Livro reúne palestras sobre Artes visuais

16 novembro 2012 |

O livroArtes visuais no Brasil: registros de um ciclo de palestras” será lançado no dia 29 de novembro, às 19h, no Solar do Jambeiro. A publicação faz parte do Projeto Universidade Livre de Niterói, patrocinado pela Nova Imprensa Oficial, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e representa a conclusão do ciclo dedicado ao debate sobre artes visuais, realizado por críticos de arte, escritores, historiadores, professores e pesquisadores.
 
 
        
Ferreira Gullar se dedica à análise dos movimentos artísticos, considerando especialmente as mudanças que comumente caracterizam a arte contemporânea, em “A Poética da Arte”.
           
A historiadora Myriam Andrade Ribeiro, aborda questões fundamentais para a compreensão da arte luso-brasileira.
            
Artistas Franceses na Corte de D. João”, é o tema da professora Lilia Schwacz, centralizando-se nas investigações desenvolvidas a respeito do pintor francês Nicolas-Antonie.
           
Rafael Cardoso, professor e doutor, discorre sobre o panorama da pintura de paisagem no Brasil, desde os primeiros registros do território brasileiro por artistas estrangeiros até movimentos artísticos que se destacaram ao longo dos séculos XIX e XX, como o Grupo Grimm.
        
A discussão sobre a denominação “Arte Afra- brasileira”, é realizada por Roberto Conduru”. O professor de Teoria e História da Arte da UERJ apresentou obras de distintas épocas e artistas sempre dialogando com os cânones da arte oficial.
O crítico de arte Paulo Sergio Duarte destaca os enfoques dados por críticos diante dos diversos estilos e movimentos artísticos.
           
Sonia Gomes Pereira trata da Academia de Belas Artes, enfocando os principais aspectos da formação de um artista que ingressava em tal instituição.
O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
Agnaldo Farias, dedica-se a analisar as questões que envolvem a curadoria de exposições artísticas.
           
Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, com a experiência de pesquisador do IPHAN, apresenta diversos exemplos arquitetônicos destacando características clássicas e especificidades locais.
           
O texto de Jorge Coli tem como tema a “Pintura Histórica”. O professor titular da UNICAMP partiu das pinturas de Giotto para pensar a pintura histórica de temática religiosa.
           
José Roberto Teixeira Leite enfatiza o diálogo entre os artistas, os movimentos artísticos que precederam a Semana de 1922 e os principais artistas chamados modernistas.
           
Para finalizar, o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff constrói um panorama da “Arte contemporânea”,destacando rupturas e desconstruções abordando os elementos fundamentais da arte contemporânea no Brasil.
Livro Artes visuais no Brasil: registros de um ciclo de palestras
Data: 29 de novembro
Horário: 19h
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói, RJ.
Tels.: (21) 2109-2222 / 2109-2223.

0 comentários: