Quem é o dono da sua rua?

24 março 2013 |

 

Toda avenida, rua ou praça tem um nome e uma placa que a identifica.Você sabe quem foi a personagem que deu o nome à sua rua?

 É isso que Vicentini Gomez, diretor e cineasta apresenta na série Brincando e Aprendendo com Ruas, Becos, Avenidas & Alamedas, voltado às crianças e professores.
 
Brincando e Aprendendo com Ruas, Becos, Avenidas & Alamedas é uma série de 8 filmes curtos de 8 minutos cada, sobre o nome de cada rua e a história da personalidade que a batiza. Os filmes com linguagem mista –atores e desenho animado em 3D- terão dois momentos distintos: o primeiro será de ação de responsabilidade social como cidadania, educação, saneamento, trânsito, entre outros. No segundo momento serão apresentadas a biografia de cada personagem.
 
Plaquita (a placa de rua) ganhará vida em animação, com emoção, voz, bordão (“eu fico azul de raiva”) e indignações, cada vez que algo estranho acontecer em sua rua. Por exemplo, se alguém fizer xixi no poste, se a placa for pichada, se jogarem lixo na rua, a placa ficará muito brava, se movimentará, gritará seu bordão e exigirá respeito à cidade.
 
As personagens foram escolhidas porque seus nomes estão em placas de rua da grande maioria das cidades brasileiras. São eles: Getúlio Vargas, Santos Dumont, Almirante Tamandaré, Regente Feijó, Oswaldo Cruz, Carlos Gomes, Olavo Bilac e Cerqueira Cesar.
 
Os roteiros já estão prontos e as filmagens começam, a partir do dia 25 de março pelo interior de SP, Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas cidades onde nasceram ou viveram as personagens. O lançamento da série acontecerá no último trimestre de 2013, na capital e interior de São Paulo e será distribuída para TVs Educativas e Comunitárias, escolas de ensino fundamental, bibliotecas, videotecas, Faculdades e Universidades do Estado.
 
A concepção e direção do projeto Brincando e Aprendendo com Ruas, Becos, Avenidas & Alamedas é de Vicentini Gomez com orientação do historiador Prof. Jonas Soares de Souza –Museu Paulista da USP-. A produção fica a cargo de Leandro Xavier e a animação é assinada por Gilberto e Hugo Caserta.
 
 Quem é Vicentini Gomez?
 
Vicentini Gomez, tem uma longa carreira como autor, ator e diretor, tanto na tv como no teatro e cinema. Seus últimos trabalhos na tv Globo foram a participação no humorístico “O Dentista Mascarado” como o Beto Golden Boy, novela “Avenida Brasil” como Serjão, o seqüestrador da Carminha; “Cama de Gato” com o personagem Paolo Bianchi, e “Malhação” como Dom Cornélio. Fez também a minissérie “Amazônia”, onde representou o seringalista “Cel. Alencar”. Na série “Minha Nada Mole Vida, fez o português “Blota” e na minissérie “Um só coração”, foi o escritor Graça Aranha. Atuou ainda em humorísticos como Megaton, Zorra Total e novelas em outras emissoras.
 
No teatro, lotou durante 12 anos com o espetáculo “Confidências de um espermatozóide careca” Em 2006, rodou o Brasil com a comédia “506 anos de Besteirol” e, em parceria com Josmar Martins, escreveu a peça “Tal Pai, Tal Filho”, que cumpriu temporada de sucesso no Teatro Sérgio Cardoso, com os atores Carlo Briani e Douglas Aguillar.
 
Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, veiculada pela TV Cultura, realizada em parceria com a UNESP –Universidade Estadual Paulista- onde transformava teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a Televisão.
 
No cinema, Vicentini Gomez busca a reflexão sobre cidadania e direitos do homem, trajetória que escolheu como temática de seus filmes, destinados a festivais de cinema e vídeo do Brasil e Exterior.
 
Assim foi com “O Rio da Minha Terra”, “Paúra” e “Juqueriquerê”, classificados e premiados em importantes festivais do Brasil e Exterior, com destaque para o “Latin American Environmental Media Festival” Em New Orleans-USA, exibido no dia 30 de abril de 2007. O curta “O Anônimo” com interpretação de Gésio Amadeu está inscrito em diversos festivais internacionais em 2013.
 
A série “O Bau da História”, pesquisou, resgatou e contou em filme a história das cidades. Os Caminhos de Sorocaba, Cidade Azul, Alquimistas e Mineradores e Terra dos Taperás, filmes contando a história de Sorocaba, Rio Claro, Votorantim e Salto. Esses filmes são voltados aos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas, para que possam conhecer a história de suas cidades, desde sua fundação até os dias atuais. Os filmes são em 3D, mesclando dramaturgia, desenho e documentário.
 
Vicentini Gomez é detentor de diversos prêmios no Teatro, Cinema e Tv, como o Mambembe do MinC; XXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia; Prêmio Apetesp; Oscar Projeção Nacional; Academia Brasileira de Arte Ciência e História e outros.

0 comentários: