Fincabaute: o retorno triunfante de uma banda que marcou geração

21 setembro 2014 |


Uma banda chega ao auge da carreira. De repente, uma pausa interrompe a trajetória. O público, com certeza, fica órfão e o vazio entristece a muitos. Uma pena. Assim aconteceu com a banda Fincabaute. Nos Anos 90 invadiu as paradas de sucesso com a música “Coisa de maluco” e a repercussão foi tanta que a banda chegou a se apresentar nos programas de TV de maior audiência, como por exemplo, os comandados por Fausto Silva, Xuxa e Angélica, dentre outros.

Como os integrantes têm muito talento, não significava uma “pausa para sempre”. Por certo, retomariam a carreira. Dito e feito. A banda já se reorganizou e está voltando com tudo. O público que se prepare e aguarde os sucessos que vem por aí. Inclusive, além do estilo rock – marca registrada da Fincabaute –, a novidade, agora, é o rock dançante, o que promete estremecer os shows.


Para marcar esse retorno, um dos integrantes, Frede Aranteshoje atuando como empresário da banda, deu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA. Acompanhe!

CULTURA VIVA: A banda fez muito sucesso nos Anos 90 e alcançou topos que qualquer grupo sonha. Em apenas dois CDs lançados, a vendagem foi grande e o trabalho repercutiu no país inteiro. Se a coisa estava tão boa, por que a banda deu pausa na carreira, naquela época?
Frede Arantes: Alguns conflitos pessoais e ideológicos na formação original me fizeram ver que era hora de dar um tempo, repensar em tudo. Eu queria provocar, cutucar as pessoas mentalmente a refletir, pensar sobre, mas, quase todos que me cercavam, só pensavam em dinheiro. Preferi parar.
C.V.: Vocês chegaram a se apresentar em programas de audiência na TV e estiveram ao lado do Fausto Silva, da Xuxa, da Angélica e de outros artistas. Ainda mantém contato com as produções dos programas de TV?
F.A.: Sim, esse é um diferencial que esta nos ajudando nessa volta. Deixamos muitos amigos por onde passamos.
C.V.: A Fincabaute é marcada pelo rock, em sua primeira fase. Agora, retomando a carreira, vocês acrescentam algo mais, o "rock dançante". De quem foi a ideia? Foi um casamento que deu certo?
F.A.: Colocamos alguns elementos de música eletrônica misturados com rock e gostamos muito do resultado. A ideia foi do nosso guitarrista e produtor Celso Rangel.
C.V.: Tem feito shows atualmente? Como tem sido a repercussão do público?
F.A.: Sim, estamos fazendo shows e a resposta do público está sendo maravilhosa. 
C.V.: E qual a verdadeira história da música "Coisa de maluco": sucesso que marca a banda?
F.A.:  “Coisa de maluco” foi uma música que fiz numa roda de violão na qual saiu o refrão e, numa espécie de repente, cada um ia falando o que era coisa de maluco. Só saiu besteira, mas ficou a idéia. Dai um tempo, depois fiz a música para valer.
C.V.: “Coisa de maluco 2” está funcionando como a primeira versão?
F.A.: Como em todos os filmes o segundo é sempre mais difícil de fazer, mas a receptividade está sendo muito boa sim. 
C.V.: Que experiência traz um grupo que para por um tempo e depois retoma carreira? O reinício é mais complicado do que o início?
F.A.: O reinício é tão complicado como o início de qualquer banda, mas temos a ajuda de pessoas que gostavam de nosso trabalho e isso tem sido fundamental.
C.V.: A banda tem alguma surpresa reservada para o público ainda esse ano?
F.A.: Acho que a grande surpresa é o nosso novo show que está muito louco. Só vendo!
C.V.: Que recado você deixa para o público da Fincabaute?
F.A.: Meus queridos amigos que nos deram tanto carinho por todo lugar que passamos, estamos de volta e agora é para ficar! Grande abraço para todos vocês!

Fotos: Divulgação




0 comentários: