Fi Bueno lança 'Acredite na Vida'

23 outubro 2013 |


Acredite Na Vida é o nome do segundo cd do cantor e compositor, que leva a assinatura do maestro Ruriá Duprat na direção musical e arranjos. O novo trabalho traz doze canções, todas autorais, e retrata a alegria de viver desse paulistano que fez da música seu passaporte para circular pela vida.
                 
Os arranjos base são do próprio Fi Bueno com apoio do seu pianista e tecladista Marcelo Maita e do parceiro musical e guitarrista Lucas Martins, que com sua MPC ajudou a encontrar uma roupagem jovem e sofisticada para todo o trabalho. Robinho Tavares assinou todas as faixas como baixista. Numa praia reggae, funk, xote, bem brasuca, Robinho e o baterista Samuel Fraga acertaram em cheio o groove das doze músicas.
                
O sanfoneiro Toninho Ferragutti foi convidado para gravar a faixa 3, Minha linda Menina, que é um xote com uma pegada funk-reggae. Três músicas do disco contaram com dezesseis músicos da Jazz  Sinfônica e da Osesp, interpretando os  arranjos sofisticados criados por Duprat. O maestro Ruriá Duprat participa ao piano deAcredite Na Vida que abre o disco, além de comandar os sintetizadores em quase todas as músicas.                 
               
Quatro faixas contaram com o trio de metais da tradicional big band brasileira Soundscape, tendo como destaque o saxofonista e flautista Vítor Alcântara. Vítor também gravou a música mais experimental do disco, Nature, tocando sax-alto, e em Para Sempre, o sax- tenor e flauta transversal.
               
Fi Bueno tocou violão de nylon, aço, guitarra, zabumba e triângulo e imprimiu sua marca swingada, com muita influência da música anos setenta.
                 
É um disco muito variado ritmicamente, dançante, com referências que vão de João Gilberto, passam por Gil, nos reefes agudos e sem letra, e chegam aos mineiros em Passará, que traz um ar de Clube da Esquina para os dias de hoje.
               
 O disco foi gravado e mixado pelo renomado engenheiro de som Luís Paulo Serafim no estúdio 11:11 e no estúdio Banda  Sonora.


Fi Bueno e sua história na música 

Fi Bueno começou sua carreira musical muito jovem, tocando piano aos seis anos, passou para o violão aos doze, idade em que se apaixonou pela poesia. Foi a paixão pela escrita que o levou ao bacharelado em Letras na USP, sempre pensando em aprimorar seu conhecimento como  suporte para sua música/ letra. Teve como professores José Miguel Wisnik, LuizTatit e Hansen (nome completo).

Estudou música, por mais de dez anos, com o grande baixista e professor Luís Cavalcanti, o Luizão.Com quinze anos, quando ainda não cantava profissionalmente, mas já era multiinstrumentista e dançarino de forró, ganhou maratonas no estilo dançando no KVA, onde também foi professor de dança

Como guitarrista, acompanhou a cantora Vanessa Jackson, o cantor Bilé, fez a turnê de Rey Verçosa em Punta Del Leste. Suas primeiras composições gravadas entraram no disco de Rey Verçosa, uma delas ( Samba da Nega) com parceria da cantora Janaina, da banda Bicho De Pé. Integrou as bandas Forrozeando e Bagana como violonista e pandeirista. Chegou a tocar violão com o Falamansa em Itaúnas, terra do forró.

Na USP, foi violonista e arranjador da banda Tralha e Tal e formou junto com Kadu Aiala, a banda Joga Bonito. Essas duas bandas se apresentaram entre 2002 e 2007 em diversos festivais da USP  e em bares como o Jardim Elétrico.

Fundou a gafieira do bar Magnólia com o Trio Saci, que contava com os parceiros, compositores e cantores Samuel Braga e Tiago Rocha,   e com esse trio, se apresentou em diversos bares da Vila Madalena, fazendo um som que mesclava os clássicos do forró e do samba. Durante dois anos o Trio Saci fazia a gafieira do Magnólia aos domingos e foi aí que Fi se lançou como cantor, em 2006.

Em 2008 e 2009 já se apresentava em endereços musicais paulistanos, como no Bar Brahma onde fez três temporadas,  acompanhado por Nadinho ( baixo), Evaldo Tocantins ( sax) e Pelé (bateria).

Em 2010 lançou seu primeiro  disco, Lançar No Mar, que incluía a música Amor vem de  amor, que estrou para a trilha sonora da minissérie Antonia, da TV Globo. Com o repertório desse cd, Fi Bueno apresentou-se na capital em vários palcos.

Fi Bueno criou e atua no Projeto Tocar, patrocinado pelas empresas OI, CCR, Ihara epela ong Sertão Bras, que oferece aos estudantes da rede pública, com idade entre 12 e 16 anos, a oportunidade de estudar música gratuitamente, com professores altamente capacitados, e que acontece desde 2012 em São Paulo e Itu. 

Paralelamente à carreira artística, é proprietário e professor da escola Casa da Música, em São Paulo, que se destaca por usar um método próprio desenvolvido pelo músico.



Ficha técnica

1-    Acredite Na Vida ( Fi Bueno)
2-    Pra Se Encontrar ( Fi Bueno)
3-    Minha Linda Menina ( Fi Bueno)
4-    Para Sempre ( Fi Bueno /João Pinheiro)
5-    Só Você ( Fi Bueno)
6-    Nature ( Fi Bueno)
7-    Amada Seja ( Fi Bueno)
8-    Dona Do Meu Coração ( Fi Bueno/ Tiago Rocha)
9-    Pense Não (Fi Bueno)
10-Grajaú ( Fi Bueno/ Lucas Martins)
11-Horizonte Azul ( Fi Bueno/ João Pinheiro)
12-Passará ( Fi Bueno)

Foto: Divulgação

0 comentários: