ARACY DE ALMEIDA É HOMENAGEADA EM EXPOSIÇÃO

21 abril 2011 |

O Centro Cultural Abrigo de Bondes, junto com o Centro Popular de Cultura Aracy de Almeida, presta uma homenagem aos 23 anos de morte de uma das maiores cantoras brasileiras, Aracy de Almeida, recebendo a partir do dia 05 de maio, no Espaço Antonio Callado, a exposição “Aracy de Almeida – 1914/1988: A Realidade do Samba”.
A mostra, que também comemora os 10 anos de existência do Centro Popular de Cultura Aracy de Almeida é composta por fotos da artista em diversos momentos de sua carreira, cedidas pelos acervos do Jornal Tribuna da Imprensa e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), além de capas de discos, revistas, livros, publicações com entrevistas e matérias sobre Aracy, e um painel com frases da cantora.


Sobre Aracy de Almeida
           

Considerada por críticos, jornalistas e outros artistas uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, Aracy gravou (ou regravou) entre 1934 e 1980, 390 músicas, com um repertório que privilegiando o samba, passou ainda por marchas, dobrados, frevos, canções, entre outros gêneros. Ouvir o repertório dela é ter um panorama da evolução da música brasileira no século XX.

 

foto aracy12
 

Da primeira gravação “Em pela folia” (1934, Julieta de Carvalho) até a última gravação original “A voz do morto” (1968, Caetano Veloso) ela passou pelos principais autores de gerações diferentes. Seus sucessos vão desde Noel Rosa de quem foi uma das principais amigas e intérpretes passando por Cartola, Dorival Caymmi, Ataulfo Alves, Mário Lago, Custódio Mesquita, Nássara, Ary Barroso, Assis Valente, Lamartine Babo, Paulo da Portela, Antônio Maria, Vinicius de Moraes, Adoniran Barbosa, Wilson Batista, Herivelto Martins, Grande Otelo, Babaú e chegando até nomes mais identificados com a bossa-nova como Billy Blanco e Marcos Valle.

Sobre o Centro Popular de Cultura Aracy de Almeida

O Centro Popular é uma entidade civil da área de cultura, fundada em junho de 2001, que desenvolve trabalhos de pesquisa, produção e documentação em cultura, políticas culturais e música popular brasileira, especialmente no gênero samba. Não sendo um “fã-clube”, tem a cantora como patronesse por admirarem sua carreira artística e personalidade que justificam o título da exposição, a cantora é “O samba em pessoa” e por isso a vida dela é a “Realidade do Samba”. 

Exposição “Aracy de Almeida – 1914/1988: A realidade do samba” – Centro Cultural Abrigo de Bondes
Visitação: de 05 de maio a 30 de junho
Horário: de terça a sexta-feira, das 11h às 17h; sábados, das 12 às 16 horas
Local: Espaço Antônio Callado - Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, 100, Centro, Niterói, RJ.
Tel: (21) 2620-8169
GRATUITO

 

Foto: Divulgação

0 comentários: