Baby do Brasil faz evento emocionante

29 fevereiro 2012 |



Baby do Brasil - um dos principais nomes da música brasileira - se apresentou na Igreja Batista Betânia de Rio Bonito (RJ), dirigida pelo pastor Ervê Santos, no dia 26 de fevereiro, às 19h. Na oportunidade, a cantora entoou algumas canções de seu repertório gospel e emocionou o público ao contar um pouco de sua trajetória de vida. O testemunho dela, que serve de exemplo para muitas pessoas, mexeu com as dezenas de pessoas ali presentes. Em alguns momentos, o público sorria e chorava. Aliás, o templo estava completamente lotado. Alguns espectadores assistiram do lado de fora. Ao término, a artitsa atendeu a todos para uma sessão de fotos e bate-papo. Muitas crianças e adultos ficaram encantados com a simpatia dela, que marcou a MPB.

Atualmente pastora, falou de um trio elétrico gospel que comandou na terça-feira de carnaval, na Bahia, e da forma como o público de lá vibrou com seu projeto de evangelização. Ainda mencionou que está preparando um filme para contar a história de sua carreira. Viva, Baby! Bravo!

Fotos: Jornal CULTURA VIVA

Um dia, um adeus

28 fevereiro 2012 |


Só você prá dar
A minha vida direção
O tom, a cor
Me fez voltar a ver a luz
Estrela no deserto a me guiar
Farol no mar, da incerteza...

Um dia um adeus
E eu indo embora
Quanta loucura
Por tão pouca aventura...

Agora entendo
Que andei perdido
O que é que eu faço
Prá você me perdoar...

Ah! que bom seria
Se eu pudesse te abraçar
Beijar, sentir
Como a primeira vez
Te dar o carinho
Que você merece ter
E eu sei te amar
Como ninguém mais...

Ninguém mais
Como ninguém
Jamais te amou
Ninguém jamais te amou
Te amou...

Ninguém mais
Como ninguém
Jamais te amou
Ninguém jamais te amou
Como eu, como eu...

*Artista: Guilherme Arantes
Foto: Internet

TIJUCA COROA ‘GONZAGÃO’ E É CAMPEÃ

23 fevereiro 2012 |

DSC08253a

 

Por Lino Corrêa

Um dos maiores nomes da nossa MPB é homenageado pela Unidos da Tijuca nesse Carnaval 2012, o nosso eterno Rei Do Baião Luiz Gonzaga. A escola levou para a Sapucaí a riqueza da pluralidade da musica nordestina e o carnavalesco Paulo Barros sintetizou sua obra e deu o terceiro título à Escola, o primeiro título foi em 1936, o segundo veio em 2010, e agora a nação tijucana ganha seu terceiro título.

 

Gonzagão82
 

Em 1982 GRES Unidos de Lucas   homenageou Luiz Gonzaga, que desfilou em um carro alegórico. Até Exu, cidade natal do homenageado, foi lembrada em uma alegoria dourada. A Tijuca aproveitou o ano do seu centenário para fazer uma mais que justa homenagem a quem deixou canções que estarão eternizadas no inconsciente coletivo do nosso povo, Gonzaga deu ao povo nordestino uma auto estima e dignidade  reforçando a identidade pura e genial da nossa real cultura musical, o autor de: Asa Branca, No Meu Pé De Serra, Baião. Cintura fina, Que Nem Giló,  O Xote Das Meninas, Pagode Russo, A Vida Do Viajante, e tantos sucessos inesquecíceis venceu barreiras, preconceitos por ser nordestino, negro, e pobre. Sua arte, sua voz, seu estilo foram vencedores e foi referência para as gerações seguintes de compositores e interpretes dos mais variados estilos da nossa MPB. Foi gravado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Fagner, Marisa Monte, Clara Nunes, João Bosco, Emilinha Borba , Marlene, Maria Bethânia. Gal Costa, Dominguinhos,  até mesmo Carmem Miranda gravou Baião em inglês, entre tantos outros seguiidores. O Chico Buarque citou na sua canção Paratodos: "Para um coração mesquinho contra a solidão no agreste Luiz Gonzaga é tiro certo..." O Benito de Paula fez para ele a Canção: Sanfona Branca onde ele canta: "Aquela sanfona branca aquele chapeu de couro é quem meu povo proclama Luiz Gongaza de ouro aquele tom nordestino a voz sai do coração...".

 

Gravar
  

Apesar  da bela homenagem, a Escola Tijucana  não mergulhou um pouco mais a fundo na sua obra, e nas figuras tão indispensáveis e ligadas a trajetória artistica do homenageado e uma delas ainda está presente entre nós no Retiro dos Artistas em Jacarepaguá, e é nada menos do que Carmélia Alves que foi a primeira cantora brasileira comtemporanea do Luiz Gonzaga a gravar o Baião difundindo o seu estilo para a Europa com muito sucesso, ao voltar ao Brasil Carmélia Alves foi coroada pelo próprio Luiz Gonzaga como a "Rainha Do Baião" fazendo com ele um histórico show no Teatro João Caetano(Rio De Janeiro) onde foi gravado um belo disco ao vivo, mesmo que por acaso ela não pudesse participar do desfile pelos limites clínicos ou emocionais por estar sendo cuidada no Retiro, embora nesse último dia 14/02/12 ela recebeu uma bela festa pelos seus 89 anos e  estava bem, cabe pontuar  que a omissão do nome da Carmélia deixa uma lacuna parecida se por acaso a Beija Flor no Carnaval 2011 ao trazer o Roberto Carlos(Rei Jovem Guarda) como enredo e não tivesse citado a Wanderlea (Rainha da Jovem Guarda),   creio que a citação do nome dela iria valorizar ainda mais essa homenagem. Mas, valeu ver a Sapucaí, o Rio De Janeiro, o Nordeste , o Brasil, e os estrageiros cantarem para Gonzagão  e sentir que a luz do  Rei Do Baião brilhou forte na Sapucaí e venceu mercidamente esse carnaval carioca.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

COMO AQUELA ESTRELA

22 fevereiro 2012 |

Foto Edson.niver Lelê No retorno de minha caminhada, no início da noite da quinta-feira da semana passada, olhei para o céu e, do meu lado direito observei uma estrela. Estava diferente das outras. Embaçada, brilho ofuscado. Esquisito. Pensei ser minha visão cansada, sonolenta... Logo joguei o defeito para mim. Por que essa falha em achar que eu sou culpado por todos os erros que acontecem à minha volta? Seria eu tão “pé-frio”?

 

Mesmo caminhando, insisti em paquerar a tal estrela e, de repente, entendi que em sua frente havia uma “poeira” de nuvem. Causa-motivo de sua ofuscação. Empecilho na promoção de sua natural luminosidade. Conseqüência natural do tempo. Função do vento: espalhar e dar a permissão em mostrar ou esconder a lua, a estrela, o sol, o alto da montanha.

 

Durante todo o trajeto fitei a tal estrela e a nuvem não saiu de sua frente. Persistiu em atrapalhar minha visão. Parece até que sabe da minha fascinação pelas estrelas. O brilho. A apresentação. A presença. O destaque. Efeitos comuns da constelação. Fui obrigado a me conformar.

 

No dia seguinte, no mesmo retorno, olhei para a mesma estrelinha e já não tinha mais nuvem nem qualquer atrapalho. Foi possível contemplá-la espetacular em sua essência. Simplesmente maravilhosa. Tinha destaque. Pronunciava algo a mim. Tanto que me chamou a atenção mais uma vez. Se, naturalmente, somos regidos por movimentos lunares, confesso que também sou por estrela. Torço que consiga, aqui na terra – meu céu por excelência, no tocante à moradia atual –, fornecer a mesma luz aos meus espectadores, sempre com sinceridade, humildade e a fim de incitar o bem e ignorar o mal.

 

Quisera brilhar “como aquela estrela” e reinar como um mero ser humano... Humano.

Gabriel Cavalcante no CCBB na Orla

|

Gabriel Cavalcante

 

GABRIEL CAVALCANTE ENCERRA AS RODAS DE SAMBA DE FEVEREIRO NO CCBB NA ORLA

 

O SAMBA DE VERÃO do CCBB na Orla apresenta a última roda de samba do mês de fevereiro, no dia 25/02, que será comandada pelo jovem e talentoso músico Gabriel Cavalcante, mais conhecido como Gabriel da Muda.

 

Cavaquinista de primeira linha, cantor de voz potente e defensor do samba na sua mais pura forma, Gabriel terá no repertório canções que exaltam a boemia carioca, assim como obras de grandes músicos brasileiros.

 

25/02 - Gabriel Cavalcante

Evento: CCBB Na Orla

Hora: 18h

Local: Quiosque 17 – Av. Atlântica em frente à Rua Siqueira Campos – Praia de Copacabana

Patrocínio: Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Carlos Belém

Classificação indicativa: Livre

ENTRADA FRANCA

 

Foto: Divulgação

Espetáculos Musicais no RJ

|

mb_eflyer_musica5_gabi.indd

Imperatriz 2012

|

DSC08178

 

Por Lino Corrêa

 

A Imperatriz trouxe para a Sapucaí um belo Samba Enredo e especialmente a homenagem a um dos nossos maiores escritores que cruzou fonteiras levando a nossa cultura para o mundo através dos seus livros. Alguns atores convidados da Escola De Ramos desfilaram e declararam um verdadeiro amor: ao enredo, à Imperatriz, e aos dirigentes da Verde e Branco de Ramos, entre eles: Tim, Rutilea, Mauro, Ricardo Marques, entre outros.

Lino Corrêa, Júlio Braga, Ângela Valério e Ismael Costa cantaram e se empolgaram durante todo o Desfile da Imperatriz Leopoldinense.

 

Foto: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

Rainha do Baião faz 89 Anos

18 fevereiro 2012 |

DSC08136

 

Por Lino Corrêa

 

Nesse universo musical brasileiro, uma das RAINHAS ainda brilha mesmo que seus raios de luz iluminem agora o Retiro dos Artistas em Jacarepaguá. A primeira cantora brasileira a gravar e difundir um ritmo musial ainda desconhecido para o sudeste brasileiro, e gravando o baião foi Carmélia Alves que foi coroada por Luiz Gonzaga (O Rei Do Baião) como: Rainha Do Baião. Ela dividiu com Luiz Gonzaga  muitas vezes  os palcos, chegando a gravar com ele disco ao vivo de um show histórico que fizeram juntos. Nesse carnaval 2012 a Unidos Da Tijuca traz para a Sapucaí como enredo Luiz Gonzaga que faria 100 anos de vida.
  

É bom ser um instrumento de manter acesa a memória recente do Baião, do Gonzagão e da sua Rainha Carmélia Alves a quem devemos sua marca fundamental na nossa MPB onde foi a representante da nossa cultura cantando o Baião em vários países da Europa e na Argentina abrindo espaço para as novas gerações de artistas que seguiram seus passos. Nesse último dia 14 de fevereiro, ela foi recebida com carinho por amigos e artistas em Jacarepaguá (Rio De Janeiro), comemorando mais um aniversário.
 

***Na foto em destaque, Carmélia recebe o carinho de Lino Corrêa e de Rose Rosinha.

 

Foto: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

Show do Choro Trio no ‘Flores’

16 fevereiro 2012 |

image001.1

 

Show do Choro Trio sábado dia 18, às 19h30m.
No repertório, Choros, Maxixes, Sambas, Bossas

FRENÉTICAS COMEMORAM 35 ANOS

|

FRENETICAS baixa

As Frenéticas, até hoje reverenciadas como um dos símbolos de irreverência, liberação, humor, ousadia e cultura pop, voltam aos palcos para celebrar 35 anos de sucesso. Sucesso sim porque, mesmo depois de mais de três décadas, as músicas do conjunto que "explodiu no Dancin Days" continuam dardejando nas rádios, programações de tvs, e agitando as pistas. No próximo dia 21, terça de Carnaval, o grupo estará se apresentando no Jockey Club;  evento que faz parte do roteiro oficial de bailes do Rio de Janeiro. A escolha do conjunto feminino  como principal atração do Baile -  grupo que detém sucessos como "Dancin` Days", "A felicidade bate à sua porta", "Feijão Maravilha", dentre inúmeros outros -,  não poderia ser mais pertinente pela identificação com o público alvo do baile. O hit  "Perigosa", por exemplo, caiu no gosto da galera e virou quase um "hino" para a moçada.

Mas o retorno tornou-se mesmo viável depois da bela e emocionante homenagem feita pela TV Globo, no Especial "Por Toda a Minha Vida". Animadas, Dhu Moraes, Leiloca Neves, Lidoka e Sandra Pêra resolveram  cair na gandaia novamente e voltar aos palcos para delírio de várias gerações. E dizer "prazer em conhecer, somos as tais Frenéticas" para uma juventude que nunca teve a chance de vê-las em ação, mas que conhece boa parte de seus hits. As Frenéticas  influenciaram comportamentos de jovens e mulheres; ditaram  moda, são responsáveis por expressões usadas hoje. E até mesmo pela entrada do verbo "tietar" no Dicionário Aurélio!


Bailes do Rio 2012
As Frenéticas

Data: 21/2 – Terça
Horário: das 22h às 5h
Local: Jockey Club Brasileiro

Foto: PHOTO VANTOEM

FESTIVAL ESTILO LIVRE DE CAPOEIRA TERÁ PALESTRA DE GRANDE MESTRE

|

MESTRE PAULÃO CAPOEIRA 2º FEIRA 07

 

O Festival Estilo Livre de Capoeira, que acontecerá no sábado, 3 de março próximo, nas dependências do SESC-Niterói trará várias atrações para os praticantes e amantes da capoeira e dos esportes em geral, destacando-se, entre elas, a palestra que será proferida pelo Sr. Paulo Sérgio da Silva — Mestre Paulão Muzenza, um dos baluartes da capoeira no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo — como parte dos cursos de árbitro, mesário, e ritmista.
   

Mestre Paulão Muzenza, carioca e residente na cidade do Rio de Janeiro, é fundador do Grupo Muzenza de Capoeira, e reconhecido tanto pela sua história, quanto por sua mística, já que jamais interrompeu sua caminhada vitoriosa como incentivador, pesquisador e mestre de capoeira — tendo ganho, entre outros, o Prêmio Viva Meu Mestre, conferido pelo governo brasileiro através do Ministério da Cultura.

 

MESTRE DISCORRERÁ SOBRE
TEMAS TÉCNICOS-HISTÓRICOS

A Capoeira Primitiva e as suas raízes, será a palestra de Mestre Paulão, que a dividiu em três desenvolvimentos pedagógicos, abordando os seguintes temas: “A Declaração Universal dos Direitos Humanos; A Constituição Brasileira de 1988 e a liberdade de religião”. Em seguida, Mestre Paulão Muzenza focará na Etnografia: Maraná, N'Golo, Ladia, Mani ou Bombosa, e Fado Batido”.
    

Fechando sua palestra, as “Influências/Ramificações” terão seu momento (Punga, Batuque, Tiririca). A palestra de Mestre Paulão Muzenza ocorrerá às 11:00 horas de sábado, dia 3 de março, no Teatro do SESC-Niterói, que fica na Rua Padre Anchieta nº. 56 (atrás do Plaza Shopping, centro da cidade). Maiores informações com Mestre Zezeu, um dos coordenadores do evento, pelo telefone (021) 9589-1358 ou e-mail mestrezezeu@yahoo.com.br.. Mes-tre Zezeu frisa que “Estilo Livre é a origem, o presente e o futuro da capoeira. Estilo livre é a digital e o DNA do capoeirista... É o estilo próprio... é a liberdade de expressão... é um novo conceito, é a democratização da capoeira”.

 

***Na foto em destaque, o Mestre Paulão

Foto: Divulgação

Alô, alô Terezinha

15 fevereiro 2012 |

Chacrinha

 

A exposição fotográfica “23 anos sem o saudoso Velho Guerreiro” estará no Centro Cultural Abrigo de Bondes, no período de 24 de fevereiro a 30 de março.

O objetivo da exposição é registrar o maior fenômeno que já tivemos nos meios de comunicação, O palhaço do povo, como ele mesmo se definia. Dono de um temperamento forte e de personalidade austera, Chacrinha sempre procurou atender o seu público dando o seu melhor dentro do palco.

Criador de frases célebres, tais como “Alô, alô Terezinha”, “Vocês querem bacalhau?”, "Quem não se comunica, se trumbica", utilizadas até hoje por comunicadores, como forma de homenagem. A exposição reproduz a alegria, o entretenimento e a festa que havia em seus programas e o calor humano de muitas personalidades da época, que se destacaram em seus programas de televisão e rádio.

O povo o amava e não se esquece do Velho Guerreiro "balançando a pança e comandando a massa", como diz a canção "Aquele Abraço" (1969), de Gilberto Gil.

“23 anos sem o saudoso Velho Guerreiro”
Data: 24 de fevereiro a 30 de março
Horário: terça a sexta 11h às 17h e sábados, 12h às 16h
Gratuito
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, 100, Centro, Niteroi, RJ.

 

Fotos: Divulgação

Ícones da cultura brasileira fazem travessia Guarujá-Rio de Janeiro, em jangada

|

O artista plástico Gilmar Pinna, seu filho Baepi Pinna, campeão mundial de Vela na categoria laser, e o pescador cearense João de Castro, deram início no domingo, dia 12 de fevereiro, a uma aventura pela costa do Sudeste em uma jangada trazida de Fortaleza. A ação visa chamar a atenção da população e autoridades para a preservação e divulgação da cultura brasileira, antecipando outros projetos que o artista pretende desenvolver durante a Copa do Mundo e Olimpíadas tendo o tema como foco.  “Por conta dos grandes eventos que o Brasil vai sediar, acompanhamos na mídia em geral os enormes investimentos públicos e privados em infraestrutura, transporte, etc. Tudo isso é bem vindo, mas não podemos nos limitar a mostrar para o mundo hotéis luxuosos e estádios, temos que mostrar também nossa riqueza cultural” diz Gilmar.

 

No domingo (dia 12) desembarcam em Ilhabela, onde ficarão até que haja condições de navegação, pois a falta de vento impede que continuem a viagem pelos próximos dias. Segundo a meteorologia, as condições ideais  só devem acontecer na próxima semana. Desde que saíram, as condições climáticas  não eram das melhores. O tempo fechado e a pouca quantidade de vento podem prolongar o tempo de viagem.

 

Concluída a aventura, a jangada utilizada para a empreitada ficará em exposição no Bosque Maia. “A jangada é precursora da navegação à vela no Brasil e um símbolo da cultura cearense. Tendo em vista que Guarulhos não tem mar, mas tem uma enorme concentração de nordestinos, pretendemos promover o intercâmbio cultural no município”, argumenta Gilmar.” Além disso é um meio de transporte e pesca de subsistência do Nordeste, que está em extinção e precisamos chamar a atenção para isso” complementa.

 

Baepi Pinna, campeão mundial de Vela na categoria laser, acostumado a velejar em embarcações modernas, disse estar ansioso para o desfecho da aventura. “Apesar de as condições da jangada não serem as mais aconchegantes, a causa nos dá bastante inspiração”, comenta. 

 

João de Castro, que desde os 10 anos de idade pesca no Ceará usando jangadas, disse estar contente em contribuir para mostrar a sociedade um pouco da cultura de seu estado. “É a primeira vez que deixo minha terra e estou muito contente de conhecer Guarulhos e poder navegar por outros mares. Lá no Ceará nossa atividade de pescador está difícil, e vou aproveitar a oportunidade pra contar isso aqui no Sudeste”, diz.

 

Em meio a iates e barcos que custam cifras milionárias, a partida da tripulação a bordo da Jangada chamou a atenção de dezenas de pessoas que acompanharam a partida. Na despedida, Gilmar Pinna agradeceu diretamente ao prefeito Sebastião Almeida, ao governo do Ceará e a Transportadora Confiança que estão sendo parceiros para a iniciativa.       

Paulinha Leite curte show de dupla sertaneja em MG

|

Paulinha Leite e o cantor Allan Fernandes

 

A ex-BBB Paulinha Leite esteve ontem em Betim (MG) e marcou presença no show da dupla sertaneja Relber e Allan, ganhadores do garagem do Faustão. Animadíssima, a moça subiu ao palco e dançou com a dupla. Confira:

 

Paulinha Leite e a dupla Relber e Allan1

 

Relber e Allan 2

 

Fotos: Judson Fagundes

Giuliano Ferreira: um pastor de grandes experiências

14 fevereiro 2012 |

Giuliano

 

Um rapaz de muito talento que passou por tamanhas experiências e hoje leva mensagens de fé e esperança a todos que ouvem suas pregações. Assim é o cotidiano do pastor Giuliano Ferreira, o ex-ator Julio Vidal. Depois de uma carreira de grande sucesso, dedica seu tempo a levar a Palavra de Deus aos corações aflitos e, assim, ganhar almas para o Reino dos céus. Passou sua infância na igreja evangélica. Na adolescência se desviou, conheceu e experimentou muitos prazeres que o mundo oferece. Mais informações sobre a história desse homem de fé, visite a página http://www.giulianoferreira.com.br/. Hoje, ele deu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA diretamente de São Paulo. Acompanhe!

 

CULTURA VIVA: De tudo o que viveu desde o momento quando se desviou dos caminhos do Senhor, na adolescência, de que mais o senhor tem pavor e, se pudesse, voltaria o tempo e apagasse?

GIULIANO FERREIRA: Primeiro, quero saudar, a todos quanto vão ler esta entrevista, com a paz do Senhor Jesus. Sobre sua pergunta, vivi vários momentos, o pior foi sentir por várias vezes o vazio dentro de mim e isso, quando acontecia, entrava a bebida, as drogas. Isto, sim, eu apagaria, mas, muitas coisas, servem hoje para eu transmitir para Vidas estas Experiências e poder Ganhar almas para o Senhor Jesus.

C.V.: Como é o cotidiano de um desviado da igreja? Além dos momentos de euforia, há solidão? Há desprezo? se sentiu sozinho em algum momento?

G.F.: Sim. Como coloquei na primeira pergunta, é muito dificil, pois você sabe que Deus tem um projeto para sua vida e você está andando na contra-mão de Deus. Isso é terrivel.

C.V.: O senhor trabalhou muitos anos como ator. Ainda existem pessoas que te procuram e o trata como uma estrela? Como é a sua receptividade com as pessoas que mantêm esse respeito com seu trabalho anterior?

G.F.: Sim. Trabalhei como dançarino em casas noturas e como ator seis anos de minha vida. Muitas pessoas ainda procuram: umas com respeito e outras, não. Algumas entende que era meu trabalho, mas outras confundem o ator com o personagem que criei. Sempre procuro uma oportunidade de Evangelizar a todas e poder convencê-las do pecado e do juízo, mas, como Jesus, nao faço diferença entre elas. Luto para tratar todas iguais.

C.V.: Desde que retornou ao convívio da igreja e foi chamado para o ministério de Pregação da Palavra de Deus, como tem sido seus dias? Pensou em desistir em algum momento?

G.F.: Meu Deus!... (risos)... Não é fácil, amigo. Já fazem nove anos que retornei à Casa do senhor, pregando sete anos e, que realmente estou somente no ministério da Palavra, tem três anos. Muitas veses, sim, passa na mente em desistir: muita discriminação dentro da igreja devido a muitas pessoas da midia se intitularem Evangélicos, mas sem uma renúncia e sem uma traformação. Isso faz muitas pessoas não darem credibilidade aquilo que Deus fez em sua vida. O tempo está mostrando que Deus me chamou e Ele tem me dado força. Tenho me mantido em pé, acreditando no que Ele entregou nas minhas mãos.

 

Foto Giuliano Ferreira

C.V.: O que mais atrai um jovem no mundo hoje em dia?

G.F.: Creio o que mais atrai um Jovem é a suposta liberdade e a própria mídia que coloca tudo parecer lindo, mas não coloca os sentimentos depois de toda aquela ilusão.

C.V.: O que um jovem precisa para firmar-se aos pés do Senhor Jesus?

G.F.: Primeiro, saber que Deus tem um projeto de vitória para vida dele; segundo, saber que muitos são os pratos que o inimigo vai colocar aparentando ser o melhor; e em terceiro, buscar a Deus de verdade e querer conhecer a cada dia a Deus e a Sua Palavra.

C.V.: Quais são os pregadores da Palavra de Deus que o senhor mais admira?

G.F.: Pastor Marco Feliciano e Pastor Paulo Marcelo.

 

GIULIA~2

C.V.: Que mensagem o senhor deixa para os jovens que estão sem rumo e não conseguem encontrar sua colocação específica nessa terra?

G.F.: Jovens, a vida é uma só e, para viver bem e enteder o porquê em nossas Vidas, o segredo é conhecer a Deus. Tudo isso aí fora somente é passageiro não acrescenta nada. Tenho um segredo para vencer na vida: se chama Jesus Cristo. Busque em conhecer a Ele e verá que tudo será melhor. Deus os abençoe!

 

Fotos: Divulgação

Boletim Paquetá Viva! Fevereiro 2012

12 fevereiro 2012 |

image001

SAUDADES

11 fevereiro 2012 |

Foto Edson12

 

Se eu partir hoje, vou feliz

Tudo já aconteceu

Experimentei o doce

E o amargo

Cantei vitórias e chorei perdas

Persisti

Acreditei até o fim que venceria

Nada me impediria

Por vezes cheguei a pensar

Que era um anjo

O que se dá comigo

Não vai para ninguém

É milagre exclusivo

Consolo por sobreviver

O tempo e o vento

A barreira e a chuva

 

Hora de partir

Momento esquisito

Um pouco angustiante

Nunca se sabe como se dará

O processo

Do outro lado

Espera-se um jardim

Flores diferentes

Nítidas e nunca vistas

Seres celestiais de tão belos

Serenidade, leveza, eternidade

Tudo conforme a Vida determinou

Nada falhou

E a Missão se cumpriu

Saudades deixarei

E levarei

Rio Bonito na ótica de um jornalista

10 fevereiro 2012 |

Foto Vinícius Martins

 

“Vejo a cidade evoluindo, tanto no sentido positivo quanto negativo”. Esta frase vem do jornalista com especialização em assessoria de imprensa, Vinícius Martins. Ele acredita que Rio Bonito está mais urbana, demonstra cuidado com aspectos simples, como varrição e coleta de lixo, embelezamento das praças e áreas de lazer e circulação. Quanto ao aspecto negativo, faz sua queixa. “Toda a carga que a urbanização em si traz: mais lixo, menos cuidado com o seu destino final, violência e crescimento desordenado”, detalha. “Uma cidade que a cada dia se insere mais na região metropolitana do estado e, com isso, perdendo por completo o aspecto de cidade do interior. Com isso, só há um caminho, que é investir em Educação. Tem que focar na formação das crianças e dos jovens, principalmente no ensino técnico. Caso contrário, nossos jovens, ao invés de trabalharem nas fábricas que virão com o Comperj, estarão nas portas delas vendendo mariola e picolé”. O jornalista, que trabalha a quase 25 anos em Prefeitura e Câmara de Vereadores, abre um parêntese. “Acho que uma das coisas mais positivas surgidas em Rio Bonito nos últimos anos é o Grupo Lona na Lua e não tem nada a ver com o poder público. Portanto, a cidade pode evoluir sem estar atrelada ao poder público. Não só pode como deve. O poder público é que tem de vir a reboque da iniciativa privada. A evolução e o desenvolvimento só vêm assim. Um exemplo clássico é o Hospital Regional Darcy Vargas. Quanto se evoluiu ali em poucos anos? É nítido e só não vê quem não quer. E, mais uma vez, o poder público está a reboque da iniciativa privada”, analisa.

‘ALGO COMPLEXO’

Vinícius Martins entende que administrar uma cidade é algo muito complexo. “Além do conhecimento administrativo, há o aspecto político, que é dureza. Tem que ser um conciliador, ouvir muito e tomar decisões solitárias. Definitivamente, não é para qualquer um. A forma mais simples é tentar montar uma boa equipe de trabalho que tenha como visão principal o bem comum. Todos focados no mesmo ideal. É difícil, muito difícil, mas eu creio”, opina.

EMOÇÃO NA POLÍTICA

A classe política está muito desacreditada, segundo Vinícius Martins. “Não só em Rio Bonito, mas em todo o país. Espero dos candidatos que eles tenham sinceridade e espero encontrar um político que tenha emoção: fale com o coração e menos com a razão. Campanha é emoção e, hoje em dia, as campanhas estão muito profissionalizadas, com excesso de regras, pesquisas e acordos de bastidores. O eleitor que deveria ser o protagonista principal acaba ficando em segundo plano. Mas, estamos evoluindo. Um país novo, com uma democracia consolidada e que, a cada ano, vem aprendendo a importância do voto. Sou um otimista”, informa. “Para me convencer é preciso ter uma visão de futuro, ter foco, saber o que quer e, principalmente, saber emocionar o eleitor para que ele se convença de que também deseja aquilo”, diz o jornalista.

 

Foto: Arquivo pessoal de Vinícius Martins

Festival Estilo Livre de Capoeira em Niterói

|

CAPOEIRA_LIVIA_VILLAS_BOAS[3]

 

Mais uma vez Niterói será presenteada com o Festival Estilo Livre de Capoeira, organizado pelo Mestre Zezeu e equipe. O evento será em dois dias e em lugares diferentes. No dia 02 de março, às 16h, o local de concetração será no ponto das Barcas de Niterói e, no dia seguinte (03 de março), às 8h30m será no SESC-Niterói. Participe!

 

Confira a programação:

 

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO, DIA 3

Toda a programação deste dia será nas dependências do
SESC-NIterói (com exceção do almoço). Parte da Manhã:
Às 8:30h — Café da Manhã com Mestre Zezeu e convidados, aberto aos participantes.
Às 10:00h — Finalizações dos Cursos de Árbitro, Mesário e Ritmista. Das 12 às 14:00h — Tempo livre para almoço, que correrá por conta dos participantes, com cardápio e restaurante à sua escolha.

 

Parte da Tarde

Às 14:00h — Competição Estilo Livre de Capoeira (Labora-tório)
Às 16:00h — Desfile e Escolha da Musa da Capoeira 2012
Às 17:00h — Entrega de Troféus e Encerramento

O SESC-Niterói fica no centro de Niterói, à Rua Padre Anchieta, 56 — Rink (atrás do Plaza Shopping). Os participantes deste evento poderão guardar os seus veículos no estacionamento do Plaza Shopping (pago) ou no estacionamento da Concha Acústica de Niterói (sem pagar nada). Coordenação de Mestre Zezeu e Mestra Borboleta.

 

O que é estilo livre,para quem queira saber:
Estilo livre é a digital e DNA do capoeirista, é o estilo próprio, é a liberdade de expressão. Enfim, Estilo Livre é um novo conceito na Capoeira

 

Mais informações na página do evento no Facebook:

http://www.facebook.com/events/344715405562880/

 

***Na foto em destaque, Mestre Zezeu entre as estrangeiras Alice Brunova e Kristina Slezáková, da República Tcheca, e a boliviana Yessica Abularach

Foto: Livia Villas Boas

Centro Cultural Solar de Botafogo

06 fevereiro 2012 |

Fevereiro06

Cris Cabianca lança novo álbum

05 fevereiro 2012 |

Em seu álbum de estréia, a paulistana Cris Cabianca acrescenta novos sabores à MPB. Dona de um belo timbre de voz, Cris apresenta um repertório de composições inéditas e arranjos diferenciados, temperados com sonoridades dos 4 cantos do mundo.

 

Cris

 
De uma familia de músicos e poetas, aos 8 anos começou seus estudos no piano, violão e guitarra. Fascinada pelos musicais da Broadway, Cris passou a se dedicar com afinco à dança e ao canto e aos 19 anos foi à Nova Iorque com intuito de estudar noBroadway Dance Center . Depois de passar uma temporada nos Estados Unidos, retornou ao Brasil para dar continuidade em seus estudos na renomada Companhia Casa de Artes Operária, onde teve a oportunidade de trabalhar com alguns mestres do teatro musical brasileiro, tais como Ana Taglianetti, Paula Capovilla e Saulo Vasconcelos. Posteriormente, aperfeiçoou suas habilidades vocais no Conservatório Musical Souza Lima, estudando sob as orientações de Rafael Dantas e Gilson Nery, sendo elogiada por unanimidade, pela comissão de avaliação durante os testes para o musical “Evita”.

Atuando profissionalmente, encenou e protagonizou as adaptações brasileiras de “Amor Sublime Amor”, “Jardim Secreto”, “A Gata Borralheira”, “Pluft- O Fantasminha”, “Hair” e “My Fair Lady”, com os diretores Silnei Siqueira, Ednaldo Freire, Ana Taglianetti e Yacov Hillel; Como compositora, escreveu seu primeiro musical - uma adaptação do texto dos Irmãos Grimm “A Princesa e o Sapo” – que foi recebido com sucesso pela crítica e pelo público. Na mesma época e recém-formada em advocacia, decide cursar pós-graduação em Musicoterapia e dedicar-se a ensinar música.

Mas Cris sempre desejou ir além: sabia que seu trabalho como compositora e cantora precisava ser registrado, dando ínicio a novos desafios para sua carreira. Selecionando suas melhores músicas, procurou o auxilio do produtor e compositor de trilhas sonoras, Corciolli (site oficial) para que pudesse dar às suas canções, a unidade e coerência necessárias para serem inclusas em um álbum. Após 3 meses de  uma minuciosa (e gratificante) pré-produção e mais algumas semanas para a gravação e mixagem, o  resultado não poderia ser melhor: Intitulado simplesmente "Cris Cabianca", o talento da compositora se revela nas canções, destacando a versatilidade e o timbre cristalino da cantora. O álbum traz 10 músicas: 7 de sua autoria, 2 de Corciolli e uma adorável releitura em ritmo de bossa para a tradicional Scarborough Fair ( todos os links são seguros, clique e selecione no ícone do alto-falante para ouvir a faixa desejada).

