriz Ana Beatriz Nogueira, o espetáculo é muito mais do que apenas uma apresentação musical comum: em excelente forma e mais solta do que nunca, Zélia permite-se ousar não somente no repertório, mas também na forma como ele chega ao público. Suas novas apresentações trazem uma certa teatralidade que dá ainda mais vida às suas interpretações, sem eliminar o tom intimista e leve da apresentação. Por trás da cena, um time de primeira: o cenário original do show é de Analu Prestes e Luiz Martins e o figurino é assinado por Luiza Marcier.

No palco, a artista conta com um time de músicos de primeira: Ézio Filho (direção musical e baixo), Webster Santos (violão, bandolim, guitarra), Jadna Zimmerman (bateria e flauta) e Leo Brandão (teclados e acordeon) formam o grupo que a acompanha nesta turnê.

Tão bem acompanhada em seus projetos artísticos, não dá pra duvidar que esse é, realmente, um dos melhores momentos da carreira da artista niteroiense que acaba de ganhar o prêmio de Melhor Cantora na categoria Pop/rock da 21o edição do Prêmio de Música. Numa fase de grande felicidade, como dito por ela em entrevistas recentes, Zélia encontra nas manifestações artísticas a expressão fundamental para seus sentimentos e sua necessidade de comunicação com o público, que compartilha com ela os sabores oferecidos pela sua carreira e sua música. “Pelo Sabor do Gesto” – o disco e o show – são peças fundamentais e emocionantes que merecem ser conferidas.


Gravação CD Zélia Duncan – Teatro Municipal de Niterói
Data: 19 e 20 de março
Horário: sáb às 21h e dom às 15h e 19h
Valor: R$60Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: (21) 2620-1624

Foto EmmanuelleBernard

0 comentários: