Bia Bedran no Theatro NET Rio

31 julho 2013 |

Show "Cantos e Contos de São João" de Bia Bedran no Theatro NET Rio - Copacabana - 03 e 04 de agosto às 16:00 horas.

Ingressos com preços promocionais na site do Clubinho de Ofertas.
http://www.clubinhodeofertas.com.br/team.php?id=WROTE3Ng%3D%3D

Assista o depoimento de quem já assistiu ao espetáculo:


Oswaldinho e Marisa Viana no 'Flores na Varanda'

|


A Editora LiteraCidade na quarta edição de seu prêmio vai publicar os melhores livros de poemas e mais duas antologias poéticas. “Este ano para direcionarmos melhor nosso atenção aos textos enviados iremos nos deter no gênero poemas e sonetos”, explica Abilio, um dos responsáveis pelo evento. Ele acrescenta que a ideia é distribuir no calendário em trimestres diferentes os outros gêneros ou categorias. A ideia de publicar os melhores livros já estava nos planos, mas foi após o chamado para o volume 2 da coletânea 100 poemas 100 poetas que se decidiu por fim a colocar a ideia em prática. Além das premiações principais, também serão concedidas menções honrosas e menções especiais.
Saiba mais sobre o certame em: http://premioliteracidade.wordpress.com/
Exemplares das edições anteriores do prêmio podem ser adquiridos na livraria da Editora:
Visite também o site da editora: http://literacidade.com.br/

Profissionais opinam sobre manifestações

|

E o Brasil resolveu protestar. Em meio a palavras de ordem, faixas, músicas e fantasias, o povo foi (e continua indo) às ruas reivindicar seus direitos. A doméstica Aparecida Maria, 44 anos, qualifica a iniciativa como positiva. “Por muitas décadas ficamos inertes à corrupção, injustiças e imoralidades cometidas por nossos representantes. Graças a Deus, despertamos!”, comemora. “Nós temos um poder incrível em nossas mãos e se soubermos usá-lo, juntos, alcançaremos grandes conquistas e escreveremos uma nova história para o nosso país”.

A Assistente Social no CRAS - Centro de Rio Bonito Suelen Borges Machado, 27 anos, se considera absolutamente a favor das manifestações realizadas pelo país. “A indignação do povo enfim saiu do círculo do conformismo, dos comentários dentro dos lares, no horário do Jornal Nacional, ou mesmo nas filas dos serviços públicos precarizados”, aponta. “A manifestação é uma expressão democrática da população. Restringir isso a quem quer que seja é posicionar-se a favor de um governo ditatorial que nossos pais e avós vivenciaram”.

Suelen acredita que a ida da população às ruas – possibilitada, em grande parte, por contribuição do “Facebook” – não é o bastante. “Creio que se devem construir grupos de base para politização e discussão do que este movimento significa. Por que reivindicar tais direitos (e efetivação deles)? Quais passos a serem tomados a partir de agora?”, questiona. “Ir à rua sem compreensão do que está acontecendo ou pelo que reivindicar acabará tornando as manifestações sem sentido, sem rumo ou mesmo uma massa de manobra para alguma minoria que queira manifestar opiniões isoladas”.

Como assistente social, Suelen sugere algumas outras formas de reivindicar direitos. “As manifestações de grandes concentrações populares não são a única expressão de participação democrática. Posso, ainda, citar como exemplo: os abaixo-assinados; a participação em associações de moradores dos bairros; os Conselhos Municipais de Direitos (de Saúde, de Educação, de Assistência Social, etc.) que existem para que os cidadãos contribuam na formulação das políticas públicas e fiscalizem a aplicação de recursos nas políticas de cada município – espaço garantido na Constituição Federal de 1988 para realização do controle social; por fim, o voto que deve ser muito bem pensado”, menciona.


A bancária Rosana Souza Lopes (foto), 45 anos, faz um alerta. “Vivemos num país democrático e acho válido que as pessoas realmente manifestem sua insatisfação com os serviços essenciais à vida pública e também aos desmandos dos políticos e à corrupção, desde que de forma pacífica. Precisamos nos conscientizar politicamente para que de fato as mudanças aconteçam”, frisa.

Foto: Arquivo pessoal de Rosana Souza Lopes


CCBB debate Futebol no Cinema

29 julho 2013 |

Com a participação do ator Marco Ricca e do cineasta José
Henrique Fonseca, ciclo do CCBB aborda O Futebol no Cinema
Dia 31 de julho, às 18h30, no Teatro I, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza o terceiro encontro do ciclo Futebol.BR  – O Futebol no Brasil. O debate contará com a presença do diretor do longa Heleno, José Henrique Fonseca, e do ator Marco Ricca, que protagonizou O Casamento de Romeu e Julieta, sobre o conturbado relacionamento entre um corintiano roxo e uma jogadora do time feminino do Palmeiras. A mediação será do jornalista e escritor Xico Sá. 

Futebol.BR tem por objetivo provocar uma ampla discussão sobre a influência do futebol na cultura brasileira e nas artes: música, cinema, literatura, artes plásticas, cartum etc. Os debates do ciclo acontecem mensalmente, em geral na última quarta-feira de cada mês, e vão reunir, até dezembro, nomes como o humorista Antonio Tabet, do Porta dos Fundos; o cartunista Chico Caruso; os escritores e jornalistas Ruy Castro e José Roberto Torero; o artista plástico Ivald Granato e o grafiteiro Toz; a historiadora Mary Del Priore e a jogadora Milene Rodrigues, e os jornalistas esportivos André Rizek e Renato Maurício Prado (veja programação abaixo).

José Henrique Fonseca é diretor, CEO da produtora ZOLA, ex-sócio-fundador da Conspiração Filmes e da Goritzia Filmes. Foi o criador, produtor e diretor de Mandrake, primeira série da HBO no Brasil, duas vezes indicada ao Emmy Internacional de Melhor Série Dramática, em 2006 e 2008. Seu primeiro longa-metragem, O Homem do Ano (2003) foi exibido na seleção oficial do Festival de Berlim. Seu último filme, Heleno (2011), teve sua estréia no Festival Internacional de Cinema de Toronto.


 Marco Ricca é ator, diretor e produtor de peças teatrais e de filmes. Seus últimos trabalhos para o teatro, como ator, foram em Boca de Ouro, direção de Marco Antonio Braz (2012), e Ricardo III, direção de Jô Soares (2006/2007). No cinema, dirigiu e produziu o longa Cabeça a Prêmio (2010), entre outros filmes. Para a TV, atuou nas minisséries As Brasileiras, Doce de Mãe, Aquarela do Brasil e Hoje É Dia de Maria. Fez parte do elenco de várias novelas, como Cheias de Charme, O Astro e Ti-Ti-Ti. Atualmente está no elenco da novela Sangue Bom.


O debate O Futebol no Cinema terá duração de duas horas e as senhas devem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início do encontro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no siteWWW.bb.com.br/cultura

PROGRAMAÇÃO DO CICLOFUTEBOL. BR – O Futebol no Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Mediação: Xico Sá
Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Teatro 1 (Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020)
Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30

Foto1: RogerioFaissal
Foto2: Divulgação

São Gonçalo recebe a V CONFECULT

|


A V CONFECULT será realizada nos dias 06 e 07 de agosto, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, a partir das 8:30h. Para enriquecer nossa discussão, faremos uma programação cultural bem bacana e gonçalense pra gonçalense ver!!! Quem quiser e puder participar, peço que entre em contato o mais rápido possível. Estamos solicitando, no momento, poesias (varal de poesias), peças artesanais (1 de cada para o Cantinho Arte Gonça), livros para doação/troca (Movimento Passo Livros).


Confira a programação:



Contatos: 2199-6521 (Marilyn ou Lana), 9695-9020 (Marilyn)

Shows gratuitos no Ibirapuera

|


Um dos maiores festivais de música negra americana no Brasil, o Bourbon Street Festchega a 11ª edição com 7 dias de shows e alteração em seu endereço de encerramento. O evento, que recebeu mais de 40 mil pessoas no ano passado, terá a abertura, no dia 18 de agosto, eencerramento, dia 25, no Parque do Ibirapuera, com shows gratuitos.
               
O festival, promovido por uma das melhores casas de jazz do mundo – o Bourbon Street Music Club, de São Paulo - traz atrações que representam a diversidade musical da Louisiana e particularmente de New Orleans.
             
No line up desse ano estão nomes consagrados como o um dos músicos mais importantes do momento,Trombone Shorty & Orleans Avenue, eleito pela crítica da revista Downbeat como o melhor músico em ascensão deste ano e o terceiro melhor trombonista, além de ter sido a atração especial para o encerramento do New Orleans Jazz & Heritage Festival 2013.  Wanda Rouzan, conhecida como “The Sweetheart of New Orleans”, a cantora, atriz e band leader já foi premiada por interpretar Billie Holiday no cinema. A The Soul Rebels, formada por 8 músicos, é hoje uma das mais originais e requisitadas Brass Band de New Orleans, além de ter sido a banda escolhida para abrir os quatro shows em comemoração aos 30 anos do grupo Metallica, no Fillmore de São Francisco, em 2011. Um dos fundadores da lendária banda The Meters, o guitarrista, compositor, conhecido como o mais “funk” e com o dedilhado mais rápido que existe, Leo Nocentelli apresenta o showThe Meters ExperienceO ganhador do prêmio de melhor grupo deRoots Rock pelo BigEasy Music Awards 2012, o grupo  Honey Island Swamp Band vem com seu explosivo caldeirão de estilos que mistura blues, rock boogie sulinoswamp blues, swamp funk de New Orleans e country rock. O jazz  tradicional e swingado  com o frescor da atualidade também tem presença garantida com o trompetista  Leroy Jones e sua convidada Topsy Chapman,considerada um dos tesouros vocais de New Orleans.

O evento é sempre uma celebração à música, à cultura e à culinária da Louisiana, trazendo ao Brasil o alto astral e a descontração que só New Orleans tem. O Bourbon Street Music Club receberá de um a três shows por noite ao longo da semana, de 20 a 24, além de oferecer um cardápio especial para acompanhar a boa música.

Um menu inspirado na gastronomia cajun e créole, que só existem na Lousiana, foi criado especialmente para o período do festival. Os pratos levemente condimentados são resultado da combinação das culturas francesa, espanhola, africana e indígena, que formaram o grande caldeirão cultural da Louisiana.

Haverá ainda um workshop com a banda Soul Rebels para crianças e adolescentes que estudam música no Instituto Baccarelli, em Heliópolis, São Paulo.

Outra contribuição social do festival é destinar uma área especial no show de abertura ao ar livre, para 100 meninos e adolescentes da periferia, que estudam música ou tocam algum instrumento.

Foto: Pedro Guida

'Os Backyardigans - O Musical' em Petrópolis

|


Curta sobre Jean Michel Basquiat

24 julho 2013 |

O espetáculo teatral "Um Lugar Para Estar", que teve uma resposta bem sucedida recentemente no Centro Cultural Justiça Federal no Centro do Rio de Janeiro, foi livremente inspirado na vida e obra do genial pintor norte americano Jean Michel Basquiat, que morreu de overdose aos 27 anos. O espetáculo teve o ator Alex Mello impecável no papel de Basquiat  e  foi dirigido por Gilberto Gawronski. O cineasta Vitor Kruter teve a ideia de fazer um Curta sobre roteiro do espetáculo  e o  filme está sendo realizado por atores que se apaixonaram pelo roteiro e por essa ideia. Alex Mello, que é um ator brasileiro que mora na Alemanha há muitos anos e fica no Brasil até o final desse mês, levará esse filme para ser exibido por lá e em breve quando uma exposição sobre o Basquiiat acontecerá aqui no Rio de Janeiro esse filme será exibido aqui também.  No curta, além do Alex Mello como protagonista, mais cinco atores fazem parte do elenco, entre eles: Lino Corrêa, Adriana Rabelo, Naná Nascimento,  Maria Aparecida Rolim, e Kaiky Gonzaga. Promete.


Confira alguns momentos dos bastidores:








Fotos: Divulgação



'Festival de Inverno' em Queimados, no Rio de Janeiro

21 julho 2013 |

Participe do 5º Festival de Inverno de Teatro de Queimados, no Rio de Janeiro dia 09 de agosto, às 19h30m, no Teatro Metodista, com Roberto Bento Silveira e Simone Simão. Não perca!



Terceiro Prêmio Cazuza de Vídeo

20 julho 2013 |

 No 3º Prêmio Cazuza de Vídeo – http://premiocazuza.com.br  – o vencedor ganhará dois ingressos para o Rock in Rio e o vídeo será veiculado nos telões do Rock in Rio, na TV GLOBO e Multishow. Participe!

Kelly Baron chega a final do 'Big Brother Vip' em Portugal

17 julho 2013 |


A ex participante da Casa de Vidro do BBB 13 no Brasil Kelly Baron (brasileira nascida em Curitiba - PR ) está participando do Big Brother Vip de Portugal e chegou a finalista do programa. Kelly conquistou Portugal com seu carisma, humildade  e beleza, e sofreu muitas calúnias e difamações dentro do reality show português por alguns concorrentes, que também participaram e já foram eliminados. O motivo: por ela simplesmente ser brasileira. Agora a modelo está na final concorrendo a prêmio com Sara, Mafalda, Flávio e Pedro. O programa acaba domingo dia 21 de julho. 

Confira o link de um vídeo de toda trajetória da nossa brasileira que representou o Brasil com muita graça e educação. Nesse vídeo tem um pouco do que sofreu lá dentro da casa:

Kelly é uma das favoritas ao prêmio final. Viva o Brasil! Viva Kelly!!!

Foto: Brasílio Wille

Telma Tavares no projeto ‘Música, meio-dia e meia’

|


O espetáculo "Veia Mestiça", com a cantora e compositora TELMA TAVARES, será a próxima atração do projeto  "MÚSICA, MEIO-DIA E MEIA", dia 23 de julho, terça-feira, às 12h30m, no palco do SESC GINÀSTICO.".O show, semelhante ao apresentado no mesmo local aonde a artista lançou seu álbum de título homônimo, tem repertório baseado nos discos gravados por Telma´; sucessos de mestres da nossa melhor MPB comoChico Buarque, Gonzaguinha, Paulinho da Viola, Jorge Ben Jor e Monarco; e músicas de sua autoria eternizadas na voz da cantora ALCIONE ( a Marrom já gravou sete canções de Telma Tavares!). Enfim, um roteiro musical lapidado durante suas andanças e pelas estradas mas que, originalmente, já encantara o público que superlotou o Ginástico na época do lançamento do CD "Veia Mestiça".

Telma será acompanhada por um quarteto, e a direção será do jornalista, músico e produtor Marcos Salles (atualmente escrevendo um livro intitulado "Família Diniz", que  contará a vida de Monarco, Mauro Diniz e netos do ilustre portelense).os músicos são: Roberto Chama (direção musical/violão), Raphael Perninha (cavaco),Paulinho Bonfim (bateria) e Waltiz Zacarias (percussão).

HITS E INÉDITAS (para aprender e cantar junto)

Sucessos como "Corpo Fechado", "Agarradinho" (de Telma com Roque Ferreira) ou "Nair Grande" (em parceria comPaulo César Feital), registrados pela Marrom em álbuns anteriores, e "Beco sem saída" gravada por Alcione no "Duas Faces - Ao vivo, na  Mangueira" (cd com o qual a maranhense está disputando o Prêmio da Mùsica). Sambas como "Chama de Amor", "A ronda da roda",  e a faixa-título,"Veia Mestiça", todos em parceria com Roque Ferreira; "Carioca da Gema" (apenas de Telma), "Juriti, flor e café" (compostas com o parceiro Tainã Uarani), sempre despertaram a atenção do público. 
Em resumo, com hits ou inéditas,  um repertório de qualidade musical mas temperado pela veia popular  e brasileiríssima de uma cantora que adora ver seu público participar, cantar junto.

E para  uma plateia que consegue assimilar tantas novidades, não ficará nem um pouquinho difícil vê-la entoando alguns  dos megahits que Telma selecionou, especialmente, para este roteiro, como: "Vai vadiar" (Monarco e Ratinho), "É"(Gonzaguinha), "Timoneiro" (Paulinho da Viola), "Umbabarauma" (homem gol, de Jorge Ben Jor)",  e "Vem chegando a madrugada" (Zuzuca/Noel Rosa).  

TELMA TAVARES no projeto "MÚSICA, MEIO-DIA E MEIA"

SESC GINÁSTICO, DIA 23 DE JULHO, TERÇA-FEIRA, 12H30M

Av. Graça Aranha, 187 - Centro - RJ - Fone - 2279.4027 - www.sescrio.org.br

Classificação - Livre// Duração -  60 minutos

Ingressos - R$12,00 (inteira), R$6,00 (meia-entrada) e R$3,00 (comerciários)

A BILHETERIA, NOS DIAS DO PROJETO, ABRIRÁ ÀS 11H30 
 NOS OUTROS DIAS, DAS 13 ÀS 19 -  com exceção da segunda-feira, quando a bilheteria não abre!

O Sesc Ginástico aceita apenas dinheiro. Não tem  manobristas e nem estacionamento particular.

REALIZAÇÃO: SESC RIO// PRODUÇÃO : VERASTAR Criações Artísticas e Culturais

Foto: Cristina Granato


Lorraine e João Felipe Padilha lançam novo espetáculo

|


Dois jovens talentos e um novo projeto musical. O produtor de espetáculos João Felipe Padilha, morador de Itaipuaçú, distrito de Maricá, e a cantora Lorraine, residente em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, usaram a criatividade e formaram o show intitulado “Pinkable”. Mas o que significa esse nome? “É uma expressão criada para dar vida a ideia da ação de se transformar de algo ruim para algo melhor. O significado do ‘rosa’, no estudo das cores, é uma cor que desperta amor, suavidade e transforma as pessoas em seres mais sensíveis. E o show retrata exatamente essa transformação: da garota que descobre as mentiras do namorado, que é um ‘Cafajesth’ e vai passando por emoções difíceis até descobrir a força e superar todos esses sentimentos complicados, quando acontece uma grande decepção”, explica o produtor.


Segundo Padilha, a intenção do projeto é levar amor às pessoas através do entretenimento e despertar nelas uma visão mais delicada para algumas situações do cotidiano. “Eu acho que o egocentrismo hoje em dia está em alta e acaba criando um cubo. Com isso, a convivência se torna cada vez mais difícil. Trabalhar com jovens é muito legal porque o retorno é explosivo, é uma energia muito bacana. Eu tenho 24 anos, faz pouco tempo que saí dessa fase juvenil e acho que os jovens precisam de que confiem neles. Se você planta a semente de feijão da forma certa, vai colher um grão de feijão; se for de uma forma contrária às regras, sairá tudo errado, fora dos objetivos. Digo para eles que expressem, pacificamente, os sentimentos e que confiem nos seus pais. Jovens e adolescentes falam com o coração, basta serem ouvidos, compreendidos e receberem auxilio e apoio”, opina.

Lorraine, quem leva o projeto para os palcos, conta que a receptividade do público, em geral, tem sido positiva. “Agradeço a Deus por isso. Quando chegamos apresentando novas propostas e projetos, eles (os jovens) se mostram interessados, demonstram carinho e apóiam bastante. O objetivo do show é sempre levar mensagens positivas e muita animação para quem está assistindo”, destaca a cantora. 

O que anda faltando hoje na juventude? “Algo que faltava, tenho o prazer de presenciar esses dias: nossos jovens lutando por nossos direitos como cidadãos nas ruas, de forma pacífica, levando essa força além das fronteiras e mostrando que, juntos, podemos sempre mais por um país melhor. E família (sendo de sangue ou não) é nosso alicerce na vida. Essa base é muito importante para que uma pessoa supere inúmeras dificuldades”, responde Lorraine. Contatos: (21) 8106-6319.

Foto1: Divulgação
Foto2: Arquivo pessoal de João Felipe Padilha

Encontro de veículos antigos no RJ

16 julho 2013 |


Isabella Taviani no Sesc Ginástico

14 julho 2013 |


Isabella Taviani estará,   nos dias 16 e 17 de julho, terça e quarta, às 12h30m, no teatro SESC GINÁSTICO, pela nova série cultural  "MÚSICA, MEIO-DIA E MEIA". O show, em formato acústico,  será na base de "Voz e Violão"  -  empunhado pela própria cantora e compositora que também faz muito sucesso nas trilhas sonoras das principais telenovelas do país. "Meu coração não quer viver batendo devagar", "Presente-Passado", "Foto Polaroid", "Medo da Chuva", "Ternura","Luxúria", "Digitais", "Diga sim pra mim" e  Sob Medida" (Chico Buarque)"  são algumas  das canções que  constam do roteiro e que a artista apresentará neste novo projeto idealizado peloSESC RIO.

 Quanto à opção pelo  acústico,  o formato combina muito bem com a artista de voz poderosa que vem amadurecendo seu canto e tornando-o mais suave e menos dramático. Propositadamente, mas sem a  perda da intensidade e da força interpretativa que sempre marcaram sua trajetória.

ISABELLA TAVIANI em "VOZ E VIOLÃO"
Projeto "MÚSICA, MEIO-DIA E MEIA"
Dias - 16 e 17 de JULHO, terça e quarta, às 12h30m

SESC GINÁSTICO
Av. Graça Aranha, 187 - Centro - RJ- Fone - 2279.4027 - www.sescrio.org.br
Classificação - Livre// Duração -  60 minutos
Ingressos - R$12,00 (inteira), R$6,00 (meia-entrada) e R$3,00 (comerciários)

A BILHETERIA, NOS DIAS DO PROJETO, ABRIRÁ ÀS 10 HORAS 
 NOS OUTROS DIAS, DAS 13 ÀS 19 -  com exceção da segunda-feira, quando a bilheteria não abre!
O Sesc Ginástico aceita apenas dinheiro. Não tem  manobristas e nem estacionamento particular.

REALIZAÇÃO: SESC RIO// PRODUÇÃO : VERASTAR Criações Artísticas e Culturais

Foto: Daryan Dornelles

Presbiterianos se mobilizam para bater recorde de doação de sangue

|

Por Anderson Ramos

A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro realiza, no próximo dia 18, a partir das 9h, a abertura de sua campanha de doação de sangue na sede do Hemorio. A ação faz parte do cronograma da “Caminhada Presbiteriana 2013 – Dando Sangue Pelo Rio”, que acontece no dia 25 de agosto, às 9h, na Praia de Copacabana (Posto 6). No ano passado, a caminhada reuniu 40 mil pessoas.

Durante um café da manhã, cerca de 500 pastores presbiterianos participarão do evento e farão a doação de sangue, convidando a sociedade à fazer o mesmo. Lembrando que para ser doador é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 68 anos, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. A igreja espera atingir a meta, que é arrecadar três mil bolsas de sangue para abastecer os bancos do Instituto, até o dia da Caminhada.

Este é o segundo ano que a Igreja Presbiteriana realiza a caminhada, que tem como objetivo ampliar o diálogo da igreja com a sociedade civil, tendo como base os valores cristãos. Em 2012 o evento teve o tema “Cidadania, ponha fé nessa ideia” e reuniu cerca de 40 mil pessoas.

Neste ano, é esperado um número maior de participantes, para mostrar a importância da igreja como defensora da cidadania e sua responsabilidade na construção de um mundo melhor. Assim como no ano anterior, o evento conta com o apoio da Globo Rio.

O Hemorio fica na R. Frei Caneca, 8 – Centro. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail andersonramos2002@hotmail.com, pelo telefone (21) 7830-3914 ou no site 


O livro "Reflexões da Vida" (textos em poesia e prosa), de autoria do jornalista Edson Soares, lançado no dia 8 de junho, está disponível à venda nos seguintes locais:

*Loja e banca de jornal Pé de Moleque (na Rua Dr. Francisco de Souza, próximo ao Multimix Supermercados, Centro de Rio Bonito);

*Loja Monte Sião (na entrada da Bela Vista, Centro de Rio Bonito);

*Livraria Gutenberg (3º piso do Shopping Boulevard, no Centro de São Gonçalo);


 *Livraria Cultura no link:


Concerto de Piano em Niterói

08 julho 2013 |


Professora fala sobre a Matemática e os estudantes

07 julho 2013 |


Vilã para muitos, a Matemática tem fundamental importância para qualquer profissional. Aliás, a vida é matemática. Contudo, há grande resistência por parte de alunos. A professora Fernanda Bessa traceja a disciplina na vida escolar. “Quando a criança defronta com a Matemática no Ensino Fundamental, pensa que está frente a uma inimiga por ter essa dificuldade com a disciplina cedo. Consequentemente, chega ao Ensino Médio com baixa estima alegando que nunca vai aprender, não sabendo que a mesma está presente desde o momento em que vai dormir até a hora de acordar, pois, ao dormir, conta-se carneirinho e, para acordar, tem que vir a hora. Não adianta: a Matemática é uma linguagem que faz parte das nossas vidas”, explica.

Fernanda explica a definição da Matemática. “No dicionário a palavra Matemática significa ciência do cálculo e tem origem na palavra grega ‘máthema’  que quer dizer Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando de “mathematikós”, ou seja, o prazer de aprender.   É uma linguagem universal e uma ciência que estuda a quantidade, o espaço, as relações abstratas e a lógica aplicada dos símbolos. São criadas fórmulas para interpretar e solucionar problemas.  Esse significado ‘prazer de aprender’ por se uma ciência tão exata que nunca vai mudar e, sim, podendo ampliar o conhecimento, foi e é o que me fez amar a Matemática”, revela.

Pós-graduada em Educação Matemática na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em São Gonçalo, e professora da Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho (Emphac), em Rio Bonito, Fernanda acredita que a maior dificuldade em aprender Matemática está no método de estudo. “Já ficam imaginando que é um bicho de sete cabeças, mas existem também fatores envolvendo o baixo rendimento de algumas pessoas e alguns problemas, como auditivos, visuais, leitura e escrita.  Por ser uma ciência exata e prática, não precisa ser decorada e, sim, entendida e compreendida.  Os números e as regras não assustam ninguém: a Matemática é facil e simples, pois as respostas são sempre as mesmas, a regra não muda, como dois mais dois é igual a quatro”, esclarece.  

Existem formas lúdicas que podem auxiliar na aprendizagem e a professora Fernanda Bessa passa uma lista. “Aconselho usar jogos pedagógicos com a tecnologia e também existem programas computacionais que ajudam bastante; situações do dia a dia; situações didáticas e outros mais”, orienta.

MATEMÁTICA NA WEB


A TV Escola já apresentou algumas séries sobre Matemática e podem tirar muitas dúvidas. As exibições foram subdivididas em séries e todos os episódios podem ser assistidos pela Videoteca Especial de Matemática disponível no site da emissora no link: http://tvescola.mec.gov.br/. Aproveite!

Foto: Arquivo pessoa de Fernanda Bessa

Psicólogo Vando Freitas fala sobre a atual situação da família

|


No momento as famílias passam por sérios conflitos. A convivência nunca foi fácil. Contudo, parece que a situação agravou e os desentendimentos em casa ocorrem com muita frequência. Existe uma explicação básica para isso? As novas tecnologias e a aceleração do tempo contribuem para essas discordâncias? O psicólogo Vando Freitas comenta a questão. “A estrutura familiar é um fator preponderante na formação do indivíduo, e um dos pilares que sustentam a cerne da estrutura familiar é o diálogo. Atualmente, vivemos na era da tecnologia, onde temos a necessidade de estar conectados a todo o momento, onde os acessórios tecnológicos parecem ser uma extensão do nosso corpo. E, juntamente com esse advento, foram-se levados os momentos em família, momentos estes que possibilitavam o diálogo familiar, que foram substituídos pelos programas de TV e internet que tomam o nosso tempo e nos impossibilitam de fazer coisas simples, como por exemplo, jantar na mesma mesa, olhar dentro dos olhos de nossos filhos e perguntar ‘Como foi seu dia?’”, explica.

Um dos embates na adolescência é a questão da sexualidade e os adolescentes, ansiosos, buscam por sexo cada vez mais cedo. Freitas afirma que o apelo sexual tem sido grande através das músicas, dos vídeos e das danças.  “Esses fatores são traduzidos como estímulos na mente humana e despertam em nossos adolescentes o desejo de conhecer a sexualidade cada vez mais cedo.  A vida é feita de etapas, etapas estas que precisam e devem ser respeitadas. Mediante a isso, os pais exercem uma influência muito grande no âmbito da orientação, ensinando, influenciando e fazendo com que seus filhos respeitem as etapas que a vida impõe, mostrando para eles que o sexo é bom e saudável, mas com a pessoa certa e na hora certa”, enfatiza.

Outra questão séria são as drogas. Por que adolescentes e jovens se rendem tão fácil a elas? A influência de amigos ajuda? Os pais podem interferir nesse momento e impedir tragédias? “As drogas atualmente estão presentes em todas as classes sociais e atinge a todos os níveis de pessoas. O ser humano recebe influências do meio em que está inserido. Baseado nisso, más companhias gera comportamentos aprendidos por influência daquele ciclo de amizade. É necessário que os pais conversem com seus filhos, os ensinando a escolher melhor suas amizades, mostrando para eles que a vida é feita de escolhas, e que as escolhas que fazemos hoje vão determinar o que seremos amanhã”, responde o psicólogo.

O estudo é fundamental para um futuro melhor e, muitos, não dão a devida importância. Freitas reconhece que é um item complexo. “A questão do incentivo, estímulo e motivação dos adolescentes em relação aos estudos vão variar de acordo com a cultura social, familiar e regional. Esses fatores vão exercer grande influência na vida escolar e acadêmica do indivíduo, pois a estrutura familiar associada à cultura regional vai influenciar no processo de formação pessoal e profissional do sujeito que, consequentemente refletirá no processo de formação de valores; valores estes que determinaram  o que esse adolescente será no futuro”, explica.

Foto: Arquivo pessoal de Vando freitas


O jornalista Edson Soares e o Deputado Federal Felipe Bornier vão ser homenageados no Festival Nacional de Capoeira no Rio de Janeiro, a ser realizado do dia 1º ao dia 3 de novembro de 2013. Por colaborarem com os eventos organizados pelo grupo responsável, receberão tal homenagem. O evento é organizado pelo Mestrando Parazinho e diversas atividades integram a iniciativa, como curso, palestras e troca de cordas, além da participação do Mestre Capixaba (do Estado do Espírito Santo) e vários Mestres de Capoeira e admiradores. Um evento para família. Mais informações, ligue para (21) 8816-3634 e 9486-6178. Imperdível!

Fabrisio Coelho lança livro na Bahia

01 julho 2013 |


Após caloroso lançamento no Rio de janeiro, o dramaturgo e diretor de teatro Fabrisio Coelho, desembarca em Salvador para noite de autógrafo no  lançamento do  livro “3 MULHERES 1 DESTINO”, fruto do espetáculo de teatro que  está em cartaz há mais de 5 anos, e agora registra em livro a história dessas 3 mulheres, a convite da editora Bartlebee.

O espetáculo já foi assistido por mais de 100 mil pessoas, e recebeu elogios da crítica especializada, passando por diversas capitais do nosso pais. Inclusive em Salvador onde ficou quase 9 meses em cartaz no Teatro Caballeros de Santiago, no famoso bairro do Rio vermelho.

O lançamento também contara com a presença das atrizes Flavia Sequeira e Rita luz, vindas do Rio exclusivamente pra noite de lançamento do livro em Salvador.


 O livro narra a historia de 3 Mulheres: uma dona de casa, desgastada por cuidar dos filhos e do marido, uma evangélica, virgem e fervorosa e uma empresária bem sucedida, que no íntimo é  uma prostituta.

São 3 mulheres que passaram por toda transformação política e social dos anos 80, e que após 20 anos se reencontram para relembrar o passado e as mudanças que o tempo trouxe consigo. Com forte linguagem da expressão  feminina em tempos atuais, o livro fala  de mulheres que pensam, tem atitude e opinião, quebrando tabus de sexualidade, política e hábitos cotidianos de nossa sociedade, propondo questionamentos em uma linguagem direta, falando de mulheres que ao longo dessas transformações sociais e políticas aprenderam a se mostrar e não ter medo de se expor.


É uma historia bem humorada, com situações desconcertadas e improváveis na busca da identificação e espaço feminino, e o contraste de um passado, de mulheres que analisam mudanças sobre a forma que pensavam e acreditavam do que era a felicidade.

No teatro o espetáculo recebeu diversas indicações, incluindo sexólogos, devido o forte apelo á liberdade de expressão feminina.

O baiano Fabrisio Coelho, erradicado carioca, tem sob sua autoria e comando diversas montagens de teatro, onde assina direção e produções de sucesso, entre eles destacam-se as montagens “Quem Guenta Com Essa verdade?”,  e o aclamado musical “Samba,suor e cerveja...”. 

Lançamento do livro 3 MULHERES 1 DESTINO
Local: Biblioteca dos Barris
Centro de Salvador
Data: 12/07/2013
Horário: 19h
Aberto ao publico

***Nas Fotos em destaque , Fabrisio Coelho e seus convidados no lançamento de seu livro no RJ
Fotos: Divulgação