Mesclando climas acústicos aos eletrônicos, os arranjos são inspiradores, interagindo com as histórias que cada letra conta... A faixa de abertura, Canto das Sereias  é uma canção-tributo à Iemanjá que traz influências africanas nos ritmos e no luxuoso coral de vozes; Em Só Com Você , a sutil sensualidade da letra é ressaltada pelo diálogo do violão e do piano, “brincando” entre si e sustentando a voz; Já em Tango do Fogo , um adorável jogo de ritmos brasileiros e portenhos, são alternados entre sonoridades acústicas e eletrônicas; Na emocionante balada folk Estrada de Nossas Vidas , canta uma das letras mais profundas que já escreveu, sob um arranjo enriquecido por elementos sonoros do Mediterrâneo; Em Sirius  e Entardecer  prevalecem os climas etéreos, embasados pelo caráter místico das letras. Um dos destaques do álbum fica por conta da balada Se Esquece em Mim, nos versos inspirados de amor: Ando assim, meio desligada / Sem dormir, sonhando acordada / Onde está você, que não me vê? / Será que o vento vai levar aos teus lábios um beijo meu? / Fico assim, meio sem saber / Se é teu jeito ou o jeito de eu te ver / Ah, acende a luz dos meus sentidos / Me dá tua mão pra que eu possa guardar meu coração...

A cantora prepara o show de lançamento do CD para março, além de pockets-shows que fará em livrarias na capital paulista. "Estou entusiasmada, é um momento muito positivo e importante em minha carreira, as pessoas tem adorado as músicas", revela.

MARIANA BALTAR NO TRAPICHE GAMBOA

|

mariana-baltar-divulgacao-08

 

Mariana Baltar participa de uma nova roda de samba e choro, cantando também marchinhas, forrós e outros ritmos, acompanhada por Jayme Vignole (cavaquinho), Josimar Carneiro (violão 7 cordas), Marcílio Lopes (bandolim), André Boxexa (bateria) e Marcus Thadeu (percussão).

Local: Trapiche Gamboa
Data: a partir de 8 de fevereiro
Horário: 20 hs
Couvert: R$14,00
Local: Trapiche Gamboa
Endereço: Rua Sacadura Cabral, 155 - Praça Mauá
Reservas: 21 - 2516-0868
Censura: 18 anos
Lotação: 250 lugares
OBS: No dia 15 de fevereiro(quarta-feira), às 20 horas, Mariana Baltar comanda um grito de carnaval n local.
 

Foto: Divulgação

CCBB na Orla de Copacabana

|

O SAMBA DE VERÃO do CCBB na Orla apresenta no mês de fevereiro rodas de samba comandadas por nomes expressivos da cena musical do Rio de Janeiro, iniciando pelo consagrado compositor Moacyr Luz.

 

No dia 11,  Elisa Addor, cantora que vem se destacando no cenário da Lapa com sua voz de timbre doce e suave, apresenta seu repertório formado por músicas de renomados compositores brasileiros e  de novos compositores como Edu Krieger e Rodrigo Maranhão, entre outros.

 

No dia 25, a roda será comandada pelo jovem e talentoso Gabriel Cavalcante, mais conhecido por Gabriel da Muda, cavaquinista de primeira linha, cantor de voz potente e defensor do samba na sua mais pura forma.

 

04/02 - Moacyr Luz

11/02 - Elisa Addor

25/02 - Gabriel Cavalcante

Evento: CCBB Na Orla

Hora: 18h

Local: Quiosque 17 ? Av. Atlântica em frente à Rua Siqueira Campos, Praia de Copacabana, RJ.

Patrocínio: Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Carlos Belém

Classificação indicativa: Livre

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

 

Oficina de dança Rio Maracatu

 

O grupo é formado por bailarinas pesquisadoras de danças populares brasileiras e suas alunas que integram o cortejo do grupo Rio Maracatu.

 

As oficinas abordarão alguns ritmos e danças brasileiras como Maracatu, Ijexá, Coco de Roda e Ciranda ? danças que proporcionam momentos de descontração, integração e lazer aliados ao conhecimento sobre uma parte de nossa rica cultura popular brasileira.

 

Estas aulas abertas, ao ar livre, serão voltadas ao público em geral, de todas as idades, e contarão com duas professoras bailarinas e três músicos convidados que tocarão percussão ao vivo.

 

Evento: CCBB Na Orla

Hora: 17h

Local: Quiosque 17 ? Av. Atlântica em frente à Rua Siqueira Campos, Praia de Copacabana , RJ.

Patrocínio: Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Carlos Belém

Classificação indicativa: Livre

ENTRADA FRANCA

Fisioterapia com baixo custo

04 fevereiro 2012 |

A fisioterapeuta Diana Gonçalves Fonseca de Novaes – experiência de mais de 20 anos no mercado – faz atendimento popular todas as semanas com avaliação e atendimento em baixo custo por consulta. O consultório fica Rua Castro Alves, 86, Centro, Rio Bonito, RJ. (mesma rua da Igreja Congregacional Vida Eterna e próximo ao Motorista Futebol Clube). Pode ser a saída para muita gente. Mais informações, ligue: (21) 2734-5194. Vale a pena conferir!

Deles & Delas Especial na Band

03 fevereiro 2012 |

hex